Banca de QUALIFICAÇÃO: ELANNE MARIA RODRIGUES

DISCENTE : ELANNE MARIA RODRIGUES
DATA : 26/07/2023
LOCAL: Ambiente virtual

ENSINO DE FILOSOFIA: PEDAGOGIA DE PROJETOS EM VISTA DO INCENTIVO À LEITURA REFLEXIVA COM ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DA PARAÍBA

Ensino de filosofia; Pedagogia de projetos; Leitura reflexiva.

O problema que motiva esta pesquisa é o desinteresse dos alunos do ensino médio pela leitura de textos filosóficos. Esse aspecto vem sendo por nós observado como professora de filosofia no ensino médio. Os alunos desenvolvem resistência quanto à disciplina de filosofia por meio das dificuldades de leitura que encontram diante dos textos filosóficos. Dessa forma, se distanciam da oportunidade de desenvolverem um pensamento mais crítico e reflexivo mediante o potencial filosófico. Nesse sentido, questionamos: quais estratégias podem ser criadas em vista de envolver os alunos com as temáticas dos textos filosóficos? É possível contribuir através do trabalho com a Pedagogia de Projetos para que os alunos desenvolvam interesse pelos textos filosóficos? De que maneiras o ensino de filosofia no nível médio pode contribuir para a relação e aperfeiçoamento dos alunos com a leitura de forma reflexiva? Assim, justificamos a pesquisa pelo potencial da filosofia pelas possibilidades lúdicas que envolvem a Pedagogia de Projetos, visamos demonstrar que, através do trabalho com projetos didáticos, a pesquisa pode contribuir para a superação do desinteresse dos alunos do ensino médio pela leitura de textos filosóficos e ao mesmo tempo favorecer a superação de suas dificuldades de leitura que encontram diante dos textos filosóficos. Dessas inquietações propomos o seguinte Tema: “Ensino de filosofia: pedagogia de projetos em vista do incentivo à leitura reflexiva com estudantes do 2º ano do ensino médio em escola pública do estado da Paraíba”, a qual tem como objetivo geral: investigar e intervir através do trabalho com a Pedagogia de Projetos didáticos frente às dificuldades de leitura de alunos de uma escola pública de ensino médio na cidade de Monte Horebe, no Estado da Paraíba, de que resultam na falta de interesse pela leitura de textos filosóficos. Tomamos por base o pensamento do educador e filósofo John Dewey (1980), o qual defende uma educação democrática e que encontre sentido ao contexto histórico e social ao qual os estudantes estão inseridos, a proposta de trabalho com projetos de Nogueira (2008), os escritos de Rodrigo (2009), que nos apresenta os desafios de se ensinar filosofia no contexto de uma escola para as massas populares e os argumentos de Cerletti (2009), para um ensino de filosofia como problema filosófico. Trata-se de pesquisa qualitativa com a metodologia da pesquisa-ação, a qual de acordo com Ghedin; Franco (2011), tem o potencial de gerar em algum nível transformações ao ambiente pesquisado. Acreditamos que ao final da pesquisa identificaremos estratégias de motivação e maior envolvimento dos estudantes com a leitura e com os conteúdos filosóficos de maneira reflexiva.

Externa à Instituição - LEONI MARIA PADILHA HENNING - UEL
Presidente - 2427 - MARIA REILTA DANTAS CIRINO