O JOGO ENQUANTO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: HISTÓRIAS DE VIDA E PRÁTICA DOCENTE
Palavras-chave: jogo; educação física escolar; trajetória de vida; prática pedagógica.
RESUMO
O jogo é um dos conteúdos fundamentais da Educação Física escolar, desempenhando um papel essencial no desenvolvimento dos alunos. Ele contribui para a formação integral, promovendo o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas, sociais e emocionais, além de proporcionar aprendizagens significativas que o acompanham ao longo de sua vida. A figura do professor como detentor dos saberes pedagógicos nesse processo é determinante, sendo responsável por mediar esse conhecimento, garantindo que os jogos atendam às necessidades e potencialidades dos alunos. Diante disso, a pesquisa teve o objetivo de analisar os saberes de formação docente através de histórias de vida de professores de educação física com foco no conteúdo jogo. A fundamentação teórica teve como principal apoio em Ortiz (2005) Cervantes (2005), Valenzuela (2005), Murcia (2005), Huizinga (2010), Freire (2009), Freire e Scaglia (2003), Sanches Neto (2017), Darido e Rangel (2022), Darido e Sanches Neto (2022), Gallahue e Donnelly (2008), Gallahue; Ozmun; Goodway (2013), Go Tani (1988), Le Boulch (1987), Soares et al. (2012), Kunz (2020), Brasil (1998, 2018), Kishimoto (2017, 2023), Scarpato (2017), Campos (2017), Moreira e Pereira (2011), Tardif (2014), Nóvoa (2014). dentre outros. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) com o Parecer nº 6.667.154. A metodologia da pesquisa foi de natureza qualitativa de campo investigativa, tendo como participantes professores de educação física que atuam na rede básica de ensino no município de Pau dos Ferros/RN, distribuídos nas esferas municipal, estadual particular e federal. Utilizamos como instrumento para a coleta dos dados uma entrevista semiestruturada. Desse modo, os dados coletados foram analisados mediante à análise de conteúdo (Bardin (2016). Dessa forma, a investigação constatou que que as experiências pessoais e profissionais dos professores de Educação Física desempenham um papel determinante na construção de sua identidade pedagógica e na forma como trabalham o jogo em suas aulas. Assim, a pesquisa foi pertinente para a Educação Básica, especialmente a Educação Física escolar, contribuindo significativamente para a prática pedagógica de outros profissionais da área e potencializando o processo de ensino-aprendizagem por meio do jogo como conteúdo norteador.