O ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena na educação básica: percepções de professores(as) sobre sua implementação nas escolas estaduais de Cajazeiras-PB
Ensino de História, Currículo, Lei 10.639/03, Multiculturalismo, Educação Básica.
Este trabalho tem como objeto de estudo o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena na educação básica. A pesquisa se insere no âmbito das discussões sobre as inovações no currículo da Educação Básica, especialmente, com a inserção do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena, a partir das leis 10.639/03 e 11.465/08. Apresenta-se como questão problema: Quais as percepções dos professores das escolas estaduais de Cajazeiras-PB sobre o processo de implementação do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar? Tem como objetivo compreender a percepção dos professores sobre a implementação do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar. A fundamentação teórica baseia-se em contribuições de autores da Teoria crítica e pós-crítica do currículo como: Silva (1995,2009,2010), Bordieu; Passeron (1982,1992), Santomé (1995,2013); Moreira e Silva (2006,2013); Candau (2002,2008) e Pacheco(2005), estes debatendo curriculo, identidade, diferença, multiculturalismo e estudos culturais. Na perspectiva de estudos pós-colonialistas, decolonialidade do saber e ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena, são referências teóricas: Munanga (2020), Mignolo (2017), Gomes (2008), Hall (1997, 2009), Silva (2005, 2007, 2011), Dussel (1977, 1994) e Quijano( 2005). Do ponto de vista metodológico, é uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa. Quanto aos procedimentos e instrumento escolheu-se: pesquisa de campo, em duas escolas estaduais de Cajazeiras-PB, tendo professores de História, Educação Artistica e Literatura Brasileira, do Ensino Médio, como sujeitos participantes. Como instrumentos e procedimentos de investigação utiliza-se o questionário, a entrevista semiestruturada e o diário de campo. Para a análise dos dados fundamenta-se no método da Análise de Conteúdo (Bardin,1994,2004). A pesquisa apresenta as percepções de professores sobre o processo de implementação, no curriculo escolar, do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena como política educacional inclusiva nas escolas estaduais analisadas de Cajazeiras -PB