Banca de DEFESA: MARIA DE JESUS ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DE JESUS ALVES
DATA : 15/04/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Via googlemeet, pelo link: https://meet.google.com/jqq-nqgx-dvf
TÍTULO:

DESAFIOS E POTENCIALIDADES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALFABETIZADORAS EM TURMAS MULTIANO


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas pedagógicas alfabetizadoras;turmas multiano; desafios; potencialidades.


PÁGINAS: 119
RESUMO:

Esta pesquisa tem como temática central a investigação acerca dos desafios vivenciados por professoras alfabetizadoras que desenvolverem suas práticas pedagógicas em turmas multianos, bem como as potencialidades que a heterogeneidade nos níveis de aprendizagens podem oportunizar para gerar aprendizagens. Nesse sentido, responde a sequinte pergunta: quais os desafios e potencialidades encontradas nas práticas pedagógicas durante o ciclo de alfabetização em turmas multiano?. Visando responder a essa questão, propõe-se como objetivo geral: compreender os desafios e potencialidades das práticas pedagógicas no ciclo de alfabetização em turmas multiano da rede municipal de ensino de Riacho de Santana-RN. Quanto aos objetivos específicos nos propomos à: 1) Conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas pelas professoras no ciclo de alfabetização de duas turmas multiano das duas escolas da zona rural de Riacho de Santana- RN; 2) Identificar a percepção das professoras sobre os desafios e potencialidades vivenciadas no processo de alfabetização; 3) analisar os desafios e as pontencialidades que permeiam o cotidiano das práticas pedagógicas das professoras no ciclo de alfabetização. Metodologicamente, quanto a abordagem, configura-se como pesquisa qualitativa, quanto aos procedimentos trata-se de uma pesquisa de campo. Os instrumentos para a construção dos dados foram: a entrevista semiestruturada realizada com duas professoras alfabetizadoras de turmas multiano de duas escolas rurais do município de Riacho de Santana–RN, e a observação direta em suas aulas, por um período de duas semanas em cada turma. A observação foi guiada por um roteiro, utilizando o diário de campo para as anotações. Os aportes teóricos abordam reflexões sobre as práticas pedagógicas alfabetizadoras, considerando os aspectos histórico, teórico e metodológico no processo de alfabetização, bem como sugere o desenvolvimento de práticas pedagógicas significativas e contextualizadas no processo da alfabetização. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo, que permite compreender e interpretar temas e significados subjacentes presentes no material em foco. Os resultados da investigação levaram em conta desafios e potencialidades das práticas pedagógicas alfabetizadoras apresentadas pelas participantes, apontando como desafios: diversidades de níveis, dificuldades de aceitação e concentração, interação com as atividades proposta, planejamento considerando os direitos de aprendizagem de cada ano. E como potencialidades: desenvolvimento de habilidades, aprendizagem colaborativa, leitura literária, interação comunicativa e ensino. Esses foram os achados mais singulares da nossa pesquisa.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3334 - MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA
Interna - 7964 - DISNEYLÂNDIA MARIA RIBEIRO
Interna - 7968 - KEUTRE GLÁUDIA DA CONCEIÇÃO SOARES
Externa ao Programa - 7994 - FRANCICLEIDE CESÁRIO DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - Zildene Francisca Pereira - UFCG
Externa à Instituição - JACYENE MELO DE OLIVEIRA ARAUJO - UFRN
Notícia cadastrada em: 15/04/2025 11:49
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