Banca de QUALIFICAÇÃO: MAXSUEL MARCOS FERNANDES DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAXSUEL MARCOS FERNANDES DE LIMA
DATA : 26/04/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Análises comparativas das distribuições de tamanhos de DNA animal, vegetal e viral via estatıstica não-aditiva.


PALAVRAS-CHAVES:

DNA, Estatıstica não aditiva, Cucurbitáceas, Inferência Bayesiana.


PÁGINAS: 42
RESUMO:

Em 1990, surgiu o Projeto Genoma Humano (HGP), com o objetivo de identificar todos os genes humanos, além de sequenciar completamente as bases de DNA presentes no genoma. Lembrando que o DNA carrega informação genética dos seres. Hoje, trinta anos depois, temos cem por cento do genoma humano sequenciado.

Temos muitos trabalhos que se encarregaram de analisar o DNA humano, dentre eles~\cite{provata1997,provata2007power,provata2008,marcone2019,marcone2020}, que investigam as distribuições de pares de bases presentes em nucleotídeos. Costa, M. \textit{et al.} (2019)\cite{marcone2019} e Silva, R. \textit{et al.} (2020)\cite{marcone2020} propuseram modelos probabilísticos baseados em generalizações da estatística de Boltzmann-Gibbs. Tomando-os como base, analisaremos as distribuições de comprimentos de DNA via estatística não aditiva proposta por Tsallis~\cite{tsallis1988}, não apenas para humanos, mas também para plantas, outros animais e vírus, usando éxons (parte do DNA que codifica proteína) e íntrons (parte do DNA que não codifica proteínas, mas tem um caráter importante na regulação gênica).

Considerando a importância de análises desse tipo para o desenvolvimento de técnicas de melhoramento genético de plantas e o forte impacto econômico e social que a fruticultura tem, principalmente para o oeste potiguar, decidimos analisar a distribuição dos comprimentos de DNA das cucurbitáceas, mais precisamente o melão (\textit{Cucumis Melo}) e o pepino (\textit{Cucumis Sativus}).

A inferência Bayesiana nos deu forte evidência de que a distribuição de comprimentos de pares de base para as espécies analisadas pode ser explicada por um modelo de soma de q-exponenciais do tipo de Tsallis. O índice entrópico $q$ nos fornece informação sobre as correlações entre os comprimentos. Resultados preliminares apontam para uma possível universalidade no comportamento de $q$, tanto para éxons como para íntrons e independe da subespécie. Esta análise está descrita minuciosamente neste trabalho.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 721.063.104-63 - RAIMUNDO SILVA JÚNIOR - UFRN
Interno - 1881 - VAMBERTO DIAS DE MELLO
Externo à Instituição - UMBERTO LAINO FULCO - UFRN
Notícia cadastrada em: 05/04/2022 16:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern