CONHECIMENTO CIENTÍFICO: DESENVOLVIMENTO E MÉTODO DE APLICAÇÃO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Conhecimento Científico; Objetos de Aprendizagem; Educação Científica.
Esta pesquisa buscou analisar a aplicação do Conhecimento Científico (CC) na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) em uma turma da 1a série do Ensino Médio de uma escola pública do estado do Ceará, visando desenvolver uma proposta metodológica de ensino e aprendizagem baseada na elaboração e aplicação de um Objeto de Aprendizagem (OA) denominado “Mundo Científico” para auxiliar o desenvolvimento da aprendizagem significativa desse conhecimento em sala de aula. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando os pressupostos metodológicos da pesquisa-ação. Elaborou-se e aplicou-se questionários semiestruturados, contendo questões abertas e fechadas, para investigar a aplicação do CC nas práticas dos professores de CNT e identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o método científico. A aplicação do OA “Mundo Científico” ocorreu por meio do desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) em sala de aula. A análise dos dados obtidos nos questionários foi realizada com base na análise temática de conteúdo. Por sua vez, a análise das contribuições do OA “Mundo Científico” para o ensino do CC foi feita a partir da avaliação de seus aspectos pedagógicos e técnicos. Para isso, elaborou-se critérios avaliativos para cada aspecto analisado. A análise dos resultados desta pesquisa evidenciou a preocupação dos professores de CNT em proporcionar uma educação científica de qualidade, apesar de, em alguns momentos de suas respostas, demonstrarem uma visão limitada a respeito do significado, da construção e da aplicação do CC. Em relação às concepções dos alunos sobre o método científico, os dados analisados demonstraram uma variedade de significados. Primeiramente, foi possível identificar em alguns alunos o entendimento de que o método científico é composto apenas por experimentos, o que revela uma visão ateórica do CC. No entanto, também foi possível identificar que parte dos alunos reconhece o papel da prática e da pesquisa na construção do CC. Quanto aos resultados da análise dos aspectos pedagógicos e técnicos do OA “Mundo Científico”, depreendeu-se que ele se configura como uma ferramenta pedagógica inovadora, sintonizada com as exigências da educação atual, capaz de contribuir para a aprendizagem significativa dos alunos. Espera-se que este estudo possa inspirar novas pesquisas voltadas para o desenvolvimento de metodologias de ensino e aprendizagem do CC, que venham a contribuir para a formação de indivíduos mais críticos e capazes de participar das diversas questões que permeiam a sociedade contemporânea.