Banca de DEFESA: GLAIDSON CARLOS DE MEDEIROS

DISCENTE : GLAIDSON CARLOS DE MEDEIROS
DATA : 28/02/2023
LOCAL: Ambiente virtual

O CINEMA COMO POSSIBILIDADE DE EFETIVAÇÃO DA TAREFA DO ENSINO DE FILOSOFIA PENSADA PARTIR DA OBRA A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL DE ISTVÁN MÉSZÁROS

Filosofia; Cinema; Ensino; Capital; Educação.

A presente pesquisa tem como fundamento a obra A Educação para além do capital de István Mészáros e O Cinema pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes de Júlio Cabrera e alguns apontamentos de Deleuze. Tal trabalho tem como objetivo o uso da arte cinematográfica como recurso didático metodológico para o ensino-aprendizagem de Filosofia no Ensino Médio de conteúdos críticos-reflexivos à luz da filosofia de István Mészáros em sala de aula. Esta é uma metodologia pedagógica, de efeito satisfatório, capaz de auxiliar o professor a enfrentar os desafios pedagógicos cotidianos da sala de aula. A pesquisa tem sua gênese na experiência diária escolar e na percepção de que a utilização de recursos visuais de imagens cinematográficas é capaz de proporcionar resultados satisfatórios quanto à aprendizagem de conteúdos de crítica social. Inicialmente, investiga a relação entre a filosofia e o cinema, como essa linguagem é capaz de problematizar e criar conceitos filosóficos. Neste caso, o filme não teria tão somente um caráter ilustrativo, mas o ponto de partida para o pensar filosófico e a formação de um sujeito crítico e autônomo. Justifica-se pela necessidade de compreender a importância do uso do cinema como recurso pedagógico capaz de proporcionar experiências e conceitos filosóficos nas salas de filosofia no Ensino Médio, além da necessidade de pesquisar sobre a didática da filosofia. A pesquisa foi elaborada a partir da abordagem bibliográfica trazendo referências acerca de uma educação humanizada e libertadora, e o uso da imagem cinematográfica como fomentadora da experiência filosófica. Com o intuito de transformar a realidade pedagógica das aulas de filosofia, utilizou a metodologia da pesquisa-ação. Assim, com este trabalho, pretende destacar a relevância do cinema como recurso didático e metodológico para facilitar o aprendizado dos conteúdos trabalhados em sala de aula no Ensino Médio na perspectiva maszariana.

Presidente - 4906 - FRANCISCO RAMOS NEVES
Interno - 1222 - JOÃO BOSCO BRITO DO NASCIMENTO