Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIO ANDRÉ EVANGELISTA PONTES

DISCENTE : MÁRCIO ANDRÉ EVANGELISTA PONTES
DATA : 22/02/2022
LOCAL: Ambiente virtual

A NECESSIDADE DA FILOSOFIA: ESTUDO SOBRE O DESINTERESSE DOS ALUNOS A PARTIR DA FILOSOFIA DE ORTEGA Y GASSET

Ensino; Estudante. Desinteresse; Professor; Filosofia.

A presente dissertação nasce a partir de observações e diálogos realizados junto a estudantes onde foi observado não só que parte dos estudantes não demonstram nenhum interesse pela Filosofia, mas mesmo aqueles que desenvolvem uma atitude positiva em relação a mesma e seu estudo não a veem como um saber necessário ou com alguma pertinência em relação ao seu cotidiano. Nossa hipótese é que a falta de percepção da Filosofia como um saber vital está na raiz desse desinteresse. O problema identificado não diz respeito à natureza da Filosofia, mas a uma questão de percepção. Nessa perspectiva, propomo-nos elaborar um projeto de ensino de Filosofia que se destina a despertar o interesse dos estudantes, levando-os a compreender que a Filosofia possibilita o entendimento de problemas que os mesmos e a sociedade enfrentam cotidianamente. A pesquisa tem por objetivo aproximar os estudantes da Filosofia, ajudando-os a desenvolver interesse por ela, à luz das orientações da filosofia pedagógica de Ortega y Gasset. Nossa hipótese de trabalho justifica-se a partir da possibilidade de observar com atenção quais podem ser os motivos que levam os estudantes a perda do interesse e como a atividade docente pode ser ordenada no sentido de despertar nos mesmos a percepção da necessidade do conhecimento. A metodologia utilizada nessa pesquisa será baseada na revisão bibliográfica e na pesquisa-ação. Urge-nos promover um ensino de Filosofia que possa contribuir para o desenvolvimento pessoal dos estudantes e para o enfrentamento dos desafios a eles apresentados cotidianamente.

Externo à Instituição - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA - UFPB
Presidente - 4891 - GALILEU GALILEI MEDEIROS DE SOUZA