CONHECIMENTO CIENTÍFICO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Conhecimento Científico; Objetos de Aprendizagem; Educação Científica.
Esta pesquisa buscou analisar a aplicação do Conhecimento Científico (CC) na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) em uma turma da 1a série do Ensino Médio de uma escola pública do estado do Ceará, visando desenvolver uma proposta metodológica de ensino e aprendizagem baseada na elaboração e aplicação de um Objeto de Aprendizagem (OA) para auxiliar a construção desse conhecimento em sala de aula. A pesquisa assume uma abordagem qualitativa, utilizando-se de uma pesquisa-ação e de questionários semiestruturados, contendo questões abertas e fechadas, para investigar a aplicação do CC nas práticas dos professores de CNT e identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o método científico. A análise dos dados obtidos nos questionários foi realizada com base na análise temática de conteúdo proposta por Bardin (2015). Por sua vez, a análise das contribuições do OA para o ensino do CC será feita a partir da avaliação de seus aspectos pedagógicos e técnicos, com base no que é proposto por Galafassi, Gluz e Galafassi (2013) e por Sabbatini (2012). A análise dos resultados preliminares desta pesquisa evidenciou a preocupação dos professores de CNT em proporcionar uma educação científica de qualidade, apesar de, em alguns momentos de suas respostas, terem demonstrado uma visão limitada a respeito do significado, da construção e da aplicação do CC. Em relação às concepções dos alunos sobre o método científico, os dados analisados demonstraram uma variedade de significados. Primeiro, foi possível identificar em alguns alunos o entendimento de que o método científico é composto apenas por experimentos, o que demonstra uma visão a teórica do CC., No entanto, também foi possível identificar que uma parte dos alunos reconhece o papel da prática e da pesquisa na construção do CC. Espera-se que a pesquisa possa oferecer novas metodologias de ensino e aprendizagem do CC que venham a contribuir para a formação de indivíduos mais críticos e capazes de participar das diversas questões que permeiam a sociedade contemporânea.