ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Palavras-chaves: Alfabetização cientifica. Ensino. Método
A alfabetização científica está entre as prioridades na inserção de políticas culturais e de desenvolvimento sustentável, uma vez que, permite a compreensão da realidade e interpretação de informações, contribuindo para a formação de cidadãos capazes de resolver problemas respaldados nas teorias, fatos e conceitos. Assim, considerando que a prática educativa é um fenômeno social e universal e, por isso, um processo necessário para prover conhecimentos e experiências aos indivíduos, permitindo que atuem na transformação da sociedade, de forma coletiva, perante as necessidades econômicas, políticas e sociais, é essencial que para que isso ocorra, haja garantia que a alfabetização cientifica que ocorre nas escolas atendam às premissas do que é entendido por ciência e contribua, de fato, para a resolução dos problemas planetários emergentes. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa consiste em elaborar um manual técnico para orientação no processo de desenvolvimento da alfabetização científica em uma escola pública da cidade de Salgueiro/PE a partir do projeto Trabalho de Conclusão do Fundamental (TCF). Para isso, utilizar-se-á de entrevistas e análise documental para identificação dos níveis de alfabetização científica dos alunos concluintes da etapa do Ensino Fundamental. Trata-se O estudo em questão trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, a qual Taquette e Borges (2021) destacam que estudos dessa natureza se caracterizam por um conjunto de expressões e significados que, perante um percurso metodológico rigoroso, são capazes de produzir evidências a partir das interpretações com base na bibliografia especializada do pesquisador. Concomitantemente, baseado nos preceitos de Gil (2017), esta é uma pesquisa descritiva quando analisada do ponto de vista de seus objetivos, pois possui a finalidade de descrever as características de determinada população, envolvendo técnicas padronizadas de coleta de dados e, ainda, quanto aos procedimentos técnicos, é classificada como pesquisa documental.