Banca de DEFESA: ELOIZA MILKA CARDOSO DIAS

DISCENTE : ELOIZA MILKA CARDOSO DIAS
DATA : 25/04/2024
LOCAL: Campus Avançado de Pau dos Ferros

AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA BALE NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Programa BALE; contação de história; leitura; formação do leitor.

A presente pesquisa realiza um estudo acerca do Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas escolas – BALE, referente a suas contribuições na formação do leitor literário  na Educação Básica, tendo como problema de pesquisa a análise da forma como o Programa BALE vem contribuindo junto à comunidade escolar para ajudar a superar as barreiras que a Educação Básica enfrenta atualmente na formação do  leitor literário. A pesquisa tem como objetivo geral investigar a influência e importância das ações de mediação de leitura desenvolvidas pelo BALE na formação do leitor em uma escola da Educação Básica. Delimita-se os seguintes objetivos específicos: Identificar quais estratégias o Programa BALE utiliza      em suas mediações de leitura; Refletir sobre as potencialidades que as ações do Programa BALE exercem na formação do leitor que se evidenciam na escola; e analisar, com base na percepção dos sujeitos da pesquisa, os impactos alcançados nas crianças com relação a formação do leitor literário, com os atendimentos do BALE envolvendo a mediação de leitura. Como procedimento metodológico, foi escolhida a abordagem qualitativa, já que a investigação trabalhou com coleta direta de dados realizada por meio de pesquisa de campo. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário, o qual foi aplicado aos professores, coordenação pedagógica e gestoras da escola campo de pesquisa. Como procedimento de análise dos dados, a escolha foi pelo método interpretativo de análise, que condiz com a proposta de pesquisa apresentada. O Programa BALE ao longo de sua história ganhou uma grande proporção e visibilidade nacional, além de ter se tornado um campo de pesquisa de professores, alunos da universidade e comunidade. Diante do engajamento e empenho nas atividades de leitura desenvolvidas, percebemos que as ações do BALE demonstram contribuir satisfatoriamente com a formação do leitor na Educação Básica, pois além do espaço e repercussão que ganhou, nos momentos de mediação, as crianças se envolvem  bastante e adentram no mundo mágico da leitura.

Presidente - 7968 - KEUTRE GLÁUDIA DA CONCEIÇÃO SOARES
Externa ao Programa - 7994 - FRANCICLEIDE CESÁRIO DE OLIVEIRA