O sentido e o lugar da educação física escolar na inclusão de crianças com transtorno do espectro do autismo: um estudo de caso em uma escola de Água Nova/RN
Educação Física, Inclusão, Transtorno do Espectro do Autismo, Ensino Fundamental, Estudo de Caso.
Este estudo de caso tem como objetivo investigar o lugar e o sentido da Educação Física escolar no processo de inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa será realizada em uma escola municipal de Água Nova/RN e contará com a participação de 8 profissionais diretamente envolvidos com o ensino do 1º ao 5º ano, incluindo um professor de Educação
Física, quatro professoras do 1º ao 4º ano, um professor do 5º ano, a Diretora e a Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Manoel Raimundo. Os dados serão construídos através de observação não participante, entrevistas semi- estruturadas, análise documental e diário de campo. Espera-se que este estudo contribua para a compreensão das práticas inclusivas na Educação Física e para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que favoreçam a inclusão de crianças com TEA no ambiente escolar.