|
Dissertações |
|
1
|
-
CICERA JANETE ALVES DE OLIVEIRA
-
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA
-
Orientador : OTÁVIO FLORIANO PAULINO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANTONIO DIEGO DA SILVA FARIAS
-
KYTERIA SABINA LOPES DE FIGUEREDO
-
OTÁVIO FLORIANO PAULINO
-
Data: 06/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A matemática enquanto disciplina é vista pelos alunos como sendo complexa e para o professor que tem o papel de mediar o conhecimento muitas vezes constitui-se uma árdua tarefa, ensinar e fazer com que aprendam quando ela é fortemente caracterizada como uma ciência abstrata. Com vistas a contribuir no processo educativo, os documentos normativos da educação Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) preconizam estratégias e recursos que favoreçam o ensino e a aprendizagem. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo geral realizar um estudo sobre a contribuição da abordagem metodológica de sequências didáticas no ensino de geometria analítica com auxílio da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). De modo específico, averiguar e caracterizar as ferramentas da TIC que podem ser utilizadas para a aprendizagem, identificar as fragilidades e potencialidades encontradas pelo educando e avaliar as contribuições da sequência didática para a prática do professor e para o aprendizado do aluno. A pesquisa foi realizada em uma escola de Ensino Médio no interior do Ceará e contou com a participação dos alunos da 3a série, tendo a abordagem do tipo qualitativa e quantitativa, com natureza aplicada em um estudo de caso. Dessa forma, os resultados alcançados confirmam que houve melhorias significativas na aprendizagem realizada em cada SD, dentre as quais é possível pontuar o desenvolvimento do pensamento algébrico e geométrico concomitante, o despertar para o uso da tecnologia nas aulas de matemática, oportunizou o protagonismo estudantil, considerando a interação, criatividade e socialização entre os alunos, refletindo e apontando como estratégia diferenciada e positiva para a prática do professor. Portanto, é possível concluir que o uso de metodologias com tecnologia no ambiente da sala de aula, são estratégias que diversificam o ensinar e pode tornar gratificante o aprender, constitui-se como sendo uma proposta de ensino eficaz, podendo servir de base para a construção de outras pesquisas que dialogam sobre o uso da TIC no ensino de geometria analítica, contrapondo o ensino mecânico sem aplicabilidade com a aproximação do contexto do estudante.
-
Mostrar Abstract
-
Mathematics as a discipline is seen by students as being complex and for the teacher who has the role of mediating knowledge, it is often an arduous task, teaching and making them learn when it is strongly characterized as an abstract science. With a view to contributing to the educational process, the normative documents of education National Curricular Parameters (PCN) and the National Common Curricular Base (BNCC) advocate strategies and resources that favor teaching and learning. In this sense, this work has the general objective of carrying out a study on the contribution of the methodological approach of didactic sequences in the teaching of analytical geometry with the help of Information and Communication Technology (ICT). Specifically, to investigate and characterize the ICT tools that can be used for learning, to identify the weaknesses and strengths found by the student and to evaluate the contributions of the didactic sequence to the teacher's practice and to the student's learning. The research was carried out in a high school in the interior of Ceará and had the participation of 3rd grade students, with a qualitative and quantitative approach, with an applied nature in a case study. In this way, the results achieved confirm that there were significant improvements in the learning carried out in each SD, among which it is possible to point out the development of concomitant algebraic and geometric thinking, the awakening to the use of technology in mathematics classes, providing opportunities for student protagonism, considering the interaction, creativity and socialization among the students, reflecting and pointing out as a differentiated and positive strategy for the teacher's practice. Therefore, it is possible to conclude that the use of methodologies with technology in the classroom environment, are strategies that diversify teaching and can make learning rewarding, constitutes an effective teaching proposal, and can serve as a basis for the construction from other studies that discuss the use of ICT in the teaching of analytical geometry, contrasting mechanical teaching without applicability with the approximation of the student's context.
|
|
2
|
-
ANA CAROLINE DA SILVA AVELINO
-
DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM ENFOQUE NA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM
-
Orientador : AYLA MÁRCIA CORDEIRO BIZERRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSÉ CEZINALDO ROCHA BESSA
-
LUCIANA MEDEIROS BERTINI
-
MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA
-
Data: 27/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A aprendizagem dos procedimentos e das atitudes devem ser consideradas relevantes tanto quanto, dos conceitos. Nesse contexto, uma Sequência Ensino por Investigação (SEI) é uma excelente alternativa para ser aplicada em sala de aula, pois além de propiciar atividades que estimulam a participação ativa dos discentes, possibilita também o desenvolvimento dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. As atividades propostas na SEI, mesmo que de maneira indireta, trabalham as habilidades da autorregulação da aprendizagem, pois os alunos criam metas, definem estratégias, organizam materiais para estudo, escrevem, falam ou mentalizam os passos a seguir para alcançar os seus objetivos. Nessa perspectiva, o objetivo do presente trabalho é de averiguar através das atividades aplicadas durante a Sequência de Ensino por Investigação o desenvolvimento dos conteúdos conceituais, procedimentais, atitudinais e indícios relacionados ao desenvolvimento de habilidades da autorregulação da aprendizagem. Os principais teóricos utilizados na abordagem da pesquisa foram Zabala (1998) abordando a tipologia dos conteúdos; Carvalho (2013) apresentando os eixos organizadores de uma Sequência de Ensino por investigação; e Zimmermann (2000, 2013) referindo-se a respeito da autorregulação da aprendizagem. O procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa-ação realizada através de uma intervenção em uma turma de 1o ano, na disciplina de Introdução a Química dos Alimentos do curso Técnico Integrado em Alimentos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Pau dos Ferros/RN. O desenvolvimento desta pesquisa se compreendeu no levantamento bibliográfico, na ambientação em sala de aula, na observação não participante realizada durante as aulas do professor regente; na caracterização do perfil dos participantes da pesquisa; no desenvolvimento dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais através da aplicação da SEI; e na execução do Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem antes e depois das atividades propostas pela SEI. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados questionários, o Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (IPAAr), fichas de observação e os textos produzidos pelos alunos. As análises foram realizadas por intermédio de uma abordagem qualitativa e para os textos especificamente foi utilizada a análise de conteúdo fundamentada nas recomendações da pesquisadora Laurence Bardin (2011). Os resultados obtidos apontaram que as atividades desenvolvidas ao longo da SEI contribuíram para o desenvolvimento dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, comprovando a eficácia do Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) em proporcionar uma aprendizagem mais satisfatória, com uma formação integral do indivíduo. Além disso, também se constatou, por meio da análise dos Inventários de Processos de Autorregulação da Aprendizagem, indícios de desenvolvimento e aprimoramento de estratégias autorregulatórias dos alunos após a aplicação da SEI. Diante do exposto, é possível concluir que a SEI além de cumprir com os objetivos almejados, constituiu uma proposta de ensino eficaz para o desenvolvimento da aprendizagem autorregulada, podendo servir de base para construção de outras pesquisas que dialogam sobre o desenvolvimento da tipologia dos conteúdos e dos processos autorregulatórios da aprendizagem.
-
Mostrar Abstract
-
The learning of procedures and attitudes must be considered as relevant as the concepts. In this context, a Teaching by Investigation Sequence (SEI) is an excellent alternative to be applied in the classroom, as in addition to providing activities that encourage the active participation of students, it also enables the development of conceptual, procedural and attitudinal content. The activities proposed at SEI, even if indirectly, work on self-regulated learning skills, as students create goals, define strategies, organize study materials, write, speak or mentalize the steps to follow to achieve their goals. In this perspective, the objective of the present work is to investigate, through the activities applied during the Sequence of Teaching by Investigation, the development of conceptual, procedural, attitudinal contents and indications related to the development of skills of self-regulation of learning. The main theorists used in the research approach were Zabala (1998) addressing the typology of contents; Carvalho (2013) presenting the organizing axes of a Teaching Sequence by investigation; and Zimmermann (2000, 2013) referring to the self-regulation of learning. The methodological procedure used was action research carried out through an intervention in a 1st year class, in the discipline of Introduction to Food Chemistry of the Integrated Technical Course in Food at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte - Campus Pau dos Ferros/RN. The development of this research was understood in the bibliographic survey, in the setting in the classroom, in the non-participant observation carried out during the classes of the regent teacher; in the characterization of the research participants' profile; in the development of conceptual, procedural and attitudinal contents through the application of SEI; and on Execution of the Learning Self-Regulation Processes Inventory before and after the activities proposed by SEI. As instruments for data collection, questionnaires, the Inventory of Self-Regulation Processes in Learning (IPAAr), observation sheets and texts produced by students were used. The analyzes were carried out through a qualitative approach and for the texts specifically, content analysis was used based on the recommendations of the researcher Laurence Bardin (2011). The results showed that the activities developed throughout the SEI contributed to the development of conceptual, procedural and attitudinal content, proving the effectiveness of Science Teaching through Investigation (EnCI) in providing a more satisfactory learning process, with an integral formation of the individual. In addition, through the analysis of the Learning Self-Regulation Process Inventories, it was also found evidence of development and improvement of students' self-regulatory strategies after the application of the SEI. In view of the above, it is possible to conclude that the SEI, in addition to fulfilling the desired objectives, constituted an effective teaching proposal for the development of self-regulated learning, which can serve as a basis for the construction of other studies that dialogue on the development of the typology of contents and of the self-regulatory processes of learning.
|
|
3
|
-
FELIPE DE ARAUJO SILVA
-
AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM ALIADA A SITUAÇÕES-PROBLEMA PARA OCORRÊNCIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM QUíMICA ORGÂNICA
-
Orientador : AYLA MÁRCIA CORDEIRO BIZERRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LEONARDO ALCÂNTARA ALVES
-
MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA
-
SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS
-
Data: 28/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A autorregulação da aprendizagem é um constructo que vem sendo utilizado nas diferentes áreas do conhecimento por possibilitar melhorias no processo de aprendizagem dos alunos. Assim, buscando contribuir para o ensino de química orgânica a partir desse constructo, esta pesquisa tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino baseada na autorregulação da aprendizagem aliada à situações-problema para promover a aprendizagem significativa sobre o conteúdo de funções orgânicas oxigenadas no ensino médio. Quanto aos procedimentos metodológicos, pautou-se na abordagem qualitativa, norteada pela pesquisa-ação, exploratória e explicativa. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se os mapas conceituais iniciais e finais, as atividades de averiguação da aprendizagem, o Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (IPAAr) e a observação participante. Os sujeitos dessa pesquisa foram 25 alunos da terceira série do curso técnico em fruticultura de uma escola pública profissionalizante do interior do Ceará. A prática de ensino desenvolvida contemplou dez momentos pedagógicos. Para tanto, empregou a autorregulação da aprendizagem para analisar o perfil autorregulatório e favorecer as estratégias de aprendizagem autorregulada pelos alunos. Aliado a isto, utilizou-se as metodologias ativas como situação-problemas para abordagem do conteúdo de funções orgânicas oxigenadas, buscando relacionar com o cotidiano deles e, assim, promover o ensino de forma contextualizada e problemática para o alcance da aprendizagem significativa. Os resultados alcançados por meio dos mapas conceituais e das atividades de averiguação da aprendizagem, evidenciaram indícios de desenvolvimento da aprendizagem significativa. Além disso, foi possível verificar, por meio do IPAAr, que os alunos evoluíram em seus processos regulatórios, apresentando resultados com média frequência para as fases de planificação e avaliação, porém, revelaram ainda, a necessidade de uma atenção maior por parte dos estudantes quanto a utilização das estratégias de aprendizagem voltada para execução das tarefas. Apesar disso, notou-se os alunos foram capazes de empregar estratégias cognitivas e metacognitivas em suas atividades. Diante disto, conclui-se, que é possível trabalhar a autorregulação da aprendizagem aliada com as metodologias ativas como situação-problemas para desenvolvimento da aprendizagem significativa, o que possibilita o ensino mais contextualizado e problemático, assentado aluno como protagonista de sua aprendizagem.
-
Mostrar Abstract
-
Self-regulation of learning is a construct that has been used in different areas of knowledge as it enables improvements in the students' learning process. Thus, seeking to contribute to the teaching of organic chemistry based on this construct, this research aims to present a teaching proposal based on the self-regulation of learning combined with problem situations to promote meaningful learning about the content of oxygenated organic functions in high school . As for the methodological procedures, it was based on a qualitative approach, guided by action research, exploratory and explanatory. As an instrument for data collection, initial and final conceptual maps, learning investigation activities, the Learning Self-Regulation Processes Inventory (IPAAr) and participant observation were used. The subjects of this research were 25 students in the third year of the technical course in fruit growing at a professional public school in the interior of Ceará. The teaching practice developed included ten pedagogical moments. For this purpose, self-regulation of learning was used to analyze the self-regulatory profile and favor self-regulated learning strategies by students. Allied to this, active methodologies were used as situation-problems to approach the content of oxygenated organic functions, seeking to relate them to their daily lives and, thus, to promote teaching in a contextualized and problematic way to achieve meaningful learning. The results achieved through conceptual maps and learning investigation activities showed evidence of significant learning development. In addition, it was possible to verify, through the IPAAr, that the students evolved in their regulatory processes, presenting results with average frequency for the planning and evaluation phases, however, they also revealed the need for greater attention on the part of the students regarding the use of learning strategies focused on the execution of tasks. Despite this, it was noted that students were able to employ cognitive and metacognitive strategies in their activities. In view of this, it is concluded that it is possible to work on self-regulation of learning combined with active methodologies as situation-problems for the development of meaningful learning, which enables a more contextualized and problematic teaching, placing the student as the protagonist of his learning.
|
|
4
|
-
ALDERÍ SEGUNDO DE LIMA JÚNIOR
-
Investigação do uso da engenharia didática no ensino de estatística numa escola do interior potiguar.
-
Orientador : GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA
-
MICHELE REGIANE DIAS VERONEZ
-
ROBERTO MARIANO DE ARAÚJO FILHO
-
Data: 29/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho tem como principal objetivo avaliar os efeitos de uma Engenharia Didática para o ensino de Estatística na Educação Básica, mediado por uma pesquisa em uma escola pública estadual localizada no município de Rafael Godeiro, no estado do Rio Grande do Norte, como estratégia de coleta de dados. Para tanto, tomou-se como base, lastros teóricos sobre Engenharia Didática como metodologia de pesquisa. Na fase de análises preliminares foi realizada uma revisão sistemática da literatura para verificar como a unidade temática Probabilidade e Estatística é trabalhada por meio da modalidade de ensino híbrido, como também uma análise do livro didático de matemática utilizado pelos sujeitos da pesquisa, para a fase de experimentação, utilizou-se etapas da Sala de Aula Invertida, e por fim, para validar a prática, foi feito um confrontamento de dados coletados de questionários aplicados a priori com pós análise a posteriori.
-
Mostrar Abstract
-
The main objective of this presents work is to evaluate the effects of a Didactic Engineering for the teaching of Probability and Statistics in Basic Education, through a statistical survey of students from a state public school located in the Rafael Godeiro city, in the state Rio Grande do Norte, how a data collection strategy. For that, it was taken as a basics, theoretical ballasts on Didactic Engineering how a research methodology and the Flipped Classroom model. In the preliminary analysis phase, a systematic literature review was carried out to verify how the thematic unit Probability and Statistics is worked through the hybrid teaching modality, as well as an analysis of the mathematics textbook used by the research subjects, for the experimentation, stages of the Inverted Classroom were used, and finally, to validate the practice, a comparison of data collected from questionnaires applied a priori with post a posteriori analysis was carried out.
|
|
5
|
-
FRANCINALDO DOS SANTOS CUSTÓDIO
-
O NEGRO NAS PÁGINAS DO LIVRO MODERNA PLUS DE LÍNGUA INGLESA: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE AS CRENÇAS QUE CONSTITUEM SUA (IN)VISIBILIDADE
-
Orientador : MARCOS NONATO DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSÉ CEZINALDO ROCHA BESSA
-
MARCOS NONATO DE OLIVEIRA
-
WALISON PAULINO DE ARAÚJO COSTA
-
Data: 29/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Objetivamos discutir como o livro didático da escola pública é constituído em termos imagéticos quanto a negritude. A razão da discussão do livro em questão é por fazer parte das coleções língua inglesa aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) distribuídos em grande escala para o Ensino Médio das escolas públicas. A fundamentação teórico-metodológica deste trabalho se caracteriza como uma pesquisa de natureza qualitativa fundamentada nos estudos de Identidades Sociais de Raças no Livro (FERREIRA, 2014), Letramento Crítico na Perspectiva da Linguística Aplicada (STREET, 2014; PENNYCOOK, 2006), Letramento Visual (SILVINO, 2002; STOKES, 2002) , Crenças e o Ensino de Línguas (BARCELOS, 2017) e a Gramática do Design Visual (Kress e van Leeuwen, 1996, 2000) que nos possibilita discutir os textos imagéticos como produtos providos de significados e dentro um contexto social, político e cultural. Por fim, discorremos como os códigos visuais colaboram nas práticas discursivas sociais. Percebemos, através deste trabalho, que as imagens podem ratificar preconceitos e estereótipos, entretanto ressaltamos a importância de explorar a produções de sentidos que o texto visual possibilita dentro de um contexto social, pois o letramento visual consiste em exercer a cidadania, possibilitando aos indivíduos participação social.
-
Mostrar Abstract
-
We aim to discuss how the public school textbook is constituted in terms of imagery regarding blackness. The reason for the discussion of the book in question is because it is part of the English language collections approved by the National Didactic Book Program (PNLD) distributed on a large scale for high school in public schools. The theoretical-methodological foundation of this work is characterized as a qualitative research based on studies of Social Identities of Races in the Book (FERREIRA, 2014), Critical Literacy from the Perspective of Applied Linguistics (STREET, 2014; PENNYCOOK, 2006), Visual Literacy (SILVINO, 2002; STOKES, 2002) , Beliefs and Language Teaching (BARCELOS, 2017) and Visual Design Grammar (Kress and van Leeuwen, 1996, 2000) that allow us to discuss image texts as products endowed with meanings and within a social, political and cultural context. Finally, we discuss how visual codes collaborate in social discursive practices. We realized, through this work, that images can ratify prejudices and stereotypes, however we emphasize the importance of exploring the production of meanings that the visual text makes possible within a social context, since visual literacy consists of exercising citizenship, enabling individuals to participate Social.
|
|
6
|
-
DEUVANIR DE SOUZA LIMA DINIZ
-
Avaliação da aprendizagem: a dimensão ética humanista nos anos iniciais do Ensino Fundamental
-
Orientador : SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANTONIO PEREIRA CÂNDIDO
-
IANDRA FERNANDES CALDAS
-
SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO
-
Data: 30/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A investigação intitulada “Avaliação da aprendizagem: a ética humanista nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental” encontra-se vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino (CMAE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e possui como objetivo analisar se a avaliação da aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental incorpora a dimensão ética humanista em suas práticas. O desenho metodológico da pesquisa se desenvolve a partir da abordagem qualitativa, fenomenológica e interpretativa. Quanto a seus objetivos, são exploratórios e explicativos, tendo como procedimentos a pesquisa de revisão bibliográfica, documental e de campo, e os dados foram tratados a partir do método da análise de conteúdo. A pesquisa de campo contou com a colaboração de 05 professoras de uma escola dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do Município de Pau dos Ferros. Quanto a estrutura, o trabalho foi organizado em 7 capítulos, sendo um introdutório, um metodológico, três teóricos, um empírico e um reservado as considerações finais. Esse é um trabalho de teor original e relevante, dada a lacuna identificada acerca das discussões em torno da relação “avaliação e ética humanista” na educação. Pelos estudos já realizados, acredita-se que é preciso desenvolver o “olhar docente” a partir da dimensão ética humanista, de modo que o processo avaliativo se revele mais justo e significativo para todos os envolvidos. Como resultado da pesquisa identifica-se a dimensão ética presente no fenômeno da avaliação da aprendizagem, e que costura todo o processo ensino-aprendizagem. A pesquisa permite que se revisite o paradigma pedagógico da avaliação da aprendizagem, que precisa estar direcionado ao desenvolvimento integral do ser e não somente focado na aferição dos conhecimentos científicos. Vislumbramos que as descobertas dessa investigação contribuirão significativamente para os intercâmbios acadêmicos do acontecer da educação formal para além dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, beneficiando ainda a comunidade científica como um todo.
-
Mostrar Abstract
-
The research entitled "Evaluation of learning: humanist ethics in the Early Years of Elementary School" is linked to the Post-Graduate Program in Teaching (PPGE), Academic Master's Degree Course in Teaching (CMAE) of the State University of Rio Grande do Norte (UERN) and aims to analyze whether the evaluation of learning in the Early Years of Elementary School incorporates the humanist ethical dimension in its practices. The methodological design of the research is developed from the qualitative, phenomenological and interpretative approach. As for their objectives, they are exploratory and explanatory, having as procedures the research of bibliographic, documentary and field review, and the data were treated from the method of content analysis. The field research had the collaboration of 05 teachers from a school in the Early Years of Elementary School, in the city of Pau dos Ferros. As for the structure, this work was organized into 7 chapters, one introductory, one methodological, three theoretical, one empirical and one reserved for final considerations. This is a work of original and relevant content, given the identified gap about the discussions around the relationship "evaluation and humanist ethics" in education. From the studies already carried out, it is believed that it is necessary to develop the "teaching look" from the ethical humanistic dimension, so that the evaluation process proves to be fairer and more meaningful for all involved. As a result of the research, the ethical dimension present in the phenomenon of learning evaluation is identified, which sews the entire teaching-learning process. The research allows us to revisit the pedagogical paradigm of learning evaluation, which needs to be directed to the integral development of the being and not only focused on the measurement of scientific knowledge. We envision that the findings of this research will contribute significantly to the academic exchanges of formal education for beyond the Early Years of Elementary School, also benefiting the scientific community as a whole.
|
|
7
|
-
MARIA JOCELMA DUARTE DE LIMA
-
O ENSINO DE LITERATURA NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DO PEDAGOGO
-
Orientador : DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARLY AMARILHA
-
DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
-
KEUTRE GLÁUDIA DA CONCEIÇÃO SOARES
-
Data: 30/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Esse estudo busca investigar as contribuições das experiências formativas voltadas para o ensino de literatura e a formação do leitor dos graduandos do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Campus de Pau dos Ferros – CAPF. Objetiva “investigar as contribuições das experiências formativas com o ensino de literatura, ofertadas na formação inicial do pedagogo na sua atuação em sala de aula”. As experiências formativas investigadas estão relacionadas ao ensino de literatura e a formação leitora dos futuros profissionais que atuarão como mediadores de leitura em espaços escolares e não escolares. Parte do pressuposto de que a literatura é indispensável para a formação humana e social dos sujeitos, é uma criação artística que não deve ser negada, permite a interação do homem com os diversos saberes e seu contexto político, econômico, cultural e social. A presença da literatura na formação inicial do pedagogo a é imprescindível, esses profissionais precisam de formação teórico-metodológica para apresentar e mediar a leitura e a literatura as crianças. Analisa três experiências formativas presentes na
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO www.uern.br
formação inicial dos colaboradores da pesquisa: o programa de iniciação à docência PIBID, o programa de extensão BALE e a disciplina “Literatura e infância”, que é ofertada de forma obrigatória no currículo desse curso. Respalda-se em Zilberman (2021;2014), Villardi (1999) que discute o ensino de literatura e a formação leitora, Saldanha (2018, 2022), Queiros (2019), Amarilha (2021) que defendem a inserção do ensino de literatura de forma obrigatória no currículo dos futuros pedagogos. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, como procedimentos metodológicos foram adotados a pesquisa de campo e os estudos bibliográficos. Os instrumentos utilizados foram o questionário, a observação e o diário de campo. Os sujeitos colaboradores da pesquisa são egressos do curso de Pedagogia da UERN/CAPF, formados no ano de 2017 (turma 2016.2), que estão atuando em sala de aula e tiveram a oportunidade de fazer parte das três experiências formativas que nos propomos a estudar. Os dados apontam a relevância das experiências formativas no PIBID e BALE para o graduando em Pedagogia, os programas proporcionam vivências que ultrapassam a oferta do currículo formal e não são experienciadas por todos os discentes do curso. Esse resultado sugere que a disciplina obrigatória é necessária ao currículo formal. A inserção do ensino de literatura na formação inicial formal dos pedagogos assegura o acesso ao conhecimento teórico, o conhecimento metodológico e a vivência com o texto literário, contribuindo para a formação dos futuros mediadores de leitura.
-
Mostrar Abstract
-
This study seeks to investigate the contributions of formative experiences aimed at teaching literature and reader formation of undergraduate students of the Pedagogy course at the State University of Rio Grande do Norte - UERN, Campus de Pau dos Ferros - CAPF. It aims to “investigate the contributions of the formative experiences with the teaching of literature, offered in the initial formation of the pedagogue in his performance in the classroom”. The formative experiences investigated are related to the teaching of literature and the reading formation of future professionals who will act as reading mediators in school and non-school spaces. It starts from the assumption that literature is indispensable for the human and social formation of the subjects, it is an artistic creation that should not be denied, it allows the interaction of man with the different knowledge and its political, economic, cultural and social context. The presence of literature in the initial education of the pedagogue is essential, these professionals need theoretical and methodological training to present and mediate reading and literature to children. It analyzes three formative experiences present in the initial training of research collaborators: the PIBID teaching initiation program, the BALE extension program and the subject “Literature and childhood”, which is offered as a mandatory part of the curriculum of this course. It is supported by Zilberman (2021;2014), Villardi (1999) who discusses the teaching of literature and reader training, Saldanha (2018, 2022), Queiros (2019), Amarilha (2021) who defend the insertion of literature teaching mandatory in the curriculum of future pedagogues. The study is characterized as a qualitative research, as methodological procedures were adopted in field research and bibliographical studies. The instruments used were the questionnaire, observation and field diary. The research collaborators are graduates of the Pedagogy course at UERN/CAPF, graduated in 2017 (class 2016.2), who are working in the classroom and had the opportunity to be part of the three training experiences that we propose to study. The data point to the relevance of training experiences at PIBID and BALE for undergraduates in Pedagogy, the programs provide experiences that go beyond the offer of the formal curriculum and are not experienced by all students of the course. This result suggests that compulsory discipline is necessary for the formal curriculum. The inclusion of literature teaching in the formal initial training of pedagogues ensures access to theoretical knowledge, methodological knowledge and experience with the literary text, contributing to the training of future reading mediators.
|
|
8
|
-
AJINELDO FERREIRA DA SILVA
-
TECENDO CAMINHOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA NO MUNICÍPIO DE LUCRÉCIA/RN
-
Orientador : GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA
-
MÁRCIA CRISTINA DE COSTA TRINDADE CYRINO
-
OTÁVIO FLORIANO PAULINO
-
Data: 30/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Com as constantes mudanças que vem ocorrendo no currículo do Novo Ensino Médio, principalmente com o advento da Base Nacional Curricular Comum, faz-se necessário no ato de lecionar práticas que sejam voltadas para a inserção do estudante ao contexto social para que venham compreender de forma crítica o ambiente em que vivem. Sendo assim, o presente trabalho visa contribuir com pesquisas na área de ensino, com foco em Modelagem Matemática para o ensino da Estatística no Novo Ensino Médio, de modo a utilizar o DOTPLOT e BOXPLOT, relacionando-os a atividades práticas fora do muro da escola. Apesar do ato de lecionar sugerir que os professores implementem diversificadas estratégias de ensino, no entanto, ainda é comum encontrar relatos, resistência e desafios, como: necessidade de mudança na forma de lecionar, insegurança e pouco contato com a modelagem por parte dos professores, bem como a pouca adesão e interesse de participação dos alunos. Aqui, mostramos aplicações da Modelagem Matemática no ensino de Estatística, ocorridas com promoção da coletividade e o aumento da assiduidade dos alunos, instigados a realização de atividades dinâmicas, bem como o desencadeamento da aplicabilidade da temática no cotidiano dos estudantes. Por fim, destaca-se a pesquisa como importante ferramenta na transformação social, crítica, no despertar do potencial dos alunos do município de Lucrécia-RN e que acarretou na democratização do conhecimento científico, onde levou os alunos a serem capazes de identificar a unidade temática dentro do seu cotidiano levando-os a utilizá-la com mais frequência.
-
Mostrar Abstract
-
With the constant changes that have been taking place in the curriculum called New High School, mainly with the advent of the Common National Curricular Base, it is necessary in the act of teaching practices that are aimed at inserting the student into the social context so that they come to understand criticize the environment in which they live. Therefore, the present work aims to contribute to research in the teaching area, focusing on Mathematical Modeling for teaching Statistics in New High School, in order to use DOTPLOT and BOXPLOT, relating them to practical activities outside the school walls. Despite the act of teaching suggesting that teachers implement diverse teaching strategies, however, it is still common to find reports, resistance and challenges, such as: need for change in the way of teaching, insecurity and little contact with modeling on the part of teachers, as well as the little adhesion and interest of the students' participation. Here, we show applications of Mathematical Modeling in the teaching of Statistics, which occurred with the promotion of collectivity and the increase of students' attendance, instigating the performance of dynamic activities, as well as triggering the applicability of the theme in the daily lives of students. Finally, research stands out as an important tool in social, critical transformation, in awakening the potential of students in the municipality of Lucrécia-RN and which led to the democratization of scientific knowledge, where it led students to be able to identify the thematic unit within their daily lives, leading them to use it more frequently.
|
|
9
|
-
ISABEL HAIALY PEREIRA DA SILVA
-
ESTRATÉGIAS DE ENSINO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Orientador : MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANTÔNIO CLEONILDO DA SILVA COSTA
-
MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA
-
MARIA ERIDAN DA SILVA SANTOS
-
Data: 30/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho dissertativo intitulado: As estratégias de ensino no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental, teve como questão investigativa quais e como as estratégias de ensino são utilizadas no processo de alfabetização de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública da rede municipal de ensino de José da Penha - RN. Estabeleceu-se como objetivo geral analisar as estratégias de ensino mais utilizadas pelos professores no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva de refletir sobre a implicância dessas estratégias na alfabetização dos alunos. Trata-se de um trabalho investigativo de abordagem qualitativa, ancorado em uma pesquisa de campo do tipo exploratória realizada em uma escola da rede municipal de ensino de José da Penha/RN. Adotou-se como instrumentos para construção dos dados: observações estruturadas em duas turmas de 2º ano do Ensino Fundamental, diário de campo e entrevistas semiestruturadas realizadas com os professores das turmas nas quais foram desenvolvidas as observações. Para análise e interpretação dos resultados optou-se pelo método de análise de conteúdo de Bardin (2016), que consistiu na classificação dos elementos de marcação (unidade de registro), por graus de semelhança. A partir disso, emergiram-se 43 (quarenta e três) categorias iniciais, que reagruparam-se em 06 (seis) categorias intermediárias e deram origem a 02 (duas) categorias finais. Como base teórica, recorreu-se a autores como Colello (1995), Cuberes (1997), Soares (2003, 2021), Belintane (2006, 2010, 2011, 2013), Tfouni (2010), Smolka (2012), Costa (2015), que apresentam discussões pertinentes acerca das especificidades do processo de alfabetização. No campo das estratégias de ensino, dialogou-se com discussões de pesquisadores como Zabala (1998) Libâneo (2004, 2005, 2013), Candau (2012), Bordenave e Pereira (2015), entre outros que versam sobre as questões didáticas que norteiam as estratégias de ensino. Como resultado, identificou-se que a professoras utilizam diferentes estratégias de ensino (Leitura deleite , atividades de consciência fonológica, aulas expositivas e dialogadas, jogos , contação de histórias , aulas práticas e lúdicas , projetos de leitura, sondagem, escrita na lousa, brincadeiras, registros, dinâmicas, trabalhos em grupos, narrativas orais, rodas de leitura, rodas de conversas, sequência didática, observações, reconto, atividades desafiadoras, produção escrita autônoma e compartilhada e mapa), que são mobilizadas no sentido de acompanhar e desenvolver o processo de alfabetização a partir da tríade (leitura, escrita e oralidade). Constatou-se a rigorosidade que rege a seleção das estratégias de ensino, que envolve critérios claros e precisos que consideram o quantitativo de alunos, os níveis de aprendizagem, com base em aportes teóricos e legais como a BNCC, além de contemplar espaços e tempos disponíveis na escola. Por fim, notou-se uma maior predominância de estratégias de incentivo à leitura e à escrita, se comparadas às práticas de oralidade, que muitas vezes, são associadas a momentos de oralização.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation entitled: Teaching strategies in the literacy process in the early years of Elementary School, had as an investigative question which and how teaching strategies are used in the literacy process of children in the early years of Elementary School in a public school in the municipal education network of José da Penha - RN. It was established as a general objective to analyze the teaching strategies most used by teachers in the literacy process in the early years of Elementary School in the perspective of reflecting on the implication of these strategies in the literacy of students. This is an investigative work with a qualitative approach, anchored in an exploratory field research carried out in a municipal school in José da Penha/RN. The instruments adopted for data construction were: structured observations in two classes of the 2nd year of Elementary School, a field diary and semi-structured interviews carried out with the teachers of the classes in which the observations were developed. For analysis and interpretation of the results, Bardin's (2016) content analysis method was chosen, which consisted of classifying the marking elements (registration unit), by degrees of similarity. From this, 43 (forty-three) initial categories emerged, which were regrouped into 06 (six) intermediate categories and gave rise to 02 (two) final categories. As a theoretical basis, authors such as Colello (1995), Cuberes (1997), Soares (2003, 2021), Belintane (2006, 2010, 2011, 2013), Tfouni (2010), Smolka (2012), Costa (2015), which present pertinent discussions about the specificities of the literacy process. In the field of teaching strategies, there was dialogue with discussions by researchers such as Zabala (1998) Libâneo (2004, 2005, 2013), Candau (2012), Bordenave and Pereira (2015), among others who deal with the didactic issues that guide the teaching strategies. As a result, it was identified that the teachers use different teaching strategies (Delightful reading, phonological awareness activities, expository and dialogued classes, games, storytelling, practical and playful classes, reading projects, sounding, writing on the blackboard, games , records, dynamics, group work, oral narratives, reading circles, conversation circles, didactic sequence, observations, retelling, challenging activities, autonomous and shared written production and map), which are mobilized in order to monitor and develop the process of literacy based on the triad (reading, writing and orality). The rigor that governs the selection of teaching strategies was verified, which involves clear and precise criteria that consider the number of students, the levels of learning, based on theoretical and legal contributions such as the BNCC, in addition to contemplating available spaces and times at school. Finally, there was a greater predominance of strategies to encourage reading and writing, compared to orality practices, which are often associated with moments of oralization.
|
|
10
|
-
BEATRIZ ANDRADE DOS SANTOS
-
A FORMAÇÃO E AUTOFORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA LITERÁRIA NO PROJETO “MIRINS LEITORES, GRANDES MEDIADORES” DO PROGRAMA BALE
-
Orientador : DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
-
MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO
-
RENATA JUNQUEIRA DE SOUZA
-
Data: 31/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente resumo refere-se a pesquisa de dissertação intitulada “A formação e autoformação de mediadores de leitura literária no projeto “Mirins leitores, grandes mediadores” do
programa BALE”. A pesquisa está vinculada ao Mestrado em Ensino do Programa de Pós- graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) do
Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF). A questão problema que conduz a investigação é: como as ações formativas do programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE), por meio do seu projeto “Mirins Leitores e Grandes Mediadores” contribuem para a formação e autoformação de mediadores mirins? O estudo, trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo principal é analisar a formação e autoformação de “Mirins Leitores e Grandes Mediadores” do programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE), relacionado a este, temos como objetivos específico: a) identificar as estratégias utilizadas pelas formadoras/coordenadoras do projeto BALE MIRIM no processo de formação dos leitores e mediadores Mirins; b) examinar como se dar o planejamento das mediações de leitura a serem realizadas pelos alunos voluntários do BALE MIRIM; c) descrever as estratégias mediações de leitura realizadas pelos baleanos mirins e a repercussão dessas na formação e autoformação. Para a fundamentação teoria da discussão proposta, temos como base, as teorias propostas por Jouve (2002), Zilberman (2009) Abramovich (1997), Amarilha (2013) que colaboram com as discussões sobre a formação do leitor e a leitura literária, Souza; Modesto-Silva; Motoyama (2020), Dantas (2019), Graves & Graves (1995), Cosson (2009) que discutem sobre o conceito de mediação e as estratégias de leitura, Bezerra (2020) e Sampaio (2013) contribuem com as discussões sobre o BALE e o projeto BALE MIRIM, dentre outros autores que contribuem para o enriquecimento da temática proposta. Na coleta de dados em campo, temos a colaboração da coordenadora voluntária do projeto BALE MIRIM e das crianças voluntárias do projeto, além de contarmos com a contribuição de três turmas de alfabetização de uma Escola Municipal de Pau dos Ferros/RN que receberam as mediações de leitura literária a ser realizada pelos baleanos mirins. A pesquisa de campo realizou-se em três etapas, sendo elas: 1a Entrevista exploratória com a coordenadora do projeto; observação participante em um dos encontros formativos do BALE MIRIM; 2a Mediações de leitura realizadas pelos baleanos mirins; 3a Entrevista em grupo focal com os voluntários mirins. É válido ressaltar, que entre as 1a e 2a etapa da pesquisa em campo, realizou-se uma oficina de intervenção. A interpretação e análise dos dados coletados se utilizou da técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Ao término do trabalho dissertativo concluímos que o projeto “Mirins leitores, grandes mediadores”, por meio de suas ações, contribuem para o processo de formação e autoformação de leitores e mediadores de leitura mirim, na medida em que, desperta o gosto pela leitura, incentiva os seus voluntários a compartilharem as suas experiências, por meio da mediação de leitura de criança para criança encantando e transformando vidas.
-
Mostrar Abstract
-
This summary refers to the dissertation research entitled “The training and self-training of literary reading mediators in the project “Mirins readers, great mediators” of the BALE program”. The research is linked to the Masters in Teaching of the Postgraduate Program in Teaching (PPGE) of the State University of Rio Grande do Norte (UERN) of the Pau dos Ferros Advanced Campus (CAPF). The problem question that leads the investigation is: how do the formative actions of the Ambulante Library and Literature in Schools (BALE) program, through its project "Mirins readers, great mediators " contribute to the formation and self-training of child mediators? The study is a qualitative research whose main objective is to analyze the formation and self-formation of " Mirins readers, great mediators " of the Walking Library and Literature in Schools (BALE) program, related to this, we have as specific objectives: a) identify the strategies used by the trainers/coordinators of the BALE MIRIM project in the process of training young readers and mediators; b) examine how to plan the reading mediations to be carried out by the volunteer students of BALE MIRIM; c) describe the reading mediation strategies carried out by young Baleans and their impact on training and self-training. For the theoretical basis of the proposed discussion, we have as a basis, the theories proposed by Jouve (2002), Zilberman (2009) Abramovich (1997), Amarilha (2013) that collaborate with the discussions about the formation of the reader and literary reading, Souza ; Modesto-Silva; Motoyama (2020), Dantas (2019), Graves & Graves (1995), Cosson (2009) who discuss the concept of mediation and reading strategies, Bezerra (2020) and Sampaio (2013) contribute to the discussions on BALE and the BALE MIRIM project,
among other authors who contribute to the enrichment of the proposed theme. In field data collection, we have the collaboration of the volunteer coordinator of the BALE MIRIM project and the volunteer children of the project, in addition to having the contribution of three literacy classes at a Municipal School in Pau dos Ferros/RN, who received the mediations of literary reading to be carried out by young Baleans. Field research was carried out in three stages, namely: 1st Exploratory interview with the project coordinator; participant observation in one of the formative meetings of BALE MIRIM; 2nd Reading mediations carried out by young Baleans; 3rd Focus group interview with junior volunteers. It is worth noting that between the 1st and 2nd stages of field research, an intervention workshop was held. The interpretation and analysis of the collected data used the content analysis technique proposed by Bardin (2011). At the end of the dissertation work, we conclude that the project "Mirins readers, great mediators", through its actions, contribute to the process of formation and self-formation of readers and mediators of young reading, insofar as it awakens the taste for reading, encourages its volunteers to share their experiences, through reading mediation from child to child, enchanting and transforming lives.
|
|
11
|
-
FRANCISCO ALEXLANIO ALVES MAIA
-
Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE): implicações na qualidade do ensino em uma escola de ensino médio em tempo integral de Pau dos Ferros/RN
-
Orientador : SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA MARIA MORAIS COSTA
-
ANTÔNIA BRUNA DA SILVA
-
SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS
-
Data: 31/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) é um mecanismo de destinação de recursos financeiros, em caráter suplementar, para todas as escolas públicas da educação básica, com o objetivo de assegurar as condições básicas de funcionamento e autogestão da escola. Essa pesquisa tem como objetivo geral analisar as implicações do PPDE– Educação Básica para a melhoria da qualidade do ensino em uma escola pública de ensino médio em tempo integral. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição de ensino, pertencente a rede estadual de ensino da educação básica do município de Pau dos Ferros/RN. A população do presente estudo foi composta por um total de (19) dezenove sujeitos, sendo estes (15) quinze professores e 04 (quatro) membros do Conselho Escolar. Para o processo de coleta de dados, foi utilizado a observação direta na escola, a entrevista semiestruturada e o questionário. Os dados obtidos foram analisados atendendo as particularidades do fenômeno investigado, a partir da abordagem critico-interpretativa, levando em consideração a fundamentação teórica sobre a temática em questão. Apesquisa de campo foi operacionalizada em três momentos: a) observação, realizada por meio de visita à escola para apresentação da pesquisa e sensibilização dos profissionais que colaboraram com o estudo; b) entrevista, realizada com membros do conselho escolar, como também a aplicação de um questionário aos professores do ensino médio; c) tabulação e análise dos dados obtidos. Dos resultados da pesquisa, destacamos: I) Importância do programa para autonomia escolar com a transferência direta dos recursos do PDDE para escola; II) Investimento em infraestrutura e custeio de atividades pedagógicas com objetivo de melhorar a qualidade do ensino; III) necessidade de ampliação do recurso do programa para atender demandas essenciais do cotidiano escolar com oferta de ensino em tempo integral; IV) perspectivas de gestão democrática por meio do planejamento coletivo para discussão das prioridades/necessidades da escola; V) possibilidade de custeio de recursos pedagógicos que auxiliam o professor no dia a dia da sala de aula, promovendo atividades didático-pedagógicas com consequência direta no processo ensino e de aprendizagem; VI) limite quanto aos gastos e destino dos recursos do PPDE, estabelecidos previamente pela legislação do PDDE. Diante do exposto, pudemos perceber a importância do PDDE como uma política de financiamento que oportuna a escola planejar e executar os recursos de acordo com as necessidades/prioridades em favor da qualidade do ensino.
-
Mostrar Abstract
-
The Direct Money at School Program (PDDE) is a mechanism for allocating financial resources, on a supplementary character, to all public basic education schools, with the aim of ensuring the basic conditions for the functioning and self-management of the school. The general objective of this research is to analyze the implications of the PPDE – Basic Education for improving the quality of teaching in a full-time public high school. The research was carried out in an educational institution, belonging to the state network of basic education in the city of Pau dos Ferros/RN. The population of the present study consisted of a total of (19) nineteen subjects, these being (15) fifteen teachers and four (04) members of the School Board. For the data collection process, the direct observation at school, the semi-structured interview and the questionnaire were used. The data obtained were analyzed meeting the particularities of the phenomenon investigated, from the critical-interpretative approach, taking into account the theoretical foundation on the theme in question. The field research was operationalized in three moments: a) observation, performed through a visit to the school to present the research and sensitize the professionals who collaborated with the study; b) interview, conducted with members of the school board, as well as the application of a questionnaire to high school teachers; c) tabulation and analysis of the obtained data. From the results of the research, we highlight: I) Importance of the program for school autonomy with the direct transfer of resources from PDDE to school; II) Investment in infrastructure and costing of pedagogical activities in order to improve the quality of teaching; III) need to expand the program's resources to meet essential demands of the school routine with full-time teaching; IV) perspectives of democratic management through collective planning to discuss the priorities/needs of the school; V) possibility of costing pedagogical resources that assist the teacher in the day-to-day classroom, promoting didactic-pedagogical activities with direct consequence in the teaching and learning process; VI) limit on the expenses and destination of PPDE resources, previously established by PDDE legislation. In view of what was exposed, we could perceive the importance of the PDDE as a financing policy that timely the school plan and execute the resources according to the needs/priorities in favor of the quality of teaching.
|
|
12
|
-
MAURO SILVANO MEDEIROS PEREIRA
-
MULTIMODALIDADE E ENSINO DE PORTUGUÊS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “EM MÃOS, PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS
-
Orientador : MARIA ZENAIDE VALDIVINO DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
TATIANA BOLIVAR LEBEDEFF
-
JOSE RODRIGUES DE MESQUITA NETO
-
MARIA ZENAIDE VALDIVINO DA SILVA
-
Data: 31/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar textos multimodais no recurso didático “Em mãos, português como segunda língua para surdos” a partir da semiótica social e da multimodalidade. A fundamentação teórica que ancora nossa análise fez uso de teorias voltadas à Semiótica Social (KRESS; VANLEEUWEN, 1996, 2006; PINHEIRO, 2007; KRESS, 2010; CALLOW, 2013; SILVA, 2016; GUAL-BERTO, 2016) e Multimodalidade (VIEIRA, 2015; SILVA, 2021; RIBEIRO, 2016; KRESS; VANLEEUWEN, 2000; DIONÍZIO, 2014; FERNANDES; ALMEIDA, 2008), seguindo para a Educação de Surdos com os principais documentos mandatários (BRASIL, 2002, 2005, 2021, 2023) e teorias da educação de surdos (QUADROS; KARNOPP, 2004; STROBEL, 2009). Trata-se de uma pesquisa descritiva e interpretativista, com abordagem qualitativa. Portanto, nesta pesquisa, buscamos incorporar a LIBRAS, a Semiótica Social e a Multimodalidade como abordagem potencializadora da educação bilíngue para surdos, tendo em vista que a Língua de Sinais se integra à Semiótica Social e à Multimodalidade para a compreensão dos modos que manifestam significados a partir de textos com prevalência no visual para alunos surdos. Os resultados validam que o livro analisado, rico em aspectos multimodais, como imagens, ícones, figuras, formas e cores, ainda é preciso preencher as lacunas com propostas de leituras que sejam calcadas nos aspectos de forma significativa, possibilitando uma leitura plena e que contribua para o desenvolvimento intelectual do aluno surdo, desde os anos iniciais de sua formação escolar. Dessa forma, enfatizamos que além da proposta de leitura de imagens e da análise de elementos multimodais, as sugestões de leitura multimodal crítica implicarão o sucesso significativo dos alunos, visto que desenvolverão a capacidade de opinar, de negociar e de serem capazes de envolverem-se criticamente nas condições de vida, tornando-se participantes de suas experiências visuais mediadas pela criticidade, considerando seus contextos para um agir no mundo.
-
Mostrar Abstract
-
This research has as general objective to investigate multimodal texts in the didactic resource "In hands, Portuguese as a second language for the deaf" based on social semiotics and multimodality. The theoretical foundation that anchors our analysis made use of theories focused on Social Semiotics (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996, 2006; PINHEIRO, 2007; KRESS, 2010; CALLOW, 2013; SILVA, 2016; GUALBERTO, 2016) and Multimodality (VIEIRA, 2015; SILVA, 2021; RIBEIRO, 2016; KRESS; VAN LEEUWEN, 2000; DIONÍZIO, 2014; FERNANDES; ALMEIDA, 2008), moving on to Deaf Education with the main mandatory documents (BRASIL, 2002, 2005, 2021, 2023) and theories of deaf education (QUADROS; KARNOPP, 2004; STROBEL, 2009). This is a descriptive and interpretive research, with a qualitative approach. Therefore, in this research, we seek to incorporate Brazilian Sing Language (LIBRAS), Social Semiotics and Multimodality as an approach that enhances bilingual education for the deaf, considering that Sign Language is integrated with Social Semiotics and Multimodality for the understanding of the ways that manifest meanings to from texts with prevalence in the visual for deaf students. The results validate that the analyzed book, rich in multimodal aspects, such as images, icons, figures, shapes and colors, still needs to fill in the gaps with reading proposals that are based on the aspects in a meaningful way, enabling a full reading that contributes to for the intellectual development of deaf students, from the early years of their schooling. Thus, we emphasize that in addition to the proposed image reading and analysis of multimodal elements, the suggestions for critical multimodal reading will imply significant success for students, as they will develop the ability to opine, negotiate and be able to involve themselves. themselves critically in living conditions, becoming participants in their visual experiences mediated by criticality, considering their contexts for acting in the world.
|
|
13
|
-
KAIQUE KAYONAN LOPES DELFINO
-
O ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA ATRELADO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS: CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Orientador : MARCOS NONATO DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE RODRIGUES DE MESQUITA NETO
-
MARCOS NONATO DE OLIVEIRA
-
SAMUEL DE CARVALHO LIMA
-
Data: 31/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa tem como discussão central os estudos direcionado às crenças e as experiências de alunos do ensino fundamental sobre o ensino de leitura em língua inglesa e as tecnologias digitais. Sabemos que o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa está condicionado por uma série de fatores, dentre eles podemos destacar a prática da leitura. O processo de leitura está diretamente ligado à capacidade de decodificação do que se está escrito, essa prática nos permite olhar para uma série de símbolos escritos e obter significado deles, fazendo com que aquelas palavras vão construindo significados no nosso inconsciente. A tecnologia está presente no contexto da aprendizagem de línguas em todo o mundo e em todos os níveis diferentes. Estamos aptos a encontrá-las em todos os níveis da educação, do setor primário à educação dos adultos. O nosso objetivo geral é investigar as crenças e as experiências de alunos do ensino fundamental sobre o ensino de leitura em língua inglesa atrelado às tecnologias digitais. Os autores que compõem os nossos pressupostos teóricos estão divididos em suas linhas de estudos, no âmbito das discussões sobre Tecnologias Digitais temos as contribuições de: Paiva (2008), Dias (2010), Masetto (2012), Oliveira, E. (2013) e Pim (2013), na perspectiva das Crenças sobre o ensino de Línguas temos as observações de: Silva (2005, 2007), Barcelos (2004a, 2004b, 2006), Vieira-Abrahão (2006) e Oliveira, M. (2007), no ponto de vista dos estudos sobre as Experiências ligadas ao ensino de Línguas temos, Miccoli (2003, 2004, 2006, 2007, 2010a, 2010b), Cunha (2005), a respeito do Ensino de Leitura temos: Solé (1998) e Freire (2003), dentre outros, que nos permitiram uma melhor compreensão acerca da temática abordada. Este estudo se caracteriza como uma investigação inserida nos limites da linguística aplicada, de natureza descritiva e interpretativista, uma vez que explora as experiências e as crenças de alunos, bem como utiliza a abordagem qualitativa de pesquisa. Os sujeitos deste estudo são oito alunos do ensino fundamental de uma escola pública do ensino fundamental. Para a coleta do corpus, utilizaremos o autorrelato como instrumento de pesquisa. Os resultados alcançados nesta investigação são o reconhecimento das tecnologias digitais como elementos importantes para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da leitura na sala de aula de língua inglesa.Desse modo, podemos observar que os alunos valorizam a utilização das tecnologias digitais atrelada ao ensino de leitura na sala de aula, pelo fato delas serem muito importantes para a mediação/transmissão dos conteúdos, sendo elas ferramentas positivas na propagação do conhecimento.Assim, concluímos que os depoimentos dos alunos mostram uma grande eficiência quanto à utilização das tecnologias digitais em conduzir o ensino de língua inglesa, principalmente no que tange à prática de leitura.
-
Mostrar Abstract
-
This research has as its central discussion the studies directed to the beliefs and experiences of elementary school students about teaching reading in English and digital technologies. We know that the process of teaching and learning the English language is conditioned by a series of factors, among which we can highlight the practice of reading. The reading process is directly linked to the ability to decode what is written, this practice allows us to look at a series of written symbols and obtain meaning from them, causing those words to build meanings in our unconscious. Technology is present in the context of language learning all over the world and at all different levels. We are able to find them at all levels of education, from the primary sector to adult education. Our general objective is to investigate the beliefs and experiences of elementary school students about teaching reading in English linked to digital technologies. The authors who make up our theoretical assumptions are divided into their lines of study, within the scope of discussions on Digital Technologies we have the contributions of: Paiva (2008), Dias (2010), Masetto (2012), Oliveira, E. (2013) and Pim (2013), from the perspective of Beliefs about Language teaching, we have the observations of: Silva (2005, 2007), Barcelos (2004a, 2004b, 2006), Vieira-Abrahão (2006) and Oliveira, M. (2007) , from the point of view of studies on Experiences related to Language teaching, we have Miccoli (2003, 2004, 2006, 2007, 2010a, 2010b), Cunha (2005), regarding Reading Teaching we have: Solé (1998) and Freire (2003), among others, which allowed us a better understanding of the theme addressed. This study is characterized as an investigation within the limits of applied linguistics, of a descriptive and interpretive nature, since it explores the experiences and beliefs of students, as well as using a qualitative research approach. The subjects of this study are eight elementary school students from a public elementary school. For the collection of the corpus, we will use self-report as a research tool. The results achieved in this investigation are the recognition of digital technologies as important elements for the development and improvement of reading in the English language classroom. In this way, we can observe that students value the use of digital technologies linked to teaching reading in the classroom, because they are very important for the mediation/transmission of contents, being positive tools in the propagation of knowledge. Thus, we conclude that the students' testimonies show great efficiency regarding the use of digital technologies in conducting English language teaching, especially with regard to reading practice.
|
|
14
|
-
SYMARA ABRANTES ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA CABRAL
-
SAÚDE NA ESCOLA PARA O LETRAMENTO EM SAÚDE NO ENSINO BÁSICO DO MUNICÍPIO DE PAU DOS FERROS - RN
-
Orientador : DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO
-
MARIA BERENICE GOMES NASCIMENTO
-
SARA TACIANA FIRMINO BEZERRA
-
Data: 31/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente estudo tem por objetivo apresentar uma proposta pedagógica crítico-reflexiva, a partir de métodos ativos de ensino e aprendizagem, para o letramento em saúde nos espaços escolares do município de Pau dos Ferros – Rio Grande do Norte. A proposta foi elaborada com base em pressupostos conceituais e de estado da arte sobre o ensino científico e o ensino de saúde nos ambientes escolares, constituídos a partir de revisões integrativas da literatura. Como base, foi realizado, ainda, um estudo ecológico de análise situacional do município citado. Trata-se, pois, de um estudo que tem por base metodológica os preceitos pós-críticos em educação, que sustentam uma proposta de inovação com potencial impacto social. A partir dos questionamentos: como o ensino científico é realizado? Como a educação em saúde de projeta na realidade das escolas? Que condições epidemiológicas locais requerem intervenção? Foi possível observar lacunas no processo educacional no que concerne à abordagem educacional para o letramento científico, predomina um ensino tradicionalista com base em uma compreensão biológica do ser humano. Tais lacunas repercutem para deficiência, sobretudo, no letramento em saúde. A saúde no Brasil tem sua base na Atenção Básica, com pressupostos preventivos, entretanto, na realidade, o que se observa é uma abordagem curativista, com foco no tratamento de doenças que, por sua vez, emergem de fatores biopsicossociais que, em sua maioria, resultam de déficit de autocuidado. Diversas ações são realizadas com o objetivo de fortalecer a atenção voltada à prevenção, como é o caso do programa Saúde na Escola, entretanto, o programa também demonstra fragilidades quando a sua operacionalização, sobretudo pela abordagem generalista, sem foco nas singularidades e dissociada do ensino científico, com predominância de ações para adolescentes, e atuação dissociada entre os profissionais da saúde e da educação. Quanto ao município de Pau dos Ferros, foi possível observar, que o município possui uma base formativa multiprofissional, com diversas faculdades e cursos superiores, entretanto seus projetos negligenciam o ensino científico. O perfil epidemiológico demonstra existência de problemas em diversos âmbitos, sobretudo na imunização, morbimortalidade infantil, gravidez na adolescência, entre outros. Emerge, pois, uma proposta pedagógica de oficina intitulada Ensino Científico e letramento em saúde: educação e saúde de mãos dadas”, que poderá ser executada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros, cujo público-alvo são os profissionais da educação e saúde do município, cujo foco é o fortalecimento do ensino de saúde para o letramento em saúde da população.
-
Mostrar Abstract
-
This study aims to present a critical-reflexive pedagogical proposal, based on active teaching and learning methods, for health literacy in school spaces in the municipality of Pau dos Ferros - Rio Grande do Norte. The proposal was elaborated based on conceptual and state-of-the-art assumptions about scientific teaching and health teaching in school environments, constituted from integrative literature reviews. As a basis, an ecological study of situational analysis of the aforementioned municipality was also carried out. It is, therefore, a study that has as its methodological basis the post-critical precepts in education, which support a proposal for innovation with potential social impact. From the questions: how is scientific teaching carried out? How is health education projected into the reality of schools? What local epidemiological conditions require intervention? It was possible to observe gaps in the educational process regarding the educational approach to scientific literacy, a traditionalist teaching based on a biological understanding of the human being predominates. Such gaps have repercussions for deficiencies, above all, in health literacy. Health in Brazil is based on Primary Care, with preventive assumptions, however, in reality, what is observed is a curative approach, focusing on the treatment of diseases that, in turn, emerge from biopsychosocial factors that, for the most part, , result from self-care deficit. Several actions are carried out with the objective of strengthening attention focused on prevention, as is the case of the Health at School program, however, the program also demonstrates weaknesses when it is operationalized, especially due to the generalist approach, without focus on singularities and dissociated from teaching scientific, with a predominance of actions for adolescents, and a dissociated action between health and education professionals. As for the municipality of Pau dos Ferros, it was possible to observe that the municipality has a multidisciplinary training base, with several faculties and higher education courses, however its projects neglect scientific teaching. The epidemiological profile demonstrates the existence of problems in several areas, especially in immunization, child morbidity and mortality, teenage pregnancy, among others. Therefore, a pedagogical proposal for a workshop entitled Scientific Teaching and Health Literacy: education and health hand in hand”, which can be carried out by the State University of Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros, whose target audience is the education and health professionals in the municipality, whose focus is on strengthening health education for the health literacy of the population.
|
|
15
|
-
FERNANDO HENRIQUE NOGUEIRA AMARAL
-
DESENVOLVIMENTO GEOMÉTRICO DE VAN HIELE NO ENSINO DE POLIEDROS COM USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS
-
Orientador : OTÁVIO FLORIANO PAULINO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANTONIO DIEGO DA SILVA FARIAS
-
GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA
-
OTÁVIO FLORIANO PAULINO
-
Data: 27/04/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A matemática tem fundamental importância para a vivência em sociedade. Porém, os estudantes, por vezes, a tratam com dificuldade tornando uma disciplina problemática. No entanto, o professor pode fornecer subsídios para uma aprendizagem dinamizada e efetiva na busca de novas estratégias de ensino de matemática. Diante disso, este trabalho tem como principal objetivo analisar como o uso da teoria de Van Hiele pode favorecer o processo de aprendizagem da Geometria Espacial a partir de materiais manipuláveis em uma turma da 3ª série do ensino médio, localizada no município de Rafael Godeiro, no estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, foram feitos levantamentos in loco para investigar os conhecimentos prévios dos alunos da referida turma. Também foi elaborada e aplicada uma proposta para o ensino de Poliedros baseada na teoria de Van Hiele, de maneira que se conheça o nível de Pensamento Geométrico. Foi realizada uma revisão de literatura, nas primeiras fases, para averiguar como a teoria de Van Hiele tem sido trabalhada e disseminada no Brasil. Os educandos foram capazes de visualizar, reconhecer, identificar propriedades e relacioná-las, porém, não conseguiram efetuar provas formais de algumas figuras geométricas espaciais. Para validação da proposta, além da observação feita no decorrer da experimentação, foram efetuadas análises das atividades seguidas pela metodologia imposta pela Teoria de Van Hiele, por meio de alguns questionamentos e depois comparados com os dados colhidos de forma preliminar. Observamos que houve um avanço no nível da turma, o primeiro e o segundo nível foi atingido em sua totalidade, porém, o terceiro nível foi alcançado por metade da turma.
-
Mostrar Abstract
-
Mathematics is of fundamental importance for living in society. However, students sometimes treat it with difficulty, making it a problematic discipline. However, the teacher can provide subsidies for dynamic and effective learning in the search for new mathematics teaching strategies. In view of this, the main objective of this work is to analyze how the use of Van Hiele's theory can favor the learning process of Spatial Geometry from manipulable materials in a 3rd grade high school class, located in the municipality of Rafael Godeiro, in the state of Rio Grande do Norte. For this purpose, on-site surveys were carried out to investigate the prior knowledge of the students in that class. A proposal for teaching Polyhedrons based on Van Hiele's theory was also elaborated and applied, so that the level of Geometric Thinking is known. A literature review was carried out, in the first stages, to find out how Van Hiele's theory has been worked on and disseminated in Brazil. Students were able to visualize, recognize, identify properties and relate them, however, they were unable to carry out formal tests of some spatial geometric figures. In order to validate the proposal, in addition to the observation made during the experimentation, analyzes of the activities followed by the methodology imposed by the Van Hiele Theory were carried out, through some questions and then compared with the data collected in a preliminary way. We observed that there was an advance in the level of the class, the first and second levels were reached in their entirety, however, the third level was reached by half of the class.
|
|
16
|
-
EMANUEL MATEUS DA SILVA
-
DA LEITURA DE TEXTOS VERBO-VISUAIS À PRODUÇÃO DE TEXTOS DISSERTATIVO ARGUMENTATIVOS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO NA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
Orientador : JOSÉ CEZINALDO ROCHA BESSA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSÉ CEZINALDO ROCHA BESSA
-
MARCOS NONATO DE OLIVEIRA
-
HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA
-
Data: 24/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação tem como objetivo analisar como os alunos produzem textos dissertativos argumentativos a partir de uma proposta de intervenção pedagógica com foco na leitura, interpretação e análise dos textos verbos visuais, como intuito de que eles compreendam a utilização de diferentes informações para construção do texto. Tomamos como objeto de investigação textos dissertativos argumentativos produzidos por alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual no município de Farias Brito – CE. A base teórica da pesquisa está fundamentada nas ideias sobre o funcionamento dialógico da linguagem propostas pelo Círculo de Bakhtin (2013, 2015, 2016, 2017, 2018); Volóchinov (2013, 2017, 2019); Medviédev (2012) e estudiosos como Faraco (2009), Brait (2005, 2018, 2019, 2020a, 2020b), Fiorin (2020); Geraldi (1996, 2013, 2015), Sobral (2009), dentre outros. No tocante à verbo-visualidade, reportamos os estudos de Brait (2009, 2013, 2017) e Rojo (2019). No que diz respeito à multimodalidade da linguagem, referenciamo-nos nos trabalhos de Rojo (2012, 2013, 2015) e Ribeiro (2021). Para compreender o trabalho com a produção de texto na escola, buscamos nos ancorar em contribuições de Moretto (2013), Oliveira (2010), Guedes (2009) e Elias (2021). Na tentativa de aprimorar a fundamentação desse trabalho a respeito da argumentação, recorremos aos estudos da Nova Retórica, de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014) e Fiorin (2022). Além desses trabalhos, buscamos ancoragem em estudiosos da linguística textual, dentre eles Antunes (2003) e Koch (2021), para nos aprofundar sobre estratégias relativas à construção da argumentação. Como apoio teórico para a proposta do projeto de intervenção, reportamo-nos em Hernández e Ventura (2017). Com relação aos aspectos metodológicos, esta pesquisa pode ser caracterizada como sendo uma pesquisa-ação. Assume uma análise interpretativa, com foco qualitativo e procedimentos que incluem a descrição e a interpretação. O estudo contempla a análise de dez textos produzidos pelos alunos, sendo cinco da situação inicial, produzidos antes da intervenção pedagógica, e cinco da situação final, produzidos após a intervenção pedagógica. O corpus analisado demonstra que as dificuldades dos alunos em realizar um diálogo com texto verbo-visuais e visuais antes da intervenção pedagógica foram amenizadas após o processo interventivo, visto que, na produção final, percebemos a presença das ideias contidas nos textos motivadores (verbo-visuais e visuais) nos enunciados dos autores. Indica, ainda, que a intervenção pedagógica contribuiu para o desenvolvimento das competências de leitura e interpretação dos textos verbo-visuais e visuais para escrita de textos dissertativos argumentativos. Esses resultados revelam que o trabalho a partir da análise dos textos motivadores para escrita, pode auxiliar na direção de um ensino de produção textual, de modo a contribuir para o desenvolvimento das competências argumentativas e reflexivas dos estudantes.
-
Mostrar Abstract
-
The present dissertation aims to analyze how students produce argumentative essays based on a pedagogical intervention focused on reading, interpretation, and analysis of verbal and visual texts, with the intention of helping them understand the use of different information to construct the text. We take as the object of investigation argumentative essays produced by third-year high school students from a public school in the state of Ceará, Brazil. The theoretical basis of the research is Bakhtin’s Circle (2013, 2015, 2016, 2017, 2018), Volóchinov (2013, 2017, 2019), Medviédev (2012), and scholars such as Faraco (2009), Brait (2005, 2018, 2019, 2020a, 2020b), Fiorin (2020), Geraldi (1996, 2013, 2015), Sobral (2009), among others. Regarding verbal-visuality, we refer to the studies of Brait (2009, 2013, 2017) and Rojo (2019). With regard to the multimodality of language, we refer to the works of Rojo (2012, 2013, 2015) and Ribeiro (2021). To understand the work of text production in school, we seek to anchor ourselves in the contributions of Moretto (2013), Oliveira (2010), Guedes (2009), and Elias (2021). In an attempt to improve the foundation of this work regarding argumentation, we turn to the studies of New Rhetoric by Perelman and Olbrechts-Tyteca (2014) and Fiorin (2022). In addition to these works, we seek anchoring in scholars of textual linguistics, among them Antunes (2003) and Koch (2021), to deepen our understanding of strategies related to the construction of argumentation. As theoretical support for the proposed intervention project, we refer to Hernándes and Ventura (2017). Regarding the methodological aspects, this research can be characterized as an action research. It assumes an interpretive analysis, with a qualitative focus and procedures that include description and interpretation. The study includes the analysis of ten texts produced by the students, five from the initial situation, produced before the pedagogical intervention, and five from the final situation, produced after the pedagogical intervention. The analyzed corpus demonstrates that the difficulties of the students in engaging in a dialogue with verbal-visual and visual texts before the pedagogical intervention were mitigated after the intervention process, as we perceive the presence of ideas contained in the motivating texts (verbal-visual and visual) in the authors’ statements in the final production. It also indicates that the pedagogical intervention contributed to the development of reading and interpretation competencies of verbal-visual and visual texts for writing argumentative essays. These results reveal that working from the analysis of motivating texts for writing can assist in directing a teaching of textual production, contributing to the development of argumentative and reflective competencies of students.
|
|
17
|
-
DANIELE MIRTE DE OLIVEIRA
-
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: SEU PAPEL NO ENSINO ÉTICO HUMANISTA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
-
Orientador : SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA
-
SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO
-
LUÍS MIGUEL DIAS CAETANO
-
Data: 26/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A educação contemporânea tem privilegiado a formação conteudista e tecnicista em detrimento da formação do “ser humano”, o que implica, dentre muitas variáveis, na educação ética de foro humanístico. O problema se apresenta sob três cenários: o primeiro acerca dos sentidos, significados e o lugar que ocupa a ética humanista na educação. O segundo, as tecnologias como mediadoras nesse processo. E a última cena, a da juventude, que se encontra em um momento etapa da vida, em que necessita formar o pensamento reflexivo sobre as rotas que tomará em seu existir. Assim, a investigação visa “Compreender qual o papel das TDIC no ensino ético humanista de alunos do Ensino Médio”. Nossa pesquisa, de cunho qualitativo, fenomenológico e interpretativo foi organizada em dois momentos. No primeiro, a jornada se estendeu a partir de significativa revisão bibliográfica e da pesquisa documental. Desta forma, o trabalho possui 3 capítulos teóricos, em que destacamos os conceitos e interfaces entre educação, ética, ética humanista, TDIC e sua função mediadora na formação integral e humana. Na segunda parte, recorremos à pesquisa de campo, em uma turma do Ensino Médio, na área do conhecimento Ciências Humanas Sociais e Aplicadas.Foram utilizadas como técnicas de coleta de dados: a) Oficinas temáticas Integradoras (OTI), em que tomamos a observação participante como apetrecho para recolha de dados; b) Aplicação de questionários aos professores. Para a análise e tratamento dos dados adotamos o método de Análise de Conteúdo. O descortinar dessa pesquisa apresentou contributos inéditos à educação, dado que identificamos existirem lacunas que retratem a relação temática entre a TDIC e formação ética humanista. Identificamos nesse trajeto epistêmico, que são necessárias práticas pedagógicas que versem para além dos componentes curriculares. Refletimos, ser preponderante uma formação que integreas TDIC com a formação bio, psico, espiritual e social humana, considerando esses elementos-chave para a educação integral na contemporaneidade. Os resultados permitiram identificar o significativo potencial da ética humanista na formação humana e como as TDIC poderão acrescentar valores neste campo ao processo de ensino e aprendizagem, que precisa superar o paradigma do conteúdo em si, e avançar em direção à perspectiva do aperfeiçoamento humano.
-
Mostrar Abstract
-
Contemporary education has privileged the content and technical formation to the detriment of the formation of the "human being", which implies, among many variables, in the ethical education of a humanistic nature. The problem is presented under three scenarios: the first about the senses, meanings and the place that humanist ethics occupies in education. The second, technologies as mediators in this process. And the last scene, that of youth, which is in a stage of life, in which it needs to form reflective thinking about the routes it will take in its existence. Thus, the research aims to "Understand the role of TDIC in the humanistic ethical teaching of high school students". Our qualitative, phenomenological and interpretative research was organized in two moments. In the first, the journey extended from a significant bibliographic review and documentary research. In this way, the work has 3 theoretical chapters, in which we highlight the concepts and interfaces between education, ethics, humanist ethics, TDIC and its mediating function in integral and human formation. The second part, we resort to field research, in a high school class, in the field of Social and Applied Human Sciences. Were used as data collection techniques: a) Integrative Thematic Workshops (OTI), in which we take participant observation as a tool for data collection; b) Application of questionnaires to teachers. For the analysis and treatment of the data we adopted the method of Content Analysis. The unveiling of this research presented unprecedented contributions to education, as we identified gaps that portray the thematic relationship between TDIC and humanistic ethical training. We identified in this epistemic path that pedagogical practices that go beyond the curricular components are necessary. We reflect that a training that integrates TDIC with human bio, psycho, spiritual and social training is preponderant, considering these key elements for the integral education in the contemporaneity. The results allowed us to identify the significant potential of humanistic ethics in human formation and how TDIC can add values in this field to the teaching and learning process, which needs to overcome the paradigm of content itself, and advance towards the perspective of human improvement.
|
|
18
|
-
MARIA AURILENE BEZERRA DA SILVA
-
A ORALIDADE, A LEITURA E A ESCRITA MOBILIZADAS NA PRÁTICA DE DOCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE COM BASE NO PROJETO DESAFIOS
-
Orientador : MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
-
LAURA BATTAGLIA PIRES CAVALCANTI
-
MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA
-
Data: 30/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação busca analisar como a oralidade, a leitura e a escrita, enquanto elementos articulados pelo Projeto Desafios, continuam fazendo parte da prática de docentes em uma escola pública do Rio Grande do Norte, no município de Pau dos Ferros/RN, mesmo após a conclusão do projeto. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida a partir de duas etapas: a) revisão bibliográfica, fundamentada em autores que discutem temáticas como alfabetização, oralidade, leitura e escrita, além do uso de bases legais que fundamentam o Ensino Fundamental de nove anos; b) pesquisa de campo na escola lócus desta pesquisa, a qual consistiu em coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com as colaboradoras – professoras do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, gestora escolar e supervisão pedagógica que tenham participado do Projeto Desafios e/ou que fazem parte da equipe escolar, além de observações de aulas das professoras colaboradoras em turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Tais observações foram registradas em diário de campo. Fez-se uso, ainda, de trechos dos registros avaliativos das turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Os resultados foram tratados a partir da articulação entre a discussão teórica apresentada nesta dissertação e os dados que emergiram das entrevistas e observações, reverenciando-se atenciosamente os posicionamentos assumidos pelas colaboradoras. Os dados sinalizam que o fazer pedagógico necessita contemplar as heterogeneidades e singularidades discentes em sala de aula, levando em conta a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Quanto à oralidade, leitura e escrita, articuladas no manejo didático-pedagógico docente, com base no projeto Desafios, constata-se a presença de uma escuta docente diante das dificuldades dos alunos, a insistência em atividades através das palavras-valise, rébus e revestrés. Quanto à oralidade, há necessidade da existência de práticas contínuas que mobilizem os traquejos orais próprios à infância. Por último, ressalta-se que o professor alfabetizador, visto pelas colaboradoras como alguém que necessita ter vocação para o ensino, necessita também, de fato, de um repertório de conhecimentos/saberes que o habilitem à docência. Para além do manejo didático-pedagógico, os dados apontam para a necessidade de uma reorganização do trabalho escolar que insista em fazer da alfabetização sua verdadeira primazia enquanto comprometimento social.
-
Mostrar Abstract
-
This paper analyzes the pedagogical potential of the Desafios research, focusing on the didactic-pedagogical management of teachers who teach in the early years of Elementary School at Escola Municipal Professora Nila Rêgo, located in the municipality of Pau dos Ferros/RN. The research, with a qualitative approach, is being developed from two stages: a) bibliographic review, based on authors who discuss themes such as Literacy, Orality, Reading and Writing, in addition to the use of legal bases that support the implementation of Elementary School of nine Years. b) field research in the school of this research, from which data will be collected through interviews aimed at collaborators - teachers of the early years, school manager and pedagogical coordinators who have participated in the Challenges research and/or who are part of the school team. The observation will take place in classrooms, in the 1st and 2nd year classes of Elementary School, guided by a structured script. The results will be treated from the content analysis, categories being created, a posteriori, for this analysis, carefully revering the positions assumed by the research collaborators. The research, still in progress, allows us to infer that pedagogical potentialities are being identified, although still embryonic, due to the fact that we have not yet carried out the interviews and observations in classrooms. Thus, the theoretical contributions used indicate that the pedagogical practice needs to contemplate the heterogeneity of students and diversity in the classroom, taking into account the transition from Early Childhood Education to Nine-Year Elementary School.
|
|
19
|
-
ANA RAQUEL CLEMENTINO COSTA
-
O mundo da vida e o ensino: a presença da dança dos caboclos nos anos iniciais do ensino fundamental de Major Sales/RN
-
Orientador : ROSALVO NOBRE CARNEIRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EDNA GUSMÃO DE GÓES BRENNAND
-
KEUTRE GLÁUDIA DA CONCEIÇÃO SOARES
-
ROSALVO NOBRE CARNEIRO
-
Data: 25/07/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Ao pisar forte no chão da escola, os caboclos de Major Sales estabelecem uma relação estreita entre a cultura e a educação, que oportuniza o ensino pelo mundo da vida. Nessa perspectiva, a sociedade local desenvolveu ao longo do tempo a capacidade de apropria-se do conhecimento cultural, adentra-se no saber da dança dos caboclos, que favorece a reconstrução da mesma e a transmissão dos conhecimentos culturais sob a ótica do agir comunicativo orientado pelo entendimento nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Pautado nisso, esta pesquisa objetiva compreender a relação entre o mundo da vida e o ensino nos anos inicias do ensino fundamental. A abordagem é qualitativa com pesquisa de campo em uma escola pública municipal, tendo como participantes as professoras etc.. Procedeu-se além disso, a uma revisão de literatura em bases de pesquisa sobre a temática e a teoria do agir comunicativo. Para a coleta de dados, utilizamos observações participante, diário de campo e entrevistas, espera-se concluir.... Ainda temos conclusões.
-
Mostrar Abstract
-
By stepping on the school ground, Caboclos from Major Sales establish a close relationship between culture and education which provides an opportunity for teaching through the world of life. In this perspective, the local society has developed along the time the ability to appropriate cultural knowledge, entering into the knowledge of the Caboclo's dance, which favors its reconstruction and the transmission of cultural knowledge under the optics of communicative action guided by understanding in the early years of elementary education in the municipal education network. Based on this, this research aims to understand the relationship between the life world and teaching in the early years of elementary school. The approach is qualitative with field research in a municipal public school, having as participants the teachers etc.. We also carried out a literature review in research bases about the theme and the theory of communicative action. For data collection we used participant observation, field diary and interviews, we expect to conclude.... We still have conclusions.
|
|
20
|
-
NERLÂNDIA PINHEIRO DE OLIVEIRA
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL À LUZ DO AGIR COMUNICATIVO
-
Orientador : ROSALVO NOBRE CARNEIRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ROSALVO NOBRE CARNEIRO
-
SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO
-
FRANCISCO KENNEDY SILVA DOS SANTOS
-
Data: 27/07/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A formação continuada do docente tem sido alvo de debate em cursos da área de educação e em muitos outros espaços pedagógicos brasileiros. Trata-se, de um processo permanente e ascendente de construção de pensamento e fazeres pedagógicos, através do qual o Professor tem a possibilidade de compreender a sua importância no processo de ensino e aprendizagem. Constitui-se como ponte para uma construção de conhecimentos, competência e Múltiplos saberes. Com base na Teoria do Agir Comunicativo (TAC), desenvolvida por Jürgen Habermas, os sujeitos interagem entre si, e através da linguagem, buscando consensos, e entendimento mútuo. Nesse sentido, a pesquisa traz como objetivo geral analisar as contribuições da Teoria do Agir Comunicativo, mediante alguns de seus parâmetros, para a formação continuada dos professores dos anos iniciais em uma escola pública municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental, de Cajazeiras/PB. Para isso, seguirá os seguintes aspectos metodológicos, se caracterizará como sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa, dos tipos bibliográfica, de campo, exploratória, interpretativista, interventiva e aplicada. A coleta de dados ocorrerá através da aplicação de um questionário semiestruturado para os sujeitos da pesquisa, que são as professoras de 1º ao 5º ano da escola em foco, no Município de Cajazeiras-PB, registros das impressões do pesquisador e avaliações dos docentes, por meio de um diário de bordo. De posse dos dados coletados e analisados, como forma de perpassar a teoria e seguir a prática, será ofertado para os sujeitos da pesquisa, encontros pedagógicos de formação continuada docente no formato de oficinas. Ademais, serão respeitados todos os preceitos éticos e legais da pesquisa com seres humanos determinados pela Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, Considerando a não maleficência e o anonimato, além do fato de que o início da pesquisa será condicionado à aceitação da mesma pelo grupo de professores através do TCLE. A fonte inicial para composição do aporte teórico ocorreu através da pesquisa bibliográfica, sendo possível realizar uma busca dos trabalhos existentes e divulgados em bases científicas, envolvendo a temática. Com os estudos, compreendemos o potencial dessa teoria para a escola, professores e alunos, através de uma ação comunicativa, onde a linguagem tenha significado e validez para conseguir um entendimento mútuo.
-
Mostrar Abstract
-
Continuing teacher education has been the subject of debate in education courses and in many other Brazilian pedagogical spaces. It is a permanent and ascending process of thought construction and pedagogical practices, through which the Teacher has the possibility to understand its importance in the teaching and learning process. It constitutes a bridge for the construction of knowledge, competence and Multiple knowledge. Based on the Theory of Communicative Action (TAC), developed by Jürgen Habermas, subjects interact with each other and through language, seeking consensus and mutual understanding. In this sense, the research has as a general objective to analyze the contributions of the Theory of Communicative Action, through some of its parameters, for the continued training of teachers in the early years in a municipal public school for Early Childhood Education and Elementary Education, in Cajazeiras/PB. For this, it will follow the following methodological aspects, it will be characterized as a research with a qualitative approach, of the bibliographic, field, exploratory, interpretivist, interventional and applied types. Data collection will occur through the application of a semi-structured questionnaire to the research subjects, which are the teachers from 1st to 5th year of the school in focus, in the Municipality of Cajazeiras-PB, records of the researcher's impressions and evaluations of the teachers, for through a logbook. With the data collected and analyzed, as a way to permeate the theory and follow the practice, pedagogical meetings of continuing teacher education in the form of workshops will be offered to the research subjects. In addition, all ethical and legal precepts of research with human beings determined by Resolution 510/2016 of the National Health Council will be respected, considering non-maleficence and anonymity, in addition to the fact that the beginning of the research will be conditioned to the acceptance of the same. by the group of teachers through the TCLE. The initial source for the composition of the theoretical contribution occurred through bibliographic research, making it possible to carry out a search of existing and published works on scientific bases, involving the theme. With the studies, we understand the potential of this theory for the school, teachers and students, through a communicative action, where the language has meaning and validity to achieve a mutual understanding.
|
|
21
|
-
ANTÔNIA SARA SAMMILLY RÉGIS PAIVA
-
EXPRESSÃO CRIATIVA E IMAGINAÇÃO NA INFÂNCIA: RELAÇÕES ENTRE A CONTAÇÃO E O RECONTO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO LEITORA
-
Orientador : KEUTRE GLÁUDIA DA CONCEIÇÃO SOARES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
KEUTRE GLÁUDIA DA CONCEIÇÃO SOARES
-
DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
-
FRANCILEIDE BATISTA DE ALMEIDA VIEIRA
-
Data: 25/08/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho tem como objetivo geral: analisar como a contação e o reconto de história podem contribuir para a formação leitora na infância a partir da criatividade e imaginação despertada. Pontuamos três objetivos específicos: a) Identificar a proximidade e o interesse despertado pela literatura, a partir dos momentos de contação e do reconto de história; b) Analisar os possíveis avanços nas práticas interpretativa e leitora, seja ela uma leitura verbal ou não verbal, tendo como elemento norteador a imaginação e a criatividade; c) Investigar a importância das práticas de contação e do reconto de histórias para as crianças quanto ao fortalecimento da capacidade imaginativa e criativa, bem como a relevância destas para a formação da criança, especialmente no tocante à formação leitora. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo a epistemologia qualitativa como caminho epistemológico e metodológico, trabalho de campo e construção de informações para o aprofundamento e obtenção dos resultados. Como instrumentos de pesquisa, foi elencado a observação em sala de aula e em momentos informais, diário de campo e prática com os alunos. O locus da pesquisa foi uma Escola de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Ereré/CE. Os sujeitos colaboradores foram crianças em turmas do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. A pesquisa foi voltada para os momentos de observação formal referente a contação e reconto de história em sala de aula, e informal que nos referimos ao intervalo da escola e a prática de recontos de história. O referencial teórico apresenta discussões sobre a contação e reconto de história para a formação leitora, sua aproximação com o mundo literário e conceitos e abordagens a respeito da criatividade na vida pessoal e social, principalmente no campo da educação. A referida pesquisa foi desenvolvida com êxito e apresenta alcance dos objetivos propostos, deixando marcante a exploração da imaginação e seus processos criativos, apresentando aspectos individuais e motivadores diante da leitura e sua prática.
-
Mostrar Abstract
-
This paper aims to analyze the expression of creativity in early childhood education in storytelling, as well as specifically to identify the creative expressions present in storytelling; analyze the elements that the child presents in storytelling and understand the importance of storytelling and storytelling for children. Thereby, qualitative research was carried out containing, from the exploratory phase, field work and analysis of the data obtained, to deepen and obtain the expected results, it was not necessary to use video recordings as research instruments. The locus of the research was a School of Early Childhood Education, located in the city of Ereré/Ce, having as collaborating subjects children in the last year of Early Childhood Education. The research was focused on the moments of storytelling and story retelling, as a means of getting to know the creative / imaginary capacity of children in early childhood education and their knowledge of the reality they experience. The theoretical reference presents visions of what the child is and the term childhood, the steps taken so that Early Childhood Education could actually exist and concepts and approach regarding creativity. Storytelling and retelling of stories was also presented, strengthening ideas based on the views of several authors. The effectiveness of the work showed that from the analysis of the retelling sessions, the children end up leaving the marked presence of the exploration of their imagination and their creative processes, presenting individual and strengthening aspects to self-recognize in them. Therefore, this paper allowed the perception and recognition of the retelling of stories by children and their close connection with their imaginary and creative development. Strengthening and providing education beyond the classroom.
|
|
22
|
-
MARIA DA CONCEIÇÃO LINHARES DA SILVA
-
A biblioteca escolar e a formação de leitores na Educação Infantil
-
Orientador : KEUTRE GLÁUDIA DA CONCEIÇÃO SOARES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANTÔNIO CLEONILDO DA SILVA COSTA
-
FRANCICLEIDE CESÁRIO DE OLIVEIRA
-
KEUTRE GLÁUDIA DA CONCEIÇÃO SOARES
-
MARIA ERIDAN DA SILVA SANTOS
-
Data: 19/09/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação trata de uma pesquisa de campo que buscou investigar a importância da mediação de leitura na biblioteca escolar para o desenvolvimento da leitura em crianças na Educação Infantil. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como a mediação de leitura na biblioteca escolar pode contribuir para o desenvolvimento da leitura nas crianças desde a Educação Infantil. Para os objetivos específicos elencamos: identificar as práticas de leitura existentes na biblioteca escolar como espaço de mediação de leitura; cultivar o interesse pela leitura nas crianças da Educação Infantil por meio da biblioteca escolar; e analisar a mediação de leitura na biblioteca da Educação Infantil, com foco na compreensão da importância desse espaço para a formação de leitores. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando o questionário semiestruturado como instrumento de coleta de dados e o desenvolvimento de um projeto de intervenção com mediação de leitura. O lócus da pesquisa foi uma escola privada, localizada na cidade de Itaú /RN. A partir da análise interpretativa dos dados, os resultados revelaram práticas variadas de mediação de leitura na biblioteca escolar, envolvendo estratégias como contação de histórias, rodas de leitura, discussões sobre os livros e estímulo à expressão criativa das crianças. As atividades de intervenção realizadas mostraram-se eficazes na promoção do interesse pela leitura nas crianças da Educação Infantil. Através da mediação de leitura na biblioteca escolar, as crianças demonstraram maior envolvimento com os livros, ampliação do vocabulário, desenvolvimento da imaginação e da capacidade de compreensão. Os resultados desta pesquisa evidenciam a importância da mediação de leitura na biblioteca escolar como um espaço fundamental para a formação de leitores desde a Educação Infantil.
-
Mostrar Abstract
-
The present research has as its object of study the school library as a space for reader training, more specifically for students in Early Childhood Education. The general objective is to analyze how the mediation of reading in the school library can contribute to the development of the child from early childhood education. The specific objectives identify existing reading practices in the school library as a space for reading mediation; to encourage children in kindergarten to enjoy reading through the school library; to analyze the mediation of reading in the library of Early Childhood Education, seeking to understand the relevance of this space for the formation of readers. The research has a qualitative approach, using field research with action research as a methodological procedure. For the construction and collection of data, the intervention project was used as its object of study the mediation of reading in the school library and the formation of readers in early childhood education, and a questionnaire answered by the teachers of G3, G4 and G5, or i.e. Group 3, Group 4 and Group 5. The locus of the research was a private school, located in the city of Itaú / RN. The investigation revealed that the teachers participating in the research understand the mediation of reading in the School Library as an essential activity for the development of the child in the most varied formative aspects, especially with regard to reading formation. With this, the research presents significant results for understanding the role of reading mediation within the scope of the School Library in the context of Early Childhood Education.
|
|
23
|
-
MARINA NATALINA BENÍCIO DE ANDRADE
-
Caminhos de alunos oriundos do campo: uma busca por sucesso escolar em instituições urbanas
-
Orientador : CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA
-
MARIA ROBERTA DE ALENCAR OLIVEIRA
-
SHEILA KELLY PAULINO NOGUEIRA
-
Data: 22/09/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A educação brasileira é marcada por resultados insatisfatórios nas avaliações externas. Isso aponta para uma real necessidade de construção de políticas públicas contínuas e estratégias metodológicas que visem sanar essa fragilidade. Para muitos, a educação é o caminho para transformar realidades sociais difíceis, a exemplo dos alunos oriundos do campo, que percorrem caminhos ímprobos para conseguirem sucesso escolar. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo geral analisar o possível sucesso escolar em instituições urbanas de Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio de um grupo de alunos oriundos de escolas do campo, do Município de Marcelino Vieira (RN), que não apresentaram reprovação ou abandono escolar no período de 2016 a 2022. Como objetivos específicos: examinar o resultado final (aprovação, reprovação ou abandono) dos(as) alunos(as) do campo (seis discentes) durante os quatro anos do Ensino Fundamental Anos Finais e os três anos de escolarização no Ensino Médio; Identificar se o grupo de estudantes pesquisados (seis discentes do campo) obtiveram êxito durante seu processo de escolarização de 2016 a 2022 e quais foram os possíveis fatores que são apontados como influenciadores desse sucesso escolar; Entender como os alunos do campo constroem e significam sua trajetória escolar em escolas urbanas. A pesquisa é de natureza qualitativa, e explicativa quanto aos objetivos, quanto aos procedimentos de pesquisa, utilizaremos o Levantamento/Survey. A pesquisa se enquadra como sendo bibliográfica e documental, assim como se constitui como uma pesquisa de campo. Para tanto, o lócus serão três instituições educacionais (uma municipal, uma estadual e uma federal) pertencentes à rede pública de ensino, duas localizadas no município de Marcelino Vieira e uma no município de Pau dos Ferros, localizadas no Estado do Rio Grande do Norte. A população a ser estudada é composta de 06 (seis) discentes moradores de áreas rurais do município de Marcelino Vieira, sendo 03 (três) estudantes do sexo feminino e 3 (três) do sexo masculino, com a faixa etária entre 17 (dezessete) e 19 (dezenove) anos de idade. Como fundamentação teórica, utilizamos teóricos que pesquisam sobre educação do campo, sucesso escolar, emancipação e direito à educação, na qual destacamos Bem e Silva (2020), Bergier e Xypas (2013), Bourdieu (2015), Caldart (2020), Charlot (2000), Freire (2019), Frigotto (2012), Fernandes (2012), Leite (2002), Viero e Medeiros (2018), Santana (2022), Santos (2020) entre outros. A pesquisa apresenta relevância tanto acadêmica, quanto para pratica docente de professores em sala de aula, como para alunos oriundos do campo que precisam estudar em escolas urbanas. Acredita-se ao término da pesquisa, ter conhecido os fatores que podem ter motivado os discentes a obterem sucesso nos estudos e o sentido que eles atribuem a educação como promotora de transformação social.
-
Mostrar Abstract
-
Brazilian education is marked by unsatisfactory results in external evaluations. This points to a real need to build continuous public policies and methodological strategies aimed at remedying this fragility. For many, education is the way to transform difficult social realities, like the students from the countryside, who follow unlikely paths to achieve academic success. Elementary School (Final Years) and High School of a group of students from rural schools, in the Municipality of Marcelino Vieira (RN), who did not fail or drop out of school in the period from 2016 to 2022. As specific objectives: to examine the result final (approval, failure or abandonment) of the field students (six students) during the four years of Elementary School Final Years and the three years of schooling in High School; Identify whether the group of students surveyed (six rural students) were successful during their schooling process from 2016 to 2022 and what were the possible factors that are identified as influencing this school success; Understanding how rural students build and signify their school trajectory in urban schools. The research is of a qualitative nature, and explanatory regarding the objectives, regarding the research procedures, we will use the Survey/Survey. The research is framed as being bibliographical and documental, as well as a field research. To this end, the locus will be three educational institutions (one municipal, one state and one federal) belonging to the public education network, two located in the municipality of Marcelino Vieira and one in the municipality of Pau dos Ferros, located in the State of Rio Grande do Norte . The population to be studied is composed of 06 (six) students living in rural areas of the municipality of Marcelino Vieira, 03 (three) female students and 3 (three) male students, aged between 17 (seventeen) and 19 (nineteen) years old. As a theoretical foundation, we use theorists who research rural education, school success, emancipation and the right to education, in which we highlight Bem e Silva (2020), Bergier and Xypas (2013), Bourdieu (2015), Caldart (2020), Charlot (2000), Freire (2019), Frigotto (2012), Fernandes (2012), Leite (2002), Viero e Medeiros (2018), Santana (2022), Santos (2020) among others. The research is relevant both academically and for the teaching practice of teachers in the classroom, as well as for students from the countryside who need to study in urban schools. At the and of the research, it is believed to have known the factors that may have motivated students to succeed in their studies and the meaning they attribute to education as a promoter of social transformation.
|
|