Banca de QUALIFICAÇÃO: RÔMULO AUGUSTO DE OLIVEIRA PINTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RÔMULO AUGUSTO DE OLIVEIRA PINTO
DATA : 21/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Meet
TÍTULO:

Influência do tamanho do núcleo sobre propriedades físicas de nanopartículas com estrutura core/shell do tipo  CoFe2O4@NiO. 


PALAVRAS-CHAVES:

Core/shell, Magnetismo, Propriedades físicas.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

O interesse no estudo de nanopartículas é foco de grandes centros de pesquisas a décadas. As propriedades físicas e químicas e   suas aplicações, despertam um grande interesse tanto do ponto de vista acadêmico, quanto do pondo de vista industrial. Efeitos como mistura de cargas, superpamagnetismo, altos valores de band-gap, são sempre apreciados pelos cientistas devido ao grande leque de aplicações que se pode obter em nanopartículas. Contudo, certas características são intrínsecas de cada partícula, por exemplo: Nanopartículas de CoFe2O4 são extremamente estudadas devido seu alto valor de anisotropia magnética e suas aplicações em dispositivos de memória magnética. Assim como nanopartículas de NiO são extremamente estudadas devido suas aplicações eletrônicas, pois ele é um semicondutor tipo p. Recentemente, grupos de pesquisa veem se empenhando para poderem criar materiais que apresentem boas qualidades magnéticas e elétricas para uma maior aplicabilidade destes sistemas, tais materiais são chamados de multifuncionais. Um exemplo de material multifuncional é o que chamando de sistema core/shell. Onde é formado por um núcleo com uma certa propriedade física e por uma casca com uma propriedade física diferente do núcleo. Desta forma este  projeto tem como proposta realizar a síntese de nanopartículas com estrutura núcleo/casca compostas com um núcleo de CoFe2O4  e  uma casca de NiO. Após o sucesso e consolidação do método de síntese para a produção do sistema desejado, faremos amostras com tamanhos de núcleos diferentes, variando entre 9 e 24nm. Após a produção de todas as amostras, elas serão submetidas a análises de:  Difração de Raios-X (DRX), Microscopia Eletrônica de Transmissão, Medidas Magnéticas em função do campo e da temperatura, medidas elétricas e transporte Eletrônico. Nos indicarão a influência do tamanho do núcleo sobre as propriedades magnéticas e elétricas de core/shell do tipo CoFe2O4@NiO e suas possíveis aplicações.  


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 4260 - JOÃO MARIA SOARES
Externo à Instituição - SERGIO ANDRE FONTES AZEVEDO - UFPB
Externo à Instituição - MARCO ANTONIO MORALES TORRES - UFRN
Notícia cadastrada em: 05/09/2023 16:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern