Banca de QUALIFICAÇÃO: ELTON FELIX DA SILVA SOUZA

DISCENTE : ELTON FELIX DA SILVA SOUZA
DATA : 25/07/2023
LOCAL: Ambiente virtual

UM ESTUDO SOBRE O MODELO EDUCACIONAL E ANTROPOLÓGICO DE KANT: um olhar sobre o projeto de vida do aluno

Kant; metodologia; autonomia; projeto de vida.

O presente trabalho tem como título “Um estudo sobre o modelo educacional e humanista de Kant: um olhar sobre o projeto de vida do aluno”, tem como foco criar um modelo metodológico para o ensino de filosofia que atenda a competência seis da BNCC-EM, favorecendo a elaboração de “projetos de vida” os quais manifestem as diretrizes fixadas pela referida competência, tendo o eixo fundamental o modelo educacional de Kant, tal como se expressa em sua obra “Sobre a Pedagogia”. Esse modelo possibilitará ao aluno adquirir uma postura autônoma e emancipadora, capaz de encontrar em si mesmo todos os motivos para deliberar em torno de seu projeto de vida. Neste sentido, o modelo ressalta a necessidade de o homem sair do que ele chama de “estado selvagem” para atingir, através de uma contínua formação física, intelectual e moral, a excelência do caráter, o espírito crítico configurando, assim, a sua emancipação, que é condição necessária para o pensar e o agir com autonomia. A ideia deste trabalho é examinar as condições de possibilidade desse modelo educacional ser referência para promover nos estudantes do ensino médio as competências necessárias ao desenvolvimento do projeto de vida. A pesquisa é de cunho exploratória e terá uma abordagem qualitativa onde o foco dessa pesquisa estabelecerá o procedimento relacionado ao estudo de caso instrumental, tem como público alvo três turmas da 1º série do ensino médio, da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Professor Francisco Veras – Angicos/RN. A metodologia foi divido em três momentos: no primeiro o estudo da pedagogia e da ética de Kant; segundo, aplicação de técnicas de discussão e análise dos conceitos da ética de Kant e sua pedagogia (a ideia nessa parte é que o aluno interiorize alguns conceitos que serão fundamentais para a terceira parte); terceiro, a construção do projeto de vida, onde será fundamentado através das categorias abordados por Kant em sua obra “Sobre a Pedagogia”, são elas: o disciplinar, cultivar, civilizar e a moralidade. Espera-se um processo de inovação na construção do projeto de vida segundo parâmetros da pedagogia humanizadora de Kant, que os alunos demonstrem em suas falas a consolidação de sua identidade autônoma e emancipadora para com o seu projeto de vida dando validade a competência seis da educação básica.

Presidente - 3293 - JOSAILTON FERNANDES DE MENDONÇA
Externo à Instituição - MANOEL JARBAS VASCONCELOS CARVALHO