Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRÍCIA DA SILVA DANTAS

DISCENTE : PATRÍCIA DA SILVA DANTAS
DATA : 21/07/2023
LOCAL: Ambiente virtual

O ITINERÁRIO FORMATIVO, PROJETO DE VIDA E CONSTITUIÇÃO DO “SELF”: UMA FERRAMENTA PARA O EXERCÍCIO DO FILOSOFAR NO NOVO ENSINO MÉDIO

Memória Experiencial e Self; Itinerário formativo; Projeto de Vida; Interacionismo simbólico; Novo Ensino Médio.

Esta dissertação tem como objetivo compreender a reflexão filosófica a respeito da memória experiencial e a constituição do self, do filósofo social George Hebert Mead, a partir dasorientações propostas para o Novo Ensino Médio Potiguar, com Itinerário Formativo e Projeto de Vida. Este trabalho também evidencia o papel do professor de filosofia atuando como responsável por ministrar o componente curricular “Projeto de Vida”, com o intuito de proporcionar ao educando um momento de reflexão filosófica exigida para o ensino de filosofia na Educação Básica a partir do Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar. Assim, essa interface dar-se-á através das Diretrizes para os Itinerários Formativos em especial “O Projeto de Vida” articulada a filosofia social de George Herbert Mead, como ferramenta para o exercício do filosofar, formar protagonistas e consequentemente constituir um self social - no olhar para “si”, para o “outro” e para a sociedade. Tomando como base a busca de desenvolver a cidadania e a autonomia do aluno, unir a prática filosófica ao “Projeto de Vida” potencializando as habilidades em torno da formação de vida do estudante. Dentro do currículo do Itinerário Formativo, abre-se a possibilidade de se trabalhar conteúdos que desenvolvam as áreas de anseios por meio de um “Projeto para a Vida”. O trabalho almeja auxiliar na construção de um planejamento de suas ações, envolvendo temas do cotidiano dos estudantes, proporcionando uma busca de conhecimento e valorização de “si” para que haja mais segurança na tomada de decisões. Logo a escola é responsável por estimular as habilidades do aluno, respeitando as suas individualidades e proporcionando uma interação entre conteúdo e o próprio cotidiano, oportunizando um crescimento para um futuro cheio de oportunidades. Os conceitos que norteiam a pesquisa são do filósofo, sociólogo e da psicologia social, George Herbert Mead (2010), nos aspectos teóricos-metodológicos do interacionismo simbólico de Herbert Blumer, Mead e seus comentadores como Phillip (1996), Casagrande (2012), Medeiros (2016) e Dantas (2020); a Base Nacional Comum Curricular – BNCC; o Novo Ensino Médio Potiguar; que visa a busca do conhecimento de “si” e a construção de uma identidade, por intermédio das relações sociais, e da construção da memória experiencial e histórica, como resultado das experiências de vida, a educação e a ciência articuladas à resolução de problemas. Esses conceitos devem ser mediados num ambiente de reflexão, escuta e diálogo na escola. Os conteúdos que são abordados no Projeto de Vida trazem reflexões sobre a vivência, as relações pessoais e uma projeção para o futuro, assim o trabalho tem como objetivo promover o protagonismo do estudante através de debates, pautados no conhecimento que cada indivíduo traz consigo de suas experiências de vida, articuladas as bases teóricas e conceituais da filosofia social de Mead. Na teoria de Mead este processo de interação conduz o ser a construção de uma identidade, e estes vão colaborar para o crescimento pessoal e social dos alunos. A carga horária obrigatória para o componente curricular de Filosofia não conquistou um ambiente satisfatório para que ocorra o acesso aos conceitos adicionados de um espaço para se trabalhar o pensar filosófico, para tanto, se faz necessário, dentro desse Novo Ensino Médio, exigir a atuação de professores de filosofia ministrando as aulas referentes ao Projeto de Vida, cumprir o que se orienta as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e Bases Nacional Comum Curricular - BNCC, que norteia a escola a estimular a autonomia dos educandos, assim como a consciência de cidadão perante a sociedade.

Externa à Instituição - NEREIDA MARIA SANTOS MAFRA DE BENEDICTIS - UESB
Interna - 2427 - MARIA REILTA DANTAS CIRINO