FORMAÇÃO CONTINUADA, IDENTIDADE DOCENTE E OS ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO MORAL EM UMA ESCOLA DE NAZAREZINHO (PB)
Identidade docente. Formação continuada de professores. Níveis de desenvolvimento moral.
A identidade docente é o resultado de uma sequência de vivências com construção de saberes resultantes das experiências adquiridas em todo processo de vida, envolvendo as atividades pessoais e profissionais. O presente estudo buscou instigar o professor a refletir sobre a sua prática docente a fim de manter-se atualizado sobre temáticas fundamentais para o seu desenvolvimento profissional, sob a perspectiva dialógica como fundamentação para solidificação do aprendizado das relações intersubjetivas, bem como conhecer e refletir sobre as políticas governamentais destinadas à melhorias das formações continuadas no Brasil no intuito de promover a autonomia e o desenvolvimento moral como reflexo para as práticas pedagógicas em sala de aula acerca do tema pesquisado. Tivemos como objetivo geral: compreender como a formação continuada contribue para a construção da identidade pós-convencional dos professores em uma Escola pública localizada no Estado da Paraíba no munícipio de Nazarezinho. A metodologia pautou-se em uma pesquisa etnográfica no campo de estudo, quanto a abordagem, escolhemos a qualitativa. Quanto aos objetivos, caracteriza-se como exploratória tendo como instrumentos de coleta dos dados o formulário investigativo e o questionário semiestruturado. Para a realização da pesquisa teremos como participantes: 1 Professor da Educação Infantil, 5 Professores do Ensino Fundamental I e 1 Coordenador Pedagógico. Buscamos por meio dessa pesquisa compreender os impactos das formações continuadas no desenvolvimento educacional e bem como suas contribuições no processo formativo dos professores na formação de valores éticos e morais. O estudo realizado apresentou uma duplicidade de conclusões. No momento da escrita dos formulários os mesmos adotam uma postura de nível pós convencional, porém nos relatos expressos no cotidiano se colocam no nível convencional.