Banca de QUALIFICAÇÃO: GLAIDSON CARLOS DE MEDEIROS

DISCENTE : GLAIDSON CARLOS DE MEDEIROS
DATA : 09/02/2022
LOCAL: Ambiente virtual

O CINEMA COMO POSSIBILIDADE DE EFETIVAÇÃO DA TAREFA DO ENSINO DE FILOSOFIA PENSADA PARTIR DA OBRA A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL DE ISTVÁN MÉSZÁROS

Filosofia; Cinema; Ensino; Capital.

A presente pesquisa tem como objetivo demonstrar a arte cinematográfica como uma ferramenta didático metodológica para o ensino-aprendizagem de filosofia no âmbito do ensino médio de conteúdos críticos-reflexivos à luz da filosofia de István Mészarós em sala de aula. Tal projeto de pesquisa tem sua gênese a experiência diária escolar e a percepção de que a utilização de recursos visuais de imagens cinematográfica é capaz de proporcionar resultados satisfatórios quanto à aprendizagem de conteúdos meszarianos. Inserindo-se no campo educacional, este projeto de pesquisa tem como eixo principal a interpelação cinema, filosofia e ensino. As obras A Educação para além do capital do altor supra citado, O Cinema pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes de Júlio Cabrera e Cinema II: a imagem-tempo de Gilles Deleuze serviram de base teórica para a estruturação argumentativa. Neste caso, o filme não teria tão somente um caráter ilustrativo, mas o ponto de partida para o pensar filosófico e a formação de um sujeito crítico e autônomo. Assim, com este trabalho, pretendemos destacar a relevância do cinema como recurso didático e metodológico para facilitar o aprendizado dos conteúdos trabalhados em sala de aula no ensino médio na perspectiva maszariana.

Presidente - 4906 - FRANCISCO RAMOS NEVES
Interno - 1222 - JOÃO BOSCO BRITO DO NASCIMENTO