CRENÇAS SOBRE O ENSINO DE PRONÚNCIA: UMA ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA
Crenças; ensino de pronúncia; língua inglesa
A dinâmica da sala de aula está intrinsecamente relacionada às crenças. Elas moldam a abordagem pedagógica dos professores, impactando diretamente suas práticas, bem como a eficácia do aprendizado dos alunos. A investigação das crenças docentes é essencial, pois permite aos professores compreender e refletir sobre suas percepções, estabelecendo uma conexão entre suas práticas pedagógicas e seu conhecimento profissional. Este estudo reconhece a importância das crenças dos professores de inglês, especialmente sobre o ensino de pronúncia, um componente essencial na aquisição e domínio de uma língua estrangeira. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é analisar as crenças dos professores de língua inglesa sobre o ensino de pronúncia, explorando como eles percebem e abordam esse aspecto específico do ensino. O estudo se fundamenta nas contribuições teóricas de Callou e Leite (2009), Cristófaro-Silva (2011), Celce-Murcia (2001; 2010), Cypriano (2022), Larsen-Freeman (2000), Barcelos (2001; 2004), Pajares (1992), Kalaja e Barcelos (2013) e Xu (2012), entre outros. A metodologia adotada é qualitativa, centrada na compreensão de experiências, interações e percepções dos docentes. A pesquisa terá como participantes quatro professores de inglês da rede pública municipal de ensino da cidade de Cajazeiras, Paraíba. Para a coleta de dados, serão utilizados dois instrumentos: a observação, que permitirá captar as práticas pedagógicas em contexto real, e a entrevista, que proporcionará insights profundos sobre as crenças e desafios enfrentados pelos professores.