LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: ANÁLISE DA RECEPÇÃO DOS TEMAS FRATURANTES NO TRABALHO COM DICENTES NO ENSINO MÉDIO
Literatura; temas fraturantes; leitura; recepção; ensino médio.
A pesquisa em questão tem como principal temática os temas fraturantes na formação do leitor literário no Ensino Médio. Configura-se como uma pesquisa-ação, uma vez que que foi concretizada em campo, enquanto professora regente de língua portuguesa e com os estudantes da turma colaboradora da pesquisa. O objetivo principal foi investigar como os estudantes da 2ª série do Ensino Médio, recepcionam a leitura literária com os temas fraturantes. Quanto aos objetivos específicos, visou a) analisar como se deu essa recepção dos temas fraturante pelos estudantes de nível médio e b) analisar a contribuição do trabalho com o texto literário nos aspectos referentes a formação do leitor literário. A despeito da abordagem, a pesquisa se classifica como qualitativa e explicativa. O embasamento teórico está amparado em Azevedo (2004), Candido (2012), Eco (1994), Gama (2022), Iser (1979, 1996, 1999), Jauss (1979, 1994), Koch (2014), Libâneo (1985), Stierle (1979), BNCC (2017), Thiollent (1986), Villardi (19970), Viana (2003) e Zilberman (2012, 2015), dentre outros estudiosos. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram o questionário, aplicado por meio do google forms e o diário de campo. A investigação dos dados está pautada na categorização, na análise qualitativa e na observação participante (Whyte, 2005; Viana, 2003). Como resultados foi possível perceber que os temas fraturantes contribuem para a formação do leitor literário, pois oportunizam um grau de identificação maior do aluno com o texto, em uma relação de proximidade entre ficção e realidade, sobretudo quando se realizam debates sobre essas temáticas, que conferem validade e atualidade aos sentimentos e experiências dos alunos. A ações de incentivo têm papel fundamental nesse processo de identificação, uma vez que o processo é lento, por isso é necessário realizar trabalhos à longo prazo. Para que esse trabalho traga bons resultados, é preciso considerar as escolhas dos alunos, para que eles possam formar suas preferências e estabelecer o gosto pela leitura literária