A Prática pedagógica de professoras da Educação Infantil: reflexões sobre o uso da televisão como instrumento pedagógico
Práticas pedagógicas. Educação Infantil. O uso da televisão. Reflexão. Colaboração.
Esta pesquisa investiga a prática pedagógica de professoras da Educação Infantil e o uso da televisão como instrumento pedagógico na sala de aula. Para tanto, busca responder as seguintes questões: Como se dá a prática pedagógica do(a) professor(a) da Educação Infantil mediante o uso da televisão como instrumento pedagógico? Quais saberes podem ser ressignificados, sobre o uso da televisão como instrumento pedagógico, a partir de um processo de reflexão e colaboração sobre a prática? Posto isso, a pesquisa foi organizada com o objetivo de compreender a prática pedagógica do(a) professor(a) da Educação Infantil mediante o uso da televisão como instrumento pedagógico, na perspectiva de ressignificação da prática através do processo de reflexão e colaboração. Quanto ao referencial teórico-metodológico fundamenta-se na abordagem da pesquisa qualitativa, no método dialético e, quanto ao tipo, na pesquisa colaborativa. O lócus da pesquisa foi em uma escola pública da rede municipal de ensino, no município de São Miguel-RN. No que se refere aos procedimentos, orientou-se pelo ciclo reflexivo de Smyth (1991a, 1991b), considerando as seguintes etapas: Descrição; informação; confrontação e reconstrução, que subsidiou a análise das narrativas de práticas das professoras, e o encontro dialógico avaliativo, mediante um processo reflexivo e formativo. Para a análise e interpretação dos discursos das professoras, firma-se os estudos com base nos sentidos e significados fundamentados em Vygotsky, e o método dos núcleos de significação de Aguiar e Ozella (2013); Aguiar, Aranha e Soares (2021), de modo a analisar os dados através das significações apreendidas através das relações histórico-sociais, culturais e emocionais das professoras. Os resultados dos estudos teóricos desenvolvidos apresentam a necessidade de práticas pedagógicas mediadas e reflexivas na Educação Infantil, articuladas com os saberes digitais para potencializar o processo de ensino e aprendizagem das crianças, aliadas ao uso significativo de instrumentos tecnológicos e pedagógicos, como a televisão. A pesquisa permitiu identificar que as professoras compreendiam o desenvolvimento de práticas pedagógicas coerentes e significativas com o uso da televisão, as quais, atribuíam importância para o processo de ensino-aprendizagem destacando características como, planejamento, ludicidade, rotina, mundo do faz de conta, imaginação e fantasia. Entretanto, a partir do processo formativo reflexivo, as professoras colaboradoras atribuíram um novo sentido a prática pedagógica, através dos estudos, participação mútua, trocas de experiências, questionamentos, confrontação e reconstrução da própria prática. Assim sendo, os movimentos reflexivos desenvolvidos, permitiram um novo olhar para realização das práticas, agregando os conhecimentos anteriores, e atribuindo ao uso da televisão experiências educativas que potencializaram o processo de ensinar e aprender na Educação Infantil, considerando as especialidades das crianças nessa etapa de ensino.