Banca de DEFESA: MÁRCIO ANDRÉ EVANGELISTA PONTES

DISCENTE : MÁRCIO ANDRÉ EVANGELISTA PONTES
DATA : 19/12/2022
LOCAL: Ambiente virtual

NECESSIDADE DA FILOSOFIA: ESTUDO SOBRE O DESINTERESSE DOS ALUNOS A PARTIR DA FILOSOFIA DE ORTEGA Y GASSET

Desinteresse; ensino; estudante; professor; Filosofia.

A presente dissertação nasce de observações e diálogos realizados junto a estudantes, a partir dos quais se constatou um sensível desinteresse pela Filosofia. Mesmo aqueles que desenvolvem uma atitude positiva em relação a ela, não a veem como um saber necessário ou com alguma pertinência em relação ao seu cotidiano. Nossa hipótese é que a falta de percepção da Filosofia como um saber vital está na raiz desse desinteresse. O problema identificado não diz respeito à natureza da Filosofia, mas a uma questão de percepção. Nessa perspectiva, propomo-nos a elaborar um projeto de ensino de Filosofia que se destina a despertar o interesse dos estudantes, levando-os a compreender que a Filosofia possibilita o entendimento de problemas relacionados com o seu cotidiano. A pesquisa é guiada pelas luzes da filosofia de José Ortega y Gasset. Os textos-base serão: Sobre o estudar e o estudante (ORTEGA Y GASSET, 2000); Missão da Universidade (ORTEGA Y GASSET, 1999) e O que é Filosofia? (ORTEGA Y GASSET, 2016a). Nossa hipótese de trabalho se justifica como contribuição às discussões sobre ensino de Filosofia, por procurar observar com atenção quais podem ser os motivos que levam os estudantes à perda do interesse e como a atividade docente, ao levar em conta essa situação e tendo o estudante como centro do processo de ensino-aprendizagem, pode ser ordenada no sentido de despertar nos mesmos a percepção da necessidade do conhecimento. A pesquisa foi dividida em dois momentos: teórico e prático. Para o primeiro, utilizamos a revisão bibliográfica, aplicada a partir da técnica da leitura sintópica de textos (ADLER e DOREN, 2010), cujo objetivo foi o recolhimento do esqueleto ou estrutura argumentativa do texto, e a posterior comparação entre fontes diversas. Quanto ao momento da prática, utilizamos a abordagem metodológica da pesquisa-ação, aplicada no desenvolvimento de seminários, realizados segundo a proposta de Mortimer Adler (2014), descrita em seu texto Como falar, como ouvir. Nestes, foram promovidas discussões sobre algumas questões propostas para cada encontro, de acordo com as luzes da filosofia orteguiana. Esta dissertação possui cinco seções dedicadas ao desenvolvimento da pesquisa, sendo agrupadas de acordo com sua natureza teórica ou prática. Quanto às seções dedicadas à exploração teórica (segunda, terceira, quarta e quinta), contextualiza-se como essa pesquisa surgiu; procura-se explicitar quem foi Ortega y Gasset e em quais circunstâncias ele desenvolveu sua filosofia; mostra-se como o estudar precisa ser reformado, de modo a explicitar sua necessidade, e sobre a missão da escola enquanto fomentadora de pessoas à altura do próprio tempo. A sexta e última seção do desenvolvimento, por sua vez, foi dedicada à pesquisa-ação, realizada por meio dos já referidos seminários. Ao término dos encontros pudemos constatar que o desinteresse por parte dos estudantes pode ser revertido pelo revigoramento da necessidade do estudar, como imediata e vital.

Presidente - 4891 - GALILEU GALILEI MEDEIROS DE SOUZA
Externo à Instituição - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA - UFPB