A CONSTRUÇÃO DE SABERES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O
ENSINO DE LITERATURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Formação do pedagogo. Ensino Fundamental. Ensino de literatura. Formação do
leitor.
O ensino de literatura na formação do pedagogo é um dos saberes primordiais para a inserção da
leitura literária nos ambientes escolares com o objetivo de formar leitores durante a infância,
proporcionando o diálogo e a construção de sentidos, ou seja, o conhecimento de mundo por meio da
imaginação e ficção literária. Dessa forma, o estudo delineia-se na seguinte questão de pesquisa: Os
pedagogos atuantes na sala de aula, tiveram ensino de literatura durante algum espaço de sua formação
(inicial ou continuada) que fundamentem as suas práticas com a leitura literária? E para alcançar as
possíveis respostas, foi elencado o objetivo geral: Investigar a construção dos saberes relacionados ao
ensino de literatura, no processo de formação do professor para a atuação docente nos anos iniciais do
Ensino Fundamental. E como objetivos específicos: 1. compreender que concepções foram construídas
acerca do ensino de literatura durante a formação do professor; 2. identificar as estratégias utilizadas
pelo professor com a leitura literária para a formação leitora nos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental; 3. analisar a importância do ensino de literatura como um dos princípios na formação do
professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, objetivando a formação do leitor e
desenvolvimento do gosto pela leitura. Diante disso, trata-se de uma pesquisa com abordagem
qualitativa, e exploratória. Para a coleta dos dados foi utilizado o complemento de frases, diário de
campo, questionário e entrevista com professoras do Centro Municipal de Ensino Rural (CMER) do
município de Severiano Melo/RN. A análise dos dados foi realizada através da técnica de análise
interpretativa, conforme Flick (2013). Os resultados e reflexões obtidos reforçam a necessidade da
formação docente ser composta por saberes que preparam o professor para atuar na mediação de
leitura, tendo em vista que essa construção de saberes refletem diretamente na abordagem com a
leitura na sala de aula, e através dessa pesquisa constatamos a existência de lacunas na formação dos
pedagogos que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental referente a formação inicial e
continuada, uma vez que as formações ofertadas não suprem essa necessidade. O que reforça a
perspectiva que da presença do ensino de literatura na formação inicial e sua extensão na formação do
pedagogo.