Banca de DEFESA: ANDERSON ALVES GURGEL

DISCENTE : ANDERSON ALVES GURGEL
DATA : 15/12/2022
LOCAL: Auditório do PRODEP-FANAT

Estudos das Fases Magnéticas em Filmes Finos de Térbio via Medidas de Histerese Térmica.

Terra rara, Histerese térmica, Filmes finos de Térbio.

O estudo de filmes finos e de multicamadas magnéticas tem desempenhado nos últimos anos um papel de relevância do ponto de vista acadêmico, revelando um grande potencial para aplicações tecnológicas. Neste trabalho apresentamos o estudo teórico dos efeitos de campo magnético, temperatura e tamanho nas fases magnéticas nos filmes finos da terra rara Térbio(Tb).

O método teórico utilizado para se obter as fases magnéticas dos filmes finos de Tb leva em consideração as contribuições das energias de troca, energia de anisotropia, energia Zeeman e a térmica, que são calculadas através de um modelo de campo efetivo auto-consistente.

O modelo de campo efetivo auto-consistente se utiliza das constantes associadas as energias envolvidas e suas dependências com a temperatura, e estas dependências são obtidas de trabalhos experimentais.

Nosso estudo revelou que além das fases magnéticas já observadas
para o Tb no volume, os filmes de Tb devido a competição entre as energias envolvidas (Troca, Anisotropia, Zeeman e Térmica) e os efeito de tamanho e superfície, produzem uma variedade de diferentes fases magnéticas.

Obtivemos que para filmes de Tb com baixa espessura, apenas as fases ferromagnética e paramagnética foram observadas. Para os filmes de Tb com espessuras intermediárias encontramos novas fases. E, para filmes muito espessos reproduzimos as fases magnéticas de volume.

Presidente - 1881 - VAMBERTO DIAS DE MELLO
Interno - 050.025.724-80 - RODOLFO BEZERRA DA SILVA - UERN