Projetos Concluídos

PROJETOS DE PESQUISA CONCLUÍDOS

 


Linha 1


 

Aplicação de argilas e zeólitas orgânicas na adsorção de poluentes

 

A Química dos Produtos Naturais e o ensino de Química Orgânica

 

Atividades experimentais em laboratório virtual: uma alternativa para o ensino de química

 

A utilização de atividades experimentais integradas a ambientes virtuais no ensino/aprendizagem de ciências exatas

 

Contribuições de teorias e estratégias de ensino no desenvolvimento do pensamento crítico em estudantes 

  

Ensino e aprendizagem em ciências e biologia: história, saberes, experiências, reflexões e perspectivas

 

Laboratório de ciências: interligando saberes na sala de aula utilizando materiais de baixo custo

 

O ato de ensinar Química na Educação Básica: articulando estratégias para melhorias na aprendizagem

 

Objetos de aprendizagem e suas relações com o ensino-aprendizagem

 

Origami como ação facilitadora para o ensino e a aprendizagem de ciências exatas

 

O uso de mapas conceituais no ensino de física: possibilidade de avaliação de conceitos relacionados à física apresentados por alunos de escolas públicas do RN

   

Saberes que brotam da terra: a dimensão educativa da agroecologia e possibilidades de repercussão no espaço escolar camponês

 

Pequenos vigilantes: educação e segurança alimentar começam dentro da escola        

 


Linha 2


 

A construção de conceitos espaciais nas aulas de Geografia em escolas públicas de Pau dos Ferros-RN: O Ensino Fundamental

 

A construção didática do saber geográfico e os desafios da multiculturalidade: um olhar sobre a atuação do PIBID Geografia do CAMEAM/UERN      

             

A Geografia que se ensina na educação básica do Alto Oeste Potiguar-RN: um perfil do Ensino Fundamental  

 

A organização do trabalho pedagógico na escola de educação básica: uma construção de sentidos e significados sobre os saberes e práticas

  

A Sociologia e a Filosofia nos diferentes modelos de escola e de currículo no Ensino Médio    

 

Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGE/UERN: Diagnóstico e Planejamento

 

Caminhando nas trilhas do ensino não formal: saberes, aprendizados do agir conjunto de líderes comunitários do semiárido nordestino e sudeste brasileiro visando valorização e promoção da dignidade da pessoa idosa

 

Caminhos para a Geografia Escolar: a aprendizagem de conceitos no contexto do semiárido

 

Com os pés no chão da escola: construindo estratégias de ensino no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental

 

Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: análise do acompanhamento da aprendizagem discente com foco na avaliação diagnóstica  

 

Didática, mundos da vida e Educação Básica no semiárido nordestino 

 

Educação Geográfica do Agir Comunicativo

 

Ensino de História como espaço de aprendizagem da interpretação de textos e desenvolvimento da consciência histórica crítica dos educandos

 

Estudo fenomenológico da educação, criminalidade e direito

 

Feiras de ciências e educação científica: mecanismos de visibilidade no âmbito da popularização da ciência  

 

Formação e prática pedagógica: construção de conceitos e saberes sobre o ensinar e o aprender

 

Nos meandros da memória: a formação, o desenvolvimento profissional docente e o ensino na Educação Básica

 

Observatório de Educação Especial: políticas, práticas pedagógicas e formação de professores(as)

 

O ensino de ciências humanas: entre a escola e a interdisciplinaridade 

 

O ensino de valores éticos: estratégias curriculares e práticas pedagógicas na Educação Básica

 

Os registros da aprendizagem como norteadores da prática pedagógica: da fundamentação teórica à elaboração de propostas

  

Pedagogia de projetos e processos de ensino-aprendizagem na Educação Básica

 

Pesquisas qualitativas no ensino da educação física escolar introdução

 

Políticas, práticas docentes e avaliação para/na Educação Infantil do/no campo no Alto Oeste Potiguar

 

Reconhecimento social e sucesso escolar de alunos de origem popular: por uma sociologia do improvável      

  

Reconhecimento, prologamento dos estudos e trajetórias de sucesso escolar: por uma humanização da ciência e desconstrução da invisibilidade social dos sujeitos

 

Repensando as estratégias de ensino no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental

 

Tecnologias assistivas como suporte de ensino para a inclusão educacional de crianças autistas

 


Linha 3


 

A questão da responsabilidade enunciativa e o ensino de línguas

 

As práticas de leitura em espaço escolares e não escolares e os modos de ler dos sujeitos

 

Crenças e experiências sobre o ensino de línguas na escola pública

 

Criatividade e subjetividade na contação de histórias: análises de práticas pedagógicas na Educação Básica

               

Letramento literário: o ensino de literatura na educação básica

 

Memória, (auto)formação do leitor e tecnologias: estudos dos processos mediação do texto literário e suas implicações para o ensino

 

Multiletramentos no ensino de línguas: foco no letramento multimodal crítico

 

O ensino de leitura de literatura e suas implicações na Educação Básica: análise dos processos de (auto)formação, mediação, tecnologias e das memórias destes decorrentes

 

O ensino de literatura na Educação Básica

 

O ensino de pronúncia nas aulas de línguas

 

O processo de mediação docente e práticas inclusivas

         

Os gêneros do discurso e suas contribuições para o ensino de língua materna: um estudo em perspectiva dialógica    

       

Os usos das tecnologias da comunicação e informação no ensino de Língua Portuguesa: estudo com base em discursos de professores e alunos da Educação Básica

    

Por um ensino de línguas conectado com a vida e a formação crítica dos alunos

 

Semiótica social, multimodalidade e multiletramentos no ensino de línguas: práticas docentes e materiais didáticos impressos e digitais

 

Tecnologias digitais, material didático, leitura e produção de textos no ensino de línguas: foco nas crenças, experiências e abordagens

 

Tecnologias na aprendizagem da Língua Portuguesa: mapeamento de recursos digitais e boas práticas no Brasil e em Portugal

 

Usos e significados da escrita nas práticas de estudo e pesquisa na educação básica

 


 

PROJETOS DE EXTENSÃO CONCLUÍDOS

  


Linha 2 


Feiras de ciências do oeste potiguar  

 

Programa Feira de Ciências do Oeste Potiguar

  


Linha 3


Programa BALE - Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern