Banca de DEFESA: FRANCISCO EMERSON DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO EMERSON DE MEDEIROS
DATA : 17/07/2025
HORA: 19:00
LOCAL: https://meet.google.com/ukp-zayg-sji
TÍTULO:

A DOCENCIA EM TURMAS MISTAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CAMPO EM CONTEXTO DE ASSENTAMENTO RURAL


PALAVRAS-CHAVES:

educação infantil do campo. docência em turmas mistas. educação rural. práticas pedagógicas. infâncias camponesas. representações.


PÁGINAS: 143
RESUMO:

Esta dissertação analisa os desafios e as possibilidades da docência em turmas mistas da educação infantil no campo, considerando as especificidades do trabalho pedagógico em contextos rurais marcados por desigualdades históricas, negligência estatal e invisibilidade das infâncias camponesas. A pesquisa foi realizada em uma escola pública situada em um assentamento da reforma agrária no município de Apodi/RN, vinculada à rede municipal de ensino. O estudo teve como objetivos, identificar os principais desafios enfrentados pelas professoras; analisar as estratégias pedagógicas utilizadas para lidar com a diversidade etária e cognitiva das crianças, bem como compreender como o contexto rural influencia as práticas educativas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa, cuja metodologia envolveu observação não participante, o formulário investigativo e a utilização do questionário semiestruturado aplicado a uma professora com experiência em turma mista. O referencial teórico ancora-se em autores como Arroyo (2012, 2011, 2007, 2004), Caldart (2011, 2004, 2002, 2000, 1997), Gritti (2003), Benigno, Vasconcelos e Franco (2023) entre outros, que discutem a educação do campo, as políticas públicas para a infância e as práticas pedagógicas em contextos de diversidade. A análise dos dados revelou que a docência em turmas mistas exige habilidades específicas, sensibilidade às múltiplas infâncias presentes no cotidiano escolar e estratégias pedagógicas que extrapolem os modelos tradicionais e fragmentados. Os resultados também evidenciam a ausência de políticas formativas voltadas à realidade das escolas do campo, a precarização das condições de trabalho docente e a desconexão entre as práticas escolares e o modo de vida camponês. Conclui-se que, apesar das adversidades, há experiências potentes de resistência e construção de práticas educativas comprometidas com os direitos das crianças do campo, destacando a urgência de políticas públicas que reconheçam a diversidade dos territórios e valorizem o protagonismo docente no enfrentamento das desigualdades.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 047.160.564-65 - GILCILENE LÉLIA SOUZA DO NASCIMENTO - UFERSA
Interna - 6133 - MARIA IONE DA SILVA
Interna - 12912 - MARIA ROBERTA DE ALENCAR OLIVEIRA
Externa ao Programa - 12996 - ADELAIDE ALVES DIAS
Externa à Instituição - RAISA ALBUQUERQUE ANDRADE
Notícia cadastrada em: 17/07/2025 16:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern