Banca de DEFESA: LENILDA GOMES DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LENILDA GOMES DE ARAÚJO
DATA : 20/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Campus Avançado de Caicó
TÍTULO:

A “INVERSÃO DE VALORES” E A INTERSUBJETIVIDADE DO SUJEITO – APORTE TEÓRICO-FILOSÓFICO PARA SE PENSAR O DESINTERESSE PELA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Educação e Intersubjetividade; Ensino de Filosofia; Inversão de valores; Reflexividade e autorreflexividade.


PÁGINAS: 103
RESUMO:

O presente trabalho de pesquisa é intitulado A inversão de valores e a intersubjetividade do sujeito – aporte teórico-filosófico para se pensar o desinteresse dos educandos pela filosofia no Ensino Médio. O trabalho de pesquisa tem como base teórico-metodológica o interacionismo simbólico de George Herbert Mead e a filosofia política de Hannah Arendt, e as ações educativo-filosóficas, que objetivam relatar experiências do contexto escolar, como também as experiências vivenciadas no contexto pandêmico. A problematização consiste em compreender o desinteresse dos alunos do Ensino Médio pelos estudos em especial, pelo Componente Curricular de Filosofia, e no período da pandemia do ensino remoto e híbrido, o desinteresse foi mais evidente. Quais as crises educacionais e intersubjetivas experienciadas ou vivenciadas pelos alunos de Filosofia no Ensino Médio? Como despertar o interesse dos estudantes pela Filosofia? Quais as estratégias que poderão ser utilizadas na ação educativo-filosófica, dialogicamente, que terão sentido e significado para os alunos de filosofia? O objetivo do trabalho visa discutir o desinteresse dos estudantes pela aprendizagem do Ensino de Filosofia no Ensino Médio, tendo como referência a crise da educação em Hannah Arendt e do que ela chamou de “inversão de valores” entre as esferas do público e do privado, bem como, da intersubjetividade do sujeito na perspectiva mediana em que o autor enfatiza que “a intersubjetividade precede e constitui a subjetividade” para promover a reflexividade e a autorreflexividade sobre o ensino de filosofia. A metodologia utilizada foi qualitativa e também se baseia na teoria do Interacionismo simbólico de George Herbert Mead. As obras principais foram A Condição Humana (1989), de Hannah Arendt e Mente, Self e Sociedade (2010), de George Herbert Mead. Considera-se o trabalho relevante por trazer uma discussão contemporânea, pois busca compreender o que está acontecendo com alguns jovens estudantes, em especial, os do Ensino Médio, que deveriam estar se preparando para entrar na construção do mundo profissional e adulto, porém, não estão levando a sério os estudos, e encarando com firmeza e seriedade, o futuro.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2427 - MARIA REILTA DANTAS CIRINO
Externa à Instituição - SANDRA MARA VIEIRA OLIVEIRA - UESB
Presidente - 3818 - SHIRLENE SANTOS MAFRA MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 18/11/2022 14:20
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