EXPERIÊNCIAS DE ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA VIVIDAS E NARRADAS POR PROFESSORES E CRIANÇAS DE UMA ESCOLA DO CAMPO
Alfabetização. Educação do Campo. Ensino Remoto Emergencial.
Esta pesquisa tem como objeto de estudo as experiências de crianças e professores com o processo de alfabetização durante o Ensino Remoto Emergencial, nos anos iniciais do ensino fundamental, no contexto de uma escola do campo. Para isso, buscaremos analisar as narrativas das crianças e dos professores sobre esse processo por eles vivenciado entre os anos de 2020 e 2021. A pesquisa apresenta a seguinte questão: como ocorreu o processo de alfabetização de crianças das zonas rurais durante o Ensino Remoto Emergencial? O objetivo geral da pesquisa é investigar como se deu o processo de alfabetização das crianças das turmas de 1º e 2º anos de uma escola do campo do município de Serrinha dos Pintos/RN. O objetivo geral se desdobra nos seguintes objetivos específicos: compreender a perspectiva das crianças e dos professores alfabetizadores sobre o processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita no contexto do ERE; analisar as metodologias utilizadas pelos educadores para a alfabetização nas turmas da escola campo de pesquisa; conhecer as ações tomadas para a promoção da capacitação e formação continuada dos professores alfabetizadores; identificar quais foram os mecanismos de avaliação adotados pelos professores para avaliar o processo de alfabetização das crianças nesse período. Logo, esta pesquisa se justifica pela necessidade de conhecimento dos impactos causados pela pandemia na educação básica, especialmente, na alfabetização de crianças que vivem no campo, levando em consideração as infâncias própria do espaço rural, suas identidades e formas de se relacionar com a escola e com o lugar onde vivem. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada na pesquisa (auto)biográfica em educação, tendo como base as contribuições teóricas de Passeggi e Souza (2017); Passeggi, Nascimento e Oliveira (2016); Nascimento (2018); Ferrarotti (2014); Delory-Momberger (2012); Finger (2014); e Nóvoa (2014). Para a produção dos dados, utilizaremos a metodologia das rodas de conversa, cujas narrativas dos sujeitos constituirão o corpus da pesquisa. Os dados serão analisados por meio da Análise Temática (AT) proposta por Jovchelovitch e Bauer (2014). O referencial teórico é pautado nas discussões sobre alfabetização, Educação do Campo e infâncias do e no campo, mediante as ideias e concepções de autores que são referências nessas temáticas. No âmbito da alfabetização, as principais referências teóricas são Soares (1995; 2003; 2004; 2023); Ferreiro e Teberosky (1999); Mortatti (2006); Kramer (2019); Colello (2004); Piaget (1972); Vygotsky (1987); e Kleimam (2005; 2010). Sobre Educação do Campo, utilizaremos Caldart (2012; 2005; 2004); Arroyo (2005); Freire (1994); Fernandes (2005) e Bicalho (2017). Portanto, esta pesquisa apresenta contribuições significativas para a construção do conhecimento científico em torno do processo de alfabetização de crianças nas escolas rurais, em um período tão complexo e inesperado como foi a pandemia da Covid-19, integrando as discussões já existentes no âmbito acadêmico e fornecendo dados e informações relevantes para se pensar as necessidades enfrentadas pela educação básica do campo no contexto brasileiro.