Banca de QUALIFICAÇÃO: NOZICÁSSIO GOMES DE OLIVEIRA

DISCENTE : NOZICÁSSIO GOMES DE OLIVEIRA
DATA : 23/02/2022
LOCAL: Ambiente virtual

A PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO FERRAMENTA DE EMANCIPAÇÃO DO CONHECIMENTO FILOSÓFICO NO ENSINO MÉDIO

Pedagogia de Projetos; Experiência; Ensino de Filosofia; Filosofia Deweyana; Produção do Conhecimento.

A pedagogia de projetos é uma metodologia usada para auxiliar na interação dos alunos aos currículos das áreas do conhecimento ou de um componente curricular, onde o professor é um facilitador que favorece possibilidades de descobertas aos alunos, no ensino de filosofia tal metodologia vem sendo aplicada visionando uma melhor participação nas aulas de filosofia e melhor relação no ensino-aprendizagem na Escola Cidadã Integral Técnica Bernadino José Batista, em Triunfo-PB. Esta é, portanto, uma metodologia pedagógica de êxito que auxilia o professor a enfrentar os desafios cotidianos da sala de aula. Em nosso projeto de Pesquisa tentamos investigar se tal metodologia ao mesmo tempo que contempla os aspectos pedagógicos, responde também a abordagem filosófica, levando o aluno a inferir conhecimento crítico ao ser capaz de formular, reformular conceitos e preconceitos oriundos de seu universo social, cultural, político, midiático, produzindo o conhecimento filosófico e proporcionando a experiência filosófica, sob a luz de John Dewey filósofo norte-americano, que também é um dos percussores da pedagogia de projetos no mundo. O projeto de pesquisa intitula-se, “A pedagogia de projetos como ferramenta de emancipação do conhecimento filosófico no ensino médio”, a mesma tem como objetivo promover um processo de elaboração, aplicação e avaliação dos projetos didático-pedagógicos em Filosofia, numa escola do Ensino Médio, a partir da investigação das contribuições pedagógicas e intelectuais advindas da prática da pedagogia de projetos, que propicie uma experiência filosófica para os alunos e ao mesmo tempo promova conhecimento crítico a ponto de se distinguir de outros componentes da base comum do Ensino Médio. E se justifica-se pela necessidade de compreender os aspectos pedagógicos e filosóficos que fundamentem a relação intrínseca da pedagogia de projetos no ensino de filosofia na escola pública. Para a qualificação desta pesquisa, iremos apresentar a proposta do projeto de pesquisa, ressaltando a bibliografia primária, bem como o filósofo em questão, a metodologia e a intervenção que será executada durante a pesquisa.

Externa à Instituição - LEONI MARIA PADILHA HENNING - UEL
Presidente - 4908 - MARCOS DE CAMARGO VON ZUBEN