|
Dissertações |
|
1
|
-
MARIA JUCIANA PEREIRA DE OLIVEIRA GOMES
-
PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
-
Orientador : KYTERIA SABINA LOPES DE FIGUEREDO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
KYTERIA SABINA LOPES DE FIGUEREDO
-
OTÁVIO FLORIANO PAULINO
-
SANDERLIR SILVA DIAS
-
Data: 30/01/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A Educação Ambiental (EA) desempenha um papel fundamental na conscientização dos indivíduos, ao promover a compreensão das interações entre os seres humanos e o meio ambiente, sensibilizando-os em relação aos problemas socioambientais, resultantes da exploração desenfreada dos recursos naturais. No Brasil a EA é respaldada por lei, que destaca seu caráter interdisciplinar e transversal. Entretanto, a implementação da EA no contexto educacional, ainda enfrenta muitos desafios, entre eles, à formação de professores e à falta de recursos educacionais adequados. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo desenvolver estratégias de ensino por meio da elaboração de materiais didáticos para a implementação de Educação Ambiental no ensino fundamental II. A pesquisa buscou aspectos relevante da realidade, centrado na compreensão e explicação da dinâmica social e apresenta-se com uma abordagem qualitativa. Utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa participante,realizando uma intervenção no lócus escolar, inicialmente com os professores que lecionam do 6o ao 9o ano e, posteriormente com os alunos de uma turma de 8o ano. Como instrumentos de coleta de dados foi realizado os seguintes procedimentos: questionário, observação e nuvem de palavras. Para a análise dos resultados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin e constatou-se que os professores compreendem a importância de desenvolver atividades de EA no contexto escolar, porém 80% do público pesquisado, trabalham a EA, somente, por meio de projetos, feira de ciências ou datas comemorativas, comprometendo a função estabelecida pelos documentos norteadores da educação. Dentre os desafios elencados pelos professores está a carência de formação inicial e/ou continuada, bem como, a falta de materiais adequado para trabalhar a temática, tal como, o tempo para preparar aulas e construir materiais. No que se refere aos alunos, verificou-se que, alguns, possuiam conhecimentos preexistente de EA e apresentaram entendimento sobre os problemas ambientais. Mediante a elaboração e utilização dos materiais didáticos os alunos demonstraram interesse em manuseá-los, bem como, evidenciaram inter-relação entre os conhecimentos preexistentes e os novos conhecimentos,ampliando seus conceitos de EA de forma significativa. Desse modo, o material didático constitui-se como importante instrumento no processo de ensino e aprendigagem de EA, ao contribuir como estratégias na metodologia do professor da educação básica, possibilitando melhorar a prática, uma vez que, ao utilizar materiais práticos, lúdicos, interativos e acessível no ensino de EA, estimula o aprendizado dos alunos, formando indivíduos preocupados com os problemas ambientais e que busquem a conservação e preservação do meio ambiente.
-
Mostrar Abstract
-
Environmental Education (EA) plays a fundamental role in raising awareness among individuals, by promoting understanding of the interactions between human beings and theenvironment, sensitizing them to socio-environmental problems resulting from the unrestrained exploitation of natural resources. In Brazil, EA is supported by law, which highlights its interdisciplinary and transversal character. However, the implementation of EA in the educational context still faces many challenges, including teacher training and the lack of adequate educational resources. Therefore, this work aims to develop teaching strategies through the development of teaching materials for the implementation of Environmental.Education in elementary school II. The research sought relevant aspects of reality, focused on understanding and explaining social dynamics and presents itself with a qualitative approach.Participatory research was used as a methodological procedure, carrying out an intervention in the school locus, initially with teachers who teach from 6th to 9th grade and, later, with students from an 8th grade class. The following procedures were used as data collection instruments:questionnaire, observation and word cloud. To analyze the results, Bardin's content analysis technique was used and it was found that teachers understand the importance of developing EE activities in the school context, however 80% of the public surveyed work EE only through of projects, science fair or commemorative dates, compromising the function established by the educational documents. Among the challenges listed by teachers is the lack of initial and/or continuing training, as well as the lack of adequate materials to work on the topic, such as time to prepare classes and build materials. With regard to students, it was found that some had pre-existing knowledge of EA and showed an understanding of environmental problems. Through the development and use of teaching materials, students demonstrated interest in handling them,as well as demonstrating the interrelationship between pre-existing knowledge and new knowledge, expanding their EE concepts significantly. In this way, the teaching material constitutes an important instrument in the process of teaching and learning EE, by contributing as strategies in the methodology of the basic education teacher, making it possible to improve practice, since, when using practical, playful, interactive materials and accessible in EA teaching, it stimulates student learning, forming individuals concerned with environmental problems and who seek the conservation and preservation of the environment.
|
|
2
|
-
FRANCISCA ROMELHA ALEXANDRE
-
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO PÓS ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UMA ANÁLISE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MARCELINO VIEIRA/RN
-
Orientador : MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA
-
DÉBORA MARIA DO NASCIMENTO
-
CLÉCIDA MARIA BEZERRA BESSA
-
Data: 25/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho dissertativo está inserido no âmbito das pesquisas que contemplam a avaliação da aprendizagem no contexto pós Ensino Remoto Emergencial, com foco nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, esta dissertação foi guiada pela seguinte questão de pesquisa: Como a avaliação da aprendizagem discente está se efetivando no contexto pós Ensino Remoto Emergencial, em termos de concepções docentes, impasses e possibilidades pedagógicas vivenciadas durante este ensino, no Ciclo de Alfabetização de uma escola pública? Diante de tal indagação, para responder à questão, delimitou-se como objetivo geral compreender como a avaliação da aprendizagem discente está se efetivando no contexto pós Ensino Remoto Emergencial, na perspectiva de apontar concepções docentes acerca da avaliação da aprendizagem, impasses e possibilidades pedagógicas vivenciadas durante este ensino em uma escola da rede pública municipal de Marcelino Vieira/RN. Desenhando a estrutura metodológica, tem-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e de campo. Em termos de instrumentos para a coleta e construção dos dados, foram realizadas observações in loco e uma entrevista semiestruturada com duas docentes, que lecionavam em turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Marcelino Vieira/RN. Os dados da entrevista foram analisados por meio da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011) à luz dos referenciais teóricos utilizados nesta pesquisa, pontuando discussões relacionadas ao contexto pós Ensino Remoto Emergencial e a avaliação da aprendizagem no Ciclo de Alfabetização. As análises provenientes deste trabalho investigativo, evidenciam que o processo de avaliação da aprendizagem no Ciclo de Alfabetização pós Ensino Remoto, apontam que as professoras colaboradoras evidenciam ao tratar as suas concepções de avaliação da aprendizagem mais aspectos práticos e metodológicos do que uma concepção propriamente definida, considera-se também que as professoras citaram impasses focalizados principalmente no registro da avaliação dos alunos, por conta de faltas recorrentes dos alunos, falta de apoio familiar, descompasso nas aprendizagem influenciadas pela ausência da Educação Infantil realizada de forma presencial, e desafios relacionados as vivências dos alunos. Sobre as possibilidades pedagógicas, vislumbram-se as atividades de acompanhamento individual e coletivo, e os registros como ferramenta de acompanhamento e sistematização da avaliação da aprendizagem, além da realização de atividades diversificadas para diferentes grupos de alunos da turma. Diante dos impasses e possibilidades encontrados, as reflexões pedagógicas apresentadas têm como objetivo contribuir e aprimorar as práticas docentes.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertative work is inserted in the scope of the researches that contemplate the evaluation of the learning in the context post-Emergency Remote Teaching, with focus of discussion in the early years of Elementary Education. Therefore, this dissertation is being guided by the following research problem: How the student learning evaluation is taking place in the post-Emergency Remote Teaching context, in the Literacy Cycle in public schools? Faced with this question, to answer question, the general objective was to investigate how the evaluation of student learning is taking place in the post-Emergency Remote Teaching context, from the perspective of notes on impasses and didactic possibilities experienced in this teaching at a school in the municipal public network of Marcelino Vieira/RN. Designing the methodological structure, we have a research with a qualitative approach, of the bibliographical and field type. In terms of instruments for data collection and construction, in loco observation and an interview will be carried out with two teachers, who work in 1st and 2nd grade classes of Elementary School in a public school in the city of Marcelino Vieira/RN. The interview data will be analyzed using the Content Analysis proposed by Bardin (2011) in the light of the theoretical references used in this research, punctuating discussions related to Emergency Remote Teaching and the evaluation of learning in the Literacy Cycle. The analyzes from this investigative work show that the learning assessment process is... under construction.
|
|
3
|
-
LIZANDRA MEIRE MOREIRA SANTOS
-
Robótica Educacional no Ensino Fundamental Através da Abordagem STEAM
-
Orientador : OTÁVIO FLORIANO PAULINO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANTONIO DIEGO DA SILVA FARIAS
-
KYTERIA SABINA LOPES DE FIGUEREDO
-
OTÁVIO FLORIANO PAULINO
-
Data: 18/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Está se tornando cada vez mais urgente a inserção de novos meios de ensino na educação, inclusive meios tecnológicos, principalmente na educação básica, especificamente nas redes públicas, tão carente de recursos. Para isso, este trabalho propõe como meio tecnológico de ensino, o uso da robótica educacional no Ensino Fundamental, contando como material de apoio, a plataforma online Tinkercad, além do próprio arduino e suas funcionalidades. A escolha por essas ferramentas se dá pelo fato do seu moderado valor aquisitivo. Outros materiais reutilizados também são utilizados de acordo com a necessidade do projeto a ser desenvolvido pelos alunos. As atividades de robótica pedagógica contam com a participação inicialmente de adolescentes do oitavo ano de uma escola estadual situada no município de Marcelino Vieira/RN, e visa produzir conhecimentos sobre a robótica, construção de protótipos, noção básica de programação e controle dos artefatos confeccionados em um âmbito interdisciplinar. Os encontros entre pesquisadora e alunos serão realizados por meio de oficinas com um elaborado planejamento baseado na metodologia STEAM. Os resultados serão analisados de acordo com o desempenho dos participantes de forma qualitativa, no qual será verificado seu raciocínio lógico diante da tomada de decisão que exigir as situações proporcionada pelo arduino. E como contribuição, será confeccionada para a escola uma cartilha com o intuito de mostrar o robô como elemento mediador do processo ensino-aprendizagem e as contribuições que a robótica pode trazer para o ensino fundamental.
-
Mostrar Abstract
-
It is becoming increasingly urgent to insert new means of education in education, including technological means, especially in basic education, specifically in public networks, so lacking in resources. For this, this work proposes as a technological means of teaching, the use of educational robotics in elementary school, counting as support material, the online platform Tinkercad, in addition to the arduino itself and its functionalities. The choice for these tools is due to the fact of their moderate purchasing value. Other reused materials are also used according to the need of the project to be developed by the students. The pedagogical robotics activities initially count on the participation of eighth grade adolescents from a state school located in the municipality of Marcelino Vieira/RN, and aims to produce knowledge about robotics, construction of prototypes, basic notion of programming and control of artifacts made in an interdisciplinary scope. The meetings between researcher and students will be held through workshops with an elaborate planning based on the STEAM methodology. The results will be analyzed according to the performance of the participants in a qualitative way, in which their logical reasoning will be verified before the decision making that requires the situations provided by the arduino. And as a contribution, a booklet will be made for the school in order to show the robot as a mediating element of the teaching-learning process and the contributions that robotics can bring to elementary school.
|
|
4
|
-
LETICIA SANTOS FERNANDES
-
LITERATURA INFANTIL NEGRA NA ESCOLA: POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
-
Orientador : DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
-
KEUTRE GLÁUDIA DA CONCEIÇÃO SOARES
-
SANTUZA AMORIM DA SILVA
-
Data: 24/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho aborda a importância da leitura de literatura infantil negra para promover discussões étnicos raciais dentro do contexto de sala de aula. Objetiva investigar de que forma a literatura infantil voltada para as questões étnico-raciais pode contribuir para a formação de crianças antirracistas. Parte do pressuposto de que a inserção da literatura negra no ambiente escolar possibilita o debate sobre as relações étnico-raciais, com uma perspectiva de visibilização e o acesso à cultura negra contribuindo para o desenvolvimento da identidade desses sujeitos em um cenário de reconhecimento, de valorização e de respeito. É um estudo exploratório de natureza qualitativa e utiliza a pesquisa-ação como estratégia metodológica. Tem como lócus de pesquisa a Escola Municipal de ensino fundamental “Conceição Evaristo” na cidade de Pau dos Ferros, RN, uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. Para a construção de dados utilizaremos a observação participante, o questionário, a entrevista e o diário de campo. Realizamos três sessões de mediação de leitura de literatura com as obras Betina (Gomes, 2010), Obax (Neves, 2012) e Bruna e a Galinha D’Angola (Almeida, 2014). Os dados indicam que a presença da literatura negra é vulnerável e retraída. Apontam a necessidade da inserção da literatura negra em sala de aula que promova o debate sobre as questões étnicos raciais com vistas a uma educação antirracista. Assinalam a contribuição do professor mediador nesse processo de construção social e visibilidade a cultura negra.
-
Mostrar Abstract
-
This project articulates a discussion about the importance of literary reading within the context of the classroom in relation to the theme that involves ethnic-racial issues for an anti-racist education. It aims to investigate how children's literature focused on ethnic-racial issues can contribute to the formation of antiracist children. This study emerged, through the evidence of hate speech and violent actions towards black children and adults. It starts from the assumption that the insertion of black literature in the school environment enables the debate on ethnic-racial relations, with a perspective of visibility and access to black culture, contributing to the development of the identity of these subjects in a scenario of recognition, appreciation and of respect. It adopts a qualitative research approach and has as its locus the Municipal Elementary School Professora Nila Rêgo in the city of Pau dos Ferros, RN. Its subjects are students of the 5th year of elementary school and the head teacher of the class. For the construction of data, we will use participant observation, black literature reading mediation sessions, collective interviews, and a questionnaire with the main teacher of the class, to understand how the mediation experience was lived by them, and if this theme is really discussed at school, that we have data for systematizing the intervention, intensifying whether the research develops a discussion about the importance of working with ethnic-racial literature with children to help in an anti-racist education, taking into account that it is a relevant theme for the deconstruction of stereotypes imposed by society, but also considerable for the school context
|
|
5
|
-
LUCAS EDUARDO FERNANDES BEZERRA
-
MULTILETRAMENTOS E QUESTÕES RACIAIS EM EVERYBODY HATES CHRIS: UMA INTERVENÇÃO NO ENSINO DE INGLÊS MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS
-
Orientador : MARIA ZENAIDE VALDIVINO DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARIA ZENAIDE VALDIVINO DA SILVA
-
JOSÉ CEZINALDO ROCHA BESSA
-
JÚLIO CÉSAR ROSA DE ARAÚJO
-
Data: 24/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Considerando a globalização que progride, a cada momento, promovendo avanços constantes em todo o mundo, é possível notarmos o surgimento de novos meios de comunicação e ferramentas tecnológicas que buscam agilizar tarefas e otimizar nosso tempo diante das atividades do dia a dia, inseridos no mercado consumidor a cada instante. Com a diversidade de possibilidades que são disponibilizadas, as modificações tecnológicas que influem socialmente abrem espaço e proporcionam novas formas de produzir textos. Com isso, é de suma importância que a escola enquanto instituição formal de ensino busque acompanhar essas transformações em suas práticas pedagógicas e metodológicas através de um ensino multiletrado, contribuindo com uma formação mais cidadão e crítica. Por esse motivo, orientados, principalmente, pelos trabalhos de Kress e Van Leeuwen (1996, 2006, 2021) sobre Semiótica Social, de Callow (2013) e Silva (2016) sobre Multimodalidade e ensino, de Almeida (2019) sobre Racismo, Preconceito e Discriminação, além dos trabalhos sobre Multiletramentos do Grupo de Nova Londres (1996), objetivamos, de forma geral, investigar como a série Everybody Hates Chris contribui para o desenvolvimento de multiletramentos, a partir de uma intervenção no ensino de inglês da escola pública. E, de forma específica buscamos: 1) Identificar as concepções dos discentes do ensino médio construídas sobre racismo tendo como suporte a série Everybody Hates Chris na sala de aula de inglês; 2) Investigar como as dimensões afetiva, composicional e crítica (Callow, 2008, 2013) podem ser contemplados pelos estudantes na série de TV; 3) Analisar como os alunos utilizam o letramento multimodal em suas produções textuais. O método utilizado foi o fenomenológico, através de uma pesquisa-ação, de uma abordagem qualitativa e descritiva, e interpretativista acerca do tratamento de dados. Concluímos que os estudantes do ensino médio conseguem reconhecer o racismo presente na série e relacionar com as experiências de vida próprias, além de inferirem as razões pelas quais um grupo é tido como inferior enquanto outro é tido como superior, o que representou o desenvolvimento e o exercício dos letramentos crítico e racial. Além disso, os estudantes relataram indignação e tristeza durante a exibição das cenas da série supracitada, bem como a percepção de como as pessoas eram divididas em relação à cor de pele, evidenciando as dimensões propostas pelo Modelo Show Me, através de respostas dadas a um questionário e proferidas durante discussões orais. Por fim, os estudantes demonstraram a capacidade de unir vários conhecimentos em uma única produção, mobilizando um letramento multimodal, alguns ainda de forma bastante sutil, mas já representando um avanço acerca do manejo das diversas linguagens com as tecnologias digitais.
-
Mostrar Abstract
-
Considering the globalization that progresses at every moment promoting constant advances around the world, it is possible to notice, for example, the incorporation of new means of communication and technological tools that seek to streamline tasks and optimize our time in the face of day-to-day activities, inserted in the consumer market at every moment. With the diversity of possibilities that are made available, technological changes that influence socially open space and provide new forms of producing texts. With this, it is extremely important that the school, as a formal educational institution, seeks to follow these transformations in its pedagogical and methodological practices through multiliterate teaching, hoping with a more citizen and critical formation. For this reason, I guided mainly by the works of Kress and Van Leeuwen (1996, 2006, 2021) on Social Semiotics, of Callow (2013) and Silva (2016) on Multimodality, of the New London Group (1996) on Multiliteracies and Almeida (2019) on Structural Racism, we propose an intervention using the phenomenological method, characterized as action research, with a qualitative approach, and descriptive and activist interpretation of data processing. The proposal seeks to develop and activate multiliteracies in public high school education, with regard to combating racism in society, through the TV series Everybody Hates Chis and digital and multimodal productions.
|
|
6
|
-
FRANCISCA JOILSA DA SILVA
-
MEDIAÇÃO DE LEITURA COM LITERATURA NEGRA NOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DO PROGRAMA BALE
-
Orientador : KEUTRE GLÁUDIA DA CONCEIÇÃO SOARES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
-
KEUTRE GLÁUDIA DA CONCEIÇÃO SOARES
-
MARIA GORETE PAULO TORRES
-
Data: 25/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo tem como objetivo analisar a relevância do trabalho de mediação de leitura com uma obra de representatividade negra nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública atendida pelo programa de extensão BALE no município de Pau dos Ferros/RN, a partir de atividades de contação e reconto de histórias. A obra mediada com os alunos “O pequeno príncipe preto” do autor Rodrigo França, que foi escolhida porque pode despertar no leitor o encantamento, como também a reflexão de temas da realidade dos educandos como a negritude, amizade, respeito a diversidade, e a valorização de suas raízes. Além disso, possibilita abordar a questão da importância de mais livros sobre pessoas negras nos ambientes escolares, tendo em vista as vastas discussões e interpretações que podem surgir a partir da leitura destas obras. Buscando desenvolver uma análise sobre o livro escolhido e a contação e reconto de história dentro de sala de aula. Este estudo fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, configurando-se como pesquisa-ação podendo trazer contribuições relevantes para a realidade pesquisada. O público trabalhado foram os alunos do 2 ano do Ensino Fundamental e a pesquisa usou como método de construção dos dados uma intervenção com contação e reconto de história, além de entrevista com grupo focal. O estudo dos dados foi com transcrição, interpretação e análise das informações construídas ao longo da pesquisa a partir do método interpretativo. Tendo em vista a grande relevância da temática da história e a necessidade de ser mais explorada por pesquisadores juntamente com a sociedade, acreditamos que este trabalho é de extrema relevância para a produção acadêmica sobre a temática abordada.
-
Mostrar Abstract
-
This study aims to analyze the impacts of reading mediation work with a work of black representation in the early years of elementary school in a public school served by the BALE extension program in the municipality of Pau dos Ferros/RN, based on activities of storytelling and retelling.The work mediated with the students will be “The Little Black Prince” by the author Rodrigo França, which was chosen because it can awaken in the reader the enchantment, as well as the reflection of themes of the reality of the students, such as blackness, friendship, respect for diversity, and valuing their roots.In addition, it makes it possible to address the issue of the importance of more books about black people in school environments, in view of the vast discussions and interpretations that may arise from the reading of these works. Seeking to develop an analysis of the chosen book, and the storytelling and retelling within the classroom, this study is based on a qualitative approach, configuring itself as an action-research that can bring relevant contributions to the researched reality.The target audience will be students in the 2nd year of Elementary School and the research will use an intervention with storytelling and retelling as a data construction method, as well as an interview with a focus group. The study of the data will be with transcription, interpretation and analysis of the information constructed throughout the research from the interpretative method. In view of the great relevance of the theme of history and the need to be further explored by researchers together with society, we believe that this work is extremely relevant for academic production on the theme addressed.
|
|
7
|
-
FELIPE AUGUSTO MARQUES DE FREITAS
-
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS: CONCEPÇÕES E IMPACTOS NO NOVO ENSINO MÉDIO
-
Orientador : KYTERIA SABINA LOPES DE FIGUEREDO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
KYTERIA SABINA LOPES DE FIGUEREDO
-
OTÁVIO FLORIANO PAULINO
-
CLÉCIDA MARIA BEZERRA BESSA
-
Data: 25/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Os livros didáticos (LD) desempenham um papel importante no processo de ensino e aprendizagem, atuando como mediadores na prática educacional. Mesmo em um cenário em que as tecnologias educacionais têm ganhado destaque, eles ainda mantêm uma presença marcante nas salas de aula. Sua relevância perdura, pois, os LD fornecem um suporte estruturado para o aprendizado e essencial para a uniformidade no acesso ao conhecimento. No entanto, a implementação das mudanças decorrentes da Lei no 13.415/2017 no Ensino Médio tem suscitado preocupações quanto aos seus possíveis impactos na educação brasileira. Essas alterações provocaram, mudanças nos currículos e nos materiais didáticos, influenciando notadamente o Programa Nacional do Livro Didático. Nesse contexto, torna-se necessário refletir acerca do cenário educacional atual, no qual as ciências são abordadas de forma integrada, e compreender quais são as concepções dos professores em relação a esse novo cenário do Ensino Médio e seus desdobramentos. Com isso, o objetivo desta pesquisa é analisar as concepções dos professores sobre o Livro Didático de Ciências da Natureza e suas Tecnologias planejado pelo PNLD 2021, no contexto do novo formato do Ensino Médio, com o propósito de desenvolver uma ficha de orientação para auxiliar esses profissionais na escolha dos LDs nesta área de conhecimento. Para tanto, foi adotada uma abordagem quanti-qualitativa, utilizando recursos documentais, análise bibliográfica e um diálogo por meio de questionário semiestruturado aplicado a professores do Ensino Médio (EM) na Escola Ponta da Serra. Os resultados sinalizam que o novo EM pode trazer consequências negativas na formação dos alunos devido à falta de uniformidade na oferta de disciplinas por itinerários formativos e à abordagem heterogênea dos conteúdos em diversas áreas de conhecimento. Essas disparidades podem gerar desigualdades na formação dos estudantes, com alguns tendo acesso a um conjunto mais amplo de disciplinas e conhecimentos, enquanto outros ficam limitados a opções mais restritas, o que por conseguinte pode comprometer a formação integral e o desenvolvimento das habilidades e competências para seu futuro acadêmico e profissional. Além disso, a análise da coleção de livros didáticos revela redução em conteúdo e falta de sequência lógica e conexão com a realidade dos estudantes; bem como demonstra a ausência de uma abordagem interdisciplinar clara entre as disciplinas de Biologia, Física e Química, contrariando a proposta de integração presente no novo EM, e a falta de ênfase nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, fundamentais na educação contemporânea. A adaptação a essa dinâmica em evolução requer abordagens inovadoras e ferramentas práticas, como a ficha de orientação proposta, que pode auxiliar na seleção de recursos didáticos mais alinhados aos objetivos educacionais. Nesse viés, a ficha de orientação foi pensada levando em consideração alguns pontos específicos que atendessem a nova realidade educacional, promovendo a articulação da teoria com a prática numa perspectiva interdisciplinar entre as áreas do conhecimento, de forma a contribuir na escolha de um material didático de qualidade. Deste modo, a partir da pesquisa, é possível inferir que a proposta do novo EM, traz em evidência a necessidade de aprimorar continuamente as políticas educacionais na intenção de fomentar recursos igualitários, valorizar os professores e criar um ambiente de aprendizagem estimulante e enriquecedor para todos os alunos. Só assim será possível promover uma educação de qualidade que prepare os estudantes para os desafios do mundo contemporâneo.
-
Mostrar Abstract
-
Textbooks (LD) play a fundamental role in the teaching and learning process, as instruments that mediate educational practice. Although the increasing use of educational technologies is a reality, textbooks are still the most commonly used teaching resources. However, the implementation of the new Secondary Education (EM), as established by Law nº 13,415/2017, has raised concerns regarding the possible negative effects on Brazilian education. The changes arising from this law resulted in new guidelines, with changes in curriculum parameters and in the configuration of teaching materials, which are reflected by the National Textbook Program (PNLD), playing a crucial role in the production of educational resources. In this context, it is necessary to reflect on the current educational scenario, in which the sciences are approached in an integrated way, and to understand the teachers' perceptions in relation to this new scenario of EM and what the consequences are. The objective of this research, therefore, is to present the impacts of the new EM through the analysis of a collection of textbooks of natural sciences and their technologies, approved by the National Textbook Program (PNLD, 2021), from the teaching perspective and its structure, highlighting barriers to teaching and learning. For this, a quantitative and qualitative approach was adopted, using documentary resources, bibliographical analysis, and a dialogue through a semi-structured questionnaire with the teachers. According to the results of the research, it appears that the new ME can cause damage to the training of students. This finding is based on the fact that the new curriculum structure is not able to provide equitable training for all students. The lack of uniformity in the offer of disciplines by training itineraries and in the approach to content in different areas of knowledge can result in disparities in the educational process. These disparities can generate inequalities in the education of students, since some may have access to a broader set of disciplines and contents while others may be restricted to a more limited set of options. This can compromise comprehensive training as well as the development of skills and competencies necessary for their academic and professional future. This impression can still be observed from the analysis of the didactic materials in the case of the textbooks approved by PNLD 2021. For the analysis of this material, the observation of pedagogical and methodological aspects was considered, contemplating theoretical, visual, and didactic/pedagogical resources. When examining the didactic material from the FTD publishing house, approved by the PNLD 2021, for example, there is a reduction in content, a lack of a logical sequence of the topics addressed, and a connection with the social reality of the students. In addition, the absence of a clear interdisciplinary approach between the disciplines of biology, physics, and chemistry was identified, compromising the proposal of the new EM to promote integration between the sciences. Another point that deserves attention is the lack of emphasis on digital information and communication technologies (TDIC), which are essential tools in current education. The adequate incorporation of these technologies in teaching materials could enrich and update the teaching process, making it more dynamic and responsive to contemporary demands. In summary, the results of the analysis indicate that there is still much to be done to achieve quality teaching and learning that comprehensively serves the population, taking into account its various social and cultural realities. It is essential that educational policies are continuously improved, ensuring equitable resources, valuing teachers, and creating an enriching and stimulating learning environment for all students. Only then will it be possible to promote a quality education that prepares students for the challenges of today's world.
|
|
8
|
-
ELOIZA MILKA CARDOSO DIAS
-
AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA BALE NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO EM UMA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
Orientador : KEUTRE GLÁUDIA DA CONCEIÇÃO SOARES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
KEUTRE GLÁUDIA DA CONCEIÇÃO SOARES
-
FRANCICLEIDE CESÁRIO DE OLIVEIRA
-
MARIA ERIDAN DA SILVA SANTOS
-
MARIA GORETE PAULO TORRES
-
Data: 25/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa realiza um estudo acerca do Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas escolas – BALE, referente a suas contribuições na formação do leitor literário na Educação Básica, tendo como problema de pesquisa a análise da forma como o Programa BALE vem contribuindo junto à comunidade escolar para ajudar a superar as barreiras que a Educação Básica enfrenta atualmente na formação do leitor literário. A pesquisa tem como objetivo geral investigar a influência e importância das ações de mediação de leitura desenvolvidas pelo BALE na formação do leitor em uma escola da Educação Básica. Delimita-se os seguintes objetivos específicos: Identificar quais estratégias o Programa BALE utiliza em suas mediações de leitura; Refletir sobre as potencialidades que as ações do Programa BALE exercem na formação do leitor que se evidenciam na escola; e analisar, com base na percepção dos sujeitos da pesquisa, os impactos alcançados nas crianças com relação a formação do leitor literário, com os atendimentos do BALE envolvendo a mediação de leitura. Como procedimento metodológico, foi escolhida a abordagem qualitativa, já que a investigação trabalhou com coleta direta de dados realizada por meio de pesquisa de campo. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário, o qual foi aplicado aos professores, coordenação pedagógica e gestoras da escola campo de pesquisa. Como procedimento de análise dos dados, a escolha foi pelo método interpretativo de análise, que condiz com a proposta de pesquisa apresentada. O Programa BALE ao longo de sua história ganhou uma grande proporção e visibilidade nacional, além de ter se tornado um campo de pesquisa de professores, alunos da universidade e comunidade. Diante do engajamento e empenho nas atividades de leitura desenvolvidas, percebemos que as ações do BALE demonstram contribuir satisfatoriamente com a formação do leitor na Educação Básica, pois além do espaço e repercussão que ganhou, nos momentos de mediação, as crianças se envolvem bastante e adentram no mundo mágico da leitura.
-
Mostrar Abstract
-
The present research is the result of a study developed about the Programa de Biblioteca Ambulante de Literatura nas Escolas - BALE, referring to its contributions to the formation of the literary reader in Basic Education. BALE is characterized as an extension program linked to the Departamento de Educação do Campus Avançado de Pau dos Ferros – CAPF of the Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. It has its focus on the formation of the literary reader, promoting the dissemination of access to books in school institutions and other spaces in the city of Pau dos Ferros and region. The main methodological tool used by the BALE Program to spread reading is storytelling, which captivates and delights the public wherever it goes by exploring reading playfully and attractively. The general objective of the research is to investigate whether the reading mediation actions developed by the BALE Program are contributing satisfactorily to the formation of the literary reader. The choice of theme is justified by the observation of the high rate of delay in the formation of literary readers, especially in the pandemic period, where access to reading and contact with books was difficult, mainly in disadvantaged communities. As a methodological procedure, was chosen the qualitative approach, working with direct data collection carried out through field research. The research has a theoretical basis in authors such as Freire (1989); Sampaio (2012); Saldanha (2017); Sole (1998); Tardif (2002) and several others. The BALE Program has gained, throughout its history, a large proportion and national visibility, in addition to having become a search facility for professors, university students, and the community.
|
|
9
|
-
KIVIA PEREIRA QUEIROZ
-
O USO DAS REDES SOCIAIS DO PROGRAMA @BALE_UERN NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
-
Orientador : MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
KEUTRE GLÁUDIA DA CONCEIÇÃO SOARES
-
LUÍS MIGUEL DIAS CAETANO
-
MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO
-
Data: 25/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Na contemporaneidade as tecnologias digitais se tornaram cada vez mais presentes na sociedade, como essas Na contemporaneidade as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) se tornaram cada vez mais presentes na sociedade, ocupando espaço escolar, que cada vez mais se renova, uma vez que a presença dessas tecnologias modifica o processo de ensino-aprendizagem. É nessa perspectiva que o presente estudo se ancora na seguinte questão de pesquisa: Como as TDICs e as redes sociais adotadas pelo Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE) podem contribuir para incentivar o gosto pela leitura literária nas escolas? Para responder a essa pergunta, elenca-se como objetivo geral: Analisar se as TDICs podem contribuir para a formação do leitor literário a partir da intervenção utilizando as redes sociais do programa BALE, via canteiro BALE.net e objetivos específicos: a) Identificar possibilidades de ampliação do uso de redes sociais para divulgação de ações leitoras e, principalmente, para a formação literária de estudantes, por meio das redes sociais do Programa @BALE_UERN; b) Descrever, com base na intervenção, mediada pelo @BALE_UERN, o potencial do uso das TDICs no processo de acesso à leitura literária e na ampliação do repertório literário de crianças de uma escola pública; c) Conhecer o papel das redes sociais do Programa @BALE_UERN, especialmente do canteiro BALE.net, na aproximação entre crianças e obras literárias, promovendo o engajamento delas como leitoras e usuárias na prática de recontar histórias literárias. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e envolveu a aplicação de questionários a duas professoras do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais em uma escola municipal de Pau dos Ferros-RN, bem como foi aplicado aos membros do Programa BALE, além de entrevista no formato grupo focal com os alunos das respectivas turmas. A análise dos dados foi conduzida utilizando a técnica de análise interpretativa, conforme Flick (2013). Os resultados e reflexões obtidos fornecem perspectivas importantes sobre o potencial das TDICs e das redes sociais na promoção do gosto pela leitura literária entre os estudantes. Os achados da pesquisa indicam que o uso das tecnologias pode, de fato, incentivar o gosto pela leitura em sala de aula, contudo, esse incentivo depende da compreensão dos mediadores de leitura, principalmente os professores, sobre como utilizar de maneira eficaz essas tecnologias. Constata-se, ainda, que o Programa BALE, alinhado com seu objetivo geral de incentivar a leitura, utiliza suas redes sociais, em particular o canteiro BALE.net, como meio de promover a prática literária no ambiente digital. Assim, os resultados ressaltam a importância do papel dos educadores na mediação dessas ferramentas para potencializar o gosto pela leitura nos alunos, especialmente no contexto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.
-
Mostrar Abstract
-
In contemporary times, digital technologies became increasingly present in society, in a similar way these new technologies renew the school space, because the presence of them modifies the teaching-learning process. This study was anchored on the following research question: how can TDICs and social networks adopted by the BALE Program contribute to encourage a taste for literary reading in schools? To answer our question, we have listed as a general objective: To analyze whether the TDICs can contribute to the formation of literary readers as of the intervention using the social media of the BALE program and specific objectives a) Understand the conception and practice of BALE mediators regarding the encouragement of literary reading through technological resources and media; b) Describe if and how moments of literary reading happen in the classroom, mediated by BALE and which technologies are inserted in these moments; c) Knowing the possibilities that the social networks of the BALE Program provide to bring students closer to literary works in the school environment. Therefore, this is a qualitative study, for data collection, a questionnaire was applied with two teachers who work in classes of 2nd and 3rd year of Elementary School - Initial Years in a school in the municipal network of Pau dos Ferros-RN. Thus, this study will bring answers and considerations to the objectives highlighted in the research.
|
|
10
|
-
MARIA DO SOCORRO ALMEIDA REGO
-
O ENSINO DOS VALORES ÉTICOS A PARTIR DA LINGUAGEM LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
-
Orientador : MARIA IONE DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARIA IONE DA SILVA
-
SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO
-
JOSÉ CARLOS GOMES DE CARVALHO LEITÃO
-
Data: 26/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
RESUMO
A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, sendo a base para o desenvolvimento integral da criança e relevante na promoção do lúdico por meio de jogos e brincadeiras, mecanismos significativos para a aprendizagem. Nesse sentido, é possível de forma pertinente articular tais mecanismos a fim de transmitir valores éticos e atitudes que serão ensinados às crianças com o propósito de serem repercutidos durante toda a vida. Diante disso, a presente pesquisa terá o objetivo de analisar a contribuição do ensino de valores éticos na Educação Infantil a partir da linguagem lúdica tendo como viés uma intervenção lúdica com jogos cooperativos e competitivos. A fundamentação teórica será ancorada em Angotti (2008), Ariès (1981), Barbosa (2006), Brasil (1988, 1996, 1998, 2010, 2006 e 2018), Devries e Zan (1998), Freire (2005), Freire (1987, 1989, 1996, 2013), Huizinga (2000), Kishimoto (2001), Kuhlmann Junior (1998), Macedo (2018), Morin (2011), Papalia; Feldman e Martorell (2013), Piaget (1999), Vygotsky (1998) dentre outros. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) com o Parecer nº 5.646.802. A metodologia da pesquisa será de natureza qualitativa, com procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica e documental (PRODANOV; FREITAS, 2013), e terá ainda a pesquisa-ação como técnica de investigação (THIOLLENT, 1986). O lócus da investigação será no Centro Municipal de Educação Infantil Prof.ª Telma Batalha, localizado no município de Pau dos Ferros/ RN, tendo como participantes 1 professora e 23 crianças da Pré-escola II (crianças de 5 anos de idade). O estudo ao se apropriar da técnica pesquisa-ação terá como proposta uma intervenção lúdica, utilizando a linguagem lúdica com o desenvolvimento de jogos cooperativos e competitivos em uma turma da Pré-escola II. Os instrumentos para a coleta dos dados serão: a observação direta no lócus, a entrevista semiestruturada com a professora, a intervenção lúdica com as crianças e para os registros dos dados teremos o diário de campo. Desse modo, os dados coletados serão analisados mediante à análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Sendo assim, espera-se que o estudo possa contribuir para a Educação Infantil no tocante a relevância de ensinar desde cedo às crianças os valores e atitudes éticas a partir de uma linguagem lúdica no ambiente educativo.
-
Mostrar Abstract
-
ABSTRACT
Early Childhood Education is the first stage of Basic Education, being the basis for the integral development of the child and relevant in the promotion of ludic activities through plays and games, significant mechanisms for the learning. In this sense, it is possible to pertinently articulate such mechanisms in order to transmit ethical values and attitudes that will be taught to children with the purpose of being passed on throughout their lives. In view of this, the present research will have the objective of analyzing the contribution of teaching ethical values in Early Childhood Education from the ludic language, having as a bias a ludic intervention with cooperative and competitive games. The theoretical foundation will be anchored in Angotti (2008), Ariès (1981), Barbosa (2006), Brasil (1988, 1996, 1998, 2010, 2006 and 2018), Devries and Zan (1998), Freire (2005), Freire (1987, 1989, 1996, 2013), Huizinga (2000), Kishimoto (2001), Kuhlmann Junior (1998), Macedo (2018), Morin (2011), Papalia; Feldman and Martorell (2013), Piaget (1999), Vygotsky (1998) among others. The research project was approved by the Research Ethics Committee (CEP) of the State University of Rio Grande do Norte (UERN) with Opinion nº 5,646,802. The research methodology will be of a qualitative nature, with technical procedures of bibliographical and documentary research (PRODANOV; FREITAS, 2013), and will also have action research as an investigation technique (THIOLLENT, 1986). The locus of the investigation will be at the Municipal Center for Early Childhood Education Prof.ª Telma Batalha, located in the municipality of Pau dos Ferros/RN, with 1 teacher and 23 children from Preschool II (5-year-olds) as participants. The study, by appropriating the action-research technique, will propose a ludic intervention, using ludic language with the development of cooperative and competitive games in a Preschool II class. The instruments for data collection will be: direct observation at the locus, the semi-structured interview with the teacher, the playful intervention with the children and for data records we will have the field diary. Thus, the collected data will be analyzed through content analysis (BARDIN, 2016). Therefore, it is expected that the study can contribute to Early Childhood Education regarding the importance of teaching children ethical values and attitudes from an early age through a playful language in the educational environment.
|
|
11
|
-
LILIANE DA SILVA SOUZA
-
ANÁLISE DO LIVRO BECOME SOB A ÓTICA DO ENSINO DE PRONÚNCIA
-
Orientador : JOSE RODRIGUES DE MESQUITA NETO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE RODRIGUES DE MESQUITA NETO
-
EDILENE RODRIGUES BARBOSA
-
José Dantas da Silva Júnior
-
Data: 26/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
1. RESUMO:
Falar é uma atividade complexa e dinâmica, mas a comunicação é inerente à vida humana. Dominar a língua falada começa pela compreensão da oralidade e dos vocábulos presentes nesse processo comunicativo natural. Portanto, este trabalho tem como objetivo geral analisar o papel do ensino de pronúncia no livro didático "Become". Dessa forma, partimos dos seguintes questionamentos: Como o ensino de pronúncia é abordado no livro "Become"? Qual o grau de integração entre as atividades de pronúncia propostas e as demais habilidades linguísticas? Hipotetizamos, portanto, que o ensino de pronúncia esteja limitado a atividades mecânicas de cunho estruturalista e baseadas na correção fonética. No tocante à base teórica da pesquisa, a dividimos em 2 (dois) grandes blocos: o do ensino da oralidade e o do ensino de pronúncia. Para o primeiro bloco, apresentamos estudos de Ferreiro (2003, 2004), Alves (2012), Mesquita Neto (2020), entre outros, além de apresentarmos a visão do ensino de oralidade nos principais documentos que regem a educação no Brasil. No segundo bloco, trazemos Mellado (2012), Farias (2014), Celce-Murcia (2010) e Lima Jr. (2022). A metodologia combina a análise quantitativa e qualitativa, utilizando uma abordagem descritiva cujo corpus foram os boxes Pronunciation presentes no livro didático "Become" do nono ano. Como resultados, observamos que o material didático possui uma diversidade de atividades bem restrita, o que pode limitar a eficácia do ensino de pronúncia ao não oferecer uma gama mais ampla de abordagens e práticas para os aprendizes. Evidenciamos também que os aspectos segmentais e suprassegmentais poderiam estar conectados com outros aspectos da língua para colaborar com a abordagem comunicativa. Concluímos que as descobertas deste estudo têm relevância significativa e podem impulsionar novas pesquisas no campo do ensino de pronúncia, o que pode levar a uma compreensão mais profunda dos desafios enfrentados pelos aprendizes, além de fornecer diretrizes para aprimorar abordagens pedagógicas e materiais didáticos destinados a melhorar a habilidade de pronúncia em línguas estrangeiras.
|
-
Mostrar Abstract
-
Speaking is a complex and dynamic activity, but communication is inherent to human life. Mastering the spoken language begins with understanding orality and the vocabulary present in this natural communicative process. Therefore, the general aim of this paper is to analyze the role of pronunciation teaching in the Become textbook. We therefore set out with the following questions: How is pronunciation teaching approached in the book Become? How well are the proposed pronunciation activities integrated with the other language skills? We therefore hypothesize that pronunciation teaching is limited to mechanical, structuralist activities based on phonetic correction. With regard to the theoretical basis of the research, we have divided it into 2 (two) large blocks: the teaching of orality and the teaching of pronunciation. For the first block, we present studies by Ferreiro (2003, 2004), Alves (2012), Mesquita Neto (2020), among others. In addition, we present the vision of teaching orality in the main documents that govern education in Brazil. In the second block, we include Mellado (2012), Farias (2014), Celce-Murcia (2010) and Lima Jr. The methodology combines quantitative and qualitative analysis, using a descriptive approach whose corpus was the Pronunciation boxes in the Become ninth grade textbook. As a result, we observed that the teaching material has a very limited range of activities, which can limit the effectiveness of pronunciation teaching by not offering a wider range of approaches and practices for learners. We also pointed out that segmental and suprasegmental aspects could be connected to other aspects of the language in order to collaborate with the communicative approach. We conclude that the findings of this study are of significant relevance and could spur new research in the field of pronunciation teaching. This can lead to a deeper understanding of the challenges faced by learners, as well as provide guidelines for enhancing pedagogical approaches and instructional materials aimed at improving foreign language pronunciation skills.
|
|
12
|
-
SÍLVIA HELENA DE CASTRO BESSA
-
O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EJA EM PAU DOS FERROS (RN): UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA LIBERTADORA FREIREANA
-
Orientador : CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS
-
AGASSIEL DE MEDEIROS ALVES
-
EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
-
Data: 26/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O direito ao acesso à educação por jovens e adultos é preservado pela Constituição Federal e assegurado pelo Estado. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino voltada para jovens, adultos e idosos que não concluíram seus estudos na idade própria e desejam em algum momento da vida retornar os estudos. Com foco no ensino de geografia na EJA, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o ensino de Geografia na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sob a perspectiva freireana, em uma Escola da rede pública estadual no munícipio de Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte (RN). O estudo é de abordagem qualitativa (Minayo, 2001), assumindo um caráter exploratório e descritivo (Gil, 2011) e tipo de estudo de caso (Godoy, 1995). Utilizamos os estudos de Freire (1987, 1996) a partir da perspectiva de educação libertadora associando-a ao ensino de Geografia e a EJA. Sob o olhar de educandas e docente da EJA, realizamos a pesquisa com três educandas matriculadas no 5º período (8º e 9º) do ensino fundamental II, assim como, com a educadora da EJA. Quanto aos instrumentos de pesquisa para a coleta de dados, foi utilizado o formulário investigativo, o questionário semiestruturado, a observação em sala de aula, utilizando o diário de observação e a oficina pedagógica. Os dados foram analisados de acordo com as suas particularidades, tendo como categoria de análise os saberes populares em articulação com os conteúdos curriculares, utilizando a perspectiva libertadora freireana associada ao ensino de Geografia na EJA. Dos resultados obtidos, percebe-se que as educandas apresentam desafios para se manter na escola, com intervalos de afastamento entre 2 a 6 anos, pelos mais diversos motivos. Os desafios enfrentados refletiram diretamente nas dificuldades em relacionar os saberes populares aos conteúdos curriculares. A mediação da docente em sala de aula tem despertado o desenvolvimento da reflexão e criticidade das educandas. Assim, a docente tem assumido uma postura de ensino que busca conectar os saberes populares aos conteúdos curriculares, desenvolvendo a sua prática docente voltada para a perspectiva libertadora freireana.
-
Mostrar Abstract
-
The right to access to education for young people and adults is preserved by the Federal Constitution and guaranteed by the State. Youth and Adult Education (EJA) is a teaching modality aimed at young people, adults and elderly people who did not complete their studies at the appropriate age and wish to return to their studies at some point in their lives. Focusing on the teaching of geography in EJA, the present research has the general objective of analyzing the teaching of Geography in the Youth and Adult Education (EJA) modality, from a Freirean perspective, in a state public school in the municipality of Pau dos Ferros, in Rio Grande do Norte (RN). The study has a qualitative approach (Minayo, 2001), assuming an exploratory and descriptive character (Gil, 2011) and a case study type (Godoy, 1995). We use the studies of Freire (1987, 1996) from the perspective of liberating education, associating it with the teaching of Geography and EJA. Under the eyes of EJA students and teachers, we carried out the research with three students enrolled in the 5th period (8th and 9th) of elementary school II, as well as with the EJA educator. As for the research instruments for data collection, the investigative form, the semi-structured questionnaire, classroom observation, using the observation diary and the pedagogical workshop were used. The data were analyzed according to their particularities, with popular knowledge as the category of analysis in conjunction with curricular content, using the Freirean liberating perspective associated with the teaching of Geography at EJA. From the results obtained, it is clear that students face challenges in remaining at school, with absence intervals of between 2 and 6 years, for a variety of reasons. The challenges faced directly reflected the difficulties in relating popular knowledge to curricular content. The teacher's mediation in the classroom has awakened the development of students' reflection and criticality. Thus, the teacher has assumed a teaching stance that seeks to connect popular knowledge with curricular content, developing her teaching practice focused on the Freirean liberating perspective.
|
|
13
|
-
FRANCISCO FERNANDES OLIVEIRA
-
PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES SOBRE A MUSICALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Orientador : MARIA IONE DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DÉBORA MARIA DO NASCIMENTO
-
MARIA BEATRIZ LICURSI CONCEIÇÃO
-
MARIA IONE DA SILVA
-
Data: 26/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Desde meados do século XXI a criança tem ocupado cada vez mais cedo os espaços escolares. Não apenas preenchendo esse ambiente escolar em números, mas, tornando-se objeto de preocupação frente as necessidades que as cercam. Para tanto, as estratégias para melhorar o ensino tem sido diversas entre as quais, destacamos como estratégias dentro dos processos de ensino aprendizagem, a utilização dos métodos ativos a fim de propiciar aos alunos mais instrumentos metodológicos para que seja alcançada uma aprendizagem com qualidade. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo analisar a musicalização como estratégia pedagógica no contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com professores e professoras da rede pública no município de Pau dos Ferros/RN. Quando tratamos da musicalização, nos referimos as cantigas de roda, os brinquedos cantados, as experiências infantis na perspectiva de identificação de um repertório rítmico, de desenvolvimento da acuidade auditiva, do envolvimento preliminar com a voz ou com outros instrumentos musicais, que ajudam o desenvolvimento da capacidade de concentração das crianças, a identificação das propriedades do som e identificação de estilos musicais. Compreendemos que a natureza da pesquisa é qualitativa, pois a base de dados estará sobre uma análise subjetiva. Como técnica de investigação, iremos recorrer ao método de grupo focal de Barbour (2009), e como instrumentos para a coleta de dados utilizaremos rodas de conversas com professores e professoras das redes de ensino municipal e estadual no município de Pau dos Ferros/RN. A análise dos dados será realizada por meio da análise de conteúdo de Bardin (2016). A metodologia da pesquisa estará sendo desenvolvida com o foco nos professores e professoras que por meio de suas percepções poderão contribuir imensamente para nossa coleta de dados. A pesquisa será ancorada em teóricos como: Brito (2009), Cunha (2019), Freire (1985, 1987), Jeandet (1971), Velozo (2019), entre outros que trarão importantes contribuições para o embasamento da pesquisa. Portanto, esperamos que o estudo venha trazer subsídios teóricos e práticos que possam contribuir para a Educação Básica no tocante a musicalização como estratégia para o processo de ensino aprendizagem.
-
Mostrar Abstract
-
Since the middle of the 21st century, children have occupied school spaces at an earlier age. Not just filling this school environment in numbers, but becoming an object of concern in the face of the needs that surround them. Therefore, the strategies to improve teaching have been diverse, among which, we highlight as strategies within the teaching-learning processes, the use of active methods in order to provide students with more methodological instruments so that quality learning is achieved. In this sense, the present research aims to analyze musicalization as a pedagogical strategy in the context of the Early Years of Elementary Education with public school teachers in the municipality of Pau dos Ferros/RN. When we deal with musicalization, we refer to nursery rhymes, sung toys, children's experiences in the perspective of identifying a rhythmic repertoire, developing auditory acuity, preliminary involvement with the voice or with other musical instruments, which help the development of children's ability to concentrate, identification of sound properties and identification of musical styles. We understand that the nature of the research is qualitative, as the database will be based on a subjective analysis. As an investigation technique, we will resort to Barbour's (2009) focus group method, and as instruments for data collection we will use conversation wheels with teachers from municipal and state education networks in the municipality of Pau dos Ferros/RN. Data analysis will be performed using Bardin's (2016) content analysis. The research methodology will be developed with a focus on teachers who, through their perceptions, will be able to contribute immensely to our data collection. The research will be anchored in theorists such as: Brito (2009), Cunha (2019), Freire (1985, 1987), Jeandet (1971), Velozo (2019), among others who will bring important contributions to the foundation of the research. Therefore, we hope that the study will bring theoretical and practical subsidies that can contribute to Basic Education in terms of musicalization as a strategy for the teaching-learning process.
|
|
14
|
-
TALHANY CRIS FERREIRA DA CONCEIÇÃO
-
OS SABERES DOCENTES E O USO DO FILME COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
-
Orientador : CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
-
JOSUÉ ALENCAR BEZERRA
-
Tereza Sandra Loiola Vasconcelos
-
Data: 29/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa versa sobre saberes docentes e o uso de filmes aborda a relação dos saberes docentes desenvolvidos a partir do cinematográfico como recurso em sala de aula de Geografia. Objetiva analisar os saberes docentes e o uso do filme como recurso didático nas aulas de Geografia no Ensino Fundamental II. Para tanto, de modo específico, pretendemos: i) registraros saberes docentes relativos ao uso de filmes no ensino fundamental II; ii) descrever o emprego de filmes como recursos didáticos na educação; iii) analisar o emprego de filmes no ensino de Geografia; e iv) desenvolver uma proposta metodológica no ensino fundamental II com uso de filmes para trabalhar temáticas da Geografia. O caminho metodológico da pesquisa tem embasamento na investigação epistemológica sobre os saberes docentes e o uso de filmes, mediante contribuição de autores que debatem a temática, a saber: Imbernón (2006), Pimenta (1999), Macedo (2020), Tardif (2011), bem como, Messias (2019)
e dentre outros que tratam do recurso filme. Ademais, a pesquisa se caracteriza como sendo qualitativa, de cunho investigativo, do tipo exploratória e descritiva, com aplicação de um estudo de caso numa turma de 7o ano de ensino fundamental. Os instrumentos utilizados para coleta de dados são diário de campo e entrevista semiestruturada, com proposta metodológica de apresentar filmes que trabalhem temas da Geografia, intencionando tornar as aulas mais dinâmicas, prazerosas e relacionadas à realidade dos alunos. A realização da pesquisa aconteceu por fases, a saber: leitura do referencial teórico, observação, aplicação da entrevista e análise dos dados – buscando investigar quais saberes docentes são construídos e aplicados em sala de aula, com a utilização de filmes para trabalhar temáticas da Geografia. Como resultados, entende-se que os saberes docentes são homogêneos e diversificados, de modo que o professor tem a possibilidade de inovar em sala de aula, tornando as aulas mais significativas para os alunos. Em suma, o uso de filmes pode proporcionar aulas dinamizadase contribuir para a formação de indivíduos críticos, reflexivos, atuantes e prontos para a sociedade contemporânea, entendendo as transformações no espaço enquanto sujeito transformante e transformador.
-
Mostrar Abstract
-
This research aims to analyze teachers' knowledge and the use of film as a didactic resource in Geography classes in Elementary School II. To do so, specifically: i) record teaching knowledge in elementary school II; ii) describe the use of films as didactic resources in education; iii) analyze the use of films in Geography teaching; and iv) develop a methodological proposal in elementary school II with the use of films to work on Geography themes. The methodological path of the research is based on the epistemological investigation of teaching knowledge and the use of films, through the contribution of authors who debate the theme, namely: Imbernón (2006), Pimenta (1999), Macedo (2020), Tardif (2011), as well as Barbosa (2010), Messias (2019), Montovani, Costa (2017), among others who deal with the film resource. Furthermore, the research is characterized as qualitative, investigative, exploratory and descriptive, with the application of a case study in a 7th grade class of regular education. The instruments used for data collection are a field diary and a semi-structured interview, with a methodological proposal of presenting films that deal with Geography themes, intending to make classes more dynamic, enjoyable and related to the students' reality. The research will be carried out in phases, namely: reading of the theoretical framework, observation, application of the interview and data analysis – seeking to investigate which teaching knowledge is constructed and applied in the classroom, using films to work on Geography themes. As a result, it is understood that teaching knowledge is homogeneous and diversified, so that the teacher has the possibility of innovating in the classroom, making classes more meaningful for students. In short, the use of films can provide dynamic classes and contribute to the formation of critical, reflective, active individuals, with skills and abilities and ready for contemporary society, understanding the transformations in space as a transforming and transforming subject.
|
|
15
|
-
JUSSARA DA CONCEIÇÃO SOARES
-
O texto literário na sala de aula do Ensino Médio: temas fraturantes na formação do jovem leitor
-
Orientador : DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
-
MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO
-
ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS
-
Data: 29/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa tem como temática principal o trabalho com o texto literário na etapa escolar do ensino médio, com vistas à formação do leitor jovem. Se configura como uma pesquisa colaborativa, por ir a campo implementar um estudo com alunos de uma turma de 3ª série e três professoras regentes, nos componentes curriculares que fazem parte da área de Linguagens e suas tecnologias. Tem como objetivo geral analisar o trabalho com o texto literário na formação leitora dos jovens no Ensino Médio. Quanto aos objetivos específicos visa: a) identificar o perfil leitor dos alunos participantes da pesquisa; b) investigar quais as práticas de ensino de literatura são presentes na Escola lócus da pesquisa; c) verificar a proximidade e o interesse despertado pela literatura, a partir dos momentos de mediação de leitura em sala de aula; d) analisar a repercussão que as mediações de leitura literária, no ensino médio, provocam na formação leitora dos alunos participantes. Quanto a abordagem, a pesquisa se classifica como qualitativa. Quanto aos objetivos propostos, se classifica como explicativa. O embasamento teórico se respalda em Bakhtin (2007, 1992), Candido (1995), Colomer (1991, 2007), Cosson (2016); Eagleton (2003); Gregorin Filho (2011); Jauss (1994), Lajolo (1985); Morin (2013); Petit (2009); Rouxel (2013), Saldanha (2018); Zilberman (1991, 2003, 2006, 2009, 2010, 2021), dentre outros estudiosos. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista individual semiestruturada com as professoras, e com os alunos a entrevista coletiva semiestruturada pós encontros de mediação de leitura, aplicação de questionário via google forms, diário de leitura, além do diário de campo da pesquisadora. Os dados coletados foram analisados mediante o método da análise de conteúdo, com base nos estudos de Bardin, (2016) e revelam que os alunos do Ensino Médio demonstram interesse pelo texto literário, desde que seja feita uma mediação de leitura significativa para o público em foco.
-
Mostrar Abstract
-
This research has as its main theme the work with the literary text in the school stage of high school, with a view to training the young reader. Setting itself up as an action research, we will go to the field to implement a study with students from a 3rd grade high school class, and three teachers, regents of this class in the curricular components that are part of the area of Languages and its technologies. Its general objective is to analyze the work with the literary text in the reading formation of young people in high school. As for the specific objectives, we list: a) Investigate which literature teaching practices are present in the research locus School; b) Check the proximity and interest aroused by literature, from the moments of reading mediation in the classroom; c) to analyze the impacts that the mediations of literary reading, in high school, cause in the reading formation of the participating students. As for its nature, the research is classified in terms of its approach as qualitative. As for the proposed objectives, the research is classified as explanatory. The instruments used for data collection will be: the individual semi-structured interview with the teachers, the semi-structured collective interview after reading mediation meetings, application of a questionnaire via google forms, reading diary and field diary. The collected data will be analyzed using the content analysis method
|
|
16
|
-
HELIO FERREIRA DE OLIVEIRA
-
EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO REMOTO NARRADAS POR PROFESSORAS DE ESCOLAS DO CAMPO
-
Orientador : GILCILENE LÉLIA SOUZA DO NASCIMENTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GILCILENE LÉLIA SOUZA DO NASCIMENTO
-
SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS
-
SIMONE MARIA DA ROCHA
-
Data: 29/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A luta por uma educação no e do campo é contínua, e o avanço nas políticas e na legislação não garantem, por si, a resolução dos problemas que a educação no e do campo vivencia historicamente. Diante da situação de invisibilidade histórica na efetivação das políticas públicas, o processo de ensino-aprendizagem nas escolas do campo é prejudicado pela falta de infraestrutura básica para o desenvolvimento das atividades escolares, o que se agravou na situação emergencial vivida em função da pandemia do novo Coronavírus. Nesta pesquisa, focamos nossa atenção nos desafios enfrentados na educação do campo pelas professoras durante a pandemia da Covid-19, para se adaptar de forma intempestiva ao modelo de ensino remoto, para construir novos saberes e práticas como respostas e soluções aos desafios e dificuldades tanto para a prática de ensino quanto para a aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, desenvolveram novos saberes com o uso das tecnologias da informação e da comunicação aplicadas ao ensino, que apresentaram potencialidades que poderão contribuir para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem da educação no e do campo. Esta pesquisa foi realizada com professoras de escolas do campo de duas cidades da região do Alto Oeste Potiguar, e buscou responder à pergunta: Que saberes docentes foram apropriados, modificados e mobilizados pelas professoras das escolas do campo de Rafael Fernandes/RN e Pau dos Ferros/RN durante o ensino remoto? Teve como objetivo geral: analisar os saberes apropriados, modificados e mobilizados pelos docentes que atuaram na Educação do Campo nas cidades de Pau dos Ferros – RN e Rafael Fernandes – RN, durante o período de ensino remoto. Caracteriza-se pela abordagem de pesquisa qualitativa, adotando a pesquisa (auto)biográfica e rodas de conversa como metodologia para a construção das narrativas das professoras, de forma que pudessem narrar, refletir e dialogar sobre suas experiências vivenciadas no período de ensino remoto em escolas do campo. Para fundamentar a realização da pesquisa e as reflexões em torno do objeto de estudo, tomamos como principais referenciais teóricos: Tardif (2014), Libâneo (2014), Almeida, Santos e Silva, (2020), Arroyo e Fernandes (1999), Arroyo, Caldart e Molina (2011), Freire (2015), Zibetti e Souza (2007), Charlot (2000), Tardif e Raymond (2000), Delory-Momberger (2008), Nóvoa e Fringer (2014), Nascimento (2010), Nascimento (2018), Passeggi (2008), Josso (2004), Souza (2012). Para análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo de Bardin (2011). Os dados revelam que se a dificuldade de infraestrutura já era uma realidade nas escolas do campo, essa foi ainda mais evidenciada quando docentes e discentes das escolas do campo se viram na necessidade de desenvolver o ensino remoto, e muitos não tinham sequer os equipamentos e infraestruturas tecnológicas exigidos. Para além da aquisição dos equipamentos e tecnologias requeridas ao ensino remoto, as professoras precisaram desenvolver novos saberes no uso dessas tecnologias, aprendendo a utilizar as TICs no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, mesmo sem que a elas fosse ofertada formação e apoio pedagógico para isso. Nesse contexto, a organização das turmas em salas multisseriadas se tornou ainda mais desafiadora para as professoras no ensino remoto. A pesquisa conclui, deixando em aberto uma problemática identificada no decorrer das análises, que sugere a necessidade de investigar os impactos negativos do ensino remoto na aprendizagem dos alunos da educação do campo, pois, conforme evidenciaram as narrativas das professoras, muitos alunos não tiveram condições de acesso às aulas remotas e nem devolviam as apostilas impressas que recebiam para desenvolver as habilidades e competências referentes a cada série escolar. Por fim, esta pesquisa contribui com a construção de um panorama das experiências vividas por professores da educação do campo no ensino remoto durante a pandemia da Covid-19.
-
Mostrar Abstract
-
The fight for education in and from the countryside is continuous, and advances in policies and legislation do not guarantee, in themselves, the resolution of the problems that education in and from the countryside has historically experienced. Given the situation of historical invisibility in the implementation of public policies, the teaching-learning process in rural schools is hampered by the lack of basic infrastructure for the development of school activities, which was worsened by the emergency situation experienced due to the new pandemic. Coronavirus. In this research, we focus our attention on the challenges faced in rural education by teachers during the Covid-19 pandemic, to adapt untimely to the remote teaching model, to build new knowledge and practices as answers and solutions to the challenges and difficulties both for teaching practice and for student learning. In this context, they developed new knowledge with the use of information and communication technologies applied to teaching, which presented potential that could contribute to the improvement of teaching-learning processes in education in and in the countryside. This research was carried out with teachers from rural schools in two cities in the Alto Oeste Potiguar region, and sought to answer the question: What teaching knowledge was appropriated, modified and mobilized by teachers from rural schools in Rafael Fernandes/RN and Pau dos Ferros /RN during remote learning? Its general objective was to analyze the knowledge appropriated, modified and mobilized by teachers who worked in Rural Education in the cities of Pau dos Ferros – RN and Rafael Fernandes – RN, during the period of remote teaching. It is characterized by a qualitative research approach, adopting (auto)biographical research and conversation circles as a methodology for constructing the teachers' narratives, so that they could narrate, reflect and dialogue about their experiences during the period of remote teaching in schools from Camp. To support the research and reflections around the object of study, we took as main theoretical references: Tardif (2014), Libâneo (2014), Almeida, Santos e Silva, (2020), Arroyo and Fernandes (1999), Arroyo , Caldart and Molina (2011), Freire (2015), Zibetti and Souza (2007), Charlot (2000), Tardif and Raymond (2000), Delory-Momberger (2008), Nóvoa and Fringer (2014), Nascimento (2010) , Nascimento (2018), Passeggi (2008), Josso (2004), Souza (2012). To analyze the data, we used Bardin's content analysis (2011). The data reveal that if infrastructure difficulties were already a reality in rural schools, this was even more evident when teachers and students in rural schools found themselves in the need to develop remote teaching, and many did not even have the equipment and infrastructure. required technologies. In addition to acquiring the equipment and technologies required for remote teaching, teachers needed to develop new knowledge in the use of these technologies, learning to use ICTs in the development of the teaching-learning process, even without being offered training and pedagogical support to that. In this context, organizing classes into multigrade classrooms has become even more challenging for teachers in remote teaching. The research concludes, leaving open a problem identified during the analyses, which suggests the need to investigate the negative impacts of remote teaching on the learning of rural education students, since, as evidenced by the teachers' narratives, many students did not have the conditions access to remote classes and did not even return the printed booklets they received to develop the skills and competencies related to each school year. Finally, this research contributes to the construction of an overview of the experiences lived by rural education teachers in remote teaching during the Covid-19 pandemic.
|
|
17
|
-
KAREN INGRED NOGUEIRA MAGALHAES
-
Os sentidos, significados e o lugar da família na Educação Humanista de base Logosófica
-
Orientador : SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO
-
IANDRA FERNANDES CALDAS
-
ANTONIO PEREIRA CÂNDIDO
-
Data: 29/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
RESUMO: Esta pesquisa objetiva conhecer os sentidos, os significados e o lugar da família sob a ótica da Educação Humanista a partir do contexto da Pedagogia Logosófica, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Possui uma abordagem qualitativa, interpretativa e descritiva. O texto foi organizado em 5 capítulos sendo o primeiro de cunho introdutório e o segundo de natureza teórico-metodológica. Os capítulos de base teórica são dois, e foram construídos à luz da pesquisa bibliográfica: a) Interfaces entre Educação, Humanismo e Família; b) Logosofia: ciência e Pedagogia Humanista. O quinto capítulo se refere ao trabalho empírico que busca compreender quais os sentidos, os significados, o papel e os lugares da família nas práticas pedagógicas logosófica através da pesquisa de campo. Nesse sentido, realizamos observações participantes em uma escola do Sistema Logosófico de Educação em Belo Horizonte/Brasil e, posteriormente ao comitê de ética, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com a direção, professores e pais das crianças que estudam no colégio que aplica a educação humanista de base logosófica, cujo os achados serão decorrentes do tratamento do método da Análise de Conteúdo. Sobre nossos resultados primários nesta fase de qualificação: compreendemos da nossa pesquisa teórico-empírica aspectos fundamentais da Família, Educação Humanista e Pedagogia Logosófica em suas noções de formação de professores logosófos, percepção de infância e família, bem como, a relação estabelecida entre a escola e a família em função da Educação Humanista e, também, depoimentos registrados pela família desse processo.
-
Mostrar Abstract
-
This research aims to understand the meanings, significance, and place of the family from the perspective of Humanistic Education, based on the context of Logosophical Pedagogy in the early years of elementary education. It adopts a qualitative, interpretive, and descriptive approach. The text is organized into five chapters, with the first being introductory in nature, and the second focusing on the theoretical and methodological framework. The two chapters dedicated to theoretical foundations were developed through bibliographic research: a) Interfaces between Education, Humanism, and Family; b) Logosophy: Science and Humanistic Pedagogy. The fifth chapter refers to empirical work that seeks to understand the meanings, significance, role, and positions of the family within Logosophical pedagogical practices through field research. In this regard, participant observations were conducted at a Logosophical Education System school in Belo Horizonte, Brazil. Subsequently, after obtaining ethical clearance, semi-structured interviews will be conducted with the school administration, teachers, and parents of the children attending the school that applies Logosophical-based humanistic education. The findings will be analyzed using Content Analysis methodology. Regarding our primary results in this qualifying phase, we have gained a comprehensive understanding of fundamental aspects of Family, Humanistic Education, and Logosophical Pedagogy through our theoretical and empirical research. This includes the notions of training Logosophical teachers, perception of childhood and family, as well as the relationship established between the school and the family in relation to Humanistic Education. Additionally, we have collected testimonies from families involved in this process.
|
|
18
|
-
MAÍSA MARIA DOS SANTOS GUILHERME
-
OS CURRÍCULOS NA/DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DO PRESCRITO-PLANEJADO AO EXPERIENCIADO-VIVIDO
-
Orientador : GILCILENE LÉLIA SOUZA DO NASCIMENTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GILCILENE LÉLIA SOUZA DO NASCIMENTO
-
FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA
-
SENADAHT BARBOSA BARACHO RODRIGUES DE OLIVEIRA
-
Data: 30/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa analisa a articulação entre o currículo prescrito e o vivido pelos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), durante a Pandemia da Covid-19, na Escola Estadual Antônio de Azevedo, em Jardim do Seridó/RN, nas salas de aula da EJA. Para isso, foram delineados como objetivos específicos: examinar estudos teóricos que conceituem práticas, saberes, cotidiano e currículo; analisar saberes e práticas veiculados na articulação entre o currículo prescrito e o vivido pelos sujeitos da EJA, durante a Pandemia da Covid-19; reconhecer, a partir dos currículos praticadospesados nos cotidianos da EJA, indícios articuladores entre os diferentes saberes dos sujeitos envolvidos. Para a consecução dos objetivos, os eixos de análise estão fundamentados em Freire (1996), Pimenta (1998, 2002), Gauthier et al. (1998), Tardif (2002; 2006), Cunha (2004), Oliveira (2005), Santos (2000), Certeau (2005), e Sacristán (1998). Os sujeitos participantes da pesquisa são docentes e discentes que vivenciaram o período da Pandemia da Covid-19 na EJA. A metodologia da pesquisa tem abordagem qualitativa e se apoia nos pressupostos da pesquisa (auto)biográfica em educação, tendo como corpus da pesquisa, as narrativas dos docentes e discentes sobre a experiência de currículo prescrito e vivido no contexto da pandemia. Para a construção das narrativas, foram realizadas rodas de conversa, na perspectiva de Bogdan e Biklen (1994), e construídos quadros de escuta, na perspectiva de Passeggi, Oliveira e Cunha (2018), realizados com 07 professores e 15 alunos. Para análise das narrativas, utilizamos os princípios e método da análise temática interpretativa, ancorados na perspectiva de Schütze (1992a; 1992b) e Jovchelovitch e Bauer (2000), visto que o instrumento roda de conversa faz parte do universo das entrevistas narrativas. A pesquisa revelou que muito ainda precisa ser feito pela EJA, com políticas públicas que garantam a educação como direito, bem como com políticas curriculares e de formação docente voltadas, especificamente, para essa modalidade de ensino. O predomínio de aulas expositivas, as cópias do quadro, o silêncio frente aos objetos de conhecimento, um ensino de memorização, a ausência de debates e diálogos sobre as experiências de vida desses sujeitos, são fatos citados nas narrativas que contrariam o objetivo maior da EJA: uma educação e um ensino que os levem ao exercício da cidadania, à ativa participação na vida profissional, política, cultural e, principalmente, voltada para a politização e conscientização do sujeito, no intuito de transformar ou interferir na sua própria realidade. É preciso inventar, criar, recriar, reinventar alternativas curriculares e práticas pedagógicas dialógicas, cooperativas, que contemplem a diversidade de sujeitos e que estejam abertas aos diferentes processos de subjetivação em andamento entre nós, com orientações pedagógicas decorrentes das especificidades da EJA, para que de fato, os jovens e adultos que buscam escolarização possam relacionar o que veem na escola com a sua participação na vida pública cotidiana, e possam ter acesso aos bens socioculturais, através de uma educação que lhes dê as condições necessárias para interagir e progredir socialmente e buscar sua ascensão social. O potencial desta pesquisa está na perspectiva da ampliação dos debates sobre o currículo da EJA, no fomento às reflexões que tragam visibilidade e lugar para os sujeitos dessa modalidade de ensino, e, especialmente, no reconhecimento da identidade dos sujeitos e suas vivências cotidianas nas construções das práticas curriculares da EJA no chão da escola.
-
Mostrar Abstract
-
This research analyzes the articulation between the prescribed curriculum and that experienced by the subjects of Youth and Adult Education (EJA), during the Covid-19 Pandemic, at the Antônio de Azevedo State School, in Jardim do Seridó/RN, in the classrooms from EJA. To this end, specific objectives were outlined: examining theoretical studies that conceptualize practices, knowledge, everyday life and curriculum; analyze knowledge and practices conveyed in the articulation between the prescribed curriculum and that experienced by EJA subjects, during the Covid-19 Pandemic; recognize, based on the curricula practiced heavily in the daily lives of EJA, articulating evidence between the different knowledge of the subjects involved. To achieve the objectives, the axes of analysis are based on Freire (1996), Pimenta (1998, 2002), Gauthier et al. (1998), Tardif (2002; 2006), Cunha (2004), Oliveira (2005), Santos (2000), Certeau (2005), and Sacristán (1998). The subjects participating in the research are teachers and students who experienced the period of the Covid-19 Pandemic at EJA. The research methodology has a qualitative approach and is based on the assumptions of (auto)biographical research in education, with the research corpus being the narratives of teachers and students about the experience of the curriculum prescribed and lived in the context of the pandemic. To construct the narratives, conversation circles were held, from the perspective of Bogdan and Biklen (1994), and listening tables were constructed, from the perspective of Passeggi, Oliveira and Cunha (2018), carried out with 07 teachers and 15 students. To analyze the narratives, we used the principles and method of interpretative thematic analysis, anchored in the perspective of Schütze (1992a; 1992b) and Jovchelovitch and Bauer (2000), since the conversation circle instrument is part of the universe of narrative interviews. The research revealed that much still needs to be done by EJA, with public policies that guarantee education as a right, as well as with curricular and teacher training policies aimed specifically at this type of teaching. The predominance of expository classes, copies of the table, silence in front of objects of knowledge, teaching memorization, the absence of debates and dialogues about the life experiences of these subjects, are facts cited in the narratives that contradict the main objective of EJA : education and teaching that lead them to the exercise of citizenship, active participation in professional, political, cultural life and, mainly, focused on the politicization and awareness of the subject, with the aim of transforming or interfering in their own reality. It is necessary to invent, create, recreate, reinvent curricular alternatives and dialogic, cooperative pedagogical practices, which contemplate the diversity of subjects and which are open to the different processes of subjectivation in progress among us, with pedagogical guidelines arising from the specificities of EJA, so that fact, young people and adults who seek schooling can relate what they see at school with their participation in everyday public life, and can have access to sociocultural assets, through an education that gives them the necessary conditions to interact and progress socially and seek their social ascension. The potential of this research lies in the perspective of expanding debates on the EJA curriculum, encouraging reflections that bring visibility and place to the subjects of this teaching modality, and, especially, in the recognition of the subjects' identity and their daily experiences in the constructions of EJA curricular practices on the school floor.
|
|
19
|
-
JOSÉ MÁRIO DE SOUZA
-
DILEMAS ÉTICOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM FOCO
-
Orientador : SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCIA MYCHELLE NOGUEIRA DO NASCIMENTO
-
MARIA IONE DA SILVA
-
SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO
-
Data: 30/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
5 RESUMO:
A pesquisa intitulada “Dilemas éticos de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a avaliação da aprendizagem em foco” objetiva analisar os dilemas éticos enfrentados pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na prática da Avaliação da Aprendizagem e explorar seus desafios e impactos na atuação docente. Dessa forma, a questão-problema busca revisar quais são os principais dilemas éticos vividos pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nos processos de avaliação da aprendizagem. A pesquisa é de natureza qualitativa e está organizada em dois momentos: o primeiro é composto pela revisão bibliográfica de literatura, que se desdobra em três capítulos. No primeiro capítulo, são discutidos conceitos, saberes e significados sobre educação, ética e educação humanista. No segundo, é abordada a ética no contexto da profissão docente e os dilemas éticos vividos no seu labor profissional. E, por fim, no terceiro, é tratado o processo de avaliação da aprendizagem com foco na ética humanista. O segundo momento é caracterizado pela pesquisa empírica. A pesquisa de campo aconteceu em uma escola da rede municipal de ensino na cidade de Marcelino Vieira/RN. Foi utilizada o método de análise de conteúdo. Foram realizadas entrevistas com cinco professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, cujas experiências foram compartilhadas no sexto capítulo. Acreditamos que os principais contributos extraídos de nossa jornada teórica e empírica geraram a perspectiva de voltarmos nosso olhar para os estudos da avaliação a partir do escopo da ética humanista, bem como para os dilemas éticos vividos pelos educadores no campo da aprendizagem, em especial, em seu fazer docente, suscitando novas pesquisas que incentivem uma ética de base humanista. Como principais resultados, a pesquisa revelou que a ética é uma dimensão necessária à formação docente e a atuação profissional, desempenhando um papel relevante na maneira como os professores lidam com dilemas e desafios éticos em sua profissão, principalmente no contexto da avaliação da aprendizagem. Ética e avaliação são, portanto, elementos do ensino indissociáveis e essenciais no contexto educativo, e que necessitam ser reexaminados à luz da formação de professores.
|
-
Mostrar Abstract
-
RESUMO EM INGLÊS: The research entitled “Ethical dilemmas of teachers in the early years of elementary school: the assessment of learning in focus” aims to analyze what are the ethical dilemmas experienced by teachers in the early years of elementary school in the course of learning assessment and how these interfere and challenge their teaching activities. In this way, the problem-question is presented: what are the main ethical dilemmas experienced by teachers of the Early Years of Elementary School in the processes of learning assessment? The research is of a qualitative nature and is organized in two stages: the first is composed of a systematic bibliographical review, which is divided into three chapters. In the first chapter, concepts, knowledge and meanings about education, ethics and humanist education are discussed. The second addresses ethics in the context of the teaching profession and the ethical dilemmas experienced in their professional work. And, finally, in the third, the learning evaluation process is treated with a focus on humanist ethics. The second moment is characterized by empirical research. Field research will take place at a school in the municipal education network in the city of Marcelino Vieira/RN. The analysis technique used was content analysis. It is planned to carry out interviews with five teachers from the Early Years of Elementary School, whose experiences will be shared in the sixth chapter. We believe that the main contributions extracted from our theoretical and empirical journey will generate the perspective of turning our attention to studies in the area of ethics, as well as to the ethical dilemmas experienced by educators in the field of learning, in particular, in their teaching activities, giving rise to new research that encourages a humanist-based ethics.
|
|
20
|
-
NARLA LAURINDA CHAVES DE AQUINO
-
TRILHANDO CAMINHOS DOS SABERES, DIZERES E FAZERES DE PROFESSORAS DE CLASSES MULTIANO NO CONTEXTO DA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PAU DOS FERROS-RN
-
Orientador : SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS
-
IANDRA FERNANDES CALDAS
-
MARIA BÁRBARA DA COSTA CARDOSO
-
Data: 21/05/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo tem como objetivo contribuir com registros de narrativas dos momentos que constituem a vida profissional de professoras atuantes em escolas multianos do município de Pau dos Ferros-RN, mediante a identificação dos momentos que marcaram suas trajetórias. A pesquisa é de caráter qualitativa com abordagem metodológica em diálogo com a pesquisa narrativa e o estudo (auto)biográfico. As narrativas foram coletadas mediante escuta das falas sobre vida e formação e, analisadas buscando identificar os diferentes momentos que constituíram as trajetórias profissionais e os momentos marcantes de suas vidas, especialmente os relacionados aos processos formativos e a relação com a escola do campo. Foram entrevistadas cinco professoras entre efetivas e aposentadas da rede municipal, que estão atuando ou que atuaram em classes multianos na escola do campo no município de Pau dos Ferros-RN Na fundamentação teórica, a pesquisa tomou como base os princípios da pesquisa qualitativa de Huberman (2013, Ferrarotti (2010, 2014), Passeggi (2010, 2011), Josso (2009, 2010) Delory-Momberger (2012), Bertaux, (2010) Souza (2006), para embasar a pesquisa autobiográfica em educação. Para tratar do tema da Educação do campo utilizamos os escritos de Vighi (2014), Faria e Souza (2016 ), Arroyo (2006), Souza (2008 ), Freire (1996), Santos (2020), Arroyo, Caldart e Molina (2011), Caldart (2012), dentre outros. Dos resultados da pesquisa, destacamos o registro das narrativas das docentes como espaço para a reflexão do percurso formativo de vida e docência, sob o olhar das práticas e vivências em classes multianos. Com isso, buscamos caracterizar o fazer docente, as estratégias didático-pedagógicas e as experiências do contexto escolar do campo, mediante análise acerca das dificuldades, das práticas bem sucedidas e do constituir-se professora em meio ao cenário do campo. Nosso estudo exteriorizou as adversidades enfrentadas para concluir a formação escolar e acadêmica, bem como os caminhos que os conduziram ao tornar-se docentes de classes multiano do campo.
-
Mostrar Abstract
-
This study aims to contribute with narrative accounts of the moments that constitute the professional life of teachers working in multi-year schools in the municipality of Pau dos Ferros-RN, through the identification of the moments that marked their trajectories. The research is qualitative in nature with a methodological approach in dialogue with narrative research and (auto)biographical study. The narratives were collected through listening to speeches about life and education, and analyzed to identify the different moments that constituted their professional trajectories and the significant moments of their lives, especially those related to formative processes and their relationship with rural schools. Five teachers, both active and retired from the municipal network, who are currently or have previously worked in multi-year classes in rural schools in the municipality of Pau dos Ferros-RN, were interviewed. In the theoretical framework, the research was based on the principles of qualitative research by Huberman (2013), Ferrarotti (2010, 2014), Passeggi (2010, 2011), Josso (2009, 2010), Delory-Momberger (2012), and Souza (2006), to support autobiographical research in education. To address the topic of Rural Education, we used the writings of Vighi (2014), Faria and Souza (2016), Arroyo (2006), Souza (2008), Freire (1996), Santos (2020), Arroyo, Caldart, and Molina (2011), Caldart (2012), among others. From the research results, we highlight the recording of teachers' narratives as a space for reflecting on the formative journey of life and teaching, from the perspective of practices and experiences in multi-year classes. Thus, we sought to characterize teaching practices, didactic-pedagogical strategies, and experiences in the rural school context, through analysis of difficulties, successful practices, and the process of becoming a teacher in the rural setting. Our study revealed the adversities faced in completing both school and academic education, as well as the paths that led them to become teachers of multi-year classes in rural areas.
|
|
21
|
-
MARIA ANDREA NOGUEIRA DE SOUZA
-
A Prática pedagógica de professoras da Educação Infantil: reflexões sobre o uso da televisão como instrumento pedagógico
-
Orientador : DÉBORA MARIA DO NASCIMENTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DÉBORA MARIA DO NASCIMENTO
-
MARIA IONE DA SILVA
-
JOSÉ JACKSON REIS DOS SANTOS
-
Data: 28/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa investiga a prática pedagógica de professoras da Educação Infantil e o uso da televisão como instrumento pedagógico na sala de aula. Para tanto, busca responder as seguintes questões: Como se dá a prática pedagógica do(a) professor(a) da Educação Infantil mediante o uso da televisão como instrumento pedagógico? Quais saberes podem ser ressignificados, sobre o uso da televisão como instrumento pedagógico, a partir de um processo de reflexão e colaboração sobre a prática? Posto isso, a pesquisa foi organizada com o objetivo de compreender a prática pedagógica do(a) professor(a) da Educação Infantil mediante o uso da televisão como instrumento pedagógico, na perspectiva de ressignificação da prática através do processo de reflexão e colaboração. Quanto ao referencial teórico-metodológico fundamenta-se na abordagem da pesquisa qualitativa, no método dialético e, quanto ao tipo, na pesquisa colaborativa. O lócus da pesquisa foi em uma escola pública da rede municipal de ensino, no município de São Miguel-RN. No que se refere aos procedimentos, orientou-se pelo ciclo reflexivo de Smyth (1991a, 1991b), considerando as seguintes etapas: Descrição; informação; confrontação e reconstrução, que subsidiou a análise das narrativas de práticas das professoras, e o encontro dialógico avaliativo, mediante um processo reflexivo e formativo. Para a análise e interpretação dos discursos das professoras, firma-se os estudos com base nos sentidos e significados fundamentados em Vygotsky, e o método dos núcleos de significação de Aguiar e Ozella (2013); Aguiar, Aranha e Soares (2021), de modo a analisar os dados através das significações apreendidas através das relações histórico-sociais, culturais e emocionais das professoras. Os resultados dos estudos teóricos desenvolvidos apresentam a necessidade de práticas pedagógicas mediadas e reflexivas na Educação Infantil, articuladas com os saberes digitais para potencializar o processo de ensino e aprendizagem das crianças, aliadas ao uso significativo de instrumentos tecnológicos e pedagógicos, como a televisão. A pesquisa permitiu identificar que as professoras compreendiam o desenvolvimento de práticas pedagógicas coerentes e significativas com o uso da televisão, as quais, atribuíam importância para o processo de ensino-aprendizagem destacando características como, planejamento, ludicidade, rotina, mundo do faz de conta, imaginação e fantasia. Entretanto, a partir do processo formativo reflexivo, as professoras colaboradoras atribuíram um novo sentido a prática pedagógica, através dos estudos, participação mútua, trocas de experiências, questionamentos, confrontação e reconstrução da própria prática. Assim sendo, os movimentos reflexivos desenvolvidos, permitiram um novo olhar para realização das práticas, agregando os conhecimentos anteriores, e atribuindo ao uso da televisão experiências educativas que potencializaram o processo de ensinar e aprender na Educação Infantil, considerando as especialidades das crianças nessa etapa de ensino.
-
Mostrar Abstract
-
This research investigates the teacher's pedagogical practice at Early Childhood Education and the use of television as a pedagogical tool in the classroom. Therefore, it seeks to answer the following questions: How does the teacher's pedagogical practice at Early Childhood Education through the use of television as a pedagogical tool? What knowledge can be re-signified, about the use of television as a pedagogical tool, based on a process of reflection and collaboration on the practice? That said, the research was organized with the aim of understanding the teacher's pedagogical practice at Early Childhood Education through the use of television as a pedagogical instrument, in the perspective of reframing the practice through the process of reflection and collaboration. As for the theoretical-methodological framework, it is based on the qualitative research approach, on the dialectical method and on the type of collaborative research. The locus of the research will be in a public school of the municipal teaching network, in the city of São Miguel-RN. With regard to procedures, it is guided by Smyth's (1991a, 1991b) reflective cycle, considering the following steps: Description; information; confrontation and reconstruction, which will subsidize the analysis of the narratives of the teachers' practices, through a reflective and formative process. The results of the developed theoretical studies show the need for mediated, articulated and reflective pedagogical practices to enhance the teaching and learning process of children, combined with the use of technological and pedagogical instruments, such as television, which arouse interest and respect the rights of learning and development, as well as the fields of experiences of Early Childhood Education. In this sense, the importance of the teachers' understanding regarding the senses and meanings of the pedagogical practice itself is perceived, and also the possibility of re-signification.
|
|
22
|
-
ALINE ABRANTES BATISTA LINS
-
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: RELATOS DE PROFESSORES SOBRE OS SABERES DOCENTES DESENVOLVIDOS
-
Orientador : DÉBORA MARIA DO NASCIMENTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ROZILENE LOPES DESOUSA
-
DÉBORA MARIA DO NASCIMENTO
-
GILCILENE LÉLIA SOUZA DO NASCIMENTO
-
ITALE LUCIANE CERICATO
-
JÚLIO RIBEIRO SOARES
-
Data: 29/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa investiga as práticas pedagógicas e os saberes docentes no contexto do ensino remoto, a partir dos relatos reflexivos dos professores. O problema de pesquisa que orienta o estudo é: Quais práticas pedagógicas foram desenvolvidas durante o ensino remoto e quais foram suas implicações sobre os saberes docentes? O lócus da pesquisa foi uma escola municipal, do Ensino Fundamental I, localizada na cidade de Bernardino Batista-PB. O referencial teórico e metodológico fundamenta-se no método dialético materialista, a abordagem é qualitativa e colaborativa, desenvolvendo-se a partir de um movimento reflexivo. Os procedimentos de investigação incluíram narrativas e sessões reflexivas das participantes, abrangendo descrição, informação, confrontação e reconstrução. A análise envolveu a construção de núcleos de significação a partir dos relatos reflexivos da prática e do ciclo reflexivo. Os principais resultados indicaram a mobilização dos saberes docentes em resposta às novas necessidades pedagógicas decorrentes do ensino remoto, por exemplo o uso de tecnologias digitais como ferramentas pedagógicas para o preparo e desenvolvimento das aulas, e a criação de estratégias de ensino inovadoras adaptadas ao ambiente virtual. Observou-se que a dinâmica desse contexto afetou o desenvolvimento das práticas pedagógicas, levando à conscientização das professoras sobre a fragilidade de suas práticas diante do ensino e aprendizagem remotos. Conclui-se que, o ensino remoto resultou na ressignificação das vivências pedagógicas, atribuindo-lhes novos sentidos e significados como a exploração de outros ambientes de aprendizagem, e a forma de planejar, desenvolver e avaliar, que foram significativos para se pensar o fazer docente.
-
Mostrar Abstract
-
This research investigates pedagogical practices and teaching knowledge in the context of remote teaching, based on teachers' reflective accounts. The research problem guiding the study is: What pedagogical practices were developed during remote teaching and what were their implications for teaching knowledge? The locus of the research was a municipal primary school located in the city of Bernardino Batista-PB. The theoretical and methodological framework is based on the dialectical materialist method, the approach is qualitative and collaborative, developing from a reflexive movement. The research procedures included participants' narratives and reflective sessions, covering description, information, confrontation and reconstruction. The analysis involved the construction of nuclei of meaning from the reflective accounts of practice and the reflective cycle. The main results indicated that teachers' knowledge was mobilized in response to the new pedagogical needs arising from remote teaching, such as the use of digital technologies as pedagogical tools for preparing and developing lessons, and the creation of innovative teaching strategies adapted to the virtual environment. It was observed that the dynamics of this context affected the development of teaching practices, leading teachers to become aware of the fragility of their practices in the face of remote teaching and learning. The conclusion is that remote teaching resulted in the resignification of pedagogical experiences, giving them new meanings and significance, such as the exploration of other learning environments, and the way of planning, developing and evaluating, which were significant for thinking about teaching.
|
|
23
|
-
EVA CRISTIANE FIRMINO BEZERRA
-
CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUAS
-
Orientador : JOSE RODRIGUES DE MESQUITA NETO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FRANCISCA DAMIANA FORMIGA PEREIRA
-
JOSE RODRIGUES DE MESQUITA NETO
-
JOSÉ CEZINALDO ROCHA BESSA
-
MARCOS NONATO DE OLIVEIRA
-
SAMUEL DE CARVALHO LIMA
-
Data: 21/10/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa aborda as crenças e experiências dos professores de Linguagens e códigos, em relação ao uso de tecnologias digitais no ensino de línguas. Desse modo, nosso objetivo geral é analisar as crenças e experiências dos professores em relação ao uso das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Como objetivos específicos temos: identificar quais as experiências dos professores de Linguagens com o uso de tecnologias digitais no ensino de línguas; verificar como o uso das tecnologias digitais contribuem com o processo de ensino-aprendizagem; descrever as experiências pedagógicas a partir do uso de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem e produzir uma cartilha com as tecnologias digitais compartilhadas pelos professores vivenciados no grupo focal. Abordaremos as crenças e experiências com base nos estudos de Barcelos (2001, 2004a, 2004b, 2006, 2007), Barcelos e Coelho (2010), Miccoli (2007, 2010), Oliveira (2011), Nascimento, Oliveira e Oliveira (2020) e Dewey (2023), seguido por estudos relacionados à inserção das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem de acordo com Moran (2000), Coscarelli e Ribeiro (2007), Pais (2008), Caetano e Nascimento (2018). Inicialmente, com base na literatura e posteriormente com abordagem metodológica qualitativa, descritiva e interpretativista, seguindo a etnometodologia. Utilizou-se de autorrelato e grupo focal com 9 professores da área de Linguagens e códigos da Escola de Ensino Médio Virgílio Correia Lima do Município de Pereiro-CE. Como categorias temáticas, emergiram: eficácia pedagógica e preparação do uso das tecnologias digitais. Em relação as experiências dos educadores as categorias foram: ferramentas utilizadas; desafios e dificuldades; suporte e formação; motivação e impactos. As crenças destacam uma visão positiva e proativa dos professores em relação ao uso das tecnologias digitais e ao processo contínuo de desenvolvimento profissional. Eles veem o compartilhamento de experiências e a formação continuada como essenciais para aprimorar suas práticas pedagógicas e se manter atualizados sobre novas tecnologias valorizando a colaboração e a discussão entre pares como meios para melhorar a integração das tecnologias digitais no ensino.
-
Mostrar Abstract
-
The research addresses the beliefs and experiences of Language and Code teachers regarding the use of digital
technologies in language teaching. Thus, our general objective is to analyze the beliefs and experiences of
teachers regarding the use of digital technologies in the teaching-learning process of students. The specific
objectives are: to identify the experiences of Language teachers with the use of digital technologies in language
teaching; to verify how the use of digital technologies contributes to the teaching-learning process; to describe
the pedagogical experiences based on the use of digital technologies in the teaching-learning process; and to
produce a booklet with the digital technologies shared by the teachers experienced in the focus group. We will
address beliefs and experiences based on studies by Barcelos (2001, 2004a, 2004b, 2006, 2007), Barcelos e
Coelho (2010), Miccoli (2007, 2010), Oliveira (2011), Nascimento, Oliveira e Oliveira (2020) and Dewey (2023),
followed by studies related to the insertion of digital technologies in the teaching-learning process according to
Moran (2000), Coscarelli and Ribeiro (2007), Pais (2008), Caetano and Nascimento (2018). Initially, based on
the literature and later with a qualitative, descriptive and interpretative methodological approach, following
ethnomethodology. Self-report and focus group with 9 teachers in the area of Languages and Codes from the
Virgílio Correia Lima High School in the municipality of Pereiro-CE were used. The following thematic categories
emerged: pedagogical effectiveness and preparation for the use of digital technologies. Regarding the educators'
experiences, the categories were: tools used; challenges and difficulties; support and training; motivation and
impacts. The beliefs highlight a positive and proactive view of teachers regarding the use of digital technologies
and the continuous process of professional development. They see the sharing of experiences and continued
training as essential to improve their pedagogical practices and to stay up to date on new technologies, valuing
collaboration and discussion among peers as means to improve the integration of digital technologies in teaching.
|
|
24
|
-
WALÉRIA ARAÚJO ALVES
-
Letramento visual crítico e Feminismo no ensino de língua inglesa: o Instagram em uma perspectiva Pedagógica
-
Orientador : MARIA ZENAIDE VALDIVINO DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARIA ZENAIDE VALDIVINO DA SILVA
-
EDILENE RODRIGUES BARBOSA
-
MICHELLE SOARES PINHEIRO
-
Data: 29/10/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O avanço tecnológico e a democratização do acesso aos recursos digitais possibilitaram a presença de tais recursos em nosso cotidiano. Contudo, um ambiente que ainda se esforça para acompanhar essa modernização é o escolar. Segundo Kress (2006 apud Ribeiro, 2021), o professor e a escola terão de aderir às novas tecnologias não por questões políticas, mas por razões semióticas. Assim, percebemos a necessidade de rever conceitos e ampliar o nosso olhar para adentrarmos com êxito no mundo tecnológico, que está intimamente ligado às questões semióticas e multimodais. Desse modo, os temas que nortearam a pesquisa foram multimodalidade e multiletramentos, complementados com tecnologias digitais e ensino da disciplina Língua Inglesa, atrelado ao tema transversal Feminismo. Nosso referencial teórico principal conta com as obras de Paiva (2012), Rojo (2012), Coscarelli (2016), Ribeiro (2021), Kress e van Leeuwen (1996/2006), Callow (2008), Silva (2016), Luke e Gore (1992) e Tiburi (2021). A pesquisa utiliza o Instagram como ferramenta didática em um minicurso de Língua Inglesa, com foco na leitura e interpretação de textos verbais e visuais no intuito de investigar o potencial pedagógico dessa rede social. Entretanto, para além das questões pedagógicas envolvendo o a rede social Instagram, trouxemos o Feminismo a fim de ampliar o letramento visual crítico do alunado. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi investigar o potencial pedagógico da rede social Instagram nas aulas de Língua Inglesa. O método adotado neste trabalho é o fenomenológico, e as informações foram obtidas por meio de conversas e aplicação de questionários, o que classifica a pesquisa como descritiva. Ademais, o estudo possui característica interpretativista, por considerar a construção mútua entre o homem e o mundo social. Quanto aos procedimentos adotados, trata-se de uma pesquisa-ação, pois há uma tentativa de compreensão dos grupos sociais por eles mesmos. A abordagem adotada é a qualitativa, devido ao caráter subjetivo da pesquisa. O corpus da pesquisa é composto por informações obtidas por meio das gravações que serão realizadas ao longo das nossas práticas e da análise das respostas fornecidas pelo questionário semiestruturado. O locus para realizar a intervenção é a sala de aula do Ensino Médio da rede pública de ensino estadual da cidade de Cajazeiras-PB. Mediante os resultados obtidos, verificamos que o Instagram possui potencial pedagógico, pois através dos seus recursos promove maior envolvimento do alunado, assim como a possibilidade de abordagem dos conteúdos de maneira interativa e extraclasse. Baseando-nos nas informações obtidas nas atividades propostas no transcorrer da intervenção, a exemplo de enquetes e do Questionário semiestruturado, notamos a necessidade de relacionar o ensino de idiomas, tecnologia e temas transversais contemporâneos, pois, apesar de os estudantes conviverem diariamente com tais temas, nem sempre eles conseguem interpretá-los ou utilizá-los de maneira eficiente. Diante disso, identificamos uma chance oportuna de promover o Instagram enquanto ferramenta pedagógica para aprimorar o ensino de Língua Inglesa, na perspectiva de ofertar um ensino concomitante às práticas cotidianas dos estudantes que no geral envolvem tecnologia e redes sociais.
-
Mostrar Abstract
-
Technological advances and the democratization of access to digital resources have enabled the presence of these resources in our daily lives, both in the trivial tasks of our personal and professional lives. However, one environment that still struggles to keep up with this modernization is the school environment. According to Kress (2006 apud Ribeiro, 2021), the teacher and the school will have to adhere to new technologies, not for political reasons but for semiotic reasons since semiotics, as a science, has a broad field of study and includes languages, whether verbal or visual. Given this, we realize the need to review concepts and broaden our perspective in order to successfully enter the technological world, which is closely linked to semiotic and multimodal issues. The multimodality or multisemiosis of contemporary texts and resources requires us to have multiple literacies, that is, multiliteracies, as texts, being composed of many languages, require readers to have a multipurpose understanding capacity. Among the environments that exclude us, readers, from this critical look and diverse understanding, social networks stand out, as times are digital and a large part of the Brazilian population is equipped with cell phones, as Coscarelli and Kersch (2016) emphasize. Thus, the themes that guided the research were multimodality and multiliteracies, complemented by digital technologies and English language teaching linked to the transversal theme of feminism. Our main theoretical framework includes the works of Paiva (2012), Rojo (2012), Coscarelli (2016), Ribeiro (2021) Moran et al. (2013), Kress and van Leeuwen (1996/2006), Silva (2016), Gualberto and Santos (2019), Araújo and Leffa (2016), Luke and Gore (1992), Bezerra (2022) and Tiburi (2021). In this sense, the work intends to investigate the pedagogical potential of the social network Instagram, as we realize there is currently a concern about relating technological resources to school and language teaching. However, in addition to the pedagogical issues involving the social network Instagram, we brought feminism as a transversal theme of the research, with no intention of expanding the critical digital literacy of students since this topic, despite being recurrent in digital media, is generally addressed in a superficial or distorted way, which only brings misinformation and setbacks. The method adopted in this work is phenomenological, and the information will be obtained through conversations and questionnaires, which classifies the research as descriptive. Furthermore, the study has an interpretive characteristic, as it considers the mutual construction between man and the social world. As for the procedures adopted, this is action research, as there is an attempt to understand social groups by themselves. The qualitative approach will be imposed due to the subjective nature of the research and also because we consider the social context in which we are inserted. The research corpus will consist of information obtained through recordings that will be made throughout our practices and the analysis of the answers obtained through the semi-structured questionnaire. The locus for carrying out the intervention will be the 2nd year (Eleventh grade) high school classroom of the state public education network in the city of Cajazeiras- PB.
|
|