Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTÔNIO LÁZARO VIEIRA BARBOSA JUNIOR

DISCENTE : ANTÔNIO LÁZARO VIEIRA BARBOSA JUNIOR
DATA : 17/07/2023
LOCAL: Ambiente virtual

OFICINA DE ESCRITA FILOSÓFICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL EM NATAL/RN

Escrita filosófica; argumentação; competências e habilidades de escrita.

A escrita, além de ser uma forma privilegiada de transmissão de ideias filosóficas, também é um elemento que deve ser explorado no contexto de ensino-aprendizagem de filosofia, sendo necessário realizar atividades que permitam o desenvolvimento de competências e habilidades de escrita por parte dos estudantes. Em que pesem as dificuldades nesse sentido, é importante explorar o interesse dos alunos, pois é possível haver algumas produções escritas de qualidade considerável, a ponto de apresentarem marcas autorais. Partindo desse pressuposto, e com base nas reflexões de Friedrich Schiller sobre a educação estética e a transmissão de ideias por meio da escrita, o objetivo deste trabalho é investigar as condições em que os estudantes realizam suas produções escritas em filosofia por meio de uma oficina de escrita filosófica. A pesquisa possui cunho qualitativo, de caráter exploratório, e será realizada na forma de um estudo de casos múltiplos integrados, tendo como unidade de caso o estudante e, como unidade integrada, a produção escrita (duas por estudante). Ao longo de um bimestre letivo, os participantes do estudo serão acompanhados e realizarão duas produções textuais, que serão recolhidas e analisadas a partir dos critérios de clareza na expressão das ideias, coesão, coerência e rigor na argumentação. Após a execução da sequência didática, os estudantes serão entrevistados com o fim de avaliar suas percepções acerca das produções escritas que realizaram. Os resultados das análises das produções textuais e dos dados coletados nas entrevistas serão correlacionados para cada estudante individualmente, o que será seguido de uma discussão dos casos estudados entre si e com a literatura disponível sobre a escrita filosófica no ensino médio.

Presidente - 1886 - ANTÔNIO JULIO GARCIA FREIRE
Interna - 8078 - MARIA JOSÉ DA CONCEIÇÃO SOUZA VIDAL