Banca de DEFESA: NOZICÁSSIO GOMES DE OLIVEIRA

DISCENTE : NOZICÁSSIO GOMES DE OLIVEIRA
DATA : 27/02/2023
LOCAL: Ambiente virtual

A PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO FERRAMENTA DE EMANCIPAÇÃO DO CONHECIMENTO FILOSÓFICO NO ENSINO MÉDIO

Pedagogia de Projetos; Experiência; Ensino de Filosofia; Filosofia Deweyana; Produção do Conhecimento.

A pedagogia de projetos é uma metodologia usada para auxiliar na interação dos alunos aos currículos das áreas do conhecimento ou de um componente curricular, onde o professor é um facilitador que favorece possibilidades de descobertas aos alunos, no ensino de filosofia tal metodologia vem sendo aplicada visionando uma melhor participação nas aulas de filosofia e melhor relação no ensino-aprendizagem na Escola Cidadã Integral Técnica Bernardino José Batista, em Triunfo-PB. Esta é, portanto, uma metodologia pedagógica de êxito que auxilia o professor a enfrentar os desafios cotidianos da sala de aula. Em nossa pesquisa tentamos investigar se tal metodologia ao mesmo tempo que contempla os aspectos pedagógicos, responde
também a abordagem filosófica, levando o aluno a inferir conhecimento crítico ao ser capaz de formular, reformular conceitos e preconceitos oriundos de seu universo social, cultural, político e midiático, produzindo o conhecimento filosófico e proporcionando a experiência filosófica, sob a luz de John Dewey, filósofo norte-americano, que também é um dos percussores da pedagogia de projetos no mundo, além de ser um grande inspirador do movimento da Escola Nova no Brasil e influenciar um grande pesquisador, Anísio Teixeira. A pesquisa intitula-se, “A pedagogia de projetos como ferramenta de emancipação do conhecimento filosófico no ensino médio”, o mesmo tem como objetivo promover um processo de elaboração, aplicação e avaliação dos projetos didático-pedagógicos em Filosofia, numa escola do Ensino Médio, a partir da investigação das contribuições pedagógicas e intelectuais advindas da prática da pedagogia de projetos, que tem o potencial de propiciar uma experiência filosófica para os alunos e ao mesmo tempo promova conhecimento crítico a ponto de se distinguir de outros componentes da base comum do Ensino Médio. E justifica-se pela necessidade de compreender os aspectos pedagógicos e filosóficos que fundamentem a relação intrínseca da pedagogia de projetos no ensino de filosofia na escola pública. A pesquisa está estruturada a partir da abordagem bibliográfica trazendo os expoentes da pedagogia de projetos e da filosofia deweyana, sobre a metodologia da pesquisa-ação com intuito da transformação da realidade escolar nas aulas de filosofia e consequentemente nas aulas de outros componentes curriculares, e a realização de novas ações elaboradas à luz da trilogia de projetos realizados entre 2013 a 2015 na referida escola nas aulas de filosofia, onde estas ações compreendem a parte da intervenção pedagógica desta pesquisa, esta por sua vez abrirá caminhos para compreender melhor e relação da pedagogia de projetos e as aulas de filosofia no ensino médio, e o quanto ambas podem promover a produção do conhecimento, ao ponto deste envolver os estudantes em uma experiência singular e profunda ao universo do “eu” que interage com o outro, dentro do mesmo contexto social e cultural, a escola.

Externa à Instituição - LEONI MARIA PADILHA HENNING - UEL
Presidente - 4908 - MARCOS DE CAMARGO VON ZUBEN