Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIANE KELLY DOS SANTOS MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAIANE KELLY DOS SANTOS MEDEIROS
DATA : 25/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO:

PROJETO DE VIDA - UMA OPORTUNIDADE PARA A ANÁLISE EXISTENCIAL: REFLEXÕES SOBRE UMA ESCOLA FILOSOFICAMENTE INTEGRAL



PALAVRAS-CHAVES:

Filosofia; Análise existencial; Projeto de vida; Juventude.


PÁGINAS: 76
RESUMO:

O texto intitulado “Projeto de vida - Uma oportunidade para análise existencial: reflexões sobre uma escola filosoficamente integral” trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo o método fenomenológico com ações educativas filosóficas realizadas em passeios e roda de conversa, desenvolvido em “Café filosófico”, na escola ECI Cônego Machado, em Passagem - PB. No mesmo, fazemos uma explanação acerca da Logoterapia e análise existencial e seus fundamentos. Para tal, primeiro foi necessário analisar o contexto histórico escolar e social, no sentido de entender a trajetória do espaço e dos estudantes que no ambiente se encontram. Analisamos a teoria criada por Viktor Frankl nomeada “Logoterapia”, a qual designa uma terapia do sentido da vida e compreende o ser humano a partir da fenomenologia. O objetivo principal da pesquisa é abordar a construção do pensamento filosófico no contexto da escola integral e compreender o Projeto de Vida como oportunidade para a análise existencial a partir de rodas de conversas com estudantes do ensino médio (1a, 2a e 3a série), realizadas de maneira presencial em na educação básica de ensino, com possibilidade de criação de uma escola filosoficamente integral diante das condições e experiências vividas pelos envolvidos, em sala de aula e fora da mesma. Acreditamos ter atingido esse objetivo, a partir de leituras do referencial teórico, o qual nos levam a refletir sobre o sentido da vida por meio da experiência de Viktor Frankl que o levou à descoberta da logoterapia, descrita na obra “Em busca de Sentido”(FRANKL, 2021), outrossim, pelo método fenomenológico de Husserl (GALEFFI, 2022) para o desenvolvimento do pensar mais cuidadoso dos adolescentes sobre o sentido da vida e buscando atingir os objetivos específicos, a saber: Discutir a concepção de “escola integral” diante da realidade da ECI Cônego MAchado; Construir o conceito de “escola Filosoficamente Integral”; Analisar os conceitos fundamentais da logoterapia e análise existencial para Viktor Frankl; Realizar um “café filosófico” articulando os componentes curriculares Filosofia, Projeto de vida e Protagonismo juvenil com os participantes da pesquisa (estudantes da 1a, 2a e 3a série do ensino médio). Por fim, foi feita uma análise a partir da realização da roda de conversa (Café filosófico), compreendendo a visão dos estudantes para o sentido da vida. Observamos que os adolescentes, pensaram e desenvolveram argumentos coerentes com a própria realidade, surpreendendo pela capacidade de buscar sentido ao que acontece na vida e saber lidar com as próprias escolhas com responsabilidade. Portanto, conclui-se de maneira satisfatória a pesquisa no tocante a experiência na escola em levar a filosofia para além da sala de aula e possibilitando a percepção do quão relevante se fez para a vida dos participantes. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DAVID MOISES BARRETO DOS SANTOS - UEFS
Interna - 2427 - MARIA REILTA DANTAS CIRINO
Presidente - 5409 - ROUSEANE DA SILVA PAULA QUEIROZ
Notícia cadastrada em: 03/07/2023 08:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern