Banca de DEFESA: ADLAN DA SILVA FREITAS

DISCENTE : ADLAN DA SILVA FREITAS
DATA : 26/10/2023
LOCAL: Sala virtual

Efeito magnetocalórico em aglomerados de nanopartículas ferromagnéticas

Efeito magnetocalórico, Nanopartículas, Aglomerados, Campo Dipolar, Variação de Entropia.

O efeito magnetocalórico (EMC) desperta interesse em diversas áreas de pesquisa, como biotecnologia, medicina, engenharia dos materiais, por seu potencial tecnológico inovador. Quando um material magnético é submetido a um campo magnético externo ele experimenta uma mudança em sua entropia. Ademais, quando o campo magnético externo é retirado adiabaticamente, esse material magnético sofre uma mudança de temperatura, esse fenômeno é o referido efeito magnetocalórico. As aplicações do EMC são inovadoras, podendo ser usadas por exemplo em refrigeração magnética, hipertermia magnética, armazenamento de dados.

Um dos principais alvos de aplicações tecnológicas do efeito EMC é a refrigeração magnética, que tem impactos relevantes oferecendo uma alternativa eficiente e mais sustentável, sobretudo nas questões ambientais, pois os meios convencionais de refrigeração utilizam gases poluentes, visto que as condições ambientais atualmente estão cada vez mais preocupantes.

Assim as pesquisas estão concentradas na busca por novos materiais e estruturas magnéticas que apresentem EMC de forma mais eficientes. Portanto, é de fundamental importância compreensão das interações dos momentos magnéticos entre si, com a temperatura e com campos externos, bem como o conhecimento da ordem magnética de um material magnético diante de parâmetros intrínsecos e extrínsecos, para o desenvolvimento de novas estruturas e, consequentemente, atender as demandas da sociedade moderna. Por conseguinte, o objetivo deste trabalho é estudar o efeito magnetocalórico em aglomerados de nanopartículas ferromagnéticas de gadolínio (Gd), com geometria elipsoidal, como também a influência do campo dipolar na estabilização térmica dos momentos magnéticos das nanopartículas.

A anisotropia de um aglomerado elíptico de nanopartículas de Gd é origem da interação dipolar e, consequentemente, depende da geometria do aglomerado. Consideramos aglomerados elípticos micrométricos com diversas excentricidades, com nanopartículas de diâmetros variando de 30 nm a 200 nm e diferentes densidades de nanopartículas. Um campo magnético fixo e constante na direção preferencial da anisotropia, eixo maior da elipse, em uma faixa de temperatura de 200 K a 450 K. Calculamos a variação isotérmica da entropia magnética DSM com um campo magnético externo aplicado, onde foram observados o EMC normal e o efeito magnetocalórico inverso (EMCI), devido à competição entre as energias Zeeman e de interação dipolar.

Presidente - 330.140.197-04 - ARTUR DA SILVA CARRIÇO - UFRN
Interno - 635.107.314-68 - IDALMIR DE SOUZA QUEIROZ JÚNIOR - UFERSA