RELAÇÃO HUMANIZADA ENTRE PROFESSOR E ALUNO: Ponte para a aprendizagem nos Anos Finais do Ensino Fundamental
Aprendizagem; Docente; Discente; Educação humanizada
A pesquisa intitulada “Relação humanizada entre professor e aluno: Ponte para a Aprendizagem nos Anos Finais do Ensino Fundamental” tem como objetivo analisar de que forma a relação humanizada entre professor e aluno influencia diretamente na aprendizagem de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A abordagem teórico-metodológica utilizada é de cunho qualitativo, de natureza básica e exploratória. Quanto aos procedimentos, a pesquisa se organiza em duas etapas fundamentais para sua sistematização, sendo a primeira a pesquisa teórica assente na revisão de literatura que se organiza em dois momentos com especial destaque aos capítulos intitulados “As pontes: Humanismo & educação” e “As pontes humanizadas entre professor-aluno como ponte para a aprendizagem”, em que temos como marcos teóricos os pesquisadores: Macedo (2018, 2019, 2023), Morin (2000, 2002, 2003, 2006), Pecotche (2012, 2013, 2018, 2019) e Rogers (1972, 2001). A segunda etapa, refere-se a pesquisa empírica em que adotaremos os procedimentos de pesquisa de campo e pesquisa-ação. Para a fase da pesquisa de campo, tomaremos como norte a entrevista semiestruturada com quatro professores e quatro alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para a fase da pesquisa-ação, planeja-se uma oficina sobre “A formação humanista docente” que deverá ser aplicada a professores da escola participante. A Análise de Conteúdo com base em Bardin (2016) será utilizada como rota metodológica para interpretação dos dados da pesquisa empírica. Como contributos científicos, educacionais, pedagógicos e sociais a pesquisa apresenta a perspectiva de reflexão acerca da relevância da educação humanista para formação e atuação dos professores e sua valiosa contribuição para sadia relação professor-aluno favorecendo a aprendizagem.