CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUAS
Crenças, experiências, tecnologias digitais, ensino de línguas.
A pesquisa aborda as crenças e experiências dos professores de Linguagens e códigos, em relação ao uso de tecnologias digitais no ensino de línguas. Desse modo, nosso objetivo geral é analisar as crenças e experiências dos professores em relação ao uso das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Como objetivos específicos temos: identificar quais as experiências dos professores de Linguagens com o uso de tecnologias digitais no ensino de línguas; verificar como o uso das tecnologias digitais contribuem com o processo de ensino-aprendizagem; descrever as experiências pedagógicas a partir do uso de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem e produzir uma cartilha com as tecnologias digitais compartilhadas pelos professores vivenciados no grupo focal. Abordaremos as crenças e experiências com base nos estudos de Barcelos (2001, 2004a, 2004b, 2006, 2007), Barcelos e Coelho (2010), Miccoli (2007, 2010), Oliveira (2011), Nascimento, Oliveira e Oliveira (2020) e Dewey (2023), seguido por estudos relacionados à inserção das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem de acordo com Moran (2000), Coscarelli e Ribeiro (2007), Pais (2008), Caetano e Nascimento (2018). Inicialmente, com base na literatura e posteriormente com abordagem metodológica qualitativa, descritiva e interpretativista, seguindo a etnometodologia. Utilizou-se de autorrelato e grupo focal com 9 professores da área de Linguagens e códigos da Escola de Ensino Médio Virgílio Correia Lima do Município de Pereiro-CE. Como categorias temáticas, emergiram: eficácia pedagógica e preparação do uso das tecnologias digitais. Em relação as experiências dos educadores as categorias foram: ferramentas utilizadas; desafios e dificuldades; suporte e formação; motivação e impactos. As crenças destacam uma visão positiva e proativa dos professores em relação ao uso das tecnologias digitais e ao processo contínuo de desenvolvimento profissional. Eles veem o compartilhamento de experiências e a formação continuada como essenciais para aprimorar suas práticas pedagógicas e se manter atualizados sobre novas tecnologias valorizando a colaboração e a discussão entre pares como meios para melhorar a integração das tecnologias digitais no ensino.