Banca de QUALIFICAÇÃO: ANALBERTO JARDAS FERNANDES MOREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANALBERTO JARDAS FERNANDES MOREIRA
DATA : 24/02/2022
HORA: 16:00
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO:

O ENSINO DE FILOSOFIA A PARTIR DA COLABORAÇÃO WIKI


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de filosofia; Aprendizagem colaborativa Wiki; Interação;Tecnologias digitais.


PÁGINAS: 51
RESUMO:

As tecnologias digitais de informação e comunicação são ferramentas criadas pelo ser humano que auxiliam e facilitam a vida das pessoas de acordo com suas demandas e necessidades, nesse sentido, é pertinente pensar a aplicação das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem de forma ativa, interativa e colaborativa no ensino de filosofia. A finalidade desta proposta de pesquisa é verificar, mediante a aplicação da tecnologia digital wiki, a aprendizagem dos estudantes sobre temas e conceitos filosóficos. Assim, o ensino de filosofia a partir da colaboração Wiki, representa uma possibilidade de aprendizagem e metodologia pedagógica a ser aplicada nas comunidades escolar e acadêmica, uma vez em que se vive numa sociedade contemporânea e cultural digital. Nessa proposta de pesquisa, defende-se a ideia que o uso da tecnologia digital wiki junto aos estudantes do ensino médio poderá promover aprendizagem interativa e colaborativa, onde a aprendizagem se efetiva de forma ativa e significativa. A metodologia do estudo é de natureza qualitativa, a abordagem é de estudo de caso, o autor base é o filósofo Pierre Lévy, quanto às metodologias ativas que fazem parte do processo que fundamenta a ação pedagógica a ser aplicada no objeto de pesquisa, são as autoras Andrea Filatro e Carolina Cavalcanti. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1886 - ANTÔNIO JULIO GARCIA FREIRE
Externo ao Programa - 1242 - JOÃO MARIA PIRES
Interna - 2427 - MARIA REILTA DANTAS CIRINO
Notícia cadastrada em: 08/02/2022 17:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern