Acolher para transformar: práticas pedagógicas de acolhimento na Educação de Jovens e Adultos.
Acolhimento. Educação de Jovens e Adultos. Práticas Pedagógicas.
Diante do contexto social brasileiro marcado por desigualdades e exclusão, ações pedagógicas de acolhimento voltadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA), no ambiente escolar, fomentam a legitimação destes enquanto sujeitos de direitos e os motivam a esperançar que, nos dizeres de Freire (1987), implica em um movimento que se traduz em ações repletas de intencionalidade e que almejam a transformação da realidade por meio de uma educação verdadeiramente crítica, libertadora e humanizadora. A presente pesquisa tem como objetivo compreender os aspectos envolvidos no desenvolvimento e constituição de práticas pedagógicas de acolhimento no âmbito EJA. A pesquisa fundamenta-se em uma abordagem qualitativa (Minayo, 2011), de cunho exploratório e descritivo (Prodanov; Freitas, 2013), caracterizando-se como pesquisa participante. O aporte teórico fundamenta-se em Freire (1987; 1997), Sanceverino e Tomassini (2020), Soares (2011), Laffin (2007), Fischer e Santos (2020), Franco (2017), entre outros. O lócus de pesquisa foi a Escola Construindo Pontes, localizada na Rede Municipal de Ensino de Bernardino Batista, uma cidade localizada no Alto Sertão do estado da Paraíba, tendo como colaboradores 05 (cinco) professores que atuam na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Enquanto pesquisa social, realizamos a pesquisa participante através da aplicação de um formulário para levantamento de dados informacionais e o mapeamento das concepções pedagógicas dos professores acerca do acolhimento por meio da técnica da Associação Livre. Também foi realizada a observação participante na escola selecionada. Os dados foram analisados a partir de uma abordagem críticointerpretativa com base nos pressupostos teórico-metodológicos apresentados por Yin (2016), levando em consideração a descrição reflexiva dos dados construídos com base no referencial teórico sobre a temática estudada. Como resultado chegamos à compreensão que o “acolhimento” pode ser compreendido como um termo guarda-chuva que agrega concepções, crenças, valores, emoções, atitudes, comportamentos, formas de pensar e agir que constituem, fundamentam e transversalizam a construção das diversas práticas pedagógicas vivenciadas nos processos de ensino e aprendizagem, especialmente nos processos educativos que envolvem a EJA. Todos esses aspectos influenciam as relações estabelecidas entre educador e educandos favorecendo sua permanência na escola e potencializando as possibilidades de aprendizagem.