Banca de QUALIFICAÇÃO: JEFFERSON RODRIGO PEREIRA INÁCIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JEFFERSON RODRIGO PEREIRA INÁCIO
DATA : 31/01/2022
HORA: 14:00
LOCAL: UERN
TÍTULO:

Busca e caracterização de terceiros corpos ao redor de sistemas binários usando dados dos satélites Kepler e TESS


PALAVRAS-CHAVES:

Sistema Binário; Terceiro Corpo; Exoplaneta; Período Orbital


PÁGINAS: 45
RESUMO:

O estudo da variação do período orbital de sistemas binários de curto período (< 10 dias) tem sido importante para entender diversos fenômenos físicos, e.g., emissão de ondas gravitacionais, perda de momento angular via freamento magnético, transferência de matéria entre as componentes, movimento apsidal, variação do momento de quadrupolo e presença de corpos circumbinários. Nesse último cenário, o corpo adicional pode ser um planeta e portanto, crucial para entender como esses objetos são formados e como eles evoluem ao redor de duas estrelas-mãe.

Com o advento das grandes missões espaciais, e.g., CoRoT (COnvection, ROtation and planetary Transits), Kepler e TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite), uma enorme quantidade de dados de alta precisão fotométrica e com cobertura temporal de anos a décadas tem sido disponibilizada para a comunidade astronômica internacional. Devido a grande cobertura temporal, os dados de sistemas binários têm se tornado fontes preciosas para se investigar os fenômenos físicos que ocorrem a longo prazo. Dessa forma, nesse projeto propomos estudar a variação do período orbital de uma amostra de 240 sistemas que foi observada pelos satélites Kepler e TESS e portanto, com uma cobertura temporal de mais de 10 anos. O objetivo principal desse projeto será a busca e caracterização de terceiros corpos, sejam eles estrelas, anãs marrons ou exoplanetas. No entanto, todos fenômenos que geram a variação do período orbital de sistema binário serão investigados. Da amostra de 240 alvos, nós já obtivemos a variação do período orbital para 21 sistemas e 1 com a caracterização completa do terceiro corpo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6125 - BRAULIO BATISTA SOARES
Interno - 013.703.064-90 - MACKSON MATHEUS FRANÇA NEPOMUCENO - UFERSA
Externo à Instituição - MARILDO GERALDETE PEREIRA - UEFS
Notícia cadastrada em: 04/01/2022 10:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern