O LUGAR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL: A VISÃO DISCENTE SOBRE A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA
Programa Residência Pedagógica; Aprendizagem da docência; Formação Inicial.
Esta pesquisa investiga as influências do Programa Residência Pedagógica para a aprendizagem dadocência, pela ótica dos residentes egressos. Nessa perspectiva, estabeleu-se como objetivos específicos: identificar os princípios formativos do Programa Residência Pedagógica e como esses princípios se articulam a uma perspectiva de aprendizagem da docência; identificar, na percepção dos discentes colaboradores, o lugar assumido pelo programa para a aprendizagem da docência, analisando o ser professor. A pesquisa foi realizada com alunos egressos da última edicão do Programa, em 2024, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros/RN. Do ponto de vista metodológico, baseia-se no método dialético e na abordagem qualitativa de pesquisa. Como instrumento de construção de dados utilizou-se o questionário aberto contendo questões sobre: o ser professor; contextos e espaços formativos diversos; saberes necessários para ser professor e os significados do programa Residência Pedagógica para a construção do ser professor. Para a análise dos dados utilizou-se dos núcleos de significação enquanto estratégia metodológica, fundamentada nas seguintes categorias da Psicologia sócio-histórica: historicidade e subjetividade, com base em Vygotsky (1996). Os resultados da pesquisa apontaram que a aprendizagem da docência se construiu a partir da mediação de conhecimentos desenvolvidos através da prática pedagógica ativa, humanizadoras e inclusivas, possibilitando a construção de saberes e o cultivo de vínculos profissionais afetivos com a docência. Os princípios formativos do Programa Residência Pedagógica identificados se articularam a uma perspectiva de aprendizagem da docência que expressam-se através do engajamento dos alunos durante as aulas, da compreensão das suas subjetividades e da avaliação de forma progressiva durante o processo. O lugar assumido pelo programa para a aprendizagem da docência representou para os residentes egressos uma experiência que mediou o início da atuação, contribuindo para o processo formativo. Conclui-se que o programa Residência Pedagógica influenciou na aprendizagem da docência desses residentes a partir de vivências positivas e desafiadoras, inserindo-os diretamente no ambiente educativo frente as adversidades sociais e educacionais enfrentadas cotidianamente, como também possibilitou o exercício da docência fortalecendo as práticas e conhecimentos pedagógicos, trabalhando as estratégias e a construção da sua identidade docente.