|
Dissertações |
|
1
|
-
MARIA DO SOCORRO FERREIRA RAMOS
-
Sequência Didática de Educação Financeira com Uso de Recursos Tecnológicos
-
Orientador : OTÁVIO FLORIANO PAULINO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FILOMENA MARIA GONÇALVES DA SILVA CORDEIRO MOITA
-
KYTERIA SABINA LOPES DE FIGUEREDO
-
OTÁVIO FLORIANO PAULINO
-
Data: 18/02/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A humanidade está inserida no contexto em que se faz necessária consciência sobre o ato de consumir observando o aspecto financeiro, o que torna a educação financeira uma temática relevante a ser discutida pedagogicamente no ambiente escolar. Dada a necessidade de aplicação de parâmetros para a tomada de decisões sobre as finanças pessoais, foi proposta a investigação da inserção de conteúdos de educação financeira em uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual situada em Pau dos Ferros - RN. As atividades incluíram a análise de perfil dos participantes e a estruturação de sequências didáticas com auxílio do aplicativo “Minhas Economias”, de forma que se obtenha a análise de conhecimentos prévios e adquiridos. Como resultado, foi verificada a maior quantidade de discentes com perfil direcionado ao conhecimento de reserva de emergência. Nas sequências didáticas de planejamento financeiro, controle de orçamento e reserva de emergência, houve apropriação de conhecimentos sendo agregados aos iniciais de forma interativa através do recurso tecnológico. Então, pode-se concluir que a educação financeira proporciona a aquisição de conhecimento para tomada de decisões mais assertivas quanto ao dinheiro.
-
Mostrar Abstract
-
Humanity is inserted in the context in which awareness of the act of consuming is necessary, observing the financial aspect, which makes financial education a relevant topic to be discussed pedagogically in the school environment. Given the need to apply parameters for decision-making on personal finances, it is proposed to investigate the insertion of contents of financial education in a third year high school class of a state school located in Pau dos Ferros - RN. The activities included the analysis of the participants' profile and the structuring of didactic sequences with the help of the “Minhas Economias” app, in order to obtain the analysis of previous and acquired knowledge. As a result, the largest number of students with a profile directed to the knowledge of emergency reserve was verified. In the didactic sequences of financial planning, budget control and emergency reserve, there was an appropriation of knowledge being added to the initials in an interactive way through the technological resource. Then, it can clonclude that financial education provides knowledge for making more assertive decisions about money.
|
|
2
|
-
LÁZARO RÔMULO DE SOUZA
-
APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA, UTILIZANDO MODALIDADES DE ENSINO HÍBRIDO PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS BÁSICOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
-
Orientador : GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA
-
FRANCISCO ERNANDES MATOS COSTA
-
DÉBORA DA SILVA SOARES
-
Data: 31/03/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O avanço tecnológico tem modificado a organização e o desenvolvimento de atividades em diversas áreas do conhecimento, e possibilitado abertura a novos mecanismos e formas para se conseguir melhor resultado no que a escola de um modo geral, e o professor em particular, se propõem a realizar. Com vistas a contribuir com práticas educativas atreladas as tecnologias, este trabalho, apresenta uma proposta para o ensino de conceitos básicos de Matemática Financeira, a partir de uma sequência didática, utilizando modalidades do ensino híbrido para uma turma 1ª série do Ensino Médio. Houve a participação de 18 estudantes de uma instituição pública localizada no município de Pau dos Ferros/RN, com o objetivo de buscar a melhoria do ensino e da aprendizagem através destas metodologias. A pesquisa tem caráter qualitativo, e está dividia em duas etapas: (i) bibliográfica, na qual foi realizado o levantamento de publicações acerca da temática e (ii) aplicação pedagógica, em que foi possível, através da sequência didática, fazer o uso dos modelos rotacionais: Rotação por Estações, Sala de Aula Invertida e Laboratório Rotacional. Como resultado desta aplicação, evidencia-se que o trabalho proporcionou conhecimento e aprendizagem satisfatórios para os participantes demonstrados por meio de comparação entre o pré-teste e pós-teste.
-
Mostrar Abstract
-
Technological advances have modified the organization and development of activities in several areas of knowledge. With this, there is the possibility of opening up to new mechanisms and ways to achieve better results in what the school in general, and the teacher in particular, propose to accomplish. This academic work presents a proposal for the teaching of basic concepts of Financial Mathematics, from a didactic sequence, using hybrid teaching modalities for a 1st grade high school class in order to contribute to educational practices linked to technologies. There was the participation of 18 students from a public institution located in the city of Pau dos Ferros/RN. This educational practice aims to: seek the improvement of teaching and learning through these methodologies. The research has a qualitative character, and is divided into two stages: (i) bibliographic, in which a survey of publications on the subject and (ii) pedagogical application, in which it was possible, through the didactic sequence, to make use of rotational models: Station Rotation, Flipped Classroom and Rotational Laboratory. As a result of this application, it is evident that the work provided satisfactory knowledge and learning for the participants, demonstrated by means of a comparison between the pre-test and post-test.
|
|
3
|
-
FRANCISCA LINARA DA SILVA CHAVES
-
ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA E LITERATURA:DIRECIONAMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA
-
Orientador : ROSALVO NOBRE CARNEIRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ROSALVO NOBRE CARNEIRO
-
SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO
-
Tiago Vieira Cavalcante
-
Data: 20/04/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Visões geográficas acerca de obras literárias têm se tornado comum no âmbito da pesquisa científica, por meio de observações e análises relacionadas às categorias pertinentes à Geografia. Diante disso, faz-se necessário que essa abordagem possa contribuir para o âmbito do ensino básico, de modo que favoreça um ensino interdisciplinar tão preconizado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Nesse sentido, esta pesquisa traz como objetivo geral relacionar a metodologia da tertúlia literária dialógica ao desenvolvimento da competência comunicativa para a aprendizagem de Geografia pela Literatura. Para isso, quanto aos aspectos metodológicos, nossa pesquisa se caracteriza como sendo de natureza hermenêutica e de abordagem qualitativa, dos tipos bibliográfica, documental e de campo. Nossa motivação para pesquisar essa temática está relacionada, em um primeiro momento, à fascinação pessoal pelo universo literário, que desencadeou ainda na graduação a curiosidade de realizar interpretações geográficas de obras literárias. Em segundo lugar, a vivência do estágio, onde nos deparamos com uma situação em que Geografia e Literatura eram postas em um mesmo ambiente, porém, sem o devido estabelecimento de conexões entre ambas. A partir disso, trazemos a análise de duas obras literárias: A menina que roubava livros, de Markus Zusak (2011) e A culpa é das estrelas, de John Green (2012). Por meio delas, traçamos correspondências geográficas que tornam possível a sua utilização no Ensino Médio. Através da realização de tertúlias literárias dialógicas, trabalhamos essas obras juntamente com alunos do ensino médio, quando, por meio do seguimento de seus princípios, e tendo como base o agir comunicativo, conseguimos realizar debates produtivos e ampliar seus horizontes no que se refere à presença da Geografia em nossa dia a dia, bem como nas obras literárias.
-
Mostrar Abstract
-
Geographic studies about literary works have become common in the field of scientific research, through observations and analyzes related to the categories which are relevant to Geography. Therefore, it is necessary that this approach can contribute to the scope of Brazilian basic education, in a way that favors an interdisciplinary teaching that is highly recommended in the Brazilian National Curricular Common Base (BNCC, 2017). In this sense, this research has, as a general objective, to relate the methodology of dialogic literary gatherings to the development of communicative competence for the learning of Geography through Literature. In order to achieve that, regarding the methodological aspects, this research is characterized as of hermeneutic nature and of a qualitative approach, from the bibliographic, documentary and field types. Our motivation for researching this theme is related, at first, to the personal fascination with the literary universe, which triggered the curiosity of carrying out geographical interpretations of literary works in the undergraduate course. Secondly, the internship experience also motivated us to build this work, when we faced a situation in which Geography and Literature were placed in the same environment, however, without the proper establishment of connections between them. From this, we brought the analysis of two literary works: The Book Thief, by Markus Zusak (2011) and The Fault in our Stars, by John Green (2012). Through them, we traced geographic correspondences that make possible their use in High School. Through dialogic literary gatherings, we worked on these works together with high school students, when, by following their principles and, based on communicative action, we are able to carry out productive debates and broaden students' horizons with regard to presence of Geography in our daily lives, as well as in literary works.
|
|
4
|
-
GESSICA GALDINO DA SILVA PEREIRA
-
OS SENTIDOS DA ESCOLARIZAÇÃO PARA ADOLESCENTES NEGROS/NEGRAS MORADORES DA PERIFERIA DA CIDADE DE CAJAZEIRAS-PB
-
Orientador : SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GEOVÂNIA DA SILVA TOSCANO
-
ADELAIDE ALVES DIAS
-
SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS
-
Data: 22/04/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho buscou analisar os sentidos da escolarização para adolescentes negros e negras moradores da periferia da cidade de Cajazeiras-PB. Para tanto, partimos da seguinte questão norteadora do estudo: Qual o sentido da escolarização para adolescentes negros e negras da periferia da cidade de Cajazeiras-PB? Para responde-la, o percurso metodológico trilhado por nós para realização da pesquisa foi a abordagem qualitativa, seguindo a natureza descritiva e interpretativa. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada baseada em um roteiro de perguntas previamente elaborado. Os sujeitos envidados na pesquisa foram seis adolescentes de uma escola pública localizada em uma periferia da cidade de Cajazeiras-PB. As bases epistemológicas para fundamentar o trabalho foram os estudos de Souza (2003, 2009) sobre desigualdade social, Almeida (2020) para problematizar as questões do racismo brasileiro e Dubet (1994) sobre a construção de sentidos da escolarização a partir dos estudos sobre a experiência social. Mediante a análise dos dados evidenciamos que os sentidos da escolarização para nossos sujeitos esta articulado a autonomia financeira e mudança de classe social. A experiência social que esses adolescentes construíram no decorrer de suas trajetórias escolares foi pautada na ideologia do desempenho em que a lógica meritocrática os fez acreditar que para ocuparem um lugar de destaque na sociedade é necessário o esforço individual independentemente dos condicionantes externos que apenas naturalizam as desigualdades em nosso país. Destacamos ainda que, embora a escola se apresenta de forma positiva para os sujeitos entrevistados, não tem cumprido sua função social por não problematizar com esses meninos e meninas os processos de invisibilidade por qual passaram as minorias e o poder que as forças de dominação execrem para internalizar nas massas o sentimento de inferioridade culpado as próprias vítimas pelos seus sucessos e fracassos. A categoria racismo também se destaca como fator que merece atenção por parte da instituição educativa à medida que percebemos a dificuldade que os adolescentes sentem ao falar sobre a temática. O racismo se apresenta de forma velado em suas falas e que a discriminação racial compreendida por eles se faz apenas no campo individual.
-
Mostrar Abstract
-
This work intends to analyze the meanings of schooling for black adolescents living on the outskirts of the city of Cajazeiras-PB. To do so, we start from the following guiding question of the study: What is the meaning of schooling for black adolescents from the outskirts of the city of CajazeirasPB? To answerit, the methodological path followed by us to carry out the research is a qualitativeapproach according to the descriptive and interpretive nature. The data collection instrument was the semi-structured interview based on a script of questions previously prepared. The subjects involved in the research were six adolescents from a public school located on the outskirts of the city of Cajazeiras-PB. The epistemological bases to support the work were the studies by Souza(2003, 2009) on social inequality, Almeida (2020) to problematize the issues of Brazilian racism and the construction of meanings of schooling from studies on social experience in Dubet (1994). Through the analysis of the data, we showed that the meanings of schooling for our subjects are linked to financial autonomy and social class change. The social experience that these adolescents built during their school trajectories was based on the ideology of performance in which the meritocratic logic made them believe that individual effort is necessary to occupy a prominent place in society, regardless of external constraints that only naturalize inequalities. in our country. We also emphasize that, although the school presents itself in a positive way for the interviewed subjects, it has not fulfilled its social function because it does not discuss with these boys and girls the processes of invisibility that minorities have gone through and the power that the forces of domination exert to internalize the feeling of inferiority in the masses, blaming the victims themselves for their successes and failures. The category racism also stands out as a factor that deserves attention from the educational institution as we realize the difficulty that adolescents feel when talking about the subject. Racism is presented in a veiled way in their speeches and the racial discrimination understood by them is done only in the individual field.
|
|
5
|
-
FRANCISCO ALVES DA COSTA NETO
-
O USO DE JOGOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE TEMAS DE GEOGRAFIA AGRÁRIA NO ENSINO MÉDIO
-
Orientador : CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA
-
SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS
-
Tereza Sandra Loiola Vasconcelos
-
Data: 22/04/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Os jogos se constituem como uma importante prática e atividade humana, na qual ocupando-se da esfera lúdica se manifestam das mais variadas formas e com atribuições de diferentes significados culturais e sociais. Mesmo que pareça haver uma atividade despretensiosa, o jogo possui em si um caráter didático inerente a sua função, visto que o homem ao tomar a consciência que joga, pode utilizar a sua produção para ensinar ou repassar algum conhecimento ou habilidade ao sujeito. Nesse sentido, esse texto traz uma discussão acerca da contribuição que a utilização de jogos pode ter para o ensino de Geografia na educação básica, utilizando como recorte temático os temas inerentes ao espaço agrário no currículo do Ensino Médio. Pensando nisso, esse trabalho busca propor a aplicação de um jogo de nossa autoria, que visem o estímulo da aprendizagem nos discentes que serão pesquisados. É uma pesquisa que possui uma abordagem qualitativa, sendo de caráter exploratório e com a adoção de pesquisa de campo. Como procedimentos metodológicos, utilizaremos a pesquisa bibliográfica, estudo sobre a produção de jogos e estudo de campo. No tocante à construção dos dados utilizaremos a observação participante, registro em diário de bordo, e aplicação de formulários com estudantes de uma turma de 2º Ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Desembargador Licurgo Nunes, situada no município de Marcelino Vieira (RN). O processo de análise dos dados ocorreu através da técnica de Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2011), na qual foi levado em consideração os formulários aplicados, em dois momentos distintos da pesquisa, um antecessor a aplicação dos jogos e outro posterior a seu aproveitamento. Esperamos com essa pesquisa, contribuir com as discussões referentes ao uso de jogos na educação básica, principalmente no tocante ao ensino de Geografia, mostrando o jogo como uma perspectiva viável ao processo de ensino e aprendizagem do indivíduo, que transcenda a fase da infância e que se apresente em todas as etapas de ensino. Vislumbramos também, discutir a possibilidade que o jogo possui, no que se refere a aproximação dos conteúdos com a realidade de quem aprende.
-
Mostrar Abstract
-
Games are an important human practice and activity, in which the ludic sphere is concerned, manifesting itself in the most varied ways and with different cultural and social meanings. Even if it seems to be an unpretentious activity, the game has in itself a didactic character inherent to its function, since when man becomes aware that he is playing, he can use his production to teach or pass on some knowledge or skill to the subject. In this sense, this paper discusses the contribution that the use of games can have for the teaching of Geography in basic education, using as a thematic cutout the themes inherent to the agrarian space in the curriculum of High School. With this in mind, this work seeks to propose the application of a game of our authorship, which aims to stimulate learning in the students who will be researched. This is a research that has a qualitative approach, being exploratory in nature and with the adoption of field research. As methodological procedures, we will use bibliographic research, study on the production of games, and field study. Regarding the construction of the data, we will use participant observation, logbook, and application of forms with students from a 2nd year high school class at Escola Estadual Desembargador Licurgo Nunes, located in the city of Marcelino Vieira (RN). The process of data analysis occurred through the technique of Content Analysis, according to Bardin (2011), which was taken into account the forms applied at two different times of the research, one before the application of the games and another after its use. With this research, we hope to contribute to the discussions regarding the use of games in basic education, especially regarding the teaching of Geography, showing the game as a viable perspective to the teaching and learning process of the individual, which transcends the childhood phase and is presented in all stages of education. We also envisioned discussing the possibility that games have in terms of bringing content closer to the reality of those who learn.
|
|
6
|
-
FRANCISCO ALVES DA COSTA NETO
-
O USO DE JOGOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE TEMAS DE GEOGRAFIA AGRÁRIA NO ENSINO MÉDIO
-
Orientador : CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA
-
SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS
-
Tereza Sandra Loiola Vasconcelos
-
Data: 22/04/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Os jogos se constituem como uma importante prática e atividade humana, na qual ocupando-se da esfera lúdica se manifestam das mais variadas formas e com atribuições de diferentes significados culturais e sociais. Mesmo que pareça haver uma atividade despretensiosa, o jogo possui em si um caráter didático inerente a sua função, visto que o homem ao tomar a consciência que joga, pode utilizar a sua produção para ensinar ou repassar algum conhecimento ou habilidade ao sujeito. Nesse sentido, esse texto traz uma discussão acerca da contribuição que a utilização de jogos pode ter para o ensino de Geografia na educação básica, utilizando como recorte temático os temas inerentes ao espaço agrário no currículo do Ensino Médio. Pensando nisso, esse trabalho busca propor a aplicação de um jogo de nossa autoria, que visem o estímulo da aprendizagem nos discentes que serão pesquisados. É uma pesquisa que possui uma abordagem qualitativa, sendo de caráter exploratório e com a adoção de pesquisa de campo. Como procedimentos metodológicos, utilizaremos a pesquisa bibliográfica, estudo sobre a produção de jogos e estudo de campo. No tocante à construção dos dados utilizaremos a observação participante, registro em diário de bordo, e aplicação de formulários com estudantes de uma turma de 2º Ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Desembargador Licurgo Nunes, situada no município de Marcelino Vieira (RN). O processo de análise dos dados ocorreu através da técnica de Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2011), na qual foi levado em consideração os formulários aplicados, em dois momentos distintos da pesquisa, um antecessor a aplicação dos jogos e outro posterior a seu aproveitamento. Esperamos com essa pesquisa, contribuir com as discussões referentes ao uso de jogos na educação básica, principalmente no tocante ao ensino de Geografia, mostrando o jogo como uma perspectiva viável ao processo de ensino e aprendizagem do indivíduo, que transcenda a fase da infância e que se apresente em todas as etapas de ensino. Vislumbramos também, discutir a possibilidade que o jogo possui, no que se refere a aproximação dos conteúdos com a realidade de quem aprende.
-
Mostrar Abstract
-
Games are an important human practice and activity, in which the ludic sphere is concerned, manifesting itself in the most varied ways and with different cultural and social meanings. Even if it seems to be an unpretentious activity, the game has in itself a didactic character inherent to its function, since when man becomes aware that he is playing, he can use his production to teach or pass on some knowledge or skill to the subject. In this sense, this paper discusses the contribution that the use of games can have for the teaching of Geography in basic education, using as a thematic cutout the themes inherent to the agrarian space in the curriculum of High School. With this in mind, this work seeks to propose the application of a game of our authorship, which aims to stimulate learning in the students who will be researched. This is a research that has a qualitative approach, being exploratory in nature and with the adoption of field research. As methodological procedures, we will use bibliographic research, study on the production of games, and field study. Regarding the construction of the data, we will use participant observation, logbook, and application of forms with students from a 2nd year high school class at Escola Estadual Desembargador Licurgo Nunes, located in the city of Marcelino Vieira (RN). The process of data analysis occurred through the technique of Content Analysis, according to Bardin (2011), which was taken into account the forms applied at two different times of the research, one before the application of the games and another after its use. With this research, we hope to contribute to the discussions regarding the use of games in basic education, especially regarding the teaching of Geography, showing the game as a viable perspective to the teaching and learning process of the individual, which transcends the childhood phase and is presented in all stages of education. We also envisioned discussing the possibility that games have in terms of bringing content closer to the reality of those who learn.
|
|
7
|
-
CIBELE BEATRIZ DA SILVA OLIVEIRA
-
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E SAÚDE: DESAFIOS PARA UMAFORMAÇÃO CRÍTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO
-
Orientador : DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO
-
MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA
-
JOÃO MÁRIO PESSOA JÚNIOR
-
Data: 25/04/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A BNCC, documento normativo e obrigatório, orienta o planejamento do ensino no Brasil. Nesses termos, o presente estudo objetiva investigar quais os obstáculos para a promoção da educação em saúde em perspectiva crítica interdisciplinar subsidiada pelas orientações da BNCC no âmbito de uma escola pública de ensino médio do interior do estado do RN. O método investigativo assenta-se numa abordagem quali-quantitativa exploratório-descritiva em 3 etapas: (1) Levantamento Bibliográfico, com o intuito de conhecer como anda a produção acadêmica em nível de pósgraduação a respeito de como a BNCC aborda a questão da saúde no âmbito do ensino médio; (2) Pesquisa Documental, que objetiva identificar as orientações curriculares constantes no documento as quais possam subsidiar o ensino de saúde em perspectiva critica e interdisciplinar e (3) Entrevista Estruturada on-line assíncrona com docentes de uma escola pública de ensino médio do interior do Estado do Rio Grande do Norte, com o objetivo de entender quais os desafios que se impõem à prática docente com relação ao ensino de saúde em perspectiva crítica e interdisciplinar. Na etapa 1, constatou-se uma ínfima produção acadêmica sobre esse tema, com pesquisas em nível de mestrado e abordagem predominantemente qualitativa valendo-se da análise de conteúdo de Bardin. A pesquisa documental revelou um total de 28 conceitos de educação crítica nos textos das 183 habilidades desta etapa da educação básica, com a categoria “aluno como sujeito ativo” presente em todas elas. “Transmissão de conhecimento/instrumentalização”, “análise da realidade concreta”, “prática social” e “criticidade” também apresentam-se em considerável número, porém, “autoconfiança/confiança”, “afetividade”, “criatividade” , “inacabamento”, “libertação/emancipação”, “problematização”, “reflexão” e solidariedade estão entre os menos freqüentes. A área de Linguagens é a que contém o maior número de elementos relacionados à educação crítica (n=398), enquanto Matemática é a que menos contém elementos de educação crítica (n=105), apesar de possuir um número considerável de habilidades (n= 43). Foram encontrados 11 conceitos explícitos de saúde relacionados com aspectos referentes à proteção da saúde, além de 13 abordagens que implicitamente abarcam temas em saúde. A pesquisa de campo revelou os seguintes obstáculos à implementação de um ensino crítico e interdisciplinar de saúde: limitação do conhecimento teórico sobre temas em saúde pelos docentes, planejamento e engajamento coletivo, alinhamento entre o trabalho desenvolvido pelos docentes. A estes, somam-se: abordagem parcial da educação crítica, pela BNCC, notável discrepância entre os elementos de educação crítica presentes em cada área do conhecimento, ausência de elementos considerados importantes para o desenvolvimento de um processo educativo crítico. Conjugam-se ainda desafios impostos pela BNCC ao trabalho docente em sua respectiva área do conhecimento, a saber: desafios relacionados ao ensino em favor da formação integral do aluno, desafios relacionados à adequação do PPP da instituição escolar às imposições curriculares da BNCC, desafios de contextualização dos direitos de aprendizagem. Com base na ideia de currículo como práxis, mesmo com as limitações apresentadas, é possível transcender para além do que o texto da base impõe e, dessa forma, agregar ao ensino mais elementos de educação crítica além daqueles encontrados em cada habilidade trabalhada.
-
Mostrar Abstract
-
The BNCC, a normative and mandatory document, guides the planning of education in Brazil.In these terms, the present study aims to investigate the obstacles to the promotion of health education in a critical interdisciplinary perspective subsidized by the BNCC guidelines in a public high school institution in the interior of the state of RN.The investigative method is based on an exploratorydescriptive qualitative-quantitative approach in 3 stages: (1) Bibliographic Survey, with the aim of knowing how the academic production is going at the postgraduate level regarding how the BNCC addresses the issue of health in the context of secondary education; (2) Documentary Research, which aims to identify the curricular guidelines contained in the document which can support health education in a critical and interdisciplinary perspective and (3) Asynchronous online Structured Interview with teachers from a public high school in the interior of State of Rio Grande do Norte, with the objective of understanding the challenges that are imposed on teaching practice in relation to health education in a critical and interdisciplinary perspective. There was little academic production on this topic, with research at the master's level and a predominantly qualitative approach, using Bardin's content analysis. Documentary research revealed a total of 28 critical education concepts in the texts of the 183 skills of this stage of basic education, with the category
“student as an active subject” present in all of them.“Transmission of knowledge/instrumentalization”, “analysis of concrete reality”, “social practice” and “criticism” are also present in considerable numbers, however, “self-confidence”, “affection”, “creativity” “unfinishedness”, “liberation/emancipation”, “problematization”, “reflection” and “solidarity” are the least frequent.The area of Languages is the one that contains the largest number of elements related to critical education (n=398), while Mathematics is the one that contains the least elements of critical education (n=105), despite having a considerable number of skills (n = 43). Eleven explicit health concepts related to aspects related to health protection were found, in addition to 13 approaches that implicitly cover health themes.Field research revealed the following obstacles to the implementation of critical and interdisciplinary health education: limitation of theoretical knowledge on health topics by professors, planning and collective engagement, alignment between the work developed by professors. Added to these are: a partial approach to critical education, by the BNCC, a notable discrepancy between the elements of critical education present in each area of knowledge, the absence of elements considered important for the development of a critical educational process. Challenges imposed by the BNCC on the teaching work in their respective area of knowledge are also combined, namely: challenges related to teaching in favor of the integral formation of the student, challenges related to the adequacy of the school institution's PPP to the BNCC's curricular impositions, challenges of contextualization of learning rights. Based on the idea of curriculum as praxis, even with the limitations presented, it is possible to transcend beyond what the base text imposes and, in this way, add more elements of critical education to teaching beyond those found in each skill worked.
|
|
8
|
-
EDIVANHA BEZERRA DA SILVA SOARES
-
Sala de Aula Invertida no Ensino de Geometria: contributos para práticas de Educação Ambiental
-
Orientador : GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
Veridiana Rezende
-
GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA
-
KYTERIA SABINA LOPES DE FIGUEREDO
-
Data: 25/04/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
No âmbito educacional há um esforço contínuo com propostas de metodologias inovadoras que situem o estudante como protagonista do seu aprendizado. Apesar da heterogeneidade dessas metodologias, ainda há uma série de entraves ao ensino-aprendizagem que não podem ser negligenciados para a construção do espírito científico. Nesse sentido, objetivando contribuir com práticas metodológicas para minimizar os obstáculos epistemológicos relativos ao ensino de geometria, propõe-se neste estudo, uma sequência didática de ensino-aprendizagem de sólidos geométricos que contemplam aspectos da Educação Ambiental através do modelo de ensino híbrido sala de aula invertida. As atividades planejadas, por meio da sequência didática foram desenvolvidas com duas turmas do 2º ano do Ensino Médio, contando com a participação de 28 estudantes de uma instituição pública localizada no município de Pau dos Ferros/RN. A pesquisa sob uma abordagem qualitativa foi desenvolvida em duas etapas: 1) bibliográfica, com a realização de uma revisão sistemática, com base em um protocolo de busca e no fluxograma prisma, na qual foi possível compreender como o objeto de estudo vem sendo discutido em pesquisas aplicadas no ensino fundamental II e ensino médio, nos últimos 11 anos e 2) aplicação da proposta de ensino, em dois blocos, nos quais foi possível através da sala de aula invertida propor atividades diversificadas com uso de tecnologias digitais e materiais reutilizáveis. Ao todo foram aplicadas 10 atividades, distribuídas em espaço físico e virtual. Evidencia-se que o referente estudo proporcionou situações de aprendizagens, verificadas através da participação ativa no processo de ensino-aprendizagem e o envolvimento positivo dos participantes com a metodologia de ensino.
-
Mostrar Abstract
-
In the educational ambit there is a continuo effort with innovate approaches methodologies that situate the student as his learning protagonist. Even though this heterogeneity methodological, there is still some obstacles in the teaching learning that cannot be neglected to the building scientific spirit. This way, we goal to contribute with methodological practices to minimize the epistemological obstacles relative to the geometry teaching, we propose in this study a didact sequency of geometric solids teaching learning that involved environment education aspects through the hybrid teaching model inverted classroom. The planned activities, through the didact sequency were developed with two classrooms of the second year on the High School, with the participation of 28 students in a public institution located in Pau dos Ferros/RN. The research beneath a qualitative approach was developed in two phases: 1) it was bibliographic with a systematic review, based in a search protocol and a prism flowchart, in what it was possible to comprehend how the study object has been discussed in applied researches in the fundamental teaching level II and in the high school, in the last eleven years, and 2) application of the teaching proposal in two stages, in what it was possible, through the inverted classroom to propose various activities using digital technologies an reusable materials. Altogether it was applied 10 activities, distributed in a physical and virtual space. This referred study provided learning situations verified through the active participation in the teaching learning process and the participants positive involvement with the teaching methodology.
|
|
9
|
-
NATHALIA MARIA DE SOUSA FEITOSA
-
A Poesia Popular como patrimônio cultural e recurso pedagógico de incentivo à leitura em escola pública no município de São José De Piranhas – PB
-
Orientador : DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
Raimunda de Fátima Neves Coêlho
-
DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
-
KEUTRE GLÁUDIA DA CONCEIÇÃO SOARES
-
Data: 26/04/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A literatura popular é uma criação artística, histórica e cultural de um povo. Partindo desse pressuposto, o presente projeto de dissertação aborda a poesia popular como um gênero textual presente no universo da literatura popular. Objetivamos analisar a poesia popular como patrimônio cultural e recurso pedagógico de incentivo à leitura em escola pública no município de São José de Piranhas – PB. Para tanto, delineamos como uma pesquisa de abordagem qualitativa dos tipos bibliográfica e de intervenção. Como instrumento para construção de dados empíricos, utilizamos entrevistas semiestruturadas e enquanto colaboradores a pesquisa contamos com dois poetas repentistas do município lócus da pesquisa, com duas professoras das turmas de 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (público escolhido para o desenvolvimento da pesquisa) e os estudantes das respectivas turmas. Para análise dos dados utilizamos como instrumento metodológico a análise de conteúdo de Bardin (1977), pela técnica de análise categorial. Desenvolvemos, ademais, uma intervenção pedagógica com as crianças do 5º ano da escola pesquisada, promovendo o contato com a poesia popular do município através de roda de conversa com os poetas colaboradores desta pesquisa. Com este trabalho, concluímos que a inserção da poesia popular no currículo escolar mostrou-se um formidável recurso de incentivo e gosto pela leitura literária.
-
Mostrar Abstract
-
Popular literature is an artistic, historical and cultural creation of a people. Starting from this universe, the present popular dissertation project as a textual genre present in the popular universe. For heritage purposes, we analyze popular poetry as a public pedagogical resource to encourage the municipal school of São José de Piranhas - PB. For that, we delineate as a research of qualitative approach of the bibliographical and intervention types. As an instrument for the construction of empirical data, we used semi-structured interviews and, as collaborators, we counted on two sudden poets from the municipality locus of the research, with two teachers from the 5th grade classes of the Initial Years of Elementary School (public for the development of the research) and the exclusive class students. For data analysis, we used Bardin's content analysis (1977) as a methodological instrument, using the categorical analysis technique. We also developed a pedagogical intervention with the children of the 5th year of the researched school, promoting contact with the popular poetry of the municipality through conversation circles with the poets who collaborated in this research. With this work, we conclude that the insertion of popular poetry in the school curriculum proved to be a formidable resource for encouraging and enjoying literary literature.
|
|
10
|
-
APARECIDA SUIANE BATISTA ESTEVAM
-
Contação de histórias durante o ensino remoto: o olhar de professoras sobre a arte de contar e encantar mediada pelas tecnologias
-
Orientador : DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
-
FRANCILEIDE BATISTA DE ALMEIDA VIEIRA
-
KEUTRE GLÁUDIA DA CONCEIÇÃO SOARES
-
Data: 27/04/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo discorre sobre as práticas de contação de histórias durante o ensino remoto, formato de ensino emergencial, adotado no Brasil, em virtude da pandemia da COVID-19. Parte do pressuposto de que contar histórias, por envolver ludicidade, desperta nos alunos a curiosidade, imaginação e o gosto pela leitura literária e que contribui significativamente com a formação de leitores, não podendo deixar de ser desenvolvida, mesmo em tempos de ensino não-presencial. Por isso, objetiva investigar, a partir da visão das professoras, as práticas de contação de histórias com vistas a formação de leitores em turmas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais de uma escola pública do município de Pau dos Ferros (RN), durante o ensino remoto. Se configura em uma pesquisa de campo e de abordagem qualitativa, que utiliza a aplicação de questionário online por meio do Google Formulário e a realização de entrevista coletiva, semiestruturada, com os professores colaboradoras da pesquisa, por meio do Google Meet, como técnicas para a obtenção dos dados empíricos. A pesquisa ainda adota o método de interpretação de sentidos como técnica para analisar os dados (GOMES, 2009). A interpretação dos dados indica que, apesar das limitações impostas pela modalidade remota de ensino, a prática de contação de histórias mediada por suportes tecnológicos é possível e necessária, sobretudo, para garantir aos alunos o direito à literatura. Nesse sentido, a pesquisa apresenta resultados relevantes para a compreensão acerca da frequência e intencionalidade do trabalho com a contação de histórias, no âmbito da Educação Básica, durante o ensino remoto; para a reflexão dos desafios e possibilidades encontrados pelos educadoras para mediar as narrativas em formato virtual; e para o conhecimento de experiências exitosas com a contação de histórias, com vistas a formação de leitores em ambientes digitais. Portanto, esta pesquisa poderá contribuir com a formação de professores, no que diz respeito a ampliação de saberes teóricos e práticos quanto ao fomento da leitura literária através da contação de histórias em aulas remotas.
-
Mostrar Abstract
-
This study discusses the practices of storytelling during remote teaching, an emergency teaching format adopted in Brazil, due to the pandemic of COVID-19. It is based on the assumption that storytelling, by involving playfulness, awakens in students curiosity, imagination, and a taste for literary reading, and that it contributes significantly to the formation of readers, which cannot be left undeveloped, even in times of non-presence education. Therefore, it aims to investigate, from the teachers' point of view, the practices of storytelling with a view to the formation of readers in classes of Elementary School - Early Years of a public school in the city of Pau dos Ferros (RN), during the remote teaching. This is a field research with a qualitative approach, which uses an online questionnaire via Google Form and a collective semi-structured interview with the teachers, via Google Meet, as techniques to obtain empirical data. The research also adopts the meaning interpretation method as a technique to analyze the data (GOMES, 2009). The interpretation of the data indicates that, despite the limitations imposed by the remote teaching modality, the practice of storytelling mediated by technological supports is possible and necessary, above all, to guarantee students the right to literature. In this sense, the research presents relevant results for the understanding of the frequency and intentionality of the work with storytelling in Basic Education, during remote teaching; for the reflection on the challenges and possibilities encountered by educators to mediate narratives in virtual format; and for the knowledge of successful experiences with storytelling, aiming at the formation of readers in digital environments. Therefore, this research may contribute to the formation of teachers, with respect to the expansion of theoretical and practical knowledge about the promotion of literary reading through storytelling in remote classrooms.
|
|
11
|
-
FERNANDA RODRIGUES DE SOUSA
-
O LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: EXPLORANDO REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MULHER NA SÉRIE ANNE WITH AN “E”
-
Orientador : MARIA ZENAIDE VALDIVINO DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
Clarice Lage Gualberto
-
JOSÉ CEZINALDO ROCHA BESSA
-
MARIA ZENAIDE VALDIVINO DA SILVA
-
Data: 27/04/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Diante das profundas transformações nos processos de comunicação e nas nossas práticas sociais, cabe à escola e aos professores atentar para essa pluralidade de signos denominada multimodalidade. Considerando-a um traço característico da linguagem, e muito notadamente, dos textos midiáticos, nossas concepções de texto e, consequentemente, de leitura se ampliam significativamente. Sob essa perspectiva, voltamos o nosso olhar para o âmbito escolar e para as possibilidades de construção de sentidos que esse espaço pode desenvolver na formação discente. Para tanto, nossa pesquisa tem amparo teórico na Semiótica Social, na Multimodalidade e nos Multiletramentos, a partir dos postulados de Bezemer e Jewitt (2009), Kress e van Leeuwen (1996, 2006), Kress (2010), a Pedagogia dos Multiletramentos defendida pelo Grupo Nova Londres (1996) e no modelo Show Me, proposto por Callow (2008, 2013). Este trabalho utiliza o seriado Anne with an “e” como recurso didático na sala de aula de língua inglesa por entender que as séries de tv, quando direcionadas na prática pedagógica, proporcionam o letramento multimodal crítico dos alunos. Desse modo, essa pesquisa investiga o potencial das séries de tv como ferramenta pedagógica na aula de língua inglesa à luz da multimodalidade e do letramento visual crítico. Objetivamos explorar as representações sociais da mulher na série Anne with an “e” na sala de aula de língua inglesa do ensino médio; identificar como o uso da série Anne with an “e” contribui para o letramento visual crítico dos alunos por meio do Show Me de Jon Callow e verificar como a série pode estimular o letramento crítico dos alunos para as suas práticas sociais, a partir dos sentidos veiculados. Nossa investigação, de natureza aplicada, consiste em uma pesquisa-ação e tem abordagem qualitativa, descritiva e interpretativista quanto aos procedimentos de análise. O corpus da pesquisa se constitui das informações retiradas das gravações das aulas e do roteiro de análise semiestruturado e tem a sala de aula do ensino médio de uma escola pública da rede estadual do Ceará como locus para a intervenção. Até o momento, consideramos que a série em questão tem grande potencial para se tornar um material didático rico na exploração dos discursos, do visual, do gestual e de outros recursos que denotam a representação da mulher na época retratada na série e que, em alguma medida, ainda pode ser associada aos tempos atuais, o que justifica a escolha da temática.
-
Mostrar Abstract
-
In view of the profound transformations in the communication processes and in our social practices, it is up to the school and teachers to pay attention to this plurality of signs called multimodality. Considering it a characteristic feature of the language, and very notably, of the media texts, our conceptions of text and, consequently, of reading are significantly enlarged. From this perspective, we turn our gaze to the school environment and to the possibilities of constructing senses that this space can develop in the formation of students. To this end, our research has theoretical support in Social Semiotics, Multimodality and Multiletering, based on the postulates of Bezemer and Jewitt (2009), Kress (2010), Kress and van Leeuwen (1996, 2006), the Pedagogy of Multiletering defended by the New London Group (1996) and in the Show Me model proposed by Callow (2008, 2013), respectively. This work, uses the series Anne with an "e" as a semiotic resource in the English-speaking classroom because it understands that the TV series, when directed to the pedagogical practice, provide the students with visual and critical Reading. Thus, this research investigates the potential of TV series as a pedagogical tool in the English language class in the light of multimodality and critical visual Letramento. We aim to explore the social representations of women in the series Anne with an "e" in the English-speaking classroom of high school; identify how to use the series Anne with an "e" contributes to the critical visual progression of students through Jon Callow’s Show Me and verify how the series can stimulate students' critical progression to their social practices from the conveyed senses. Our research, of applied nature, consists of a research-action and has a qualitative, descriptive and interpretative approach regarding the analysis procedures. The corpus of the research consists of information taken from the recordings of the classes and the semi-structured analysis script and has the high school classroom of a public school in the state of Ceará as locus for the intervention. To date, we believe that the series in question has great potential to become a rich educational material in exploring the discourses, the visual, the gestural and other resources that denote the representation of women at the time portrayed in the series and that, to some extent, it can still be associated with current times, which justifies the choice of the theme.
|
|
12
|
-
ERICA DANTAS DA SILVA
-
Avaliação da aprendizagem no 1º Ano do Ensino Fundamental no contexto do ensino remoto: desafios e possibilidades
-
Orientador : MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
Zildene Francisca Pereira
-
CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA
-
MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA
-
Data: 28/04/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
RESUMO: Este trabalho dissertativo está inserido no âmbito das pesquisas que contemplam a avaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto. Para tanto, esta dissertação foi guiada pela seguinte questão problema: como a avaliação da aprendizagem discente no 1º Ano do Ensino Fundamental está se efetivando no contexto do ensino remoto em tempos de pandemia, em termos de desafios e possibilidades pedagógicas? Assim, para responder a tal questão traçou-se como objetivo investigar como a avaliação da aprendizagem discente no 1º Ano do Ensino Fundamental de escolas da rede pública de ensino da cidade de Cajazeiras/PB, está se efetivando no contexto do ensino remoto em termos de desafios e possibilidades pedagógicas. Metodologicamente, esta pesquisa caracteriza-se por ser de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e de campo. Como instrumento para a coleta e construção dos dados empíricos, realizou-se uma entrevista semiestruturada destinada a duas docentes, atuantes em turmas de 1º Ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas municipais. As entrevistas foram analisadas por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) à luz dos referenciais teóricos utilizados nesta pesquisa que incluem temáticas como Ensino remoto e Avaliação da aprendizagem, além do uso de bases legais que norteiam o Ensino Fundamental. Assim, utilizou-se no aporte teórico autores como Hoffmann (2012, 2018a, 2018b, 2019a, 2019b), Luckesi (2005, 2011, 2014, 2018), Freire (2000, 2005, 2009, 2014a, 2014b), Hodges (2020), entre outros. As análises provenientes deste trabalho investigativo evidenciam que o processo de avaliação da aprendizagem, no contexto do ensino remoto, enfrenta sérios desafios, especialmente, no que concerne à dúvida que se instaura para o professor acerca da veracidade do cumprimento das atividades pelo educando, bem como a busca por estratégias eficazes que permitam ao docente despertar o interesse dos alunos e, assim, conseguir efetivar e formalizar a avaliação no 1º Ano do Ensino Fundamental. No que concerne às possibilidades constataram-se possibilidades concernentes a um maior desenvolvimento do diálogo, da interação, da busca incessante, de forma mais assídua, dos recursos tecnológicos, aprimorando ainda, a sensibilidade e a compreensão docente no que se refere ao contexto em que o aluno está inserido, entendendo as suas condições, experiências, possibilidades e entraves enfrentados por ele.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation is part of the research that contemplates the assessment of learning in the context of remote teaching. For this purpose, this dissertation was guided by the following problem question: how is the assessment of student learning in the first Year of Elementary School taking effect in the context of remote teaching during a pandemic, in terms of pedagogical challenges and possibilities? Thus, in order to answer this question, the objective was to investigate how the assessment of student learning in the first Year of Elementary Education in public schools in the city of Cajazeiras/PB, is being carried out in the context of remote teaching in terms of pedagogical challenges and possibilities. Methodologically, this research is characterized by being of a qualitative approach, bibliographic and field type. As an instrument for the collection and construction of empirical data, a semi-structured interview was carried out with two teachers working in first Year Elementary School classes at two municipal public schools. The interviews were analyzed using the content analysis proposed by Bardin (2011) in light of the theoretical frameworks used in this research, which include topics such as Remote Teaching and Learning Assessment, in addition to the use of legal bases that guide Elementary Education. Thereby a theoretical contribution was used by authors such as Hoffmann (2012, 2018a, 2018b, 2019a, 2019b), Luckesi (2005, 2011, 2014, 2018), Freire (2000, 2005, 2009, 2014a, 2014b), Hodges (2020), among others. The analyzes from this investigative work show that the learning assessment process, in the context of remote teaching, faces serious challenges, especially with regard to the doubt that arises for the teacher about the veracity of the student's accomplishment of the activities, as well as the search for effective strategies that allow the teacher to encourage the students' interest and, thus, be able to carry out and formalize the evaluation in the first Year of Elementary School. Regarding the possibilities, they were found concerning a greater development of dialogue, interaction, the incessant search, in a more assiduous way, of technological resources, also improving the sensitivity and understanding of teachers with regard to the context in which the student is inserted, understanding their conditions, experiences, possibilities and obstacles faced by them.
|
|
13
|
-
VITÓRIA RÉGIA DE OLIVEIRA MOURA MORAIS
-
AS DIMENSÕES ÉTICA E EMOCIONAL NA PROFISSÃO DOCENTE: APROXIMAÇÕES E ENLACES
-
Orientador : SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
Expedito Wellington Chaves da Costa
-
IANDRA FERNANDES CALDAS
-
SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO
-
Data: 29/04/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Diante da necessidade de preencher lacunas, a pesquisa objetiva compreender como as dimensões ética e emocional se aproximam, se entrelaçam e intervêm na profissão docente. A abordagem é qualitativa, e que se organiza em duas “trilhas”, mediadas por um capítulo metodológico. Na primeira fundamos a parte teórica, organizada em três capítulos, em que desvelamos conceitos, sentidos e significados sobre as aproximações e enlaces entre as dimensões ético-emocional. Na segunda trilha caminhamos na intenção de aferir o cenário empírico entre as duas dimensões, com foco no objetivo da pesquisa e utilizando a História Oral como método. Neste sentido, realizaremos entrevistas com três professores, cujos resultados da rota perseguida serão apresentados em um quinto capítulo. Como resultados extraídos de nossa jornada teórica e empírica, pontuamos a compreensão de que a ética e a emoção se aproximam e se entrelaçam na esfera dos dilemas, dos valores, da identidade e da experiência emocional. Essas dimensões interagem em simultâneo nas esferas pessoal e profissional, elas compõem e constituem-se nas bases da estrutura psico, emocional e ético-moral humana, consolidando o elo essencial “pessoa-profissional”, se constituindo em campos necessários à formação docente.
-
Mostrar Abstract
-
Faced with the need to fill gaps, the research aims to understand how the ethical and emotional dimensions come together, intertwine and intervene in the teaching profession. The approach is qualitative, and it is organized into two “tracks”, mediated by a methodological chapter. In the first, we founded the theoretical part, organized into three chapters, in which we unveil concepts, senses and meanings about the approximations and links between the ethical-emotional dimensions. In the second trail, we walk with the intention of assessing the empirical scenario between the two dimensions, focusing on the research objective and using Oral History as a method. In this sense, we will conduct interviews with three teachers, whose results of the route pursued will be presented in a fifth chapter. As results extracted from our journey in theoretical and empirical research, we point out the understanding that ethics and emotion come together and intertwine in the sphere of dilemmas, values, identity and emotional experience. These dimensions interact simultaneously in the personal and professional spheres, they compose and constitute the bases of the human psycho, emotional and ethical-moral structure, consolidating the essential “person-professional” link, constituting necessary fields for teacher education.
|
|
14
|
-
CARLA CRISTIANE FRANCO DE AQUINO
-
“Design Thinking e inovação educacional: possibilidades e desafios para as equipes de coordenação pedagógica no Ensino Médio”
-
Orientador : LUÍS MIGUEL DIAS CAETANO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSÉ JACKSON REIS DOS SANTOS
-
LUÍS MIGUEL DIAS CAETANO
-
SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO
-
Data: 10/05/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Uma das características marcantes da sociedade contemporânea é a rapidez com que ocorrem mudanças em todas as esferas. Nesse contexto, emergem pressões para que a educação se adapte às exigências do contexto social e econômico, sob a premissa de formar os educandos para o exercício da cidadania e de uma profissão. Essa formação compreende não apenas aspectos cognitivos, mas também éticos e colaborativos. Isso não é possível a partir de uma prática centrada apenas na ação do professor como transmissor de informações. É preciso redimensionar as práticas pedagógicas no âmbito das instituições de ensino, implementando ações inovadoras e que valorizem o protagonismo dos estudantes. Muito embora o avanço das tecnologias digitais venha influenciando os processos educativos, o conceito de inovação não pode ser associado apenas à incorporação de tecnologias aos processos de ensino e aprendizagem. A criatividade é um dos elementos fundantes da inovação, uma vez que pressupõe transformar desafios em potenciais oportunidades. O Design Thinking (DT) vem despontando, nos últimos anos, como uma abordagem promissora para promover inovação no campo educacional. Estrutura-se a partir dos pilares da empatia, colaboração e experimentação. O processo do DT é desencadeado por um desafio e se desenvolve a partir das seguintes fases: descoberta de informações relevantes para a resolução do desafio; interpretação de tais informações, considerando o contexto e as pessoas envolvidas no problema; ideação, momento de gerar coletivamente as ideias para as possíveis soluções; experimentação, onde a solução é testada a partir da criação de protótipos; e evolução, que consiste no planejamento e implementação da solução. Interessou-nos investigar de que forma os coordenadores pedagógicos podem contribuir para a inovação nos processos de ensino dos professores, por meio da utilização do DT. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar possibilidades do Design Thinking na promoção da inovação educacional nos projetos desenvolvidos pelas equipes da Coordenação Pedagógica no Ensino Médio. Em termos metodológicos, seguiu-se uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, suportada nas técnicas de estudo de caso e observação participante. Os dados foram coletados com recurso à aplicação de questionário, realização de entrevistas, e registro de observações durante o desenvolvimento de oficinas para a elaboração de projetos a partir da abordagem do Design Thinking. A amostra dos colaboradores foi constituída por 8 professores, 2 coordenadoras pedagógicas e 2 estudantes de uma escola pública da rede estadual de ensino, localizada no município de São Miguel, Rio Grande do Norte. Na análise dos dados utilizamos a técnica da análise temática, cujos achados nos indicaram os seguintes temas: tecnologias, metodologias, perfil docente, atividades inovadoras, mobilização de profissionais e alunos, resistência dos professores, contexto educacional atual, alunos, empatia, colaboração e experimentação. Identificamos que os professores associam o conceito de inovação educacional, primordialmente, à diversificação metodológica, uso de recursos tecnológicos e necessidade de formação continuada. Evidenciou-se ainda que os professores reconhecem a importância da colaboração dos coordenadores pedagógicos para implementarem inovação nas práticas, entretanto mostrou também discrepâncias à medida que revelaram a pouca intervenção da equipe de coordenação pedagógica no planejamento das aulas dos professores. Os estudantes enfatizaram maior vontade de participação em atividades consideradas inovadoras, sendo ainda destacados resultados favoráveis à aprendizagem. Por fim, na observação das oficinas, constatamos facilidades em envolver os participantes nas atividades, por meio da utilização de ferramentas do DT. Assim, pressupomos que a abordagem possui um grande potencial de aplicação no campo educativo, nomeadamente para as equipes de coordenação pedagógica das escolas.
-
Mostrar Abstract
-
One of the outstanding characteristics of contemporary society is the speed with which changes occur in all spheres. In this context, pressures arise for education to adapt to the social and economic context demands, under the premise of training students to exercise citizenship and a profession. This training comprises not only cognitive aspects, but also ethical and collaborative ones. This is not possible from a practice focused only on the teacher's action as a transmitter of information. It is necessary to resize pedagogical practices within the scope of educational institutions, implementing innovative actions that value the students’ roles. Although the digital technologies’ advancement has been influencing educational processes, the innovation concept cannot be associated only with the technologies’ incorporation into teaching and learning processes. Creativity is one of the founding elements of innovation, since it presupposes transforming challenges into potential opportunities. Design Thinking (DT) has emerged, in recent years, as a promising approach to promoting innovation in the educational field. It is structured around the empathy's pillars, collaboration and experimentation. The DT process is triggered by a challenge and develops from the following phases: discovery of relevant information to the challenge' resolution; interpretation of such information, considering the context and the people involved in the problem; ideation, time to collectively generate ideas for possible solutions; experimentation, where the solution is tested from the creation of prototypes; and evolution, which consists of planning and implementing the solution. We were interested in investigating how pedagogical coordinators can contribute to innovation in teachers' teaching processes using DT. In that regard, the present research had as general objective to analyze possibilities of Design Thinking in the promotion of educational innovation in projects developed by the Pedagogical Coordination teams in High School. Methodologically, a qualitative approach was followed, of an exploratory nature, supported by case study techniques and participant observation. Data were collected using a questionnaire, conducting interviews, and recording observations during the workshops development for the projects elaboration based on the Design Thinking approach. The collaborators’ sample consisted of 8 teachers, 2 pedagogical coordinators and 2 students from a state public school, located São Miguel municipality, Rio Grande do Norte State. In data analysis, we used the thematic analysis technique, whose findings indicated the following themes: technologies, methodologies, teaching profile, innovative activities, professionals and students’ mobilization, teachers’ resistance, current educational context, students, empathy, collaboration and experimentation. We identified that teachers associate the educational innovation concept, primarily, with methodological diversification, use of technological resources and need for continuing education. It was also evidenced that teachers recognize the pedagogical coordinators' collaboration importance to implement innovation in the practices; however, it also showed discrepancies as they revealed the little intervention of the pedagogical coordination team in the teachers' classes planning. The students emphasized a greater willingness to participate in activities considered innovative, and results favorable to learning were highlighted as well. Finally, in the workshops observation, we found easiness in involving the participants in the activities, using DT tools. Therefore, we assume that the approach has great potential for application in the educational field, namely for schools' pedagogical coordination teams.
|
|
15
|
-
FLAVIANA DÁVILA DE SOUSA SOARES
-
ÁNALISE DA CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA 3° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS SEXUAIS SEGURAS
-
Orientador : DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADELAIDE ALVES DIAS
-
DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO
-
MARCELO COSTA FERNANDES
-
Data: 27/05/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A Educação Básica constitui um processo de preparação para inclusão de indivíduos na sociedade, de modo que os processos formalizados de ensino acontecem na escola regular. Ela traz consigo experiências e um repertório de conhecimentos que devem ser considerados e valorizados no ambiente escolar. É importante considerar que os mais diversos tipos de informações estão disponibilizados a população sob fácil acesso, seja na escola, na comunidade, e na internet, de modo que, nos dias atuais, pensar em um processo educacional com vistas à mudança de paradigmas ou práticas deve transcender a metodologia expositiva. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as representações sexuais dos adolescentes da 3ª série do ensino médio da rede estadual de ensino sobre as práticas sexuais seguras, identificá-las, despertar a curiosidade para a consolidação de conhecimentos a cerca dessas práticas e refleti-las. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de campo, com abordagem qualitativa que foi realizada em uma das Escolas Regulares Estaduais de Ensino. A amostra foi não-aleatória, constituída por apenas 04 adolescentes escolares que se enquadrarem aos critérios de inclusão do estudo e aceitaram participar da pesquisa. A coleta de dados foi mediante uma narrativa que aconteceu no mês de outubro de 2021, serão explanados aos gestores das instituições educacionais os objetivos da pesquisa e, sucessivamente aos pesquisados, onde será apresentado o TCLE e o TALE para dar sequência à coleta. Os dados foram analisados através da estatística simples descritiva e discutidos a partir de literaturas enquadradas no tema e outros trabalhos relacionados. A pesquisa obedeceu às regulamentações da Resolução N° 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e será submetida ao CEP da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), para apreciação e parecer.
-
Mostrar Abstract
-
Basic Education is a preparation process for the inclusion of individuals in society, so that formalized teaching processes take place in regular schools. It brings with it experiences and a repertoire of knowledge that should be considered and valued in the school environment. It is important to consider that the most diverse types of information are available to the population under easy access, whether at school, in the community, and on the internet, so that, nowadays, thinking about an educational process with a view to changing paradigms or practices it must transcend the expository methodology. This research aims to analyze the sexual representations of adolescents in the 3rd grade of high school in the state education system about safe sexual practices, identify them, arouse curiosity to consolidate knowledge about these practices and reflect on them. This is a descriptive field research with a qualitative approach that will be carried out in State Regular Schools of Education. The sample will be stratified, consisting of 04 adolescent students who meet the study's inclusion criteria. Data collection will be through a narrative scheduled for the month of October 2021, the research objectives will be explained to managers of educational institutions and, successively, to those surveyed, where the TCLE and TALE will be presented to continue the collection. Data will be analyzed using simple descriptive statistics and discussed from literature framed on the topic and other related works. The research will comply with the regulations of Resolution No. 466/2012 of the National Health Council (CNS) and will be submitted to the CEP of the State University of Rio Grande do Norte (UERN), for consideration and opinion.
|
|
16
|
-
MARLENY ANDRADE ABREU
-
Ensino da educação ambiental: contribuições das práticas pedagógicas para a promoção da saúde
-
Orientador : DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CICERA RENATA DINIZ VIEIRA SILVA
-
DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO
-
SARA TACIANA FIRMINO BEZERRA
-
Data: 20/06/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A relação entre saúde e educação ambiental é vista como um importante ponto de atenção pelos profissionais da saúde, pois o processo saúde-doença encontra-se intimamente associado com o ambiente. Saúde e educação apresentam-se como correntes entrelaçadas que são evocadas quando se abordam temáticas que envolvem a qualidade de vida da população. O ensino da Educação Ambiental obtém mediante os profissionais da educação básica um papel de destaque na construção de novos valores e saberes referentes as práticas ambientais. Assim, esta pesquisa tem por objetivo geral analisar quais práticas pedagógicas de educação ambiental para promoção da saúde são desenvolvidas nas Escolas Cidadãs Integrais da rede pública estadual da cidade de Cajazeiras – PB. Os objetivos específicos são: Identificar as técnicas de ensino-aprendizagem dos professores do 1°, 2° e 3° ano do ensino médio das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas da cidade de Cajazeiras- PB acerca da EA; Verificar se as metodologias aplicadas pelos profissionais estão em consonância com a Política Nacional de Educação Ambiental; Promover curso de capacitação docente com base na PNEA a partir de oficinas temáticas, tendo como enfoque a disseminação dos princípios da EA junto aos professores do ensino médio. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo de cunho descritivo-exploratória de natureza qualitativa e abordagem técnica de pesquisa intervenção aliado a revisão bibliográfica. Esta foi realizada com os docentes das Escolas Cidadãs Integrais de Cajazeiras - PB. O método de análise de conteúdo adotado foi o de Classificação Hierárquica Descendente e a nuvem de palavras. A análise dos dados foi dividida em duas categorias: Educação ambiental e os problemas identificados; Práticas pedagógicas de Educação ambiental para promoção de saúde. Na construção da nuvem de palavras da categoria 01 houve prevalência das palavras Problema, Gente e Educação ambiental. Na categoria 02, se destacaram as palavras Gente, Escola e Ambiente. Na primeira categoria, evidenciamos que os professores das disciplinas de biologia e geografia possuem boa compreensão acerca dos conceitos de educação ambiental e os problemas ambientais, no entanto docentes de outras disciplinas, como português e filosofia, não apresentam bom entendimento da temática. Na segunda categoria, na avaliação das práticas pedagógicas de educação ambiental voltada para promoção de saúde, foi constatado que não são desenvolvidas ações específicas direcionadas para tal tema. As únicas práticas relatadas foram os projetos desenvolvidos nas disciplinas eletivas, que em geral envolvem a reciclagem de materiais. Foi possível concluir que mesmo compreendendo a gravidade e os impactos da problemática ambiental atual, bem como entendendo a relação do meio ambiente com a saúde, os professores não desenvolvem práticas pedagógicas direcionadas a estes temas. Tendo em vista as lacunas encontradas nos relatos e ações dos professores, e a partir da intervenção executada com o curso de capacitação, espera-se que os professores ampliem conceitos e saberes, e assim sejam capazes de executar práticas pedagógicas direcionadas para educação ambiental e promoção de saúde.
-
Mostrar Abstract
-
The relationship between health and environmental education is seen as an important point of attention by health professionals, as the health-disease process is closely associated with the environment. Health and education are presented as intertwined currents that are evoked when addressing issues involving the population's quality of life. The teaching of Environmental Education obtains, through basic education professionals, a prominent role in the construction of new values and knowledge regarding environmental practices. Thus, this research has the general objective to analyze which pedagogical practices of environmental education for health promotion are developed in the Public Integral Citizen Schools of the state, in the city of Cajazeiras - PB. The specific objectives are: To identify the teaching-learning techniques of teachers of the 1st, 2nd and 3rd year of high school at Public Integral Citizen Schools in the city of Cajazeiras-PB about EE; Check if the methodologies applied by professionals are in line with the National Environmental Education Policy; Promote a teacher training course based on the PNEA based on thematic workshops, focusing on the dissemination of the principles of EE among high school teachers. The methodology used was a descriptive-exploratory field research of a qualitative nature and a technical intervention research approach combined with a bibliographic review. This was carried out with the teachers of the Public Integral Citizen Schools in Cajazeiras - PB. The content analysis method adopted was the Descending Hierarchical Classification and the word cloud. Data analysis was divided into two categories: Environmental education and identified problems; Pedagogical practices of environmental education for health promotion. In the construction of the word cloud of category 01, there was a prevalence of the words Problem, People and Environmental Education. In category 02, the words People, School and Environment stood out. In the first category, we show that teachers of biology and geography have a good understanding of the concepts of environmental education and environmental problems, however, teachers of other subjects, such as Portuguese and philosophy, do not have a good understanding of the subject. In the second category, in the evaluation of the pedagogical practices of environmental education aimed at health promotion, it was found that specific actions directed to this theme are not developed. The only practices reported were projects developed in electives, which generally involve recycling materials. It was possible to conclude that even understanding the seriousness and impacts of the current environmental problem, as well as understanding the relationship between the environment and health, teachers do not develop pedagogical practices directed to these themes. In view of the gaps found in the teachers' reports and actions, and from the intervention carried out with the training course, it is expected that teachers will expand concepts and knowledge, and thus be able to carry out pedagogical practices aimed at environmental education and promotion of health.
|
|
17
|
-
IVONE ESTEVAM DA SILVA
-
AS MEMÓRIAS DE IDOSOS DO CENTRO DE REFERÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) DO MUNICÍPIO DE PEREIRO-CE: RESSIGNIFICANDO HISTÓRIAS POR MEIO DA LEITURA
-
Orientador : MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
IANDRA FERNANDES CALDAS
-
KEUTRE GLÁUDIA DA CONCEIÇÃO SOARES
-
MARIA AURICÉLIA GADELHA REGES
-
MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO
-
Data: 15/07/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O trabalho busca compreender como a literatura, através da contação de história, ressignifica as memórias dos idosos do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da cidade de Pereiro-CE. Os sujeitos da pesquisa, restringindo apenas a sede, pois a logística para os encontros com todos, não foram permitidos diante do protocolo de segurança exigido pela OMS. A pesquisa se caracteriza como descritiva, exploratória e interpretativista, de abordagem qualitativa, do tipo participante, cujo método de abordagem é indutivo. Para tanto, a observação participante se utilizou da entrevista temática de grupo focal para auxiliar na coleta e constituição dos dados, processo(s) que segue(m) os seguintes passos: escolhas metodológicas, estudo preliminar da população envolvida, planejamento do cronograma de atividades e desenvolvimento de um plano de ação. No que se refere à análise dos dados, o foco se dará no discurso, utilizando três categorias: i) as condições de produção; ii) a formação discursiva; e iii) a formação ideológica. Para embasar nossas discussões, sobre discurso nos respaldamos nos estudos de Bakhtin (2016), Orlandi (2007), sobre memória Bergson (1999), Bosi (2003; 1994), Goldfarb (2009), Halbwachs (2003), sobre leitura em Bussato (2012), Cosson (2007), Solé (1998), sobre idosos Santana e Sena (2005), Silva (2005), dentre outros, que compõem o aporte teórico. A presente pesquisa desenvolveu atividades interativas, com contações de história, podendo assim diante dos planejamentos realizados, valorizar suas histórias de vida, bem como rememorar momentos através de leituras literárias, contribuir, oportunizar e ressignificar momentos e lembranças que marcaram suas trajetórias individuais e coletivas. Além de todos esses aspectos podemos registrar e arquivar muitas memó
-
Mostrar Abstract
-
The work seeks to understand how literature, through storytelling, resignifies the memories of the elderly at the Reference and Social Assistance Center (CRAS) in the city of Pereiro-CE. The research subjects, restricting only the headquarters, because the logistics for the meetings with all, were not allowed in the face of the security protocol required by the WHO. The research is characterized as descriptive, exploratory and interpretive, with a qualitative approach, of the participant type, whose approach method is inductive. For that, the participant observation was used the thematic interview of focus group to assist in the collection and constitution of the data, process(ies) that follows(the) the following steps: methodological choices, preliminary study of the involved population, planning of the schedule of activities and development of an action plan. With regard to data analysis, the focus will be on discourse, using three categories: i) production conditions; ii) discursive formation; and iii) ideological formation. To support our discussions on discourse, we rely on studies by Bakhtin (2016), Orlandi (2007), on memory Bergson (1999), Bosi (2003; 1994), Goldfarb (2009), Halbwachs (2003), on reading in Bussato (2012), Cosson (2007), Solé (1998), on the elderly Santana and Sena (2005), Silva (2005), among others, that make up the theoretical contribution. The present research developed interactive activities, with storytelling, thus being able to value their life stories, as well as remembering moments through literary readings, contributing, creating opportunities and re-signifying moments and memories that marked their individual and collective trajectories. In addition to all these aspects, we can record and archive many memories.
PALAVRAS-CHAVE EM INGLÊS: Memory; Reading; Story telling; Seniors.
|
|
18
|
-
RAONY MANGUEIRA LIMA LOPES
-
A PEDAGOGIA DA COOPERAÇÃO E OS JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: COMO ENSINAM OS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE CAJAZEIRAS/PB
-
Orientador : MARIA DA PAZ CAVALCANTE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
Erlane Feitosa Aguiar
-
MARIA DA PAZ CAVALCANTE
-
MARIA IONE DA SILVA
-
Data: 26/07/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho dissertativo está inserido no campo dos debates sobre a utilização da Pedagogia da Cooperação no componente curricular de Educação Física, através da prática dos Jogos Cooperativos, por parte de professores da Educação Básica. Tem como objetivo, analisar como os professores de Educação Física utilizam a Pedagogia da Cooperação, através da prática de Jogos Cooperativos, no contexto do Ensino Médio, em uma escola pública estatual da cidade de Cajazeiras/PB. Em relação ao percurso metodológico, esta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, enveredando pela pesquisa de campo. Nesse caminho, para a construção dos dados, utilizou-se a observação não-participativa, a entrevista semiestruturada com os professores participantes e os seus planos de ensino anuais. No que se refere à fundamentação teórica, este estudo foi estruturado a partir das contribuições dos autores, professores Fabio Otuzi Brotto e Terry Orlick, dentre outros, que exploram questões, relacionadas ao trabalho docente com a Pedagogia da Cooperação e dos Jogos Cooperativos, no âmbito do ensino, e com referências ao desenvolvimento da Educação Física Escolar na Educação Básica. Com base na análise dos dados coletados e as devidas interpretações acerca do objeto de estudo, averiguou-se que os professores não tinham conhecimento da existência e nem utilizavam de forma direta a Pedagogia da Cooperação em suas aulas, todavia, tinham conhecimento e utilizavam os Jogos Cooperativos em suas aulas de forma indireta. Constatou-se um certo distanciamento entre teoria e prática, a partir da análise dos argumentos dos professores nas entrevistas e dos registros constatados nos Planos de Ensino dos mesmos. As maiores dificuldades encontradas na pesquisa foram a falta de oferta de cursos de formação docente continuada sobre a temática em tela, a ausência de materiais didáticos específicos disponibilizados pelos órgãos e instituições responsáveis. Diante do exposto, este trabalho soma-se ao debate acadêmico sobre a Pedagogia da Cooperação e os Jogos Cooperativos apresentando possibilidades para a utilização desta abordagem pedagógica e desta proposta didática por parte de professores de Educação Física em escolas do Ensino Médio, contribuindo como forma de discussões e reflexões pelos professores e profissionais que se interessarem pela respectiva temática, visando a uma contribuição para a transformação de um mundo melhor através da educação.
Palavras-chave: Pedagogia da Cooperação; Jogos cooperativos; Ensino; Educação Física Escolar.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation is inserted in the field of debates about the use of the Pedagogy of Cooperation in the curricular component of Physical Education, through the practice of Cooperative Games, by teachers of Basic Education. Its purpose is to analyze how Physical Education teachers use the Pedagogy of Cooperation, through the practice of Cooperative Games, in the context of High School, in a public school in the city of Cajazeiras/PB. Regarding the methodological path, this research was developed from a qualitative approach, going through field research. In this path, non-participant observation, semi-structured interviews with the participating teachers and their annual teaching plans were used for data construction. Regarding the theoretical foundation, this study was structured based on the contributions of the authors, professors Fabio Otuzi Brotto and Terry Orlick, among others, who explore issues related to the teaching work with the Pedagogy of Cooperation and Cooperative Games, in the scope of teaching, and with references to the development of School Physical Education in Basic Education. Based on the analysis of the collected data and the due interpretations about the object of study, it was found that the teachers were not aware of the existence and did not use the Cooperation Pedagogy directly in their classes; however, they were aware of and used the Cooperative Games indirectly in their classes. A certain distance between theory and practice was observed, based on the analysis of the teachers' arguments in the interviews and on the records found in their Teaching Plans. The biggest difficulties found in the research were the lack of continuous teacher training courses on the theme in question, and the absence of specific teaching materials made available by the responsible organs and institutions. In view of the above, this work adds to the academic debate about the Pedagogy of Cooperation and the Cooperative Games, presenting possibilities for the use of this pedagogical approach and this didactic proposal by Physical Education teachers in high schools, contributing to discussions and reflections by teachers and professionals who are interested in the respective theme, aiming at a contribution to the transformation of a better world through education.
Keywords: Pedagogy of Cooperation; Cooperative Games; Teaching; School Physical Education.
|
|
19
|
-
FELÍCIA MARIA FERNANDES DE OLIVEIRA
-
OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E O ARCO DE MAGUEREZ COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Orientador : AYLA MÁRCIA CORDEIRO BIZERRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
Luciano Leal de Morais Sales
-
AYLA MÁRCIA CORDEIRO BIZERRA
-
GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA
-
Data: 06/09/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Ensinar Química no contexto atual da sociedade cada vez mais informatizada não é simplesmente transmitir conceitos e aplicar fórmulas, é sobretudo formar alunos capazes de observar e intervir na própria realidade, formar sujeitos hábeis e competentes para viver em sociedade e preservar os recursos naturais essenciais para a sobrevivência da humanidade. Diante do exposto, o objetivo da pesquisa foi proporcionar o desenvolvimento de habilidades e competências aos alunos do 9° ano do ensino fundamental com o uso de Objetos Virtuais de Aprendizagem associado a Metodologia da Problematização e o Arco de Maguerez no ensino de educação ambiental. A pesquisa é caracterizada como qualitativa, visto que foi realizada uma análise de maneira detalhada dos OVAs encontrando nos repositórios, quanto às características da reusabilidade, interoperabilidade, acessibilidade, interatividade, granularidade adaptabilidade, flexibilidade, multimodalidade e autonomia. É também uma pesquisa exploratória por que foi realizada uma busca por informações sobre o ensino de Química associados ao tema recursos hídricos e como a utilização do Arco de Maguerez juntamente com OVAs podem vir a proporcionar a conservação dos recursos hídricos. Ainda é aplicada porque buscou-se com a utilização dos OVAs associados ao Arco de Maguerez uma solução para a destruição dos recursos ambientais e por fim é também uma pesquisa-ação, pois foi desenvolvida uma sequência didática e atividades que envolveram o levantamento dos conhecimentos prévios sobre a temática substâncias e misturas: conservação dos recursos hídricos e cinco etapas do Arco de Maguerez. Para a coleta dos dados foram utilizados os seguintes instrumentos: questionários, observação e diário de bordo e, a técnica utilizada para realizar o tratamento dos dados foi a análise do conteúdo segundo Bardin. Os resultados obtidos demonstraram que apesar de um grande número de repositórios disponíveis na internet, existem poucos OVA para o ensino das temáticas ambientais associados à Química. Quanto à análise dos mapas conceituais, pode-se constatar que os discentes conseguiram relacionar os conhecimentos prévios aos químicos. Quanto à implementação da sequência didática com o uso dos OVAs associados às etapas do Arco de Maguerez foi possível constatar que se configurou como uma estratégia efetiva para a relação entre o conhecimento químico e a química ambiental e como também para o desenvolvimento de habilidades e competências ambientais. Diante dos resultados, pode-se concluir que a utilização dos OVAs aliados ao Arco de Maguerez foi uma proposta metodológica que viabilizou o desenvolvimento de habilidades e competências ambientais, além de ter sido uma forma de proporcionar um repensar das ações dos discentes frente a conservação dos recursos hídricos.
-
Mostrar Abstract
-
;;;;;;;;;;;;;
|
|
20
|
-
FRANCISCA EDNEIDE CESARIO DE OLIVEIRA
-
DA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA ÀS ROTINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MARCELINO VIEIRA/RN
-
Orientador : MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA
-
KEUTRE GLÁUDIA DA CONCEIÇÃO SOARES
-
CLÉCIDA MARIA BEZERRA BESSA
-
Data: 20/10/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa versa sobre a organização do trabalho pedagógico abordando o uso das rotinas no contexto da Educação Infantil de uma escola da rede municipal de ensino de Marcelino Vieira/RN. Como ponto de partida, apresenta a seguinte questão investigativa: De que forma a organização do trabalho docente na Educação Infantil na Escola Municipal Semeando Talentos contempla a elaboração de rotinas? Se contempla, que aspectos são incluídos nessas rotinas? Assim, visando buscar respostas para esta pergunta, tem-se como objetivo geral, analisar como as rotinas pedagógicas estão incluídas na organização do trabalho docente da Escola Municipal Semeando Talentos/RN e o que estas contemplam. A metodologia está fundamentada na abordagem qualitativa, pesquisa de campo e documental. A pesquisa de campo teve como instrumento para a construção dos dados a entrevista direta realizada com duas professoras que atuam em turmas da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Marcelino Vieira/RN. A pesquisa documental contemplou documentos oficiais que regem a Educação Infantil e os planos de aula produzidos pelas professoras partícipes da pesquisa. Os resultados deste processo investigativo foram analisados a partir do que enunciam as professoras sobre a temática em estudo à luz da análise de conteúdo e do referencial teórico apresentado nesta dissertação. Essa pesquisa possibilitou, reflexões sobre a relevância da rotina na organização do trabalho docente na Educação Infantil e o reconhecimento do seu lugar na prática docente. Os resultados apontam que a rotina se faz necessária para o trabalho docente na Educação Infantil por proporcionar mais segurança para a criança e mediar o controle do tempo e espaço, para isso cabe ao educador assumir seu papel na formação da criança em sua totalidade. Os dados mostram que a efetivação da rotina acontece a partir de um planejamento flexível, envolvendo atividades que contemplam o cuidar-educar-brincar para tornar a aprendizagem mais prazerosa e significativa, pois a rotina na organização do trabalho docente contribui para o desenvolvimento da criança, por meio de diversos momentos e atividades que vão ao encontro das necessidades da criança, levando em consideração as peculiaridades de cada uma.
-
Mostrar Abstract
-
The present research deals with the organization of pedagogical work approaching the use of routines in the context of Early Childhood Education in a municipal school in Marcelino Vieira/RN. As a starting point, it presents the following investigative question: How does the organization of teaching work in Early Childhood Education at Escola Municipal Semeando Talentos include the elaboration of routines? If contemplated, what aspects are included in these routines? Thus, in order to seek answers to this question, the general objective is to analyze how the pedagogical routines are included in the organization of the teaching work of the Municipal School Semeando Talentos/RN and what they contemplate. The methodology is based on a qualitative approach, field and documental research. The field research had as an instrument for the construction of data the direct interview carried out with two teachers who work in Early Childhood Education classes in the municipal education network of Marcelino Vieira/RN. The documentary research included official documents that govern Early Childhood Education and the lesson plans produced by the teachers participating in the research. The results of this investigative process were analyzed based on what the teachers say about the subject under study in the light of the content analysis and the theoretical framework presented in this dissertation. This research allowed reflections on the relevance of routine in the organization of teaching work in Early Childhood Education and the recognition of its place in teaching practice. The results indicate that the routine is necessary for the teaching work in Early Childhood Education to provide more security for the child and mediate the control of time and space, for this it is up to the educator to assume his role in the formation of the child in its entirety. The data show that the implementation of the routine takes place through flexible planning, involving activities that include caring-educating-playing to make learning more pleasant and meaningful, as the routine in the organization of teaching work contributes to the child's development, through different moments and activities that meet the needs of the child, taking into account the peculiarities of each one flexible planning, involving activities that include caring-educating-playing to make learning more pleasant and meaningful, as the routine in the organization of teaching work contributes to the development of the child, through different moments and activities that meet the needs of the child, taking into account the peculiarities of each one.
|
|
21
|
-
Giovanna Duarte da Silva Mantuano
-
‘NO MEU COLÉGIO MILITAR’: UMA ANÁLISE DOS RELATOS DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO SOFRIDA EM ESCOLAS CÍVICO-MILITARES
-
Orientador : ADELAIDE ALVES DIAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADELAIDE ALVES DIAS
-
ANDRESSA LÍDICY MORAIS LIMA
-
MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA
-
Data: 28/10/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Essa pesquisa analisa um fenômeno que surgiu nas mídias sociais: a página de Facebook ‘No Meu Colégio Militar’, inspirada na hashtag #nomeucolegiomilitar. O objetivo é analisar a violência de gênero cometida pelas corporações em colégios cívico-militares do Brasil a partir dessa página; discutir a influência do neoconservadorismo político na Educação e sua incidência nos colégios cívico-militares. Com base em uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo documental, utiliza-se como instrumentos para a construção de dados empíricos a pesquisa de campo em mídias digitais (Facebook), cujas análises dos dados se dão através da análise interpretativa. A pesquisa contará com a colaboração de relatos anônimos da internet. As reflexões oriundas do campo se dão posteriormente às postagens, que datam de 2016 a 2019, cujo registro escrito é o principal instrumento para o acompanhamento dos relatos. Esses registros possuem delimitação temporal e contextual, e são, portanto, dados construídos com critérios claramente definidos. Como resultados, apontamos que, de acordo com as denúncias, há toda sorte de violências praticadas no interior dos colégios cívico-militares, com ênfase no recorte de gênero; tais violências são recorrentes da permissividade com a qual a diretoria desses colégios trata as denúncias que chegam até ela. Dessa feita, concluímos que se faz urgente que haja um desinteresse dessa modalidade de ensino que entrelaça a educação civil com a educação militar, sob pena de formarmos pessoas através da discriminação, que, por normalizarem, reproduzirão opressões na vida adulta.
-
Mostrar Abstract
-
This research analyzes a phenomenon that emerged on social media: the Facebook page ‘No Meu Colégio Militar’, inspired by the hashtag #nomeucolegiomilitar. The objective is to analyze gender violence committed by corporations in civic-military schools in Brazil from this page; discuss the influence of political neoconservatism on Education and its impact on civic-military colleges. Based on a research with a qualitative approach, of the documentary type, field research in digital media (Facebook) is used as instruments for the construction of empirical data, whose data analyzes are carried out through interpretive analysis. The research will have the collaboration of anonymous reports from the internet. The reflections from the field are given after the posts, which date from 2016 to 2019, whose written record is the main instrument for monitoring the reports. These records have temporal and contextual delimitation, and are, therefore, data constructed with clearly defined criteria. As a result, we point out that, according to the complaints, there is all sorts of violence practiced within the civic-military schools, with an emphasis on gender; such violence is recurrent in the permissiveness with which the directors of these schools deal with complaints that reach them. This time, we conclude that it is urgent that there is a lack of interest in this type of education that intertwines civil education with military education, under penalty of training people through discrimination, which, by normalizing, will reproduce oppressions in adult life.
|
|
22
|
-
WISLEY KID COSTA E SILVA
-
CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA E A MULTIMODALIDADE
-
Orientador : MARCOS NONATO DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE RODRIGUES DE MESQUITA NETO
-
JOSÉ MARCOS ROSENDO DE SOUZA
-
MARCOS NONATO DE OLIVEIRA
-
Data: 31/10/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Em um cenário marcado por inovações tecnológicas, professores e alunos encontram-se inseridos em um contexto de mudanças, portanto, isso pode afetar em como as pessoas ensinam ou aprendem gerando assim experiências e crenças que se fortalecem ou se modificam com o passar do tempo. A língua inglesa é um idioma de grande destaque no cenário mundial e, por isso, desperta a curiosidade e admiração por aqueles que resolvem aprender e também pelos que lecionam. Diante disso é importante elucidar o porquê da existência de algumas crenças e experiências no ensino e aprendizagem de língua inglesa e também como ela se relaciona atualmente com a grande influência da tecnologia e dos elementos multimodais. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo geral investigar as crenças e experiências de professores e alunos acerca do uso ou presença da multimodalidade no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa. Devido as medidas preventivas em combate a Covid-19, os anos de 2020 e 2021 foram marcados pelo ensino remoto, dessa forma a presença da tecnologia foi um amparo para o ensino, o que despertou a importância das tecnologias da informação dentro do contexto escolar. Assim sendo, os recursos que o professor poderia utilizar eram diversos envolvendo sons, imagens, escrita entre outros meios, marcando o desenvolvimento de debates sobre a multimodalidade dentro do contexto de ensino e aprendizagem. Diante disso, o estudo trabalha esta temática em um enfoque sobre o ensino e aprendizagem de língua inglesa durante e pós pandemia discutindo as crenças e experiências de alunos e professores. Contudo, o estudo considera que a aprendizagem de língua inglesa envolve um processo de construção dos significados em suas diferentes formas, portanto, a multimodalidade apresenta-se inserida no universo globalizado sendo perceptível a sua influência na atual conjuntura do ensino. A fundamentação teórica reúne os estudos de Mora (1986) e Nuñez (1997), que refletem sobre as experiências de ensino de línguas. Os estudos de Almeida (1993), Benson e Lor (1999), Dewey (2001), Woods (2003), Houaiss (2006), Miccoli (2006 e 2010), Barcelos (2000, 2004, 2006, 2007) e Pajares (2007), definem e conceituam as crenças e as experiências. Os estudos de Dionísio (2005), Oliveira (2007), Santos (2008), Almeida (2009) e Leffa (2014, 2016) apresentam conceitos sobre o ensino e a aprendizagem da língua inglesa e multimodalidade. A pesquisa situa-se no campo das ciências humanas aplicadas à educação; apresenta uma abordagem qualitativa, se constitui em uma investigação de natureza descritiva. Os resultados da pesquisa descrevem as crenças e experiências de professores e alunos sobre o uso ou presença da multimodalidade no processo de ensino da língua inglesa sendo relevante para que pesquisas posteriores possam refletir acerca dos processos que envolvem o ensino e aprendizagem.
-
Mostrar Abstract
-
In a scenario marked by technological innovations, teachers and students are inserted in a context of changes, therefore, this can affect how people teach or learn and generating experiences and beliefs that are strengthened or modified over time. English is a language of great prominence over the world and accordingly it arouses curiosity and admiration for those who decide to learn it and also for those who teach it. In view of this, it is important to elucidate the reason for the existence of some beliefs and experiences in the teaching and learning of the English language and also how it is currently related to the great influence of technology and multimodal elements. Therefore, the present study aims to investigate the beliefs and experiences of teachers and students about the use or presence of multimodality in the process of teaching and learning English. Due to preventive measures in the fight against Covid-19, the years 2020 and 2021 were marked by remote teaching, in this way the presence of technology was a support for teaching, which awakened the importance of information technologies within the school context. Therefore, the resources that the teacher could use were diverse, involving sounds, images, writing, among other means, marking the development of debates on multimodality within the context of teaching and learning. In view of this, the study works on this theme in a focus on the teaching and learning of the English language during and after the pandemic, discussing the beliefs and experiences of students and teachers. However, the study considers that English language learning involves a process of construction of meanings in its different forms, therefore, multimodality is inserted in the globalized universe and its influence is perceptible in the current teaching situation. The theoretical contriobution brings together the studies of Mora (1986) and Nuñez (1997), who reflect on the experiences of language teaching. The studies of Almeida (1993), Benson and Lor (1999), Dewey (2001), Woods (2003), Houaiss (2006), Miccoli (2006 and 2010), Barcelos (2000, 2004, 2006, 2007) and Pajares ( 2007), which define and conceptualize beliefs and experiences. The studies by Dionísio (2005), Oliveira (2007), Santos (2008), Almeida (2009) and Leffa (2014, 2016) present concepts about the teaching and learning of the English language and multimodality. The research is situated in the field of human sciences applied to education; it presents a qualitative approach and it is an investigation of a descriptive nature. The research results describe the beliefs and experiences of teachers and students about the use or presence of multimodality in the process of teaching the English language, being relevant for further research to reflect on the processes that involve teaching and learning.
|
|
23
|
-
IORRANE NOBRE DE HOLANDA
-
SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DO ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
-
Orientador : FRANCISCO ERNANDES MATOS COSTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALEXSANDRO PEREIRA DE LIMA
-
FRANCISCO ERNANDES MATOS COSTA
-
OTÁVIO FLORIANO PAULINO
-
Data: 07/11/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O processo de ensino e aprendizagem da Física se tornou alvo de debate por professores e pesquisadores da área ao longo dos anos. O modelo engessado de ensino, pautado basicamente na apresentação de conceitos e leis seguido da contínua aplicação das fórmulas em exercícios pouco contextualizados desfavorece a aprendizagem e o desenvolvimento das competências e habilidades que os educandos deveriam aprimorar ao longo de sua formação. Dessa forma, a incorporação de diferentes metodologias que façam uso das diversas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) é uma alternativa natural na busca de transformar essa realidade. O ensino de Física com o uso de simuladores computacionais para contextualizar e elucidar os conceitos que são por vezes abstratos constitui um caminho viável para a melhoria desse cenário. Nessa perspectiva, a presente pesquisa buscou trabalhar os conceitos de eletricidade por meio de atividades que faziam uso dos simuladores computacionais, buscando analisar as potencialidades da abordagem na aprendizagem dos educandos e investigar se os resultados da pesquisa vão de encontro com o apontado por uma revisão integrativa da literatura na área. A pesquisa foi aplicada com alunos de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual no interior do RN, compreendendo três etapas principais: pré-teste para verificação de conhecimentos prévios dos educandos, atividades interventivas e pós-teste para verificar se houve alguma evolução conceitual nos alunos participantes da pesquisa. Os dados obtidos ao longo da aplicação foram analisados e comparados com os resultados da revisão integrativa da literatura. Por meio da análise referida constatou-se que os simuladores se mostram ferramentas potencializadoras do processo de aprendizagem do aluno quando os objetivos do professor estão alinhados com os dos educandos e atreladas a metodologias de ensino adequadas.
-
Mostrar Abstract
-
The process of teaching and learning Physics has become the subject of debate by teachers and researchers in the area over the years. The rigid teaching model, based basically on the presentation of concepts and laws followed by the continuous application of formulas in exercises with little context, hinders learning and the development of competences and skills that students should improve throughout their education. Thus, the incorporation of different methodologies that make use of the various Digital Information and Communication Technologies (DICT) is a natural alternative in the quest to transform this reality. Teaching Physics with the use of computer simulators to contextualize and elucidate concepts that are sometimes abstract is a viable way to improve this scenario. In this perspective, the present research aimed to work with electricity concepts through activities that made use of computer simulators, trying to analyze the potential of the approach in the students' learning and to investigate if the research results are in line with what was pointed out by an integrative review of the literature in the area. The research was applied with third year high school students from a state school in the countryside of Rio Grande do Norte, comprising three main stages: pre-test to verify the students' previous knowledge, interventional activities, and post-test to verify if there was any conceptual evolution in the students participating in the research. The data obtained throughout the application were analyzed and compared with the results of the integrative literature review. Through this analysis, it was found that simulators are tools that enhance the student learning process when the teacher's objectives are aligned with those of the students and linked to appropriate teaching methodologies.
|
|
24
|
-
MARIA THAIS DE OLIVEIRA BATISTA
-
RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM DIÁLOGO COM A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA NO BRASIL
-
Orientador : SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA LÚCIA GOULART DE FARIA
-
GILCILENE LÉLIA SOUZA DO NASCIMENTO
-
SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS
-
Data: 21/12/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Fundamentado na Sociologia da Infância, o presente trabalho tem como objetivo analisar as relações de gênero nos processos de construção social infantil no âmbito da educação infantil. O foco principal se dá em torno da concepção de criança enquanto aquela que ressignifica o meio através da capacidade de produzir cultura, e de transgredir padrões. Para efetivação do referente trabalho, foi usado a etnografia a partir da observação direta no locus da pesquisa, com realização de rodas de conversa e registro em caderno de campo. A pesquisa etnográfica permitiu a pesquisadora acompanhar, adentrar, compreender e inserir-se no contexto de vida da criança no espaço da Educação Infantil, enxergando a criança a partir do seu mundo, de sua realidade no lócus sociocultural e educativo no qual ela está inserida. Em meio aos achados da pesquisa, compreendo que a instituição de Educação Infantil é um campo que possibilita desde cedo o contato com as relações de gênero na infância. Nessa caminhada, as vivências com o brincar e as interações entre meninos e meninas; bem como as vozes destes somados aos pressupostos teóricos dessa pesquisa, possibilitaram a efetiva concretização desse trabalho, na medida em que oportunizou abertura para um maior aprofundamento de questões pertinentes ao âmbito da Educação Infantil junto a crianças de quatro e cinco anos de idade. Ao longo da pesquisa compreendo que há uma grande atribuição de características, vivências e objetos como sendo próprios do ser menino e menina nas diferentes instâncias, ao ponto que essa ideia perpassa tanto discursos quanto ações dos diferentes sujeitos – da escola e família. Por fim, percebo que acondição de gênero, legitimada em meninos e meninas, forma-se em construções, imagens, modelos, símbolos, nas quais estão presentes conflitos, tensões e negociações, seja por meio da manutenção do estereótipo, seja na resistência, ou, ainda, na luta por sua ruptura.
-
Mostrar Abstract
-
Based on the Sociology of Childhood, the present work aims to analyze gender relations in the processes of children's social construction within the scope of early childhood education. The main focus is on the conception of the child as one that reframes the environment through the ability to produce culture and transgress standards. To carry out the related work, ethnography was used from direct observation at the research locus, with conversation circles and registration in a field notebook. The ethnographic research allowed the researcher to follow, enter, understand and insert herself in the child's life context in the Early Childhood Education space, seeing the child from her world, from her reality in the sociocultural and educational locus in which she is inserted. Among the findings of the research, I understand that the institution of Early Childhood Education is a field that makes contact with gender relations in childhood possible from an early age. On this journey, experiences with playing and interactions between boys and girls; as well as their voices added to the theoretical assumptions of this research, enabled the effective implementation of this work, insofar as it provided an opportunity for a greater deepening of issues pertinent to the scope of Early Childhood Education with children of four and five years of age. Throughout the research, I understand that there is a great attribution of characteristics, experiences and objects as being typical of being a boy and a girl in different instances, to the point that this idea permeates both speeches and actions of different subjects - from school and family. Finally, I realize that the gender condition, legitimized in boys and girls, is formed in constructions, images, models, symbols, in which conflicts, tensions and negotiations are present, either through the maintenance of the stereotype, or in resistance, or, still, in the struggle for its rupture.
|
|