Banca de DEFESA: FRANCISCO NOBRE DE ALMEIDA NETO

DISCENTE : FRANCISCO NOBRE DE ALMEIDA NETO
DATA : 28/02/2023
LOCAL: Ambiente virtual

A FILOSOFIA COMO EXERCÍCIO ESPIRITUAL EM PIERRE HADOT: REPENSANDO O ENSINO FILOSÓFICO COM VISTAS À AUTONOMIA E À EMANCIPAÇÃO INTELECTUAL DE ALUNOS NO ENSINO MÉDIO

Exercícios espirituais; Diálogo; Filosofia; Ensino; Emancipação.

A pesquisa intitulada A Filosofia como exercício espiritual em Pierre Hadot: Repensando o ensino filosófico com vistas à autonomia e à emancipação intelectual de alunos no ensino médio nasce das inquietações que frequentemente surgem no imaginário e da experiência de professores e professoras. Assim, frutos da atuação docente, diversas questões e problemas inerentes à educação implicam o professor que, em maior ou menor grau, passa a buscar encaminhamentos que possam contribuir para o alcance de um fazer pedagógico mais profícuo, cenário em que o papel de professor(a) se reencontra com o de pesquisador(a). Dentre tantas indagações, o alcance dos objetivos da educação básica brasileira na atualidade e, em específico, o espaço destinado à filosofia e ao seu ensino surgem como terrenos férteis para o estabelecimento de diversas discussões, dentre elas uma que se afigura como problema da presente investigação: o caráter emancipador da filosofia e do ensino filosófico na educação formal brasileira. Diante do problema apresentado, esta investigação passa a admitir a hipótese de uma determinada filosofia, considerada modo de vida e explicitada por meio dos chamados exercícios espirituais, dentre eles o diálogo, que contribui para a autonomia e para a emancipação intelectual dos sujeitos, graças à (trans)formação do ser que eles podem ensejar. Para enfrentar a questão-problema, propõe-se uma revisão de literatura que permita uma aproximação entre conceitos filosóficos extraídos do pensamento de Pierre Hadot, na obra Exercícios Espirituais e Filosofia Antiga (2014a), com outras ideias encontradas em O mestre ignorante – cinco lições sobre a emancipação intelectual (2002), de Jacques Rancière, sem deixar de lado o aporte de outros pensadores, como Michel Foucault e Walter Omar Kohan. A investigação, estruturada sob a forma de uma pesquisa-ação em virtude do intento de solucionar ou amenizar a situação descrita, se debruça sobre a compreensão de conceitos-chave, como os de exercícios espirituais e emancipação intelectual para, a partir deles, discutir a possibilidade e a viabilidade de alguns exercícios espirituais e da força dialógica contribuírem para a autonomia e emancipação intelectual dos sujeitos, no caso específico, de alunos e alunas da primeira série do novo ensino médio da educação básica, objetivo principal do estudo. A relação teoria/empiria está evidenciada por meio de uma ação educativo-filosófica executada na Escola Estadual Querubina Silveira, em Cerro Corá/RN, cujos procedimentos se pautaram na articulação entre os conceitos trazidos na pesquisa e as ações e pensamentos dos(as) alunos(as) integrantes do público-alvo do estudo, os(as) quais foram submetidos(as) às práticas espirituais de Pierre Hadot. Dessa experiência, assim como das entrevistas e análises que documentam a intervenção no ambiente escolar, foram construídos os dados necessários para a fase seguinte: a análise dos resultados, espaço para o olhar atento do professor-pesquisador e para as interpretações que prenunciam os resultados oriundos da pesquisa. Observamos a possibilidade de um reposicionamento da filosofia no contexto escolar e o seu fortalecimento graças ao protagonismo dos(as) estudantes durante a investigação, um dos aspectos analisados, e, sobretudo, devido às reflexões oportunizadas pelas práticas realizadas na sessões/aulas da ação educativo-filosófica, que permitiram inquietações e o surgimentos de novos olhares acerca dos temas trazidos à discussão, culminando em uma verdadeira experiência filosófica. Em linhas gerais, esta investigação se apresenta como instrumento para compreensão da realidade educacional brasileira, no que toca especificadamente ao ensino filosófico, e para a transformação não só da situação-problema descrita, mas, de forma precípua, dos sujeitos inseridos na comunidade escolar, graças à conversão do olhar e à libertação do pensamento por ela oportunizados.

Externo à Instituição - ALEXANDRE JORDÃO BAPTISTA - UFMA
Interno - 3297 - JOSÉ TEIXEIRA NETO