Banca de QUALIFICAÇÃO: ÁLISON PEREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ÁLISON PEREIRA DA SILVA
DATA : 11/12/2023
LOCAL: videoconferência

Síntese e Estudo das Propriedades Físicas de Compósitos MnFe2O4-SiO2 Anisotrópicos Obtidos Via Reação de Estado Sólido Usando Minerais

Compósitos. Ferritas de manganês. Anisotropia. Reação de Estado sólido. Minerais.

A microestrutura governa o desempenho magnético de diversos grupos de materiais. A maioria dos materiais magnéticos cristalizam em estruturas e formas quase isotrópicas. Em contrapartida, estima-se que um melhor alinhamento de amostras pode ser obtido se as condições de preparação forem melhoradas. Uma vantagem especial de cristais anisotrópicos está no seu comportamento dependente da direção, uma vez que são sensíveis à direção de campos magnéticos aplicados, e não se limitam somente as propriedades magnéticas, mas também se refletem em outras funcionalidades como elétricas, ópticas e químicas. Compósitos de MnF e2O4 - SiO2 anisotrópicos, na forma de pós e pastilhas, foram obtidos pelo método de reação de estado sólido, sintetizados a uma temperatura de 1200oC/12h sob atmosfera ambiente, a partir de minerais in natura extraídos no estado do Rio Grande do Norte – Brasil. Em vista disso, três amostras de pós foram submetidas a influência de campos magnéticos de 0,25T, 0,50T, 1T e uma sem influência de campo magnético, as quais foram compactadas em um pastilhador aplicando-se uma pressão fixa de 370 MPa. O estudo em questão, aborda sobre o alinhamento e influência de campos magnéticos sobre a estrutura cristalina/morfológica das pastilhas sinterizadas, analisando suas alterações no ordenamento magnético e nas propriedades físico-químicas das amostras. As microestruturas/morfologias das amostras foram investigadas usando Difração de Raios X (DRX) e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), respectivamente, para entender o efeito do processo de vetorização nas propriedades magnéticas, tamanhos de partículas e morfologia. Aglomerados de cristais triangulares foram obtidos com bordas mais regulares e cristalitos porosos superficialmente na série de pastilhas. Possivelmente a sua predominância triangular é proveniente da anisotropia de forma, mediante a presença de paredes de domínios, tendo a espessura como principal parâmetro. Os cristalitos ganharam um grau de cristalinidade, nitidez e parcial orientação resultantes do alinhamento de campos magnéticos. As propriedades magnéticas foram medidas usando um Magnetômetro de Amostra Vibrante (MAV). Mediante giros de 30 graus, medimos os ângulos necessários (0 à 330 graus) para comparação de estudos de identificação do eixo fácil e rígido de magnetização. As medidas magnéticas mostraram que não há eixo de anisotropia, isto é, uma direção preferencial de magnetização em X e Y quando as pastilhas foram giradas paralelamente ao campo magnético aplicado. Todavia, tem-se anisotropia proveniente dos campos de vetorização quando as pastilhas foram orientadas perpendicularmente em relação ao plano, apresentando distintas curvas iniciais de susceptibilidade, baseadas nas variações do eixo Z.

Presidente - 1881 - VAMBERTO DIAS DE MELLO
Externo à Instituição - MARCELO ANDRADE MACÊDO - UFS