Banca de QUALIFICAÇÃO: CIRO JOSÉ FERNANDES SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CIRO JOSÉ FERNANDES SILVA
DATA : 10/07/2025
HORA: 19:00
LOCAL: https://meet.google.com/ukp-zayg-sji
TÍTULO:

OS LUGARES E OS SENTIDOS DO ENSINO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO CONTEXTO DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS QUE COMPÕEM O NOVO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Currículo do Novo Ensino Médio; Ensino; Itinerários Formativos


PÁGINAS: 62
RESUMO:

A Educação em Direitos Humanos possui um potencial de transformar a realidade de crianças e adolescentes na medida em que estes são empoderados pelo conhecimento dos seus Direitos e dos mecanismos para exercê-los. No Brasil vem passando por sucessivas mudanças em suas políticas educacionais, principalmente voltadas para a etapa do Ensino Médio.  Através da Lei 13.415/2017 e a Lei 14.945/2024, o currículo desta etapa de ensino passa a ser composto por Formação Geral Básica e Itinerários Formativos. Tendo em vista que a carga horária dos Itinerários Formativos representa uma parcela significativa da formação dos alunos e alinhado ao fato de que a Educação em Direitos Humanos possui relevante contribuição com a formação integral dos sujeitos é essencial que as práticas pedagógicas e as pesquisas em ensino consigam enfatizar as nuances dessa problemática no novo contexto do Ensino Médio. Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa será: compreender os lugares e dos sentidos ocupados pelo Ensino em Educação em Direitos Humanos no contexto dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio. E como objetivos específicos: 1- identificar e caracterizar os lugares e os sentidos da Educação em Direitos Humanos na dimensão prescritiva dos currículos, como destaque para os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio; 2- identificar e caracterizar os lugares e os sentidos do ensino da Educação em Direitos Humanos nos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio. A metodologia da pesquisa é norteada pelos paradigmas interpretativos e pelas teorias críticas do currículo, sendo uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo estudo de caso. Para escolha do local da pesquisa adotaremos os critérios: a) a escola deveria ser de natureza pública; b) a escola deveria ofertar o ensino médio em tempo integral; c) a escola deverá já ter implementado as novas diretivas da lei do novo ensino médio. Os sujeitos que irão participar da pesquisa serão os professores regentes dos itinerários formativos das áreas de Linguagens e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Como fontes da pesquisa haverá a utilização tanto de documentos legais quanto de entrevistas realizadas com os docentes regentes. Os dados obtidos através dos instrumentos e das fontes de coletas serão analisados a partir da Análise de Conteúdo de Bardin.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 12912 - MARIA ROBERTA DE ALENCAR OLIVEIRA
Interna - 3334 - MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA
Interna - 3329 - SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS
Externa ao Programa - 12996 - ADELAIDE ALVES DIAS
Notícia cadastrada em: 04/07/2025 08:49
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