Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO JOBIELSON DA SILVA

DISCENTE : FRANCISCO JOBIELSON DA SILVA
DATA : 21/07/2023
LOCAL: Ambiente virtual

A POESIA POPULAR COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO: PARA UMA ALFABETIZAÇÃO FILOSÓFICA NAS TURMAS DAS 1ª SÉRIES DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL MANOEL DE MELO MONTENEGRO NA CIDADE DE IPANGUAÇU/RN

Filosofia; Poesia; Paulo Freire; Sequência didática.

Este trabalho nasceu no chão da Escola Estadual Manoel de Melo Montenegro, localizada na cidade de Ipanguaçu/RN. Foi no cotidiano escolar que percebemos que os enxertos de textos filosóficos utilizados nas aulas de filosofia não estavam afetando de maneira positiva os estudantes das 1ª séries do Ensino Médio. No entanto, quando utilizávamos cordéis que abordavam as temáticas apresentadas em sala de aula, percebíamos que a leitura fluía e a aula se tornava mais próxima da linguagem e realidade dos estudantes. Sendo assim, nosso objetivo é realizar uma intervenção através de uma sequência didática a partir do método Paulo Freire. A nossa proposta é composta pela poesia popular de Chico Traíra, Renato Caldas e Pedro Ezequiel e será aplicada nas turmas das 1ª séries do Ensino Médio, visando superar as dificuldades de leitura dos estudantes e a falta de afetividade dos mesmos pelos enxertos de textos filosóficos. A discussão do primeiro capítulo começa com a expulsão dos poetas do reino da Filosofia vista na obra A República de Platão. Logo em seguida, apresentamos o argumento de Aristóteles em relação a poesia a partir da sua Poética. María Zambrano fecha essa primeira etapa estabelecendo um diálogo entre esses dois discursos visto no seu livro Filosofia e Poesia, na qual busca superar a ruptura que foi estabelecida por Platão entre filosofia e poesia. No segundo capítulo apresentamos as características da poesia sertaneja e seus aspectos fundamentais. Assim, destacamos: o poema matuto, a glosa, a quadra, poemas populares, o cordel e a peleja, sustentado com as ideias de Campos (2017) e Cavalcante (2019), poetas que apresentam suas definições sobre a poesia sertaneja. Além disso, refletirmos a partir do pensamento de Paulo Freire sobre a possibilidade de uma possível alfabetização filosófica. O terceiro capítulo se configura como a proposta pedagógica da presente pesquisa. Por fim, na quarta etapa deste trabalho analisamos e avaliamos através da análise do discurso a aplicação da nossa intervenção poético-filosófica.

Externo à Instituição - FLÁVIO JOSÉ DE CARVALHO - UFCG
Presidente - 705.815.334-53 - LINDOALDO VIEIRA CAMPOS JÚNIOR - UFRN