Banca de DEFESA: ANALBERTO JARDAS FERNANDES MOREIRA

DATA : 27/02/2023
LOCAL: Ambiente virtual

O ENSINO DE FILOSOFIA A PARTIR DA COLABORAÇÃO WIKI

Ensino de filosofia; Aprendizagem colaborativa Wiki; Interação; Tecnologias digitais de informação e comunicação.

O ensino de filosofia a partir da colaboração wiki é uma ação didática empregada por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação, em que por meio da aplicação de metodologia ativa os estudantes interagem com temática filosófica de forma prática e protagonista. O objetivo desse trabalho de pesquisa é examinar como o uso das tecnologias digitais por meio da colaboração wiki promovem aprendizagem de temas e conceitos filosóficos, nesse sentido, as TDICs representam uma oportunidade para se ampliar métodos de ensino e modos de aprendizagem na disciplina de filosofia através do uso das mídias digitais. Nesse estudo, defende-se a ideia de que a aplicação das tecnologias digitais no ensino de filosofia propicia aprendizagem aos estudantes. A metodologia é de natureza qualitativa, a abordagem é de estudo de caso. Realizou-se um estudo teórico-prático por meio da plataforma Moodle em que os estudantes vivenciaram uma experiência de aprender filosofia de forma ativa, interativa e cooperativa, com a finalidade de se compreender temas e conceitos filosóficos, a esse respeito, os resultados foram positivos, demonstraram o aprendizado dos discentes na disciplina por meio da colaboração wiki e pelo uso das tecnologias digitais. O estudo proporcionou aos estudantes aprendizagem de tema filosófico através das TDICs, assim como, o aperfeiçoamento de suas habilidades no letramento digital, uma competência essencial numa sociedade tecnológica.

Presidente - 1886 - ANTÔNIO JULIO GARCIA FREIRE
Externo à Instituição - JOÃO MARIA PIRES