Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO GOMES DE QUEIROZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO GOMES DE QUEIROZ
DATA : 27/01/2022
HORA: 15:00
LOCAL: GoogleMeet
TÍTULO:

Estudos das Fases Magnéticas em Filmes Finos de Hólmio via medidas de Histerese Térmica.


PALAVRAS-CHAVES:

Histerese térmica. Filmes finos de Ho. Perfis magnéticos.


PÁGINAS: 51
RESUMO:

Os materiais terras raras (TR’s) em sua forma volumétrica sem a presença de campo externo, apenas por efeitos térmicos, apresentam uma rica diversidade de configurações magnéticas para determinadas faixas de temperaturas especificas de cada elemento. O Hólmio (Ho) e o Térbio (Tb), por exemplo, exibem um comportamento helicoidal entre as temperaturas de Curie (TC) e Néel (TN). Abaixo de TC, Tb é ferromagnéticos, já o Ho apresenta uma componente ferromagnética cônica ao longo do eixo c e uma componente helicoidal no plano basal. Acima de TN, ambos são paramagnéticos.

O Gadolínio (Gd) é caracterizado por ser um ferromagneto simples, apresentando uma direção de fácil magnetização ao longo do eixo c, entre TC e T = 240 K. Abaixo de 240 K, a direção de fácil magnetização afasta-se do eixo c. A construção de sistemas manipulados, no qual os elementos terras raras faz parte de pelo menos um dos constituintes, tem promovido a descoberta de novos padrões magnéticos. Os efeitos de campo e temperatura, combinados com os efeitos de tamanho finito têm permitido controlar os novos padrões magnéticos, além de promover novas configurações magnéticas ao sistema estudado.

Nos filmes finos de Hólmio, com 7, 12 e 24 planos atômicos encontramos para uma mesma intensidade de campo, H = 100 Oe, uma largura de histerese controlada, variando de 56 a 86 K de acordo com a espessura do filme.

Observamos também que, é possível dois estados magnéticos estáveis a uma mesma temperatura dentro da largura da histerese térmica. Por exemplo, para o filme de 12 camadas encontramos em T = 80 K, um estado helicoidal alternado - HA no ramo de aquecimento e um estado de helifan - HFAN no ramo de resfriamento.

Caso semelhante é observado para o filme de 7 planos em T = 40 K, sendo um estado ferromagnético - FM na curva de aquecimento e um estado – FAN na curva de resfriamento. No filme de 24 camadas atômicas, em T = 80 K, dentro da largura da histerese, encontramos um estado do tipo SPIN-SLIP na curva de resfriamento e um estado FAN no ramo de aquecimento.

Destacamos que no processo ZFC-FC não foi observado histerese nos filmes com 7, 12 e 24 camadas atômicas sob uma força de campo H = 100 Oe.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 597.647.084-04 - DORY HÉLIO AIRES DE LIMA ANSELMO - UFRN
Interno - 050.025.724-80 - RODOLFO BEZERRA DA SILVA - UERN
Externa ao Programa - 12268 - MARIA DAS GRAÇAS DIAS DA SILVA
Notícia cadastrada em: 23/12/2021 14:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern