Banca de QUALIFICAÇÃO: LENILDA GOMES DE ARAÚJO

DISCENTE : LENILDA GOMES DE ARAÚJO
DATA : 23/02/2022
LOCAL: Ambiente virtual

A “INVERSÃO DE VALORES” E A INTERSUBJETIVIDADE DO SUJEITO – APORTE TEÓRICO-FILOSÓFICO PARA SE PENSAR O DESINTERESSE PELA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

Ensino de Filosofia; Inversão de valores em Hannah Arendt; Educação e a Intersubjetividade em G. H. Mead; Reflexividade e autorreflexividade

O presente trabalho de pesquisa é intitulado A inversão de valores e a intersubjetividade do sujeito – aporte teórico-filosófico para se pensar o desinteresse dos educandos pela filosofia no Ensino Médio. O trabalho de pesquisa terá como base teórica-metodológico o interacionismo simbólico de George Herbert Mead e a filosofia política de Hannah Arendt, e também, ações educativa-filosóficas, por relatar experiências do contexto escolar. A problematização consiste em compreender o que está acontecendo com alguns alunos do Ensino Médio, que não se interessam pelos estudos, em especial, pela componente curricular de Filosofia; e no período da pandemia do ensino remoto e híbrido, o desinteresse foi mais evidente. Quais as crises educacionais e intersubjetivas experienciadas ou vivenciadas pelos alunos de Filosofia no Ensino Médio? Como despertar o interesse dos estudantes pela Filosofia? Quais as estratégias que poderão ser utilizadas na ação educativa-filosófica, dialogicamente, que terão sentido e significado para os alunos de filosofia? O objetivo do trabalho visa discutir o desinteresse dos estudantes pela aprendizagem do Ensino de Filosofia no Ensino Médio, a partir da crise da educação em Hannah Arendt e do que ela chamou de “inversão de valores” entre as esferas do público e do privado, bem como, da intersubjetividade do sujeito na perspectiva mediana; em que o autor enfatiza que “a intersubjetividade precede e constitui a subjetividade” para promover a reflexividade e a autorreflexividade sobre o ensino de filosofia.A metodologia utilizada foi baseada na teoria do Interacionismo simbólico de Mead, na leitura de livros de Hannah Arendt, especificamente, “A Condição Humana” (1989), “Entre o passado e o futuro” (2016); em George Herbert Mead, na obra Mente, Self e Sociedade (2010), e em alguns outros autores que discutem as bases epistemológicas abordadas. Considera-se o trabalho relevante por trazer uma discussão contemporânea, pois busca compreender o que está acontecendo com alguns jovens estudantes, em especial, os do Ensino Médio, que deveriam estar se preparando para entrar na construção do mundo profissional e adulto, porém, não estão levando a sério os estudos, e encarando com firmeza e seriedade, o futuro.

Externa à Instituição - SANDRA MARA VIEIRA OLIVEIRA - UESB
Interna - 2427 - MARIA REILTA DANTAS CIRINO