Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO MARCOS DE OLIVEIRA

DISCENTE : ANTONIO MARCOS DE OLIVEIRA
DATA : 19/07/2023
LOCAL: Ambiente virtual

A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PENSAMENTO FILOSÓFICO NO DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA NA PERSPECTIVA DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU

Educação; Rousseau; Cidadania.

Este estudo aborda o papel do pensamento filosófico no desenvolvimento de uma educação para a cidadania no ensino médio, sob a perspectiva de Jean-Jacques Rousseau. Para desenvolver este projeto é necessário adotar uma metodologia que permita aprofundar a compreensão sobre o tema e coletar dados relevantes para a pesquisa. A primeira etapa do projeto consiste em uma revisão bibliográfica sobre o tema, com o objetivo de identificar e analisar as principais obras e estudos sobre o ensino da filosofia, a educação para cidadania e a perspectiva de Rousseau. Essa revisão incluirá livros, artigos, dissertações e teses, bem como documentos oficiais relacionados à educação. A segunda etapa envolve a análise de documentos oficiais relacionados ao ensino da filosofia no ensino médio, como as diretrizes curriculares e as políticas públicas educacionais. Essa análise pode permitir identificar possíveis lacunas ou desafios para a implementação de uma educação filosófica na perspectiva de Rousseau. A metodologia da aprendizagem baseada em problemas é proposta como uma abordagem pedagógica para estimular a reflexão e a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. Espera-se que esse estudo possa contribuir para aprimorar o ensino de filosofia no ensino médio, fortalecendo a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Externo à Instituição - MARCIO DE LIMA PACHECO - UFRN
Interna - 2427 - MARIA REILTA DANTAS CIRINO