Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ ANTONIO SILVA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIZ ANTONIO SILVA DE SOUZA
DATA : 11/09/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

CORRESPONDÊNCIA FONOLÓGICA-GRAFÊMICA DOS RÓTICOS EM POSIÇÃO DE CODA: ANÁLISE E PROPOSTA DE INTERVENÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Oralidade. Correspondência fonológica-grafêmica. Róticos.


PÁGINAS: 49
RESUMO:

Este trabalho se insere no campo dos estudos da oralidade, mais especificamente das relações da fonética e fonologia com o ensino de escrita, evidenciando a importância do trabalho com essas duas modalidades de comunicação dentro da sala de aula. A pesquisa parte dos seguintes questionamentos: Como os alunos do Ensino Médio produzem os róticos em posição de coda absoluta na fala e na escrita? e como a oralidade é refletida na produção escrita dos estudantes no tocante ao uso do r? Hipotetizamos que processo fonológico de apagamento do /R/ em posição de coda absoluta é transferido para o processo ortográfico devido a influência fonológica-grafêmica devido à crença de que a fala e a escrita são transparentes, ou seja, uma é o reflexo da outra. De maneira geral objetivamos analisar a realização dos róticos em posição de coda através da correspondência fonológica-grafêmica. Objetivamos ainda: I) verificar a produção dos róticos em coda na fala de alunos do Ensino Médio; II) descrever a produção dos róticos em posição de coda na escrita de alunos do Ensino Médio; III) verificar a influência da produção oral na escrita dos alunos; e IV) elaborar protótipos de atividades que envolvam o trabalho com os róticos em sala de aula. Para tanto, amparamo-nos nos estudos de Almeida e Bortoni-Ricardo (2023) sobre a diversidade linguística em sala de aula, Bagno (2007, 2015, 2022) e Chacon (2022) acerca da escrita, Mesquita Neto (2018) para fazermos um comparativo com os dados da interfonologia dos róticos do PB e do ELE, Lima Jr. (2022) sobre o ensino explícito de pronúncia, Vagini (2007), Callou e Serra (2012) e Oliveira, Caldas e Serra (2018) sobre os róticos. Para obtenção dos dados foram elaborados dois experimentos, que pudessem coletar dados referentes às produções faladas e escritas de discentes do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Marcelino Vieira/RN. Os dados serão analisados de forma quantitativa e qualitativa com o auxílio do software Praat, que permite uma análise acústica que também possibilita visualizar a energia acústica das ondas sonoras, para assim conhecermos as nuances da fala e suas possíveis interferências na escrita dos alunos. Após a análise, criaremos protótipos de atividades para serem adaptadas para as salas de aula de LM, mediante a necessidade do professor e dos discentes. Dessa forma, esperamos contribuir para que haja maiores possibilidades de reflexões e de uso consciente da língua por parte de nossos alunos, diante das diversas situações comunicativas que eles podem ser inseridos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 11388 - JOSE RODRIGUES DE MESQUITA NETO
Interna - 6081 - DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
Externa ao Programa - 13371 - ANA PAULA SANTOS DE SOUZA
Externa à Instituição - FRANCISCA DAMIANA FORMIGA PEREIRA
Notícia cadastrada em: 10/09/2024 13:15
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