GERENCIAMENTO DAS EMOÇÕES DOS PROFESSORES NO CONTEXTO PÓS PANDÊMICO
Emoções. Inteligência emocional. Gerenciamento das emoções. Trabalho docente. Pós Pandemia.
Esta pesquisa tem como objetivo compreender a gerenciamento das emoções dos professores das Escolas Cidadãs Integrais (ECI), no município de Cajazeiras (PB), considerando os desafios do ambiente educacional contemporâneo no contexto pós-pandêmico. Especificamente, busca: (i) explorar os conceitos de emoções, habilidades emocionais, gestão emocional, habilidades sociais, trabalho docente e pós-pandemia; (ii) identificar os desafios enfrentados pelos professores nas dimensões relacional e afetiva da educação, após a pandemia; (iii) analisar como os docentes gerenciam suas emoções no contexto das ECIs; e (iv) investigar a relação entre gestão emocional e prática docente. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com base na análise do discurso de Bakhtin (2006), utilizando entrevistas narrativas semiestruturadas como principal método de coleta de dados. A dissertação é organizada em quatro capítulos e fundamentada nos principais teóricos da área, como Salovey e Mayer (1997) e Goleman (2006), pioneiros da teoria da inteligência emocional; Del Prette e Del Prette (2017), referência em habilidades sociais; Hofman (2024), que discute a trajetória das emoções como ciência e prática; Leahy (2013), que aborda os princípios da regulação emocional; e D’Ávila (2023), que sistematiza a didática sensível. O estudo destaca a importância das emoções no trabalho docente, analisando os desafios enfrentados e os recursos emocionais desenvolvidos no período pandêmico. Além de contribuir para a compreensão do gerenciamento emocional no contexto educacional, a pesquisa pretende compreender a realidade vivenciada pelos professores no contexto escolar para que seja possível oferecer estratégias preventivas e de bem estar, bem como suporte prático para o enfrentamento do estresse, da ansiedade e das adversidades no cotidiano escolar.