AS VALORAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 EM NARRATIVAS DE SUJEITOS SURDOS: UMA ANÁLISE EM PERSPECTIVA DIALÓGICA
Aprendizagem. Surdos. Valoração. Língua portuguesa como L2.
A presente pesquisa trata-se de uma investigação narrativa do tipo biográfica, que tem como objetivo geral investigar os sentidos que os sujeitos surdos expressam sobre o processo de aprendizagem da língua portuguesa (LP) como segunda língua (L2) e suas experiências de inclusão ou não, por meio dessa língua, nos espaços escolares e não-escolares. Nossa pesquisa se inscreve nas pesquisas de natureza interpretativa, com abordagem qualitativa e tem como foco de análise as narrativas de história de vida de sujeitos surdos, com formação superior e que utilizam a língua portuguesa como L2 no seu dia a dia, em um município, no interior do estado da Paraíba. Utilizamos, como método, a análise dialógica do discurso a partir da perspectiva do Círculo de Bakhtin e tomamos os conceitos de Bakhtin (2011; 2016) e Volóchinov(2017; 2019) para pensarmos a linguagem e a constituição do sujeito. Para a discussão sobre a língua portuguesa como L2 para o aluno surdo, recorreremos a Quadros (2019); Lodi (2018); Moura (2015); dentre outros. Para levantamento dos dados, usamos uma entrevista narrativa e um questionário, que foram aplicados aos sujeitos surdos, de maneira individual, a fim de dar voz para que esses sujeitos, possam relatar suas experiências no processo de aprendizagem da LP como segunda língua. Nossa investigação se propõe responder alguns questionamentos como: a) De que forma os contextos escolares e não-escolares são significados, pelos sujeitos surdos, no processo de aprendizagem da língua portuguesa como L2? b) Que fatores são considerados, no processo de aprendizagem da língua portuguesa, como L2, pelos sujeitos surdos? c) Que sentidos os sujeitos surdos expressam sobre o processo de aprendizagem da língua portuguesa como L2 e suas experiências de inclusão ou não, por meio dessa língua, nos espaços escolares e não-escolares. E, na busca por responder a estas questões, traçamos como objetivos específicos: I) Identificar os significados construídos pelos sujeitos surdos sobre o processo de aprendizagem da língua portuguesa como L2, nos contextos escolares e não-escolares; II) Conhecer que fatores são considerados pelos sujeitos surdos no processo de aprendizagem da língua portuguesa como L2; III) Analisar os sentidos que os sujeitos surdos expressam sobre o processo de aprendizagem da língua portuguesa como L2 e suas experiências de inclusão ou não, por meio dessa língua, nos espaços escolares e não-escolares. Assim sendo, esta pesquisa espera poder contribuir com as discussões sobre a educação de surdos e a inclusão social desses sujeitos, nos diversos espaços da sociedade. Além disso, esperamos que a participação do sujeito surdo na presente pesquisa, possa potencializar o reconhecimento e valorização da Libras enquanto primeira língua (L1) e a língua portuguesa como L2 da pessoa surda, bem como chamar a atenção sobre o processo de aprendizagem da língua portuguesa pela pessoa surda, assim como os sujeitos surdos representam esse processo de aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua (L2).